Período de realização: 01/04 a 27/05
*** 100% gratuito | Alinhado à BNCC ***
No atual cenário educacional, estamos convencidos de que, em integração com as competências relacionadas às áreas de conhecimento do currículo, há outro conjunto de competências e habilidades altamente relevantes para o desenvolvimento pessoal e a formação humana integral de crianças e jovens do século XXI: as competências socioemocionais. A proposta deste curso é explorar o que se entende por Educação Socioemocional, de que maneira se vincula à BNCC e às orientações curriculares, qual seu propósito e importância para as novas gerações e como traduzir estes propósitos em ações pedagógicas que permitam desenvolver as competências e habilidades socioemocionais dos estudantes na educação básica.
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Este curso é fruto da parceria entre Fundação Telefônica Vivo, Instituto Lotus e Testo Digital, buscando ofertar um processo formativo que instrumentalize o professor para o reconhecimento e a mobilização dos aspectos sociais e emocionais do desenvolvimento dos alunos. Alinhada à concepção de educação integral, a educação socioemocional é parte do currículo obrigatório nacional por meio da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
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>>> Para recomendar a colegas, clique nos ícones acima.
Como esse curso inova
O curso foi uma contribuição valorosa para a minha formação e trouxe informação, reflexão, pois apresentou de maneira clara situações que vivemos na realidade escolar, apontou caminhos a serem seguidos e a relação do aspecto socioemocional com a promoção de uma educação empática, humanizada e transformadora do ponto de vista individual e coletivo.
Mônica Lobo de Athayde, PR
Competências pedagógicas
A partir do curso, espera-se que o educador:
- vivencie a ampliação de referenciais teóricos e práticos sobre educação socioemocional na escola do século XXI;
- estabeleça conexões entre BNCC, orientações curriculares e abordagens da educação socioemocional;
- inspire-se para a promoção de ações educativas com visão humanista, que incluam os aspectos cognitivos, socioemocionais e éticos nos processos de ensino e aprendizagem e na convivência escolar;
- pratique o autoconhecimento e o autocuidado.
Competências esperadas nos alunos
A partir da aplicação de aprendizagens construídas no curso pelo educador, espera-se que o estudante:
- observe e reconheça seus sentimentos e seja capaz de nomeá-los e expressá-los no convívio cotidiano;
- desenvolva habilidades sociais e de autorregulação emocional que lhe permitam dialogar com os outros, cooperar, relacionar-se produtivamente e ser solidário;
- aprenda a conviver, valorizando a diversidade e percebendo as relações de interdependência para realizar projetos comuns, promovendo uma cultura de paz.
Como a BNCC é abordada?
A escola é um espaço muito rico para a aprendizagem das habilidades mais sutis, pois oferece inúmeras janelas de oportunidade para que os alunos exercitem suas relações e lidem com suas emoções. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que é hoje o principal documento norteador dos processos de ensino e aprendizagem no Brasil, busca garantir as aprendizagens essenciais para o desenvolvimento integral do aluno ao longo da educação básica. A aprendizagem de competências socioemocionais faz parte das dez competências gerais que orientam as propostas curriculares da Educação Infantil ao Ensino Médio. A formação explicita tais conexões, fortalecendo a vinculação entre BNCC, currículo e abordagens da educação socioemocional na escola.
Trajetória
Unidade 1: Educação socioemocional - por que e para quê?
São discutidos os conceitos que fundamentam as aprendizagens-chave no campo da educação socioemocional. Também são explorados referenciais teóricos com o objetivo de refletir sobre a mudança no papel da escola em relação à formação das novas gerações, integrando as dimensões social e emocional em seu projeto educativo.
Unidade 2: Aprendizagem socioemocional na escola - BNCC, currículo e abordagens
Busca explicitar as vinculações entre a Base Nacional Comum Curricular e a educação socioemocional, enfatizando a importância da construção de um currículo que oportuniza e fortalece o desenvolvimento integral. Na unidade, também são apresentados alguns dos principais modelos de aprendizagem socioemocional na escola.
Unidade 3: Aplicando e exercitando
São apresentadas atividades práticas do cotidiano escolar para mobilizar as bases conceituais com o objetivo de proporcionar ao educador clareza e propriedade no desenvolvimento do trabalho com seus alunos. Também são compartilhadas inspirações para a prática do autocuidado e do bem-estar docente.
Atividade avaliativa do curso
Para aprovação no curso, é necessário obter aproveitamento igual ou superior a 70% no questionário avaliativo final.
Conheça as principais características:
Carga Horária:
12 horasÁreas do Conhecimento:
Transversal/ Projetos interdisciplinaresModalidade:
Autoformativo (sem mediação)Competências gerais da BNCC mobilizadas:
Empatia e cooperação Autoconhecimento e autocuidado Responsabilidade e cidadaniaRecomendação Etapa/Série:
Educação infantil Ensino fundamental (anos iniciais) Ensino médio Ensino fundamental (anos finais)Autoria:
Instituto Lotus, Testo Digital Projetos e Desenvolvimento Educativo e Dra. Patricia Franco
Certificação:
Centro Universitário Braz Cubas
*** 100% gratuito | Alinhado à BNCC ***
No atual cenário educacional, estamos convencidos de que, em integração com as competências relacionadas às áreas de conhecimento do currículo, há outro conjunto de competências e habilidades altamente relevantes para o desenvolvimento pessoal e a formação humana integral de crianças e jovens do século XXI: as competências socioemocionais. A proposta deste curso é explorar o que se entende por Educação Socioemocional, de que maneira se vincula à BNCC e às orientações curriculares, qual seu propósito e importância para as novas gerações e como traduzir estes propósitos em ações pedagógicas que permitam desenvolver as competências e habilidades socioemocionais dos estudantes na educação básica.
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Este curso é fruto da parceria entre Fundação Telefônica Vivo, Instituto Lotus e Testo Digital, buscando ofertar um processo formativo que instrumentalize o professor para o reconhecimento e a mobilização dos aspectos sociais e emocionais do desenvolvimento dos alunos. Alinhada à concepção de educação integral, a educação socioemocional é parte do currículo obrigatório nacional por meio da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
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Como esse curso inova
O curso foi uma contribuição valorosa para a minha formação e trouxe informação, reflexão, pois apresentou de maneira clara situações que vivemos na realidade escolar, apontou caminhos a serem seguidos e a relação do aspecto socioemocional com a promoção de uma educação empática, humanizada e transformadora do ponto de vista individual e coletivo.
Mônica Lobo de Athayde, PR
Competências pedagógicas
A partir do curso, espera-se que o educador:
- vivencie a ampliação de referenciais teóricos e práticos sobre educação socioemocional na escola do século XXI;
- estabeleça conexões entre BNCC, orientações curriculares e abordagens da educação socioemocional;
- inspire-se para a promoção de ações educativas com visão humanista, que incluam os aspectos cognitivos, socioemocionais e éticos nos processos de ensino e aprendizagem e na convivência escolar;
- pratique o autoconhecimento e o autocuidado.
Competências esperadas nos alunos
A partir da aplicação de aprendizagens construídas no curso pelo educador, espera-se que o estudante:
- observe e reconheça seus sentimentos e seja capaz de nomeá-los e expressá-los no convívio cotidiano;
- desenvolva habilidades sociais e de autorregulação emocional que lhe permitam dialogar com os outros, cooperar, relacionar-se produtivamente e ser solidário;
- aprenda a conviver, valorizando a diversidade e percebendo as relações de interdependência para realizar projetos comuns, promovendo uma cultura de paz.
Como a BNCC é abordada?
A escola é um espaço muito rico para a aprendizagem das habilidades mais sutis, pois oferece inúmeras janelas de oportunidade para que os alunos exercitem suas relações e lidem com suas emoções. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que é hoje o principal documento norteador dos processos de ensino e aprendizagem no Brasil, busca garantir as aprendizagens essenciais para o desenvolvimento integral do aluno ao longo da educação básica. A aprendizagem de competências socioemocionais faz parte das dez competências gerais que orientam as propostas curriculares da Educação Infantil ao Ensino Médio. A formação explicita tais conexões, fortalecendo a vinculação entre BNCC, currículo e abordagens da educação socioemocional na escola.
Trajetória
Unidade 1: Educação socioemocional - por que e para quê?
São discutidos os conceitos que fundamentam as aprendizagens-chave no campo da educação socioemocional. Também são explorados referenciais teóricos com o objetivo de refletir sobre a mudança no papel da escola em relação à formação das novas gerações, integrando as dimensões social e emocional em seu projeto educativo.
Unidade 2: Aprendizagem socioemocional na escola - BNCC, currículo e abordagens
Busca explicitar as vinculações entre a Base Nacional Comum Curricular e a educação socioemocional, enfatizando a importância da construção de um currículo que oportuniza e fortalece o desenvolvimento integral. Na unidade, também são apresentados alguns dos principais modelos de aprendizagem socioemocional na escola.
Unidade 3: Aplicando e exercitando
São apresentadas atividades práticas do cotidiano escolar para mobilizar as bases conceituais com o objetivo de proporcionar ao educador clareza e propriedade no desenvolvimento do trabalho com seus alunos. Também são compartilhadas inspirações para a prática do autocuidado e do bem-estar docente.
Atividade avaliativa do curso
Para aprovação no curso, é necessário obter aproveitamento igual ou superior a 70% no questionário avaliativo final.
Conheça as principais características:
Carga Horária:
12 horasÁreas do Conhecimento:
Transversal/ Projetos interdisciplinaresModalidade:
Autoformativo (sem mediação)Competências gerais da BNCC mobilizadas:
Empatia e cooperação Autoconhecimento e autocuidado Responsabilidade e cidadaniaRecomendação Etapa/Série:
Educação infantil Ensino fundamental (anos iniciais) Ensino médio Ensino fundamental (anos finais)Autoria:
Instituto Lotus, Testo Digital Projetos e Desenvolvimento Educativo e Dra. Patricia Franco
Certificação:
Centro Universitário Braz Cubas
Período de realização
01/04 a 27/05
Carga Horária
12h