Quatro jovens apoiados sobre uma mesa sorriem enquanto manuseiam um laptop. Um deles aponta para a tela com um lápis.
Ensinando o computador: da lógica da programação para a lógica da aprendizagem
Ensinando o computador: da lógica da programação para a lógica da aprendizagem
Quatro jovens apoiados sobre uma mesa sorriem enquanto manuseiam um laptop. Um deles aponta para a tela com um lápis.
Indique este curso:

*** 100% gratuito | Alinhado à BNCC ***

O longo período de quarentena e a necessidade de distanciamento social mudaram muitos aspectos da educação. Ao lado das adaptações das formas de trabalho para permitir que os estudantes continuassem aprendendo e dos desafios da apropriação de novos métodos pedagógicos, as maneiras de uso das tecnologias foram aperfeiçoadas, abrindo espaço para aplicações cada vez mais criativas e autorais. Então, que tal se aventurar nas possibilidades e nos benefícios da programação para os seus alunos?

O curso apresenta alguns elementos básicos das linguagens de programação para educadores sensibilizados pela temática, mas que ainda dão seus primeiros passos nesse universo. Por meio de atividades plugadas, com o software Scratch, e desplugadas (que dispensam equipamentos e conexão à internet), a lógica de programação e o pensamento computacional são experimentados de forma concreta, conectados a competências como a autoria e a resolução de problemas.

*********************
Este curso é uma parceria com o programa Pense Grande Tech, iniciativa da Fundação Telefônica Vivo que tem como objetivo criar oportunidades de desenvolvimento para os estudantes e educadores de Ensino Médio nos temas de empreendedorismo social, tecnologias digitais e projeto de vida, alinhadas às competências gerais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). 
*********************

>>> Para recomendar a colegas, clique nos ícones acima.

Como esse curso inova
Inova ao propor a programação e a resolução de problemas como alicerces da aprendizagem: instrumentaliza o professor com estratégias para o encorajamento de uma postura investigativa, criativa e problematizadora por parte dos estudantes.

O curso nos permite perceber o quanto a lógica de programação está aplicada em nosso dia a dia, nos capacitando e permitindo, junto aos alunos, o desenvolvimento de projetos. Para os que não têm familiaridade com códigos e pensam na inserção de atividades de programação em sala de aula, a programação por blocos é um excelente início!

Darice Alessandra Deckmann Zanardini, PR

Objetivos

A proposta do curso é apresentar alguns elementos básicos das linguagens de programação para educadores sensibilizados pela temática, mas que ainda dão seus primeiros passos nesse universo. Ao longo da jornada, são abordados elementos de lógica de programação, como condicionais, funções e variáveis, por meio de atividades desplugadas (que dispensam equipamentos e conexão à internet). Também é experimentada a programação em blocos no software Scratch, em consonância com importantes competências e habilidades na sociedade do século XXI, como a autoria e a resolução de problemas.

A partir do curso, espera-se que o educador:

  • perceba que a lógica de programação está no dia a dia das pessoas;
  • identifique os conceitos de variáveis, loops de repetição e condicionais;
  • compreenda o que são funções e operadores lógicos;
  • conheça e experimente a programação em blocos;
  • programe uma aplicação no software Scratch com base em uma proposta autoral.

A partir da aplicação de aprendizagens construídas no curso pelo educador, espera-se que o estudante:

  • aproprie-se da lógica algorítmica, que apoiará a identificação, análise e resolução de problemas simples ou complexos do dia a dia;
  • conheça e experimente a programação em blocos;
  • compreenda que soluções baseadas em tecnologias ampliam as possibilidades de criação e expressão, geração de renda e atuação cidadã.

 

Unidades

Unidade 1: Alguns conceitos | <Vamos por partes>/​

São apresentados elementos essenciais das linguagens de programação, como variáveis, condicionais, repetições, funções, operadores, eventos e paralelismo.​​

Unidade 2: Plugue-se – Junto, misturado e em bloco!​

Convida os participantes a uma imersão interativa no sistema de programação em blocos Scratch e a uma experimentação autoral da plataforma.​

Unidade 3: E lá na escola? – Fazendo com o que temos e somos​

São compartilhados relatos e oferecidas sugestões de atividades, plugadas e desplugadas,​ para o contexto escolar, considerando os desafios e as potencialidades da rede pública de ensino.

 

Alinhamento à BNCC  

A BNCC incumbe a escola de organizar suas práticas com o objetivo de propiciar o desenvolvimento do protagonismo e da autoria dos adolescentes e jovens, promovendo sua evolução pessoal e social, por meio da consolidação e construção de conhecimentos, representações e valores que incidirão sobre seus processos de tomada de decisão ao longo da vida. De acordo com a BNCC (BRASIL, 2018, p. 472): “[...] o projeto de vida é o que os estudantes almejam, projetam e redefinem para si ao longo de sua trajetória, uma construção que acompanha o desenvolvimento da(s) identidade(s), em contextos atravessados por uma cultura e por demandas sociais que se articulam, ora para promover, ora para constranger seus desejos”. À escola cabe então o papel de auxiliar os estudantes a se reconhecerem como sujeitos, experimentarem interações com o mundo, valorizarem a diversidade e buscarem oportunidades de crescimento para seu presente e futuro, o que necessariamente passa por conhecer, compreender, utilizar e ressignificar o uso das tecnologias. É inegável que a contemporaneidade é fortemente marcada pelo desenvolvimento tecnológico. Diante das transformações tecnológicas e da forma como as pessoas se comunicam, o mundo do trabalho é constantemente impactado, sendo fundamental garantir aos jovens aprendizagens para atuarem em uma sociedade em mudança, ou seja, possibilitar trajetórias que os preparem para profissões que ainda não existem e, por que não dizer, para fazerem uso de tecnologias que ainda não foram inventadas para resolver problemas ainda desconhecidos — podemos citar como exemplo as demandas decorrentes do isolamento social vivido em 2020 e 2021. A inserção dos jovens brasileiros neste “novo mercado de trabalho” envolve direta ou indiretamente o pensamento computacional e a programação, além de tecnologias digitais, uma vez que eles precisarão desenvolver as capacidades de compreender, analisar, definir, modelar, resolver, comparar e automatizar problemas e suas soluções, de forma metódica e sistemática, por meio do desenvolvimento de algoritmos. Eles terão, ainda, de entender a importância de codificar, armazenar e proteger a informação, além de compreender os impactos da revolução digital na sociedade contemporânea e sua influência para a construção de uma atitude crítica, ética e responsável da tecnologia digital.

 

Atividade avaliativa

Avaliação objetiva: para aprovação no curso, é necessário obter aproveitamento igual ou superior a 70% no questionário final.

Conheça as principais características:
Carga Horária:
30 horas

Áreas do Conhecimento:
Matemática Transversal/ Projetos interdisciplinares

Modalidade:
Autoformativo (sem mediação)

Competências gerais da BNCC mobilizadas:
Conhecimento Pensamento científico, crítico e criativo Comunicação Argumentação Cultura Digital

Recomendação Etapa/Série:
Ensino médio

Autoria:

Instituto K4T Conhecimento para todos e Fundação Telefônica Vivo


Certificação:

Centro Universitário Braz Cubas

Curso Gratuito
Certificado Incluso
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O longo período de quarentena e a necessidade de distanciamento social mudaram muitos aspectos da educação. Ao lado das adaptações das formas de trabalho para permitir que os estudantes continuassem aprendendo e dos desafios da apropriação de novos métodos pedagógicos, as maneiras de uso das tecnologias foram aperfeiçoadas, abrindo espaço para aplicações cada vez mais criativas e autorais. Então, que tal se aventurar nas possibilidades e nos benefícios da programação para os seus alunos?

O curso apresenta alguns elementos básicos das linguagens de programação para educadores sensibilizados pela temática, mas que ainda dão seus primeiros passos nesse universo. Por meio de atividades plugadas, com o software Scratch, e desplugadas (que dispensam equipamentos e conexão à internet), a lógica de programação e o pensamento computacional são experimentados de forma concreta, conectados a competências como a autoria e a resolução de problemas.

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Este curso é uma parceria com o programa Pense Grande Tech, iniciativa da Fundação Telefônica Vivo que tem como objetivo criar oportunidades de desenvolvimento para os estudantes e educadores de Ensino Médio nos temas de empreendedorismo social, tecnologias digitais e projeto de vida, alinhadas às competências gerais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). 
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Como esse curso inova
Inova ao propor a programação e a resolução de problemas como alicerces da aprendizagem: instrumentaliza o professor com estratégias para o encorajamento de uma postura investigativa, criativa e problematizadora por parte dos estudantes.

O curso nos permite perceber o quanto a lógica de programação está aplicada em nosso dia a dia, nos capacitando e permitindo, junto aos alunos, o desenvolvimento de projetos. Para os que não têm familiaridade com códigos e pensam na inserção de atividades de programação em sala de aula, a programação por blocos é um excelente início!

Darice Alessandra Deckmann Zanardini, PR

Objetivos

A proposta do curso é apresentar alguns elementos básicos das linguagens de programação para educadores sensibilizados pela temática, mas que ainda dão seus primeiros passos nesse universo. Ao longo da jornada, são abordados elementos de lógica de programação, como condicionais, funções e variáveis, por meio de atividades desplugadas (que dispensam equipamentos e conexão à internet). Também é experimentada a programação em blocos no software Scratch, em consonância com importantes competências e habilidades na sociedade do século XXI, como a autoria e a resolução de problemas.

A partir do curso, espera-se que o educador:

  • perceba que a lógica de programação está no dia a dia das pessoas;
  • identifique os conceitos de variáveis, loops de repetição e condicionais;
  • compreenda o que são funções e operadores lógicos;
  • conheça e experimente a programação em blocos;
  • programe uma aplicação no software Scratch com base em uma proposta autoral.

A partir da aplicação de aprendizagens construídas no curso pelo educador, espera-se que o estudante:

  • aproprie-se da lógica algorítmica, que apoiará a identificação, análise e resolução de problemas simples ou complexos do dia a dia;
  • conheça e experimente a programação em blocos;
  • compreenda que soluções baseadas em tecnologias ampliam as possibilidades de criação e expressão, geração de renda e atuação cidadã.

 

Unidades

Unidade 1: Alguns conceitos | <Vamos por partes>/​

São apresentados elementos essenciais das linguagens de programação, como variáveis, condicionais, repetições, funções, operadores, eventos e paralelismo.​​

Unidade 2: Plugue-se – Junto, misturado e em bloco!​

Convida os participantes a uma imersão interativa no sistema de programação em blocos Scratch e a uma experimentação autoral da plataforma.​

Unidade 3: E lá na escola? – Fazendo com o que temos e somos​

São compartilhados relatos e oferecidas sugestões de atividades, plugadas e desplugadas,​ para o contexto escolar, considerando os desafios e as potencialidades da rede pública de ensino.

 

Alinhamento à BNCC  

A BNCC incumbe a escola de organizar suas práticas com o objetivo de propiciar o desenvolvimento do protagonismo e da autoria dos adolescentes e jovens, promovendo sua evolução pessoal e social, por meio da consolidação e construção de conhecimentos, representações e valores que incidirão sobre seus processos de tomada de decisão ao longo da vida. De acordo com a BNCC (BRASIL, 2018, p. 472): “[...] o projeto de vida é o que os estudantes almejam, projetam e redefinem para si ao longo de sua trajetória, uma construção que acompanha o desenvolvimento da(s) identidade(s), em contextos atravessados por uma cultura e por demandas sociais que se articulam, ora para promover, ora para constranger seus desejos”. À escola cabe então o papel de auxiliar os estudantes a se reconhecerem como sujeitos, experimentarem interações com o mundo, valorizarem a diversidade e buscarem oportunidades de crescimento para seu presente e futuro, o que necessariamente passa por conhecer, compreender, utilizar e ressignificar o uso das tecnologias. É inegável que a contemporaneidade é fortemente marcada pelo desenvolvimento tecnológico. Diante das transformações tecnológicas e da forma como as pessoas se comunicam, o mundo do trabalho é constantemente impactado, sendo fundamental garantir aos jovens aprendizagens para atuarem em uma sociedade em mudança, ou seja, possibilitar trajetórias que os preparem para profissões que ainda não existem e, por que não dizer, para fazerem uso de tecnologias que ainda não foram inventadas para resolver problemas ainda desconhecidos — podemos citar como exemplo as demandas decorrentes do isolamento social vivido em 2020 e 2021. A inserção dos jovens brasileiros neste “novo mercado de trabalho” envolve direta ou indiretamente o pensamento computacional e a programação, além de tecnologias digitais, uma vez que eles precisarão desenvolver as capacidades de compreender, analisar, definir, modelar, resolver, comparar e automatizar problemas e suas soluções, de forma metódica e sistemática, por meio do desenvolvimento de algoritmos. Eles terão, ainda, de entender a importância de codificar, armazenar e proteger a informação, além de compreender os impactos da revolução digital na sociedade contemporânea e sua influência para a construção de uma atitude crítica, ética e responsável da tecnologia digital.

 

Atividade avaliativa

Avaliação objetiva: para aprovação no curso, é necessário obter aproveitamento igual ou superior a 70% no questionário final.

Conheça as principais características:
Carga Horária:
30 horas

Áreas do Conhecimento:
Matemática Transversal/ Projetos interdisciplinares

Modalidade:
Autoformativo (sem mediação)

Competências gerais da BNCC mobilizadas:
Conhecimento Pensamento científico, crítico e criativo Comunicação Argumentação Cultura Digital

Recomendação Etapa/Série:
Ensino médio

Autoria:

Instituto K4T Conhecimento para todos e Fundação Telefônica Vivo


Certificação:

Centro Universitário Braz Cubas

Ensinando o computador: da lógica da programação para a lógica da aprendizagem
Curso Gratuito
Certificado Incluso

Carga Horária

30h