*** 100% gratuito | Alinhado à BNCC ***
A defasagem de aprendizagem é um desafio ainda a ser superado na educação pública. Muitas vezes, o problema é visto como se estivesse apenas no aluno. Frequentemente, casos comuns de dificuldade ou de diferenças nos modos de aprender são confundidos com falta de aprendizado. A persistência dessa questão nos anos finais do Ensino Fundamental impacta diretamente na transição para o Ensino Médio. É essencial agir não apenas para reverter o cenário, mas para buscar progredir na diminuição da defasagem, permitindo aos estudantes uma trajetória de sucesso escolar.
Neste curso, fruto da parceria entre Nova Escola, Fundação Telefônica Vivo e Instituto Credit Suisse, serão vivenciados conceitos e aspectos centrais da recomposição de aprendizagens nos anos finais do Ensino Fundamental. Você vai encontrar referências teóricas e práticas, se envolver em atividades “mão na massa” e participar de reflexões que possibilitam construir um planejamento com claras e objetivas intenções pedagógicas, focalizando aprendizagens essenciais para os estudantes progredirem em seus estudos.
Conteúdo Programático
Unidade 1: Recompor o que e por quê?
A unidade é composta de dois módulos. No módulo 1, vamos abordar dois conceitos centrais no enfrentamento à defasagem de aprendizagens, com ênfase no segmento dos anos finais do Ensino Fundamental: recomposição e recuperação. No módulo 2, observaremos nosso trabalho de uma perspectiva mais ampla e histórica, resgatando as razões para a existência de cada um dos componentes curriculares.
Unidade 2: O que ensinar e como ensinar - um passo de cada vez
Na unidade 2, também composta de dois módulos, vamos refletir sobre o que faremos e como faremos para superar os desafios que se apresentam para a educação brasileira frente ao processo de transição curricular que as redes de ensino seguem vivenciando. Para isso, trabalharemos com base em referências potentes sobre o planejamento docente com foco na aprendizagem dos estudantes.
Unidade 3: Planos de aula e desenvolvimento de habilidades
Os dois módulos que compõem a unidade apresentam alguns dos motivos pelos quais uma das condições essenciais para o êxito do trabalho na recomposição das aprendizagens é a escolha e elaboração de planos de aula. Esses devem ser construídos a partir da definição de objetivos de aprendizagem claros, mensuráveis e que possam convergir para o desenvolvimento das habilidades, cabendo aos objetos de conhecimento selecionados o papel de meios que propiciam esse desenvolvimento. No módulo 1, trataremos dos principais aspectos a serem considerados na elaboração de planos de aula. No módulo 2, abordaremos as habilidades de pensamento.
Unidade 4: Avaliação como monitoramento das aprendizagens
Buscaremos, na unidade final, ampliar as perspectivas sobre processos avaliativos. No primeiro módulo da unidade, abordaremos as avaliações diagnósticas em contextos de recomposição das aprendizagens. No segundo, trataremos das avaliações formativas e do monitoramento da aprendizagem dos estudantes ao longo do ano.
Atividade avaliativa do curso
- Avaliação objetiva: para aprovação no curso, é necessário obter aproveitamento igual ou superior a 70% no questionário avaliativo final.
Objetivos
A partir do curso, espera-se que o educador:
- analise os conceitos de defasagem, recomposição e recuperação de aprendizagens;
- compreenda as etapas de planejamento e execução do trabalho de recomposição de aprendizagens;
- faça uso consistente dos instrumentos avaliativos para mapear as necessidades e monitorar o progresso dos alunos;
- conheça e implemente estratégias metodológicas que apoiem o aluno no processo de recomposição das aprendizagens;
- elabore e selecione planos de aula a fim de promover a recomposição das aprendizagens e o desenvolvimento de habilidades dos estudantes a partir da BNCC e dos currículos das redes de ensino.
A partir da aplicação de aprendizagens construídas no curso pelo educador, espera-se que o estudante:
- compreenda as razões dos processos avaliativos e deles participe ativamente, evidenciando o que conhece, o que deseja aprender e as dificuldades que vivencia;
- sinta-se corresponsável pelo desenvolvimento de competências, habilidades e aprendizagens, engajando-se nos estudos e na busca pelo conhecimento.
Como a BNCC é abordada?
A formação contempla a BNCC em todo o percurso do planejamento docente, que inclui a seleção da habilidade, sua transformação em objetivo de aprendizagem, a definição de evidências de aprendizagem, a sistematização do plano de aula e a implementação das experiências nele previstas. Com foco na recomposição de aprendizagens de estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental, são examinados os processos cognitivos e as progressões presentes nos descritores que explicitam os objetos de conhecimento mobilizados nas habilidades, buscando-se a garantia de aprendizagens essenciais.
Centro Universitário Ítalo Brasileiro
*** 100% gratuito | Alinhado à BNCC ***
A defasagem de aprendizagem é um desafio ainda a ser superado na educação pública. Muitas vezes, o problema é visto como se estivesse apenas no aluno. Frequentemente, casos comuns de dificuldade ou de diferenças nos modos de aprender são confundidos com falta de aprendizado. A persistência dessa questão nos anos finais do Ensino Fundamental impacta diretamente na transição para o Ensino Médio. É essencial agir não apenas para reverter o cenário, mas para buscar progredir na diminuição da defasagem, permitindo aos estudantes uma trajetória de sucesso escolar.
Neste curso, fruto da parceria entre Nova Escola, Fundação Telefônica Vivo e Instituto Credit Suisse, serão vivenciados conceitos e aspectos centrais da recomposição de aprendizagens nos anos finais do Ensino Fundamental. Você vai encontrar referências teóricas e práticas, se envolver em atividades “mão na massa” e participar de reflexões que possibilitam construir um planejamento com claras e objetivas intenções pedagógicas, focalizando aprendizagens essenciais para os estudantes progredirem em seus estudos.
Conteúdo Programático
Unidade 1: Recompor o que e por quê?
A unidade é composta de dois módulos. No módulo 1, vamos abordar dois conceitos centrais no enfrentamento à defasagem de aprendizagens, com ênfase no segmento dos anos finais do Ensino Fundamental: recomposição e recuperação. No módulo 2, observaremos nosso trabalho de uma perspectiva mais ampla e histórica, resgatando as razões para a existência de cada um dos componentes curriculares.
Unidade 2: O que ensinar e como ensinar - um passo de cada vez
Na unidade 2, também composta de dois módulos, vamos refletir sobre o que faremos e como faremos para superar os desafios que se apresentam para a educação brasileira frente ao processo de transição curricular que as redes de ensino seguem vivenciando. Para isso, trabalharemos com base em referências potentes sobre o planejamento docente com foco na aprendizagem dos estudantes.
Unidade 3: Planos de aula e desenvolvimento de habilidades
Os dois módulos que compõem a unidade apresentam alguns dos motivos pelos quais uma das condições essenciais para o êxito do trabalho na recomposição das aprendizagens é a escolha e elaboração de planos de aula. Esses devem ser construídos a partir da definição de objetivos de aprendizagem claros, mensuráveis e que possam convergir para o desenvolvimento das habilidades, cabendo aos objetos de conhecimento selecionados o papel de meios que propiciam esse desenvolvimento. No módulo 1, trataremos dos principais aspectos a serem considerados na elaboração de planos de aula. No módulo 2, abordaremos as habilidades de pensamento.
Unidade 4: Avaliação como monitoramento das aprendizagens
Buscaremos, na unidade final, ampliar as perspectivas sobre processos avaliativos. No primeiro módulo da unidade, abordaremos as avaliações diagnósticas em contextos de recomposição das aprendizagens. No segundo, trataremos das avaliações formativas e do monitoramento da aprendizagem dos estudantes ao longo do ano.
Atividade avaliativa do curso
- Avaliação objetiva: para aprovação no curso, é necessário obter aproveitamento igual ou superior a 70% no questionário avaliativo final.
Objetivos
A partir do curso, espera-se que o educador:
- analise os conceitos de defasagem, recomposição e recuperação de aprendizagens;
- compreenda as etapas de planejamento e execução do trabalho de recomposição de aprendizagens;
- faça uso consistente dos instrumentos avaliativos para mapear as necessidades e monitorar o progresso dos alunos;
- conheça e implemente estratégias metodológicas que apoiem o aluno no processo de recomposição das aprendizagens;
- elabore e selecione planos de aula a fim de promover a recomposição das aprendizagens e o desenvolvimento de habilidades dos estudantes a partir da BNCC e dos currículos das redes de ensino.
A partir da aplicação de aprendizagens construídas no curso pelo educador, espera-se que o estudante:
- compreenda as razões dos processos avaliativos e deles participe ativamente, evidenciando o que conhece, o que deseja aprender e as dificuldades que vivencia;
- sinta-se corresponsável pelo desenvolvimento de competências, habilidades e aprendizagens, engajando-se nos estudos e na busca pelo conhecimento.
Como a BNCC é abordada?
A formação contempla a BNCC em todo o percurso do planejamento docente, que inclui a seleção da habilidade, sua transformação em objetivo de aprendizagem, a definição de evidências de aprendizagem, a sistematização do plano de aula e a implementação das experiências nele previstas. Com foco na recomposição de aprendizagens de estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental, são examinados os processos cognitivos e as progressões presentes nos descritores que explicitam os objetos de conhecimento mobilizados nas habilidades, buscando-se a garantia de aprendizagens essenciais.
Centro Universitário Ítalo Brasileiro