Seis crianças abraçadas em círculo sorriem (câmera de baixo para cima).
Educação socioemocional: aprendizagens-chave

Período de realização: 17/01 a 14/02

Educação socioemocional: aprendizagens-chave
Indique este curso:

Período de realização: 17/01 a 14/02


*** 100% gratuito | Alinhado à BNCC ***

No atual cenário educacional, estamos convencidos de que, em integração com as competências relacionadas às áreas de conhecimento do currículo, há outro conjunto de competências e habilidades altamente relevantes para o desenvolvimento pessoal e a formação humana integral de crianças e jovens do século XXI: as competências socioemocionais. A proposta deste curso é explorar o que se entende por Educação Socioemocional, de que maneira se vincula à BNCC e às orientações curriculares, qual seu propósito e importância para as novas gerações e como traduzir estes propósitos em ações pedagógicas que permitam desenvolver as competências e habilidades socioemocionais dos estudantes na educação básica.

*********************

Este curso é fruto da parceria entre ProFuturo, Instituto Lotus e Testo Digital, buscando ofertar um processo formativo que instrumentalize o professor para o reconhecimento e a mobilização dos aspectos sociais e emocionais do desenvolvimento dos alunos. Alinhada à concepção de educação integral, a educação socioemocional é parte do currículo obrigatório nacional por meio da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

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>>> Para recomendar a colegas, clique nos ícones acima.

Como esse curso inova
Inova ao propor reflexões para o educador e para o coletivo docente sobre um corpo de referenciais teóricos para promover a Educação Socioemocional na escola, evidenciando o papel da instituição escolar na oferta de respostas aos novos desafios de viver e conviver na sociedade do século XXI. Destaca a mobilização destes saberes teóricos tanto na análise de casos do cotidiano escolar quanto na prática pessoal de competências socioemocionais do educador.
14 de fevereiro a 14 de março

14 de fevereiro a 14 de março

Competências pedagógicas

A partir do curso, espera-se que o educador:

  • vivencie a ampliação de referenciais teóricos e práticos sobre educação socioemocional na escola do século XXI;
  • estabeleça conexões entre BNCC, orientações curriculares e abordagens da educação socioemocional;
  • inspire-se para a promoção de ações educativas com visão humanista, que incluam os aspectos cognitivos, socioemocionais e éticos nos processos de ensino e aprendizagem e na convivência escolar;
  • pratique o autoconhecimento e o autocuidado.

Competências esperadas nos alunos

A partir da aplicação de aprendizagens construídas no curso pelo educador, espera-se que o estudante:

  • observe e reconheça seus sentimentos e seja capaz de nomeá-los e expressá-los no convívio cotidiano;
  • desenvolva habilidades sociais e de autorregulação emocional que lhe permitam dialogar com os outros, cooperar, relacionar-se produtivamente e ser solidário;
  • aprenda a conviver, valorizando a diversidade e percebendo as relações de interdependência para realizar projetos comuns, promovendo uma cultura de paz.

 

Como a BNCC é abordada?

A escola é um espaço muito rico para a aprendizagem das habilidades mais sutis, pois oferece inúmeras janelas de oportunidade para que os alunos exercitem suas relações e lidem com suas emoções. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que é hoje o principal documento norteador dos processos de ensino e aprendizagem no Brasil, busca garantir as aprendizagens essenciais para o desenvolvimento integral do aluno ao longo da educação básica. A aprendizagem de competências socioemocionais faz parte das dez competências gerais que orientam as propostas curriculares da educação infantil ao ensino médio. A formação explicita tais conexões, fortalecendo a vinculação entre BNCC, currículo e abordagens da educação socioemocional na escola.

 

Trajetória

 

Módulo 1 – Educação socioemocional: por que e para quê?

No módulo, são aprofundados os conceitos que fundamentam as aprendizagens-chave no campo da Educação Socioemocional. São explorados referenciais teóricos com o objetivo de refletir sobre a mudança no papel da escola em relação à formação das novas gerações, integrando as dimensões social e emocional em seu projeto educativo.

Unidade 1: O papel da escola

Capítulo 1 - Repensando a escola

Capítulo 2 - Aprendendo e ensinando a ser e a conviver

Capítulo 3 - O desenvolvimento integral 

Capítulo 4 - Diferentes aspectos da inteligência 

Capítulo 5 - Desenvolvendo as inteligências na escola: múltiplas práticas pedagógicas 

Unidade 2: O que se entende por Educação Socioemocional 

Capítulo 1 - Educação Socioemocional: concepção

Capítulo 2 - Como se dá este processo na escola

Capítulo 3 - A relação entre a educação socioemocional e o conceito de inteligência emocional 

Capítulo 4 - Estresse e desequilíbrio emocional

Capítulo 5 - Neurociência para educação socioemocional: o que são as reações primitivas

Capítulo 6 - Reações primitivas: como são disparadas e o que causam

Módulo 2 – Aprendizagem socioemocional na escola: BNCC, currículo e abordagens

O módulo 2 busca explicitar as vinculações entre a Base Nacional Comum Curricular e a educação socioemocional, enfatizando a importância da construção de um currículo que oportuniza e fortalece o desenvolvimento integral. No módulo, também são apresentados alguns dos principais modelos de aprendizagem socioemocional na escola.

Unidade 1: Aprendizagem socioemocional e currículo

Capítulo 1 - Aprendizagem socioemocional e a BNCC 

Capítulo 2 - Os modelos da aprendizagem socioemocional na escola

Capítulo 3 - A convergência entre educação socioemocional e valores na escola

Módulo 3 – Aplicando e exercitando

No módulo, são apresentadas atividades práticas do cotidiano escolar para mobilizar as bases conceituais com o objetivo de proporcionar ao educador clareza e propriedade no desenvolvimento do trabalho com seus alunos. Também são compartilhadas inspirações para a prática do autocuidado e do bem-estar docente.

Unidade 1: Educação socioemocional na prática pedagógica

Capítulo 1 - Habilidades socioemocionais e oportunidades de mediação

Capítulo 2 - Como desarmar reações primitivas e promover a autorregulação emocional

Capítulo 3 - Exercícios de investigação apreciativa

Unidade 2: Praticando o autocuidado e bem-estar docente

Capítulo 1 - Vídeo-aula: Estratégias para cultivo de uma mente mais equilibrada

Capítulo 2 - Final da jornada

 

Atividade avaliativa do curso

Para aprovação no curso, é necessário obter aproveitamento igual ou superior a 70% no questionário avaliativo final (instrumento único).

Conheça as principais características deste curso e encontre cursos semelhantes:
Carga Horária:
12 horas





Caminhos para a Inovação:
Relações Currículo

Autoria:

Instituto Lotus, Testo Digital Projetos e Desenvolvimento Educativo e Dra. Patricia Franco


Certificação:

Centro Universitário Ítalo Brasileiro

Curso Gratuito
Certificado Incluso
Indique este curso:

Período de realização: 17/01 a 14/02


*** 100% gratuito | Alinhado à BNCC ***

No atual cenário educacional, estamos convencidos de que, em integração com as competências relacionadas às áreas de conhecimento do currículo, há outro conjunto de competências e habilidades altamente relevantes para o desenvolvimento pessoal e a formação humana integral de crianças e jovens do século XXI: as competências socioemocionais. A proposta deste curso é explorar o que se entende por Educação Socioemocional, de que maneira se vincula à BNCC e às orientações curriculares, qual seu propósito e importância para as novas gerações e como traduzir estes propósitos em ações pedagógicas que permitam desenvolver as competências e habilidades socioemocionais dos estudantes na educação básica.

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Este curso é fruto da parceria entre ProFuturo, Instituto Lotus e Testo Digital, buscando ofertar um processo formativo que instrumentalize o professor para o reconhecimento e a mobilização dos aspectos sociais e emocionais do desenvolvimento dos alunos. Alinhada à concepção de educação integral, a educação socioemocional é parte do currículo obrigatório nacional por meio da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

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Como esse curso inova
Inova ao propor reflexões para o educador e para o coletivo docente sobre um corpo de referenciais teóricos para promover a Educação Socioemocional na escola, evidenciando o papel da instituição escolar na oferta de respostas aos novos desafios de viver e conviver na sociedade do século XXI. Destaca a mobilização destes saberes teóricos tanto na análise de casos do cotidiano escolar quanto na prática pessoal de competências socioemocionais do educador.
14 de fevereiro a 14 de março

14 de fevereiro a 14 de março

Competências pedagógicas

A partir do curso, espera-se que o educador:

  • vivencie a ampliação de referenciais teóricos e práticos sobre educação socioemocional na escola do século XXI;
  • estabeleça conexões entre BNCC, orientações curriculares e abordagens da educação socioemocional;
  • inspire-se para a promoção de ações educativas com visão humanista, que incluam os aspectos cognitivos, socioemocionais e éticos nos processos de ensino e aprendizagem e na convivência escolar;
  • pratique o autoconhecimento e o autocuidado.

Competências esperadas nos alunos

A partir da aplicação de aprendizagens construídas no curso pelo educador, espera-se que o estudante:

  • observe e reconheça seus sentimentos e seja capaz de nomeá-los e expressá-los no convívio cotidiano;
  • desenvolva habilidades sociais e de autorregulação emocional que lhe permitam dialogar com os outros, cooperar, relacionar-se produtivamente e ser solidário;
  • aprenda a conviver, valorizando a diversidade e percebendo as relações de interdependência para realizar projetos comuns, promovendo uma cultura de paz.

 

Como a BNCC é abordada?

A escola é um espaço muito rico para a aprendizagem das habilidades mais sutis, pois oferece inúmeras janelas de oportunidade para que os alunos exercitem suas relações e lidem com suas emoções. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que é hoje o principal documento norteador dos processos de ensino e aprendizagem no Brasil, busca garantir as aprendizagens essenciais para o desenvolvimento integral do aluno ao longo da educação básica. A aprendizagem de competências socioemocionais faz parte das dez competências gerais que orientam as propostas curriculares da educação infantil ao ensino médio. A formação explicita tais conexões, fortalecendo a vinculação entre BNCC, currículo e abordagens da educação socioemocional na escola.

 

Trajetória

 

Módulo 1 – Educação socioemocional: por que e para quê?

No módulo, são aprofundados os conceitos que fundamentam as aprendizagens-chave no campo da Educação Socioemocional. São explorados referenciais teóricos com o objetivo de refletir sobre a mudança no papel da escola em relação à formação das novas gerações, integrando as dimensões social e emocional em seu projeto educativo.

Unidade 1: O papel da escola

Capítulo 1 - Repensando a escola

Capítulo 2 - Aprendendo e ensinando a ser e a conviver

Capítulo 3 - O desenvolvimento integral 

Capítulo 4 - Diferentes aspectos da inteligência 

Capítulo 5 - Desenvolvendo as inteligências na escola: múltiplas práticas pedagógicas 

Unidade 2: O que se entende por Educação Socioemocional 

Capítulo 1 - Educação Socioemocional: concepção

Capítulo 2 - Como se dá este processo na escola

Capítulo 3 - A relação entre a educação socioemocional e o conceito de inteligência emocional 

Capítulo 4 - Estresse e desequilíbrio emocional

Capítulo 5 - Neurociência para educação socioemocional: o que são as reações primitivas

Capítulo 6 - Reações primitivas: como são disparadas e o que causam

Módulo 2 – Aprendizagem socioemocional na escola: BNCC, currículo e abordagens

O módulo 2 busca explicitar as vinculações entre a Base Nacional Comum Curricular e a educação socioemocional, enfatizando a importância da construção de um currículo que oportuniza e fortalece o desenvolvimento integral. No módulo, também são apresentados alguns dos principais modelos de aprendizagem socioemocional na escola.

Unidade 1: Aprendizagem socioemocional e currículo

Capítulo 1 - Aprendizagem socioemocional e a BNCC 

Capítulo 2 - Os modelos da aprendizagem socioemocional na escola

Capítulo 3 - A convergência entre educação socioemocional e valores na escola

Módulo 3 – Aplicando e exercitando

No módulo, são apresentadas atividades práticas do cotidiano escolar para mobilizar as bases conceituais com o objetivo de proporcionar ao educador clareza e propriedade no desenvolvimento do trabalho com seus alunos. Também são compartilhadas inspirações para a prática do autocuidado e do bem-estar docente.

Unidade 1: Educação socioemocional na prática pedagógica

Capítulo 1 - Habilidades socioemocionais e oportunidades de mediação

Capítulo 2 - Como desarmar reações primitivas e promover a autorregulação emocional

Capítulo 3 - Exercícios de investigação apreciativa

Unidade 2: Praticando o autocuidado e bem-estar docente

Capítulo 1 - Vídeo-aula: Estratégias para cultivo de uma mente mais equilibrada

Capítulo 2 - Final da jornada

 

Atividade avaliativa do curso

Para aprovação no curso, é necessário obter aproveitamento igual ou superior a 70% no questionário avaliativo final (instrumento único).

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12 horas





Caminhos para a Inovação:
Relações Currículo

Autoria:

Instituto Lotus, Testo Digital Projetos e Desenvolvimento Educativo e Dra. Patricia Franco


Certificação:

Centro Universitário Ítalo Brasileiro

Educação socioemocional: aprendizagens-chave
Curso Gratuito
Certificado Incluso

Período de realização

17/01 a 14/02

Carga Horária

12h