Ensinando o computador: da lógica da programação para a lógica da aprendizagem

Caminhos para a Inovação:   Cultura Digital Relações Práticas

Seja bem-vindo(a)!

A proposta do curso é apresentar alguns elementos básicos das linguagens de programação para educadores sensibilizados pela temática, mas que ainda dão seus primeiros passos nesse universo. Ao longo da jornada, o(a) educador(a) vai conhecer elementos de lógica de programação, como condicionais, funções e variáveis, por meio de atividades desplugadas (que dispensam equipamentos e conexão à internet). Também experimentará os conceitos abordados de forma concreta, por meio da programação em blocos no software Scratch, em consonância com importantes competências e habilidades na sociedade do século XXI, como a autoria e a resolução de problemas.

Período de Realização: 01 de março a 29 de março
Próximas turmas
29 de março a 26 de abril
26 de abril a 24 de maio
24 de maio a 21 de junho
21 de junho a 19 de julho


Carga Horária: 30 horas

Áreas do Conhecimento: Matemática, Transversal/ Projetos interdisciplinares

Modalidade: Autoformativo


Recomendação Ciclo/Série: Ensino fundamental (anos iniciais e finais) e ensino médio.

Certificação: Centro Universitário Ítalo Brasileiro



Como esse curso inova
Inova ao propor a programação e a resolução de problemas como alicerces da aprendizagem: instrumentaliza o professor com estratégias para o encorajamento de uma postura investigativa, criativa e problematizadora por parte dos estudantes.

Competências gerais da BNCC mobilizadas nos alunos

Conhecimento
Pensamento científico, crítico e criativo
Comunicação
Argumentação
Cultura Digital

Veja a opinião de quem realizou o curso

Gostei muito do curso, achei didático e prendeu bastante a minha atenção. Ficará bem bacana aplicar em sala de aula. Obrigada aos desenvolvedores! Janaina Alves de Freitas, SP
"
"