Participe do sorteio: Transforme a educação e concorra a prêmios!

Participe do sorteio: Transforme a educação e concorra a prêmios! Quanto mais cursos você concluir, mais chances de ganhar.

Certificado De Autorização Secap/Me Nº 01.013577/2021

Imagem horizontal com visão frontal de três alunas olhando o tablet (a terceira está gesticulando).
Escola na nuvem: ferramentas gratuitas de produção on-line

Período de realização: 13/09 a 11/10

Escola na nuvem: ferramentas gratuitas de produção on-line
Indique este curso:

Período de realização: 13/09 a 11/10


*** 100% gratuito | Alinhado à BNCC ***

A criatividade, característica tão presente na vida de educadores, tem sido ainda mais necessária em tempos de distanciamento físico dos alunos. Tanto no modelo remoto como no modelo semipresencial de ensino, a computação em nuvem tornou-se uma das aliadas para preservar os processos de aprendizagem.

A computação em nuvem permite produzir e armazenar documentos multimídia (como textos, fotos e vídeos) diretamente na rede, além de acessá-los e compartilhá-los a partir de qualquer dispositivo conectado à internet. Crescem a cada dia as soluções educacionais para que a “escola na nuvem” permaneça uma possibilidade pós-pandemia, não como substituta da sala de aula, mas como meio de romper as fronteiras do conhecimento, oportunizando sua construção em todo lugar.


Neste curso, aprenderemos mais sobre a computação em nuvem, recursos e estratégias para que alunos e educadores criem, colaborem, compartilhem e "voem alto".

>>> Para recomendar a colegas, clique nos ícones acima.

Como esse curso inova
Inova ao instrumentalizar o professor para usos construtivos e contextualizados de diferentes tecnologias em sala de aula, privilegiando a autoria multimídia, a colaboração e demais benefícios da computação em nuvem.
25 de outubro a 22 de novembro

Com essa pandemia, a Nuvem da Nossa Escola associada ao Google Sala de Aula se tornaram imprescindíveis na comunicação com os alunos e professores. Além disso, nossos documentos estão a alguns "cliques" de distância.

Weverton Augusto, ES.

OBJETIVOS

A partir do curso, espera-se que o professor:

  • compreenda o conceito de computação na nuvem e os benefícios de sua adoção na escola;
  • conheça recursos, possibilidades de uso e experiências de escolas que já realizam esse trabalho;
  • tenha subsídios para iniciar a aplicação de ferramentas de criação e compartilhamento multimídia on-line;
  • alie ao uso dos recursos de nuvem estratégias de apoio ao desenvolvimento da autoria e da autonomia dos alunos.

A partir da aplicação de aprendizagens construídas no curso pelo educador, espera-se que o estudante:

  • desenvolva letramentos em recursos multimídia (como textos, fotos, vídeos, infográficos) disponíveis na rede de computadores;
  • colabore, negocie e compartilhe pontos de vista para produções colaborativas em diferentes mídias;
  • crie recursos on-line com ética e responsabilidade;
  • observe os direitos de uso e a propriedade intelectual na aplicação de quaisquer elementos da internet.

 

UNIDADES

Unidade 1: Uma nuvem de possibilidades

A proposta da unidade é explorar o conceito de computação na nuvem, formas de aplicá-lo na escola para o alcance de uma verdadeira aprendizagem em rede e conexões possíveis com competências e habilidades previstas pela BNCC (Base Nacional Comum Curricular).

Unidade 2: O pacote G Suite for Education

A unidade propõe a experimentação de serviços do pacote de aplicativos do G Suite for Education, sistema da empresa Google voltado para fins educacionais. Exemplos de práticas pedagógicas com suporte do pacote G Suite são também apresentados a fim de instrumentalizar e inspirar os professores.

Unidade 3: Como colocar minha escola na nuvem?

Na unidade 3, são compartilhados e explorados diferentes recursos para o trabalho com a web como plataforma a fim de mobilizar a autoria e a colaboração, como editores de base Wiki, construtores de páginas e ambientes virtuais de aprendizagem.

 

ALINHAMENTO À BNCC

No curso Escola na nuvem: ferramentas gratuitas de produção on-line, aplicações práticas do conceito de computação em nuvem ao ambiente escolar são exploradas, ilustrando possibilidades diversas de aprendizagem em rede suportadas por recursos digitais. Exemplos de plataformas gratuitas de computação em nuvem que foram desenvolvidas para fins de uso escolar, como o G Suite for Education (da Google), materializam essas alternativas. Por meio da adoção estratégica e orientada de tais ferramentas, espera-se que os alunos sejam encorajados a experimentarem as potencialidades da cultura digital do ponto de vista do desenvolvimento da língua, da arte e da ciência, mobilizando diferentes práticas e mídias para criar, consumir e compartilhar conteúdos, pessoal ou colaborativamente, de forma eficiente, ética e responsável.

No ensino médio, as aprendizagens do curso conectam-se à competência de compreensão do funcionamento das diferentes linguagens e práticas culturais e de mobilização desses conhecimentos na recepção e produção de discursos nos diferentes campos de atuação social, contribuindo com a interpretação crítica da realidade (Linguagens e suas Tecnologias). Também encorajam a mobilização de práticas de linguagem no universo digital para expandir as formas de produzir sentidos, de engajar-se em práticas autorais e coletivas, e de aprender a aprender nos campos da ciência, cultura, trabalho, informação e vida pessoal e coletiva (BRASIL, 2018, p. 490).

 


 

ATIVIDADE AVALIATIVA

Construindo a escola na nuvem

Planejamento de proposta pedagógica ou do aprimoramento de algum processo da escola utilizando um ou mais recursos da computação em nuvem. O plano deve conter a indicação dos serviços que serão utilizados, o público-alvo, os objetivos da proposta e os resultados esperados.

Conheça as principais características deste curso e encontre cursos semelhantes:
Carga Horária:
20 horas


Modalidade:
Mediado



Caminhos para a Inovação:
Cultura Digital Tempo e Espaço

Autoria:

Prof. Cláudio Gilberto César, Profa. Dra. Silvia de Oliveira Kist e Profa. Dra. Patrícia Behling Schäfer


Certificação:

Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

Curso Gratuito
Certificado Incluso
Indique este curso:

Período de realização: 13/09 a 11/10


*** 100% gratuito | Alinhado à BNCC ***

A criatividade, característica tão presente na vida de educadores, tem sido ainda mais necessária em tempos de distanciamento físico dos alunos. Tanto no modelo remoto como no modelo semipresencial de ensino, a computação em nuvem tornou-se uma das aliadas para preservar os processos de aprendizagem.

A computação em nuvem permite produzir e armazenar documentos multimídia (como textos, fotos e vídeos) diretamente na rede, além de acessá-los e compartilhá-los a partir de qualquer dispositivo conectado à internet. Crescem a cada dia as soluções educacionais para que a “escola na nuvem” permaneça uma possibilidade pós-pandemia, não como substituta da sala de aula, mas como meio de romper as fronteiras do conhecimento, oportunizando sua construção em todo lugar.


Neste curso, aprenderemos mais sobre a computação em nuvem, recursos e estratégias para que alunos e educadores criem, colaborem, compartilhem e "voem alto".

>>> Para recomendar a colegas, clique nos ícones acima.

Como esse curso inova
Inova ao instrumentalizar o professor para usos construtivos e contextualizados de diferentes tecnologias em sala de aula, privilegiando a autoria multimídia, a colaboração e demais benefícios da computação em nuvem.
25 de outubro a 22 de novembro

Com essa pandemia, a Nuvem da Nossa Escola associada ao Google Sala de Aula se tornaram imprescindíveis na comunicação com os alunos e professores. Além disso, nossos documentos estão a alguns "cliques" de distância.

Weverton Augusto, ES.

OBJETIVOS

A partir do curso, espera-se que o professor:

  • compreenda o conceito de computação na nuvem e os benefícios de sua adoção na escola;
  • conheça recursos, possibilidades de uso e experiências de escolas que já realizam esse trabalho;
  • tenha subsídios para iniciar a aplicação de ferramentas de criação e compartilhamento multimídia on-line;
  • alie ao uso dos recursos de nuvem estratégias de apoio ao desenvolvimento da autoria e da autonomia dos alunos.

A partir da aplicação de aprendizagens construídas no curso pelo educador, espera-se que o estudante:

  • desenvolva letramentos em recursos multimídia (como textos, fotos, vídeos, infográficos) disponíveis na rede de computadores;
  • colabore, negocie e compartilhe pontos de vista para produções colaborativas em diferentes mídias;
  • crie recursos on-line com ética e responsabilidade;
  • observe os direitos de uso e a propriedade intelectual na aplicação de quaisquer elementos da internet.

 

UNIDADES

Unidade 1: Uma nuvem de possibilidades

A proposta da unidade é explorar o conceito de computação na nuvem, formas de aplicá-lo na escola para o alcance de uma verdadeira aprendizagem em rede e conexões possíveis com competências e habilidades previstas pela BNCC (Base Nacional Comum Curricular).

Unidade 2: O pacote G Suite for Education

A unidade propõe a experimentação de serviços do pacote de aplicativos do G Suite for Education, sistema da empresa Google voltado para fins educacionais. Exemplos de práticas pedagógicas com suporte do pacote G Suite são também apresentados a fim de instrumentalizar e inspirar os professores.

Unidade 3: Como colocar minha escola na nuvem?

Na unidade 3, são compartilhados e explorados diferentes recursos para o trabalho com a web como plataforma a fim de mobilizar a autoria e a colaboração, como editores de base Wiki, construtores de páginas e ambientes virtuais de aprendizagem.

 

ALINHAMENTO À BNCC

No curso Escola na nuvem: ferramentas gratuitas de produção on-line, aplicações práticas do conceito de computação em nuvem ao ambiente escolar são exploradas, ilustrando possibilidades diversas de aprendizagem em rede suportadas por recursos digitais. Exemplos de plataformas gratuitas de computação em nuvem que foram desenvolvidas para fins de uso escolar, como o G Suite for Education (da Google), materializam essas alternativas. Por meio da adoção estratégica e orientada de tais ferramentas, espera-se que os alunos sejam encorajados a experimentarem as potencialidades da cultura digital do ponto de vista do desenvolvimento da língua, da arte e da ciência, mobilizando diferentes práticas e mídias para criar, consumir e compartilhar conteúdos, pessoal ou colaborativamente, de forma eficiente, ética e responsável.

No ensino médio, as aprendizagens do curso conectam-se à competência de compreensão do funcionamento das diferentes linguagens e práticas culturais e de mobilização desses conhecimentos na recepção e produção de discursos nos diferentes campos de atuação social, contribuindo com a interpretação crítica da realidade (Linguagens e suas Tecnologias). Também encorajam a mobilização de práticas de linguagem no universo digital para expandir as formas de produzir sentidos, de engajar-se em práticas autorais e coletivas, e de aprender a aprender nos campos da ciência, cultura, trabalho, informação e vida pessoal e coletiva (BRASIL, 2018, p. 490).

 


 

ATIVIDADE AVALIATIVA

Construindo a escola na nuvem

Planejamento de proposta pedagógica ou do aprimoramento de algum processo da escola utilizando um ou mais recursos da computação em nuvem. O plano deve conter a indicação dos serviços que serão utilizados, o público-alvo, os objetivos da proposta e os resultados esperados.

Conheça as principais características deste curso e encontre cursos semelhantes:
Carga Horária:
20 horas


Modalidade:
Mediado



Caminhos para a Inovação:
Cultura Digital Tempo e Espaço

Autoria:

Prof. Cláudio Gilberto César, Profa. Dra. Silvia de Oliveira Kist e Profa. Dra. Patrícia Behling Schäfer


Certificação:

Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

Escola na nuvem: ferramentas gratuitas de produção on-line
Curso Gratuito
Certificado Incluso

Período de realização

13/09 a 11/10

Carga Horária

20h