No atual cenário educacional, estamos convencidos de que, em integração com as competências relacionadas às áreas de conhecimento do currículo, há outro conjunto de competências e habilidades altamente relevantes para o desenvolvimento pessoal e a formação humana integral de crianças e jovens do século XXI: as competências socioemocionais. A proposta deste curso é explorar o que se entende por Educação Socioemocional, de que maneira se vincula à BNCC e às orientações curriculares, qual seu propósito e importância para as novas gerações e como traduzir estes propósitos em ações pedagógicas que permitam desenvolver as competências e habilidades socioemocionais dos estudantes na educação básica.
Unidade 1: Educação socioemocional - por que e para quê?
São discutidos os conceitos que fundamentam as aprendizagens-chave no campo da educação socioemocional. Também são explorados referenciais teóricos com o objetivo de refletir sobre a mudança no papel da escola em relação à formação das novas gerações, integrando as dimensões social e emocional em seu projeto educativo.
Unidade 2: Aprendizagem socioemocional na escola - BNCC, currículo e abordagens
Busca explicitar as vinculações entre a Base Nacional Comum Curricular e a educação socioemocional, enfatizando a importância da construção de um currículo que oportuniza e fortalece o desenvolvimento integral. Na unidade, também são apresentados alguns dos principais modelos de aprendizagem socioemocional na escola.
Unidade 3: Aplicando e exercitando
São apresentadas atividades práticas do cotidiano escolar para mobilizar as bases conceituais com o objetivo de proporcionar ao educador clareza e propriedade no desenvolvimento do trabalho com seus alunos. Também são compartilhadas inspirações para a prática do autocuidado e do bem-estar docente.
Avaliação: para aprovação no curso, é necessário obter aproveitamento igual ou superior a 70% no questionário avaliativo final.
No atual cenário educacional, estamos convencidos de que, em integração com as competências relacionadas às áreas de conhecimento do currículo, há outro conjunto de competências e habilidades altamente relevantes para o desenvolvimento pessoal e a formação humana integral de crianças e jovens do século XXI: as competências socioemocionais. A proposta deste curso é explorar o que se entende por Educação Socioemocional, de que maneira se vincula à BNCC e às orientações curriculares, qual seu propósito e importância para as novas gerações e como traduzir estes propósitos em ações pedagógicas que permitam desenvolver as competências e habilidades socioemocionais dos estudantes na educação básica.
Unidade 1: Educação socioemocional - por que e para quê?
São discutidos os conceitos que fundamentam as aprendizagens-chave no campo da educação socioemocional. Também são explorados referenciais teóricos com o objetivo de refletir sobre a mudança no papel da escola em relação à formação das novas gerações, integrando as dimensões social e emocional em seu projeto educativo.
Unidade 2: Aprendizagem socioemocional na escola - BNCC, currículo e abordagens
Busca explicitar as vinculações entre a Base Nacional Comum Curricular e a educação socioemocional, enfatizando a importância da construção de um currículo que oportuniza e fortalece o desenvolvimento integral. Na unidade, também são apresentados alguns dos principais modelos de aprendizagem socioemocional na escola.
Unidade 3: Aplicando e exercitando
São apresentadas atividades práticas do cotidiano escolar para mobilizar as bases conceituais com o objetivo de proporcionar ao educador clareza e propriedade no desenvolvimento do trabalho com seus alunos. Também são compartilhadas inspirações para a prática do autocuidado e do bem-estar docente.
Avaliação: para aprovação no curso, é necessário obter aproveitamento igual ou superior a 70% no questionário avaliativo final.