Imagem horizontal com visão frontal de três alunas olhando o tablet (a terceira está gesticulando).
Escola na nuvem: ferramentas gratuitas de produção on-line
Escola na nuvem: ferramentas gratuitas de produção on-line
Imagem horizontal com visão frontal de três alunas olhando o tablet (a terceira está gesticulando).
Indique este curso:

*** 100% gratuito | Alinhado à BNCC ***

A criatividade, característica tão presente na vida de educadores, mostrou-se ainda mais necessária nos tempos de distanciamento físico dos alunos. Tanto no modelo remoto como no modelo semipresencial de ensino, a computação em nuvem tornou-se uma das aliadas para preservar os processos de aprendizagem.

A computação em nuvem permite produzir e armazenar documentos multimídia (como textos, fotos e vídeos) diretamente na rede, além de acessá-los e compartilhá-los a partir de qualquer dispositivo conectado à internet. Crescem a cada dia as soluções educacionais para que a “escola na nuvem” permaneça uma possibilidade pós pandemia, não como substituta da sala de aula, mas como meio de romper as fronteiras do conhecimento, oportunizando sua construção em todo lugar.

Neste curso, aprenderemos mais sobre a computação em nuvem, recursos e estratégias para que alunos e educadores criem, colaborem, compartilhem e "voem alto".

>>> Para recomendar a colegas, clique nos ícones acima.

Como esse curso inova
Inova ao instrumentalizar o professor para usos construtivos e contextualizados de diferentes tecnologias em sala de aula, privilegiando a autoria multimídia, a colaboração e demais benefícios da computação em nuvem.

O curso atende perfeitamente a expectativa de aprender, inspirar e aplicar os conhecimentos adquiridos. É um curso de nível intermediário, mas que atende ao público de nível básico, pois disponibiliza materiais complementares.

Leila de Oliveira Montalvão, GO​

OBJETIVOS

A partir do curso, espera-se que o professor:

  • compreenda o conceito de computação na nuvem e os benefícios de sua adoção na escola;
  • conheça recursos, possibilidades de uso e experiências de escolas que já realizam esse trabalho;
  • tenha subsídios para iniciar a aplicação de ferramentas de criação e compartilhamento multimídia on-line;
  • alie ao uso dos recursos de nuvem estratégias de apoio ao desenvolvimento da autoria e da autonomia dos alunos.

A partir da aplicação de aprendizagens construídas no curso pelo educador, espera-se que o estudante:

  • desenvolva letramentos em recursos multimídia (como textos, fotos, vídeos, infográficos) disponíveis na rede de computadores;
  • colabore, negocie e compartilhe pontos de vista para produções colaborativas em diferentes mídias;
  • crie recursos on-line com ética e responsabilidade;
  • observe os direitos de uso e a propriedade intelectual na aplicação de quaisquer elementos da internet.

 

UNIDADES

Unidade 1: Uma nuvem de possibilidades​

A proposta da unidade é explorar o conceito de computação na nuvem e formas de aplicá-lo na escola para o alcance de uma verdadeira aprendizagem em rede. Além disso, conheceremos experiências de uma escola que já usufrui as vantagens do trabalho na nuvem, essencialmente autoral, cooperativo e compartilhado. 

Unidade 2: Como colocar minha escola na nuvem?​

Na unidade 2, compartilharemos recursos e possibilidades de trabalho com a web como plataforma para mobilizar a autoria e a colaboração. Conheceremos, além de ferramentas, os primeiros passos para utilizá-las - pessoalmente e com os estudantes.​

Unidade 3: BNCC na prática e em rede​

Na unidade final da formação, analisaremos oportunidades de vincularmos os benefícios da computação em nuvem ao desenvolvimento de competências e habilidades previstas pela Base Nacional Comum Curricular, com foco nas etapas do Ensino Fundamental e do Ensino Médio.

 

ALINHAMENTO À BNCC

No curso Escola na nuvem: ferramentas gratuitas de produção on-line, aplicações práticas do conceito de computação em nuvem ao ambiente escolar são exploradas, ilustrando possibilidades diversas de aprendizagem em rede suportadas por recursos digitais. Exemplos de plataformas gratuitas de computação em nuvem que foram desenvolvidas para fins de uso escolar materializam essas alternativas. Por meio da adoção estratégica e orientada de tais ferramentas, espera-se que os alunos sejam encorajados a experimentarem as potencialidades da cultura digital do ponto de vista do desenvolvimento da língua, da arte e da ciência, mobilizando diferentes práticas e mídias para criar, consumir e compartilhar conteúdos, pessoal ou colaborativamente, de forma eficiente, ética e responsável.

No Ensino Médio, as aprendizagens do curso conectam-se à competência de compreensão do funcionamento das diferentes linguagens e práticas culturais e de mobilização desses conhecimentos na recepção e produção de discursos nos diferentes campos de atuação social, contribuindo com a interpretação crítica da realidade. Também encorajam a mobilização de práticas de linguagem no universo digital para expandir as formas de produzir sentidos, de engajar-se em práticas autorais e coletivas, e de aprender a aprender nos campos da ciência, cultura, trabalho, informação e vida pessoal e coletiva (BRASIL, 2018, p. 490).

 


 

ATIVIDADES AVALIATIVAS

Atividade 1 – Questionário

Atividade 2 – Fórum Construindo a escola na nuvem: planejamento de proposta pedagógica ou do aprimoramento de algum processo da escola utilizando um ou mais recursos da computação em nuvem. O plano deve conter a indicação dos serviços que serão utilizados, o público-alvo, os objetivos da proposta e os resultados esperados.

Conheça as principais características:
Carga Horária:
20 horas

Áreas do Conhecimento:
Linguagens Transversal/ Projetos interdisciplinares

Modalidade:
Mediado

Competências gerais da BNCC mobilizadas:
Conhecimento Pensamento científico, crítico e criativo Comunicação Argumentação Cultura Digital

Recomendação Etapa/Série:
Ensino fundamental (anos finais) Ensino fundamental (anos iniciais) Ensino médio

Autoria:

Prof. Cláudio Gilberto César, Profa. Dra. Silvia de Oliveira Kist e Profa. Dra. Patrícia Behling Schäfer


Certificação:

Centro Universitário Ítalo Brasileiro​

Curso Gratuito
Certificado Incluso
Indique este curso:

*** 100% gratuito | Alinhado à BNCC ***

A criatividade, característica tão presente na vida de educadores, mostrou-se ainda mais necessária nos tempos de distanciamento físico dos alunos. Tanto no modelo remoto como no modelo semipresencial de ensino, a computação em nuvem tornou-se uma das aliadas para preservar os processos de aprendizagem.

A computação em nuvem permite produzir e armazenar documentos multimídia (como textos, fotos e vídeos) diretamente na rede, além de acessá-los e compartilhá-los a partir de qualquer dispositivo conectado à internet. Crescem a cada dia as soluções educacionais para que a “escola na nuvem” permaneça uma possibilidade pós pandemia, não como substituta da sala de aula, mas como meio de romper as fronteiras do conhecimento, oportunizando sua construção em todo lugar.

Neste curso, aprenderemos mais sobre a computação em nuvem, recursos e estratégias para que alunos e educadores criem, colaborem, compartilhem e "voem alto".

>>> Para recomendar a colegas, clique nos ícones acima.

Como esse curso inova
Inova ao instrumentalizar o professor para usos construtivos e contextualizados de diferentes tecnologias em sala de aula, privilegiando a autoria multimídia, a colaboração e demais benefícios da computação em nuvem.

O curso atende perfeitamente a expectativa de aprender, inspirar e aplicar os conhecimentos adquiridos. É um curso de nível intermediário, mas que atende ao público de nível básico, pois disponibiliza materiais complementares.

Leila de Oliveira Montalvão, GO​

OBJETIVOS

A partir do curso, espera-se que o professor:

  • compreenda o conceito de computação na nuvem e os benefícios de sua adoção na escola;
  • conheça recursos, possibilidades de uso e experiências de escolas que já realizam esse trabalho;
  • tenha subsídios para iniciar a aplicação de ferramentas de criação e compartilhamento multimídia on-line;
  • alie ao uso dos recursos de nuvem estratégias de apoio ao desenvolvimento da autoria e da autonomia dos alunos.

A partir da aplicação de aprendizagens construídas no curso pelo educador, espera-se que o estudante:

  • desenvolva letramentos em recursos multimídia (como textos, fotos, vídeos, infográficos) disponíveis na rede de computadores;
  • colabore, negocie e compartilhe pontos de vista para produções colaborativas em diferentes mídias;
  • crie recursos on-line com ética e responsabilidade;
  • observe os direitos de uso e a propriedade intelectual na aplicação de quaisquer elementos da internet.

 

UNIDADES

Unidade 1: Uma nuvem de possibilidades​

A proposta da unidade é explorar o conceito de computação na nuvem e formas de aplicá-lo na escola para o alcance de uma verdadeira aprendizagem em rede. Além disso, conheceremos experiências de uma escola que já usufrui as vantagens do trabalho na nuvem, essencialmente autoral, cooperativo e compartilhado. 

Unidade 2: Como colocar minha escola na nuvem?​

Na unidade 2, compartilharemos recursos e possibilidades de trabalho com a web como plataforma para mobilizar a autoria e a colaboração. Conheceremos, além de ferramentas, os primeiros passos para utilizá-las - pessoalmente e com os estudantes.​

Unidade 3: BNCC na prática e em rede​

Na unidade final da formação, analisaremos oportunidades de vincularmos os benefícios da computação em nuvem ao desenvolvimento de competências e habilidades previstas pela Base Nacional Comum Curricular, com foco nas etapas do Ensino Fundamental e do Ensino Médio.

 

ALINHAMENTO À BNCC

No curso Escola na nuvem: ferramentas gratuitas de produção on-line, aplicações práticas do conceito de computação em nuvem ao ambiente escolar são exploradas, ilustrando possibilidades diversas de aprendizagem em rede suportadas por recursos digitais. Exemplos de plataformas gratuitas de computação em nuvem que foram desenvolvidas para fins de uso escolar materializam essas alternativas. Por meio da adoção estratégica e orientada de tais ferramentas, espera-se que os alunos sejam encorajados a experimentarem as potencialidades da cultura digital do ponto de vista do desenvolvimento da língua, da arte e da ciência, mobilizando diferentes práticas e mídias para criar, consumir e compartilhar conteúdos, pessoal ou colaborativamente, de forma eficiente, ética e responsável.

No Ensino Médio, as aprendizagens do curso conectam-se à competência de compreensão do funcionamento das diferentes linguagens e práticas culturais e de mobilização desses conhecimentos na recepção e produção de discursos nos diferentes campos de atuação social, contribuindo com a interpretação crítica da realidade. Também encorajam a mobilização de práticas de linguagem no universo digital para expandir as formas de produzir sentidos, de engajar-se em práticas autorais e coletivas, e de aprender a aprender nos campos da ciência, cultura, trabalho, informação e vida pessoal e coletiva (BRASIL, 2018, p. 490).

 


 

ATIVIDADES AVALIATIVAS

Atividade 1 – Questionário

Atividade 2 – Fórum Construindo a escola na nuvem: planejamento de proposta pedagógica ou do aprimoramento de algum processo da escola utilizando um ou mais recursos da computação em nuvem. O plano deve conter a indicação dos serviços que serão utilizados, o público-alvo, os objetivos da proposta e os resultados esperados.

Conheça as principais características:
Carga Horária:
20 horas

Áreas do Conhecimento:
Linguagens Transversal/ Projetos interdisciplinares

Modalidade:
Mediado

Competências gerais da BNCC mobilizadas:
Conhecimento Pensamento científico, crítico e criativo Comunicação Argumentação Cultura Digital

Recomendação Etapa/Série:
Ensino fundamental (anos finais) Ensino fundamental (anos iniciais) Ensino médio

Autoria:

Prof. Cláudio Gilberto César, Profa. Dra. Silvia de Oliveira Kist e Profa. Dra. Patrícia Behling Schäfer


Certificação:

Centro Universitário Ítalo Brasileiro​

Escola na nuvem: ferramentas gratuitas de produção on-line
Curso Gratuito
Certificado Incluso

Carga Horária

20h