Formação EPT Tech e Ciência de Dados - Eixo Pedagógico
Formação EPT Tech e Ciência de Dados - Eixo Pedagógico
Indique este curso:

A formação pedagógica para professores de um curso técnico em Ciência de Dados é fundamental para alinhar os conhecimentos técnicos específicos da área com as melhores práticas de ensino. No contexto da Ciência de Dados, uma disciplina que combina matemática, estatística e programação, a capacidade do educador de integrar esses elementos de uma maneira pedagogicamente sólida é crucial. A formação pedagógica permite ao professor desenvolver metodologias ativas, onde os estudantes são incentivados a participar ativamente do processo de aprendizagem através de projetos práticos, resolução de problemas e trabalhos colaborativos. Isso não só facilita a compreensão dos conceitos abstratos e complexos da Ciência de Dados, mas também prepara os estudantes para as demandas do mercado de trabalho, que requer profissionais com habilidades práticas e capacidade de inovação. 

No contexto da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) do novo Ensino Médio, a formação pedagógica ganha um papel ainda mais estratégico. Os professores são desafiados a integrar as temáticas técnicas com as competências gerais do novo currículo, promovendo uma educação integral. A avaliação, neste cenário, transcende os métodos tradicionais, focando não apenas no conteúdo técnico, mas também nas habilidades e competências desenvolvidas pelos alunos. Metodologias ativas, como aprendizagem baseada em projetos e ensino híbrido, são essenciais para engajar os alunos e proporcionar um ambiente de aprendizagem mais dinâmico e interativo. Isso requer dos professores uma contínua atualização pedagógica para atender às novas demandas educacionais, garantindo um ensino que seja relevante, contextualizado e capaz de preparar os alunos para os desafios do futuro.

Objetivos de aprendizagem: 

• Vivenciar rotinas de pensamento para a avaliação de concepções prévias e para tornar a aprendizagem visível. 
• Planejar e implementar rotinas de pensamento em aulas envolvendo conceitos de Ciências de Dados ou EPT. 
• Identificar elementos que apoiam o desenvolvimento de práticas de colaboração. 
• Desenvolver atividades que envolvam a organização de grupos, a divisão de tarefas e a apresentação de produções dos estudantes. 
• Identificar os elementos básicos da Aprendizagem Baseada em Projetos. 
• Relacionar os elementos da ABP com práticas de Ciência de Dados e EPT. 
• Refletir sobre o uso de rubricas analíticas para avaliar produções dos estudantes de Ciência de Dados e EPT. 
• Compartilhar boas práticas para inspirar outros professores participantes da formação pedagógica em EPT e Ciência de Dados.

Conheça as principais características:
Carga Horária:
20 horas

Modalidade:
Híbrido

Curso Gratuito
Certificado Incluso
Indique este curso:

A formação pedagógica para professores de um curso técnico em Ciência de Dados é fundamental para alinhar os conhecimentos técnicos específicos da área com as melhores práticas de ensino. No contexto da Ciência de Dados, uma disciplina que combina matemática, estatística e programação, a capacidade do educador de integrar esses elementos de uma maneira pedagogicamente sólida é crucial. A formação pedagógica permite ao professor desenvolver metodologias ativas, onde os estudantes são incentivados a participar ativamente do processo de aprendizagem através de projetos práticos, resolução de problemas e trabalhos colaborativos. Isso não só facilita a compreensão dos conceitos abstratos e complexos da Ciência de Dados, mas também prepara os estudantes para as demandas do mercado de trabalho, que requer profissionais com habilidades práticas e capacidade de inovação. 

No contexto da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) do novo Ensino Médio, a formação pedagógica ganha um papel ainda mais estratégico. Os professores são desafiados a integrar as temáticas técnicas com as competências gerais do novo currículo, promovendo uma educação integral. A avaliação, neste cenário, transcende os métodos tradicionais, focando não apenas no conteúdo técnico, mas também nas habilidades e competências desenvolvidas pelos alunos. Metodologias ativas, como aprendizagem baseada em projetos e ensino híbrido, são essenciais para engajar os alunos e proporcionar um ambiente de aprendizagem mais dinâmico e interativo. Isso requer dos professores uma contínua atualização pedagógica para atender às novas demandas educacionais, garantindo um ensino que seja relevante, contextualizado e capaz de preparar os alunos para os desafios do futuro.

Objetivos de aprendizagem: 

• Vivenciar rotinas de pensamento para a avaliação de concepções prévias e para tornar a aprendizagem visível. 
• Planejar e implementar rotinas de pensamento em aulas envolvendo conceitos de Ciências de Dados ou EPT. 
• Identificar elementos que apoiam o desenvolvimento de práticas de colaboração. 
• Desenvolver atividades que envolvam a organização de grupos, a divisão de tarefas e a apresentação de produções dos estudantes. 
• Identificar os elementos básicos da Aprendizagem Baseada em Projetos. 
• Relacionar os elementos da ABP com práticas de Ciência de Dados e EPT. 
• Refletir sobre o uso de rubricas analíticas para avaliar produções dos estudantes de Ciência de Dados e EPT. 
• Compartilhar boas práticas para inspirar outros professores participantes da formação pedagógica em EPT e Ciência de Dados.

Conheça as principais características:
Carga Horária:
20 horas

Modalidade:
Híbrido

Formação EPT Tech e Ciência de Dados - Eixo Pedagógico
Curso Gratuito
Certificado Incluso

Carga Horária

20h