Período de realização: 30/01 a 13/03
*** 100% gratuito | Alinhado à BNCC ***
A defasagem de aprendizagem é um desafio ainda a ser superado na educação pública e foi agravado com a pandemia da covid-19 nos últimos anos. Muitas vezes o problema é visto como se estivesse apenas no aluno. Frequentemente, casos comuns de dificuldade ou de diferenças nos modos de aprender são confundidos com falta de aprendizado. A persistência dessa questão nos anos finais do Ensino Fundamental impacta diretamente na transição para o Ensino Médio. É essencial agir não apenas para reverter o cenário decorrente da pandemia, mas para buscar progredir na diminuição da defasagem, permitindo aos estudantes uma trajetória de sucesso escolar.
Neste curso, fruto da parceria entre Nova Escola, Fundação Telefônica Vivo e Instituto Credit Suisse, serão vivenciados conceitos e aspectos centrais da recomposição de aprendizagens nos anos finais do Ensino Fundamental considerando o delicado e singular momento atual da educação. Você vai encontrar referências teóricas e práticas, se envolver em atividades mão na massa e participar de reflexões que possibilitam construir um planejamento com claras e objetivas intenções pedagógicas, focalizando aprendizagens essenciais para os estudantes progredirem em seus estudos.
>>> Para recomendar a colegas, clique nos ícones acima.
Excelente curso, muito atual para o contexto de “pós” ou ainda “na” pandemia, ao trazer um novo conceito sobre o qual devemos refletir no âmbito escolar: recomposição das aprendizagens. Aprendemos a diferença entre defasagem, recuperação e recomposição e como devemos atuar diante da nova realidade que se impôs na educação básica. Altamente recomendável a todos os professores!
Priscila Pereira Paschoa, SP.
Objetivos
Competências pedagógicas
A partir do curso, espera-se que o educador:
Competências esperadas nos alunos
A partir da aplicação de aprendizagens construídas no curso pelo educador, espera-se que o estudante:
Como a BNCC é abordada?
A formação contempla a BNCC em todo o percurso do planejamento docente, que inclui a seleção da habilidade, sua transformação em objetivo de aprendizagem, a definição de evidências de aprendizagem, a sistematização do plano de aula e a implementação das experiências nele previstas. Com foco na recomposição de aprendizagens de estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental, são examinados os processos cognitivos e as progressões presentes nos descritores que explicitam os objetos de conhecimento mobilizados nas habilidades, buscando-se a garantia de aprendizagens essenciais.
Trajetória
Unidade 1 - Recompor o que e por quê?
Para começar o processo formativo, vamos entender melhor a diferença entre defasagem de aprendizagem e recomposição das aprendizagens, identificando em que aspectos uma está ligada à outra, especialmente no segmento dos anos finais do Ensino Fundamental. No Módulo 1, vamos abordar dois termos centrais: recomposição e recuperação. No Módulo 2, vamos observar o nosso trabalho de uma perspectiva mais ampla e histórica, lembrando o que justifica a existência de cada um dos componentes escolares nos currículos.
Unidade 2 - O que ensinar e como ensinar: um passo de cada vez
Na segunda unidade do curso, vamos refletir sobre o que faremos e como faremos para superar os desafios que se apresentam para a educação brasileira nesse cenário pós pandemia e frente ao processo de transição curricular que as redes de ensino estão vivenciando. Para isso, no primeiro módulo, vamos trabalhar com base em referências potentes sobre o planejamento docente com foco na aprendizagem dos estudantes. Somando-se ao planejamento com foco na aprendizagem, traremos, no Módulo 2, discussões sobre como os estudantes aprendem.
Unidade 3 - Planos de aula e desenvolvimento de habilidades
Os dois módulos da unidade apresentam alguns dos motivos pelos quais uma das condições essenciais para o êxito do trabalho na recomposição das aprendizagens é a escolha e elaboração de planos de aula. Estes devem ser construídos a partir da definição de objetivos de aprendizagem claros, mensuráveis e que possam convergir para o desenvolvimento das habilidades, cabendo aos objetos de conhecimento selecionados o papel de meios que propiciam esse desenvolvimento. No Módulo 1, trataremos dos principais aspectos a serem considerados na elaboração de planos de aula. No Módulo 2, abordaremos as habilidades de pensamento, um tema que deve estar na pauta do dia de todos nós, professores.
Unidade 4 – Avaliação como monitoramento das aprendizagens
Na Unidade 4, buscaremos ampliar as perspectivas sobre processos avaliativos. No Módulo 1, abordaremos as avaliações diagnósticas em contextos de recomposição das aprendizagens. No segundo módulo, trataremos das avaliações formativas e do monitoramento da aprendizagem dos estudantes ao longo do ano.
Atividade avaliativa do curso
Fernando Barnabé e Vitória Rodrigues e Silva
*** 100% gratuito | Alinhado à BNCC ***
A defasagem de aprendizagem é um desafio ainda a ser superado na educação pública e foi agravado com a pandemia da covid-19 nos últimos anos. Muitas vezes o problema é visto como se estivesse apenas no aluno. Frequentemente, casos comuns de dificuldade ou de diferenças nos modos de aprender são confundidos com falta de aprendizado. A persistência dessa questão nos anos finais do Ensino Fundamental impacta diretamente na transição para o Ensino Médio. É essencial agir não apenas para reverter o cenário decorrente da pandemia, mas para buscar progredir na diminuição da defasagem, permitindo aos estudantes uma trajetória de sucesso escolar.
Neste curso, fruto da parceria entre Nova Escola, Fundação Telefônica Vivo e Instituto Credit Suisse, serão vivenciados conceitos e aspectos centrais da recomposição de aprendizagens nos anos finais do Ensino Fundamental considerando o delicado e singular momento atual da educação. Você vai encontrar referências teóricas e práticas, se envolver em atividades mão na massa e participar de reflexões que possibilitam construir um planejamento com claras e objetivas intenções pedagógicas, focalizando aprendizagens essenciais para os estudantes progredirem em seus estudos.
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Excelente curso, muito atual para o contexto de “pós” ou ainda “na” pandemia, ao trazer um novo conceito sobre o qual devemos refletir no âmbito escolar: recomposição das aprendizagens. Aprendemos a diferença entre defasagem, recuperação e recomposição e como devemos atuar diante da nova realidade que se impôs na educação básica. Altamente recomendável a todos os professores!
Priscila Pereira Paschoa, SP.
Objetivos
Competências pedagógicas
A partir do curso, espera-se que o educador:
Competências esperadas nos alunos
A partir da aplicação de aprendizagens construídas no curso pelo educador, espera-se que o estudante:
Como a BNCC é abordada?
A formação contempla a BNCC em todo o percurso do planejamento docente, que inclui a seleção da habilidade, sua transformação em objetivo de aprendizagem, a definição de evidências de aprendizagem, a sistematização do plano de aula e a implementação das experiências nele previstas. Com foco na recomposição de aprendizagens de estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental, são examinados os processos cognitivos e as progressões presentes nos descritores que explicitam os objetos de conhecimento mobilizados nas habilidades, buscando-se a garantia de aprendizagens essenciais.
Trajetória
Unidade 1 - Recompor o que e por quê?
Para começar o processo formativo, vamos entender melhor a diferença entre defasagem de aprendizagem e recomposição das aprendizagens, identificando em que aspectos uma está ligada à outra, especialmente no segmento dos anos finais do Ensino Fundamental. No Módulo 1, vamos abordar dois termos centrais: recomposição e recuperação. No Módulo 2, vamos observar o nosso trabalho de uma perspectiva mais ampla e histórica, lembrando o que justifica a existência de cada um dos componentes escolares nos currículos.
Unidade 2 - O que ensinar e como ensinar: um passo de cada vez
Na segunda unidade do curso, vamos refletir sobre o que faremos e como faremos para superar os desafios que se apresentam para a educação brasileira nesse cenário pós pandemia e frente ao processo de transição curricular que as redes de ensino estão vivenciando. Para isso, no primeiro módulo, vamos trabalhar com base em referências potentes sobre o planejamento docente com foco na aprendizagem dos estudantes. Somando-se ao planejamento com foco na aprendizagem, traremos, no Módulo 2, discussões sobre como os estudantes aprendem.
Unidade 3 - Planos de aula e desenvolvimento de habilidades
Os dois módulos da unidade apresentam alguns dos motivos pelos quais uma das condições essenciais para o êxito do trabalho na recomposição das aprendizagens é a escolha e elaboração de planos de aula. Estes devem ser construídos a partir da definição de objetivos de aprendizagem claros, mensuráveis e que possam convergir para o desenvolvimento das habilidades, cabendo aos objetos de conhecimento selecionados o papel de meios que propiciam esse desenvolvimento. No Módulo 1, trataremos dos principais aspectos a serem considerados na elaboração de planos de aula. No Módulo 2, abordaremos as habilidades de pensamento, um tema que deve estar na pauta do dia de todos nós, professores.
Unidade 4 – Avaliação como monitoramento das aprendizagens
Na Unidade 4, buscaremos ampliar as perspectivas sobre processos avaliativos. No Módulo 1, abordaremos as avaliações diagnósticas em contextos de recomposição das aprendizagens. No segundo módulo, trataremos das avaliações formativas e do monitoramento da aprendizagem dos estudantes ao longo do ano.
Atividade avaliativa do curso
Fernando Barnabé e Vitória Rodrigues e Silva
Período de realização
30/01 a 13/03
Carga Horária
10h