Período de realização: a
*** 100% gratuito | Alinhado à BNCC ***
A criatividade, característica tão presente na vida de educadores, mostrou-se ainda mais necessária nos tempos de distanciamento físico dos alunos. Tanto no modelo remoto como no modelo semipresencial de ensino, a computação em nuvem tornou-se uma das aliadas para preservar os processos de aprendizagem.
A computação em nuvem permite produzir e armazenar documentos multimídia (como textos, fotos e vídeos) diretamente na rede, além de acessá-los e compartilhá-los a partir de qualquer dispositivo conectado à internet. Crescem a cada dia as soluções educacionais para que a “escola na nuvem” permaneça uma possibilidade pós-pandemia, não como substituta da sala de aula, mas como meio de romper as fronteiras do conhecimento, oportunizando sua construção em todo lugar.
Neste curso, aprenderemos mais sobre a computação em nuvem, recursos e estratégias para que alunos e educadores criem, colaborem, compartilhem e "voem alto".
>>> Para recomendar a colegas, clique nos ícones acima.
Com essa pandemia, a Nuvem da Nossa Escola associada ao Google Sala de Aula se tornaram imprescindíveis na comunicação com os alunos e professores. Além disso, nossos documentos estão a alguns "cliques" de distância.
Weverton Augusto, ES.
OBJETIVOS
A partir do curso, espera-se que o professor:
A partir da aplicação de aprendizagens construídas no curso pelo educador, espera-se que o estudante:
UNIDADES
Unidade 1: Uma nuvem de possibilidades
A proposta da unidade é explorar o conceito de computação na nuvem, formas de aplicá-lo na escola para o alcance de uma verdadeira aprendizagem em rede e conexões possíveis com competências e habilidades previstas pela BNCC (Base Nacional Comum Curricular).
Unidade 2: O pacote G Suite for Education
A unidade propõe a experimentação de serviços do pacote de aplicativos do G Suite for Education, sistema da empresa Google voltado para fins educacionais. Exemplos de práticas pedagógicas com suporte do pacote G Suite são também apresentados a fim de instrumentalizar e inspirar os professores.
Unidade 3: Como colocar minha escola na nuvem?
Na unidade 3, são compartilhados e explorados diferentes recursos para o trabalho com a web como plataforma a fim de mobilizar a autoria e a colaboração, como editores de base Wiki, construtores de páginas e ambientes virtuais de aprendizagem.
ALINHAMENTO À BNCC
No curso Escola na nuvem: ferramentas gratuitas de produção on-line, aplicações práticas do conceito de computação em nuvem ao ambiente escolar são exploradas, ilustrando possibilidades diversas de aprendizagem em rede suportadas por recursos digitais. Exemplos de plataformas gratuitas de computação em nuvem que foram desenvolvidas para fins de uso escolar, como o G Suite for Education (da Google), materializam essas alternativas. Por meio da adoção estratégica e orientada de tais ferramentas, espera-se que os alunos sejam encorajados a experimentarem as potencialidades da cultura digital do ponto de vista do desenvolvimento da língua, da arte e da ciência, mobilizando diferentes práticas e mídias para criar, consumir e compartilhar conteúdos, pessoal ou colaborativamente, de forma eficiente, ética e responsável.
No ensino médio, as aprendizagens do curso conectam-se à competência de compreensão do funcionamento das diferentes linguagens e práticas culturais e de mobilização desses conhecimentos na recepção e produção de discursos nos diferentes campos de atuação social, contribuindo com a interpretação crítica da realidade (Linguagens e suas Tecnologias). Também encorajam a mobilização de práticas de linguagem no universo digital para expandir as formas de produzir sentidos, de engajar-se em práticas autorais e coletivas, e de aprender a aprender nos campos da ciência, cultura, trabalho, informação e vida pessoal e coletiva (BRASIL, 2018, p. 490).
ATIVIDADE AVALIATIVA
Construindo a escola na nuvem
Planejamento de proposta pedagógica ou do aprimoramento de algum processo da escola utilizando um ou mais recursos da computação em nuvem. O plano deve conter a indicação dos serviços que serão utilizados, o público-alvo, os objetivos da proposta e os resultados esperados.
Prof. Cláudio Gilberto César, Profa. Dra. Silvia de Oliveira Kist e Profa. Dra. Patrícia Behling Schäfer
Universidade Estadual do Rio Grande do Sul
*** 100% gratuito | Alinhado à BNCC ***
A criatividade, característica tão presente na vida de educadores, mostrou-se ainda mais necessária nos tempos de distanciamento físico dos alunos. Tanto no modelo remoto como no modelo semipresencial de ensino, a computação em nuvem tornou-se uma das aliadas para preservar os processos de aprendizagem.
A computação em nuvem permite produzir e armazenar documentos multimídia (como textos, fotos e vídeos) diretamente na rede, além de acessá-los e compartilhá-los a partir de qualquer dispositivo conectado à internet. Crescem a cada dia as soluções educacionais para que a “escola na nuvem” permaneça uma possibilidade pós-pandemia, não como substituta da sala de aula, mas como meio de romper as fronteiras do conhecimento, oportunizando sua construção em todo lugar.
Neste curso, aprenderemos mais sobre a computação em nuvem, recursos e estratégias para que alunos e educadores criem, colaborem, compartilhem e "voem alto".
>>> Para recomendar a colegas, clique nos ícones acima.
Com essa pandemia, a Nuvem da Nossa Escola associada ao Google Sala de Aula se tornaram imprescindíveis na comunicação com os alunos e professores. Além disso, nossos documentos estão a alguns "cliques" de distância.
Weverton Augusto, ES.
OBJETIVOS
A partir do curso, espera-se que o professor:
A partir da aplicação de aprendizagens construídas no curso pelo educador, espera-se que o estudante:
UNIDADES
Unidade 1: Uma nuvem de possibilidades
A proposta da unidade é explorar o conceito de computação na nuvem, formas de aplicá-lo na escola para o alcance de uma verdadeira aprendizagem em rede e conexões possíveis com competências e habilidades previstas pela BNCC (Base Nacional Comum Curricular).
Unidade 2: O pacote G Suite for Education
A unidade propõe a experimentação de serviços do pacote de aplicativos do G Suite for Education, sistema da empresa Google voltado para fins educacionais. Exemplos de práticas pedagógicas com suporte do pacote G Suite são também apresentados a fim de instrumentalizar e inspirar os professores.
Unidade 3: Como colocar minha escola na nuvem?
Na unidade 3, são compartilhados e explorados diferentes recursos para o trabalho com a web como plataforma a fim de mobilizar a autoria e a colaboração, como editores de base Wiki, construtores de páginas e ambientes virtuais de aprendizagem.
ALINHAMENTO À BNCC
No curso Escola na nuvem: ferramentas gratuitas de produção on-line, aplicações práticas do conceito de computação em nuvem ao ambiente escolar são exploradas, ilustrando possibilidades diversas de aprendizagem em rede suportadas por recursos digitais. Exemplos de plataformas gratuitas de computação em nuvem que foram desenvolvidas para fins de uso escolar, como o G Suite for Education (da Google), materializam essas alternativas. Por meio da adoção estratégica e orientada de tais ferramentas, espera-se que os alunos sejam encorajados a experimentarem as potencialidades da cultura digital do ponto de vista do desenvolvimento da língua, da arte e da ciência, mobilizando diferentes práticas e mídias para criar, consumir e compartilhar conteúdos, pessoal ou colaborativamente, de forma eficiente, ética e responsável.
No ensino médio, as aprendizagens do curso conectam-se à competência de compreensão do funcionamento das diferentes linguagens e práticas culturais e de mobilização desses conhecimentos na recepção e produção de discursos nos diferentes campos de atuação social, contribuindo com a interpretação crítica da realidade (Linguagens e suas Tecnologias). Também encorajam a mobilização de práticas de linguagem no universo digital para expandir as formas de produzir sentidos, de engajar-se em práticas autorais e coletivas, e de aprender a aprender nos campos da ciência, cultura, trabalho, informação e vida pessoal e coletiva (BRASIL, 2018, p. 490).
ATIVIDADE AVALIATIVA
Construindo a escola na nuvem
Planejamento de proposta pedagógica ou do aprimoramento de algum processo da escola utilizando um ou mais recursos da computação em nuvem. O plano deve conter a indicação dos serviços que serão utilizados, o público-alvo, os objetivos da proposta e os resultados esperados.
Prof. Cláudio Gilberto César, Profa. Dra. Silvia de Oliveira Kist e Profa. Dra. Patrícia Behling Schäfer
Universidade Estadual do Rio Grande do Sul
Período de realização
a
Carga Horária
20h