Autoformativo
Introdução à Educação Inclusiva: Caminhos para a Equidade
Autoformativo Botão de favoritar não marcado
Etiqueta CURSO 100% GRATUITO
Ícone BNCC ALINHADO À BNCC
Chapéu de formatura CERTIFICADO POR INSTITUIÇÃO RECONHECIDA PELO MEC

Este curso apresenta os conceitos da educação inclusiva e vai apoiar os professores a pensar em estratégias e práticas para tornar o ambiente escolar mais acessível para todos os estidantes. Serão abordados temas como denominações apropriadas, visão relacional sobre a deficiência, dimensões da acessibilidade, tecnologias assistivas e Desenho Universal para a Aprendizagem.

Professores das etapas: Educação infantil, Ensino fundamental (anos finais), Ensino fundamental (anos iniciais), Ensino médio

Unidade 1 - Não é apenas semântica “Pessoas com Deficiência” – a forma mais adequada para se referir ao público-alvo da Educação Especial
O primeiro tópico da nossa formação mobiliza conceitos fundamentais do campo inclusivo, além de orientar sobre as denominações apropriadas, amparadas pela legislação nacional.

Unidade 2 -  A dimensão social: prioridade na conceituação de quem são as pessoas com deficiência
O que é deficiência? Como identificá-la? No segundo tópico, uma nova visão sobre a deficiência é apresentada, situada na desvantagem que decorre da relação entre pessoas e barreiras socioambientais, devendo o meio se adaptar para suprir as demandas da diversidade humana.

Unidade - 3 Estamos criando um ambiente acessível?
Com o reconhecimento da diversidade humana e de suas formas de se relacionar com o mundo, passamos a ter como grande objetivo assegurar que todos exerçam seus direitos e liberdades sem impedimentos. O conceito de acessibilidade surge com essa proposição. O terceiro tópico da formação é dedicado a examiná-lo sob diferentes perspectivas: arquitetônica, comunicacional, metodológica, instrumental, programática, atitudinal e tecnológica.

Unidade - 4 Tecnologias assistivas e Desenho Universal para a Aprendizagem
Neste tópico, propomos a análise das conexões entre as tecnologias assistivas e os princípios do Desenho Universal para a Aprendizagem, fundamentais para ampliar a autonomia das pessoas com deficiência e as oportunidades de desenvolvimento de cada estudante.

Unidade - 5 Juntos(as) para promover a inclusão
Para que você possa analisar o seu próprio ambiente escolar e pensar em estratégias para torná-lo mais acessível, trazemos, no tópico final da formação, mais inspirações para práticas pedagógicas inclusivas, tomando por base as dimensões da acessibilidade discutidas no tópico 3.

Atividade Avaliativa: para aprovação no curso, é necessário obter aproveitamento igual ou superior a 70% no questionário avaliativo final.

Ciências Humanas Temas Contemporâneos Transversais
Venha conquistar sua certificação 100% gratuita!
Introdução à Educação Inclusiva: Caminhos para a Equidade
Crianças e professores exercendo uma educação Inclusiva na escola.
Relógio
10 HORAS
As inscrições encerram em
DIAS
HORAS
MINUTOS
Etiqueta CURSO 100% GRATUITO
Ícone BNCC ALINHADO À BNCC
Chapéu de formatura CERTIFICADO POR INSTITUIÇÃO RECONHECIDA PELO MEC

Unidade - 3 Estamos criando um ambiente acessível?

Unidade - 4 Tecnologias assistivas e Desenho Universal para a Aprendizagem

Unidade - 5 Juntos(as) para promover a inclusão

Ciências Humanas Temas Contemporâneos Transversais
Venha conquistar sua certificação 100% gratuita!
Relógio
10 HORAS