Este curso apresenta conceitos e reflexões sobre a recomposição de aprendizagens nos anos finais do Ensino Fundamental, oferecendo estratégias práticas para os professores apoiarem o aprendizado dos seus estudantes, considerando as suas lacunas de aprendizado e focando no que é essencial para o desenvolvimento deles.
Parceria: Nova Escola e Instituto Credit Suisse
Unidade 1: Recompor o que e por quê?
Nesta unidade iremos abordar dois conceitos centrais no enfrentamento à defasagem de aprendizagens, com ênfase no segmento dos anos finais do Ensino Fundamental: recomposição e recuperação. No módulo 2, observaremos nosso trabalho de uma perspectiva mais ampla e histórica, resgatando as razões para a existência de cada um dos componentes curriculares.
Unidade 2: O que ensinar e como ensinar - um passo de cada vez
Vamos refletir sobre o que faremos e como faremos para superar os desafios que se apresentam para a educação brasileira nesse cenário pós pandemia e frente ao processo de transição curricular que as redes de ensino seguem vivenciando. Para isso, trabalharemos com base em referências potentes sobre o planejamento docente com foco na aprendizagem dos estudantes.
Unidade 3: Planos de aula e desenvolvimento de habilidades
Será apresentado alguns dos motivos pelos quais uma das condições essenciais para o êxito do trabalho na recomposição das aprendizagens é a escolha e elaboração de planos de aula. Esses devem ser construídos a partir da definição de objetivos de aprendizagem claros, mensuráveis e que possam convergir para o desenvolvimento das habilidades, cabendo aos objetos de conhecimento selecionados o papel de meios que propiciam esse desenvolvimento.
Unidade 4: Avaliação como monitoramento das aprendizagens
Na unidade final, ampliar as perspectivas sobre processos avaliativos. No primeiro módulo da unidade, abordaremos as avaliações diagnósticas em contextos de recomposição das aprendizagens.
Atividade avaliativa: para aprovação no curso, é necessário obter aproveitamento igual ou superior a 70% no questionário avaliativo final.
Este curso apresenta conceitos e reflexões sobre a recomposição de aprendizagens nos anos finais do Ensino Fundamental, oferecendo estratégias práticas para os professores apoiarem o aprendizado dos seus estudantes, considerando as suas lacunas de aprendizado e focando no que é essencial para o desenvolvimento deles.
Parceria: Nova Escola e Instituto Credit Suisse
Unidade 1: Recompor o que e por quê?
Nesta unidade iremos abordar dois conceitos centrais no enfrentamento à defasagem de aprendizagens, com ênfase no segmento dos anos finais do Ensino Fundamental: recomposição e recuperação. No módulo 2, observaremos nosso trabalho de uma perspectiva mais ampla e histórica, resgatando as razões para a existência de cada um dos componentes curriculares.
Unidade 2: O que ensinar e como ensinar - um passo de cada vez
Vamos refletir sobre o que faremos e como faremos para superar os desafios que se apresentam para a educação brasileira nesse cenário pós pandemia e frente ao processo de transição curricular que as redes de ensino seguem vivenciando. Para isso, trabalharemos com base em referências potentes sobre o planejamento docente com foco na aprendizagem dos estudantes.
Unidade 3: Planos de aula e desenvolvimento de habilidades
Será apresentado alguns dos motivos pelos quais uma das condições essenciais para o êxito do trabalho na recomposição das aprendizagens é a escolha e elaboração de planos de aula. Esses devem ser construídos a partir da definição de objetivos de aprendizagem claros, mensuráveis e que possam convergir para o desenvolvimento das habilidades, cabendo aos objetos de conhecimento selecionados o papel de meios que propiciam esse desenvolvimento.
Unidade 4: Avaliação como monitoramento das aprendizagens
Na unidade final, ampliar as perspectivas sobre processos avaliativos. No primeiro módulo da unidade, abordaremos as avaliações diagnósticas em contextos de recomposição das aprendizagens.
Atividade avaliativa: para aprovação no curso, é necessário obter aproveitamento igual ou superior a 70% no questionário avaliativo final.