Três alunos estão sentados: um menino utiliza um tablet, uma menina o observa e outra menina faz uma anotação. A professora, de pé, atrás das crianças, inclina o corpo para visualizar a ação do aluno no tablet.
Escrita compartilhada: produção de verbetes enciclopédicos

Período de realização: 01/08 a 26/09

Escrita compartilhada: produção de verbetes enciclopédicos
Indique este curso:

Período de realização: 01/08 a 26/09


*** 100% gratuito | Alinhado à BNCC ***

Como transformar a curiosidade das crianças em conhecimentos organizados, de modo que elas aprendam e consigam compartilhar suas aprendizagens?

O curso Escrita compartilhada: produção de verbetes enciclopédicos é uma das formações do Portal TRILHAS, conhecido nacionalmente pelo seu trabalho em alfabetização, agora presente na plataforma Escolas Conectadas. Propõe um mergulho no universo das enciclopédias, para que o vasto campo de informações se torne uma ferramenta efetiva para a realização de atividades pedagógicas com crianças.

Totalmente alinhada à Base Nacional Comum Curricular, a formação busca ampliar conhecimentos sobre os textos informativos científicos, aprofundar o conceito de verbetes, demonstrar caminhos para realizar uma boa pesquisa e apoiar o desenvolvimento de verbetes enciclopédicos para suportes físicos e digitais com as crianças.

>>> Para recomendar a colegas, clique nos ícones acima.

Como esse curso inova
Inova ao trazer situações reais de sala de aula para embasar a discussão teórica, bem como inspirações para subsidiar mudanças das práticas pedagógicas, propondo abordagens do estudo da língua que destacam a autoria, a criatividade e a comunicação.

Objetivos

  • Ampliar os conhecimentos sobre textos informativos científicos e compreender a relação entre o texto informativo e as linguagens falada e escrita.
  • Considerar a internet no contexto da pesquisa e como ferramenta democrática de acesso à informação, que pode ser bem aproveitada em um projeto pedagógico para inclusão de alfabetização digital com intencionalidade.
  • Aprofundar os saberes sobre a escrita por meio do professor e planejar uma sequência didática sobre o processo de escrever o que as crianças ditam ao professor, como forma efetiva de produzir um texto em linguagem escrita.

Competências pedagógicas

 A partir do curso, espera-se que o educador:

  • reflita sobre o potencial de conhecimento presente no cotidiano, considerando o uso da enciclopédia como uma ferramenta importante de pesquisa e de produção textual;
  • disponha de meios e estratégias para inserir as crianças em fase de alfabetização no universo de obras informativas científicas;
  • oportunize e favoreça o trabalho coletivo das crianças, ampliando o repertório de situações comunicativas relacionadas à escrita de um verbete enciclopédico;
  • auxilie as tomadas de decisões dos alunos na construção do conhecimento com base nos propósitos que têm e na busca por qualidade gráfica e linguística.

Competências esperadas nos alunos

A partir da aplicação de aprendizagens construídas no curso pelo educador, espera-se que o estudante:

  • vivencie o processo de produção textual por meio da construção de um verbete enciclopédico com colegas e professor;
  • desenvolva a compreensão sobre a linguagem escrita e sobre como ela se diferencia da linguagem oral;
  • compreenda as etapas vivenciadas na produção de um texto: planejamento, textualização e revisão;  
  • amplie seu repertório linguístico;
  • conheça mais sobre as características do gênero verbete enciclopédico;  
  • tenha contato com a produção escrita em suportes digitais e conheça possibilidades de compartilhamento dos textos na rede, ampliando o letramento digital.

 

Como a BNCC é abordada?

O curso está alinhado à BNCC à medida que assume o texto como unidade de trabalho para Língua Portuguesa no Ensino Fundamental, mesmo na etapa de alfabetização, considerando o uso significativo da linguagem e envolvendo atividades de leitura, escuta e produção textual em diferentes suportes.  

As práticas que compõem o curso estão relacionadas a habilidades a serem desenvolvidas no componente de Língua Portuguesa nos anos iniciais e a objetivos de aprendizagem e desenvolvimento para a Educação Infantil, especialmente no que diz respeito às etapas da produção textual e a processos de investigação por intermédio da escrita.

São exemplos: 

  • (EI03EF07) Levantar hipóteses sobre gêneros textuais veiculados em portadores conhecidos, recorrendo a estratégias de observação gráfica e/ou de leitura.
  • (EF15LP05) Planejar, com a ajuda do professor, o texto que será produzido,             considerando a situação comunicativa, os interlocutores (quem escreve/para quem escreve); a finalidade ou o propósito (escrever para quê); a circulação (onde o texto vai circular); o suporte (qual é o portador do texto); a linguagem, organização e forma do texto e seu tema, pesquisando em meios impressos ou digitais, sempre que for preciso, informações necessárias à produção do texto, organizando em tópicos os dados e as fontes pesquisadas.
  • (EF15LP06) Reler e revisar o texto produzido com a ajuda do professor e a colaboração dos colegas, para corrigi-lo e aprimorá-lo, fazendo cortes, acréscimos, reformulações, correções de ortografia e pontuação.
  • (EF15LP07) Editar a versão final do texto, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, ilustrando, quando for o caso, em suporte adequado, manual ou digital. 
  • (EF15LP08) Utilizar software, inclusive programas de edição de texto, para editar e publicar os textos produzidos, explorando os recursos multissemióticos disponíveis.

 

Trajetória 

O curso está organizado em sete unidades, e cada unidade possui aulas interativas. Essas aulas são produzidas a partir do conteúdo teórico, de situações práticas de sala de aula e de atividades mobilizadoras de conhecimento.

Unidade 1 - Sensibilização

Onde encontrar respostas para o espetáculo da vida? Quem nos ensina? Onde aprender? As perguntas são algumas das indagações disparadoras trazidas na unidade de sensibilização. Ela nos aproxima da temática do curso por meio da conexão de conceitos científicos a curiosidades que cada cena do dia a dia pode despertar.

Unidade 2 - Introdução aos conceitos

A unidade 2 introduz alguns conceitos importantes sobre o gênero verbete enciclopédico, sobre leitura e escrita compartilhada, bem como sobre a situação didática de escrita por meio do professor.

Unidade 3 - Sequência didática

Na unidade 3, vamos acompanhar o desenvolvimento de uma sequência didática para a produção textual compartilhada de verbete enciclopédico. Nosso contexto será o percurso de uma turma do 2º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública em uma investigação sobre dinossauros.

Unidade 4 - Condições didáticas

Na unidade 4, analisaremos algumas condições didáticas que precisam ser pensadas pelos professores para cada uma das etapas da produção do verbete: planejamento, textualização e revisão.  

Unidade 5 - Inspirações para a prática  

Na unidade 5, disponibilizaremos algumas inspirações para a prática. São artigos e planos de aula que podem ajudá-lo(a) a pensar o planejamento da produção escrita de verbete enciclopédico (para o suporte físico ou digital) com a sua turma.

Unidade 6 - Sistematização 

Na unidade 6, iremos sistematizar os conteúdos abordados ao longo do curso para retomarmos as aprendizagens favorecidas aos alunos com a escrita de verbetes enciclopédicos e identificarmos as construções necessárias a cada um de nós, professores, na realização desse trabalho.

Unidade 7 - Hora de planejar a aula

Na unidade 7, trazemos o convite para a elaboração do seu planejamento, incluindo objetivos, materiais, intervenções possíveis e organização do espaço.

 

Atividade avaliativa do curso

Avaliação objetiva: para aprovação no curso, é necessário obter aproveitamento igual ou superior a 70% no questionário final.

Conheça as principais características deste curso e encontre cursos semelhantes:
Carga Horária:
45 horas



Competências gerais da BNCC mobilizadas:
Conhecimento Pensamento científico, crítico e criativo Comunicação


Caminhos para a Inovação:
Práticas Currículo

Curso Gratuito
Certificado Incluso
Indique este curso:

Período de realização: 01/08 a 26/09


*** 100% gratuito | Alinhado à BNCC ***

Como transformar a curiosidade das crianças em conhecimentos organizados, de modo que elas aprendam e consigam compartilhar suas aprendizagens?

O curso Escrita compartilhada: produção de verbetes enciclopédicos é uma das formações do Portal TRILHAS, conhecido nacionalmente pelo seu trabalho em alfabetização, agora presente na plataforma Escolas Conectadas. Propõe um mergulho no universo das enciclopédias, para que o vasto campo de informações se torne uma ferramenta efetiva para a realização de atividades pedagógicas com crianças.

Totalmente alinhada à Base Nacional Comum Curricular, a formação busca ampliar conhecimentos sobre os textos informativos científicos, aprofundar o conceito de verbetes, demonstrar caminhos para realizar uma boa pesquisa e apoiar o desenvolvimento de verbetes enciclopédicos para suportes físicos e digitais com as crianças.

>>> Para recomendar a colegas, clique nos ícones acima.

Como esse curso inova
Inova ao trazer situações reais de sala de aula para embasar a discussão teórica, bem como inspirações para subsidiar mudanças das práticas pedagógicas, propondo abordagens do estudo da língua que destacam a autoria, a criatividade e a comunicação.

Objetivos

  • Ampliar os conhecimentos sobre textos informativos científicos e compreender a relação entre o texto informativo e as linguagens falada e escrita.
  • Considerar a internet no contexto da pesquisa e como ferramenta democrática de acesso à informação, que pode ser bem aproveitada em um projeto pedagógico para inclusão de alfabetização digital com intencionalidade.
  • Aprofundar os saberes sobre a escrita por meio do professor e planejar uma sequência didática sobre o processo de escrever o que as crianças ditam ao professor, como forma efetiva de produzir um texto em linguagem escrita.

Competências pedagógicas

 A partir do curso, espera-se que o educador:

  • reflita sobre o potencial de conhecimento presente no cotidiano, considerando o uso da enciclopédia como uma ferramenta importante de pesquisa e de produção textual;
  • disponha de meios e estratégias para inserir as crianças em fase de alfabetização no universo de obras informativas científicas;
  • oportunize e favoreça o trabalho coletivo das crianças, ampliando o repertório de situações comunicativas relacionadas à escrita de um verbete enciclopédico;
  • auxilie as tomadas de decisões dos alunos na construção do conhecimento com base nos propósitos que têm e na busca por qualidade gráfica e linguística.

Competências esperadas nos alunos

A partir da aplicação de aprendizagens construídas no curso pelo educador, espera-se que o estudante:

  • vivencie o processo de produção textual por meio da construção de um verbete enciclopédico com colegas e professor;
  • desenvolva a compreensão sobre a linguagem escrita e sobre como ela se diferencia da linguagem oral;
  • compreenda as etapas vivenciadas na produção de um texto: planejamento, textualização e revisão;  
  • amplie seu repertório linguístico;
  • conheça mais sobre as características do gênero verbete enciclopédico;  
  • tenha contato com a produção escrita em suportes digitais e conheça possibilidades de compartilhamento dos textos na rede, ampliando o letramento digital.

 

Como a BNCC é abordada?

O curso está alinhado à BNCC à medida que assume o texto como unidade de trabalho para Língua Portuguesa no Ensino Fundamental, mesmo na etapa de alfabetização, considerando o uso significativo da linguagem e envolvendo atividades de leitura, escuta e produção textual em diferentes suportes.  

As práticas que compõem o curso estão relacionadas a habilidades a serem desenvolvidas no componente de Língua Portuguesa nos anos iniciais e a objetivos de aprendizagem e desenvolvimento para a Educação Infantil, especialmente no que diz respeito às etapas da produção textual e a processos de investigação por intermédio da escrita.

São exemplos: 

  • (EI03EF07) Levantar hipóteses sobre gêneros textuais veiculados em portadores conhecidos, recorrendo a estratégias de observação gráfica e/ou de leitura.
  • (EF15LP05) Planejar, com a ajuda do professor, o texto que será produzido,             considerando a situação comunicativa, os interlocutores (quem escreve/para quem escreve); a finalidade ou o propósito (escrever para quê); a circulação (onde o texto vai circular); o suporte (qual é o portador do texto); a linguagem, organização e forma do texto e seu tema, pesquisando em meios impressos ou digitais, sempre que for preciso, informações necessárias à produção do texto, organizando em tópicos os dados e as fontes pesquisadas.
  • (EF15LP06) Reler e revisar o texto produzido com a ajuda do professor e a colaboração dos colegas, para corrigi-lo e aprimorá-lo, fazendo cortes, acréscimos, reformulações, correções de ortografia e pontuação.
  • (EF15LP07) Editar a versão final do texto, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, ilustrando, quando for o caso, em suporte adequado, manual ou digital. 
  • (EF15LP08) Utilizar software, inclusive programas de edição de texto, para editar e publicar os textos produzidos, explorando os recursos multissemióticos disponíveis.

 

Trajetória 

O curso está organizado em sete unidades, e cada unidade possui aulas interativas. Essas aulas são produzidas a partir do conteúdo teórico, de situações práticas de sala de aula e de atividades mobilizadoras de conhecimento.

Unidade 1 - Sensibilização

Onde encontrar respostas para o espetáculo da vida? Quem nos ensina? Onde aprender? As perguntas são algumas das indagações disparadoras trazidas na unidade de sensibilização. Ela nos aproxima da temática do curso por meio da conexão de conceitos científicos a curiosidades que cada cena do dia a dia pode despertar.

Unidade 2 - Introdução aos conceitos

A unidade 2 introduz alguns conceitos importantes sobre o gênero verbete enciclopédico, sobre leitura e escrita compartilhada, bem como sobre a situação didática de escrita por meio do professor.

Unidade 3 - Sequência didática

Na unidade 3, vamos acompanhar o desenvolvimento de uma sequência didática para a produção textual compartilhada de verbete enciclopédico. Nosso contexto será o percurso de uma turma do 2º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública em uma investigação sobre dinossauros.

Unidade 4 - Condições didáticas

Na unidade 4, analisaremos algumas condições didáticas que precisam ser pensadas pelos professores para cada uma das etapas da produção do verbete: planejamento, textualização e revisão.  

Unidade 5 - Inspirações para a prática  

Na unidade 5, disponibilizaremos algumas inspirações para a prática. São artigos e planos de aula que podem ajudá-lo(a) a pensar o planejamento da produção escrita de verbete enciclopédico (para o suporte físico ou digital) com a sua turma.

Unidade 6 - Sistematização 

Na unidade 6, iremos sistematizar os conteúdos abordados ao longo do curso para retomarmos as aprendizagens favorecidas aos alunos com a escrita de verbetes enciclopédicos e identificarmos as construções necessárias a cada um de nós, professores, na realização desse trabalho.

Unidade 7 - Hora de planejar a aula

Na unidade 7, trazemos o convite para a elaboração do seu planejamento, incluindo objetivos, materiais, intervenções possíveis e organização do espaço.

 

Atividade avaliativa do curso

Avaliação objetiva: para aprovação no curso, é necessário obter aproveitamento igual ou superior a 70% no questionário final.

Conheça as principais características deste curso e encontre cursos semelhantes:
Carga Horária:
45 horas



Competências gerais da BNCC mobilizadas:
Conhecimento Pensamento científico, crítico e criativo Comunicação


Caminhos para a Inovação:
Práticas Currículo

Escrita compartilhada: produção de verbetes enciclopédicos
Curso Gratuito
Certificado Incluso

Período de realização

01/08 a 26/09

Carga Horária

45h