Este curso apoia os professores no uso de estratégias pedagógicas inovadoras para apoiar seus alunos na recomposição das aprendizagens nos anos iniciais do Ensino Fundamental, identificando as lacunas de aprendizado por meio de avaliação diagnóstica e planejando propostas que garantam a personalização do ensino priorizando as aprendizagens esseciais que os estudantes precisam desenvolver.
Parceria: Nova Escola e Instituto Credit Suisse
Unidade 1: Defasagem e aprendizagens fundamentais
A primeira unidade do curso é composta de dois módulos. No módulo 1, você verá como a defasagem escolar perpassa a história da educação brasileira e se articula a aspectos que extrapolam a sala de aula. Analisará, ainda, como diferentes programas de recuperação e reforço escolar foram implementados e que resultados geraram, considerando fatores como permanência e qualidade. O módulo 2 será dedicado à reflexão sobre as aprendizagens essenciais. Vamos examinar a organização da progressão na BNCC com o objetivo de estabelecermos premissas centrais para a priorização.
Unidade 2: Avaliação diagnóstica e replanejamento
A segunda unidade também está distribuída em dois módulos. No primeiro, você vai aprofundar seus conhecimentos sobre a avaliação diagnóstica, ferramenta central para a formulação de boas propostas de recomposição e para o (re)desenho das práticas pedagógicas. O segundo módulo aborda a organização dos tempos e dos espaços de aprendizagem.
Unidade 3: Estratégias metodológicas na escola
A unidade final é composta de dois módulos. No primeiro módulo, refletiremos sobre como elaborar um planejamento com propostas que favoreçam aos alunos a adoção de uma posição central no processo de aprendizagem. Falaremos sobre metodologias ativas e personalização. No último módulo, veremos como a organização da turma, a interdisciplinaridade e a mediação docente contribuem com a interação dos alunos com os objetos de conhecimento, colaborando para que aprendizagens efetivas sejam construídas.
Atividade avaliativa: para aprovação no curso, é necessário obter aproveitamento igual ou superior a 70% no questionário avaliativo final.
Este curso apoia os professores no uso de estratégias pedagógicas inovadoras para apoiar seus alunos na recomposição das aprendizagens nos anos iniciais do Ensino Fundamental, identificando as lacunas de aprendizado por meio de avaliação diagnóstica e planejando propostas que garantam a personalização do ensino priorizando as aprendizagens esseciais que os estudantes precisam desenvolver.
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Unidade 1: Defasagem e aprendizagens fundamentais
A primeira unidade do curso é composta de dois módulos. No módulo 1, você verá como a defasagem escolar perpassa a história da educação brasileira e se articula a aspectos que extrapolam a sala de aula. Analisará, ainda, como diferentes programas de recuperação e reforço escolar foram implementados e que resultados geraram, considerando fatores como permanência e qualidade. O módulo 2 será dedicado à reflexão sobre as aprendizagens essenciais. Vamos examinar a organização da progressão na BNCC com o objetivo de estabelecermos premissas centrais para a priorização.
Unidade 2: Avaliação diagnóstica e replanejamento
A segunda unidade também está distribuída em dois módulos. No primeiro, você vai aprofundar seus conhecimentos sobre a avaliação diagnóstica, ferramenta central para a formulação de boas propostas de recomposição e para o (re)desenho das práticas pedagógicas. O segundo módulo aborda a organização dos tempos e dos espaços de aprendizagem.
Unidade 3: Estratégias metodológicas na escola
A unidade final é composta de dois módulos. No primeiro módulo, refletiremos sobre como elaborar um planejamento com propostas que favoreçam aos alunos a adoção de uma posição central no processo de aprendizagem. Falaremos sobre metodologias ativas e personalização. No último módulo, veremos como a organização da turma, a interdisciplinaridade e a mediação docente contribuem com a interação dos alunos com os objetos de conhecimento, colaborando para que aprendizagens efetivas sejam construídas.
Atividade avaliativa: para aprovação no curso, é necessário obter aproveitamento igual ou superior a 70% no questionário avaliativo final.