Período de realização: a
*** 100% gratuito | Alinhado à BNCC ***
Como transformar a curiosidade das crianças em conhecimentos organizados, de modo que elas aprendam e consigam compartilhar suas aprendizagens?
O curso propõe um mergulho no universo das enciclopédias, para que o vasto campo de informações se torne uma ferramenta efetiva para a realização de atividades pedagógicas com crianças.
Totalmente alinhada à Base Nacional Comum Curricular, a formação busca ampliar conhecimentos sobre os textos informativos científicos, aprofundar o conceito de verbetes, demonstrar caminhos para realizar uma boa pesquisa e apoiar o desenvolvimento de verbetes enciclopédicos para suportes físicos e digitais com as crianças.
>>> Para recomendar a colegas, clique nos ícones acima.
Achei o curso muito bem elaborado devido à contextualização e à organização dos tópicos na plataforma. O conteúdo é relevante e totalmente aplicável à prática pedagógica, sem contar a equipe super atenciosa. Amei tudo! Obrigada pela ótima oportunidade!
Ivanice Maria Zacarias de Lima, SP.
Objetivos
Competências pedagógicas
A partir do curso, espera-se que o educador:
Competências esperadas nos alunos
A partir da aplicação de aprendizagens construídas no curso pelo educador, espera-se que o estudante:
Como a BNCC é abordada?
O curso está alinhado à BNCC à medida que assume o texto como unidade de trabalho para Língua Portuguesa no Ensino Fundamental, mesmo na etapa de alfabetização, considerando o uso significativo da linguagem e envolvendo atividades de leitura, escuta e produção textual em diferentes suportes.
As práticas que compõem o curso estão relacionadas a habilidades a serem desenvolvidas no componente de Língua Portuguesa nos anos iniciais e a objetivos de aprendizagem e desenvolvimento para a Educação Infantil, especialmente no que diz respeito às etapas da produção textual e a processos de investigação por intermédio da escrita.
São exemplos:
Trajetória
O curso está organizado em sete unidades, e cada unidade possui aulas interativas. Essas aulas são produzidas a partir do conteúdo teórico, de situações práticas de sala de aula e de atividades mobilizadoras de conhecimento.
Unidade 1 - Sensibilização
Onde encontrar respostas para o espetáculo da vida? Quem nos ensina? Onde aprender? As perguntas são algumas das indagações disparadoras trazidas na unidade de sensibilização. Ela nos aproxima da temática do curso por meio da conexão de conceitos científicos a curiosidades que cada cena do dia a dia pode despertar.
Unidade 2 - Introdução aos conceitos
A unidade 2 introduz alguns conceitos importantes sobre o gênero verbete enciclopédico, sobre leitura e escrita compartilhada, bem como sobre a situação didática de escrita por meio do professor.
Unidade 3 - Sequência didática
Na unidade 3, vamos acompanhar o desenvolvimento de uma sequência didática para a produção textual compartilhada de verbete enciclopédico. Nosso contexto será o percurso de uma turma do 2º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública em uma investigação sobre dinossauros.
Unidade 4 - Condições didáticas
Na unidade 4, analisaremos algumas condições didáticas que precisam ser pensadas pelos professores para cada uma das etapas da produção do verbete: planejamento, textualização e revisão.
Unidade 5 - Inspirações para a prática
Na unidade 5, disponibilizaremos algumas inspirações para a prática. São artigos e planos de aula que podem ajudá-lo(a) a pensar o planejamento da produção escrita de verbete enciclopédico (para o suporte físico ou digital) com a sua turma.
Unidade 6 - Sistematização
Na unidade 6, iremos sistematizar os conteúdos abordados ao longo do curso para retomarmos as aprendizagens favorecidas aos alunos com a escrita de verbetes enciclopédicos e identificarmos as construções necessárias a cada um de nós, professores, na realização desse trabalho.
Unidade 7 - Hora de planejar a aula
Na unidade 7, trazemos o convite para a elaboração do seu planejamento, incluindo objetivos, materiais, intervenções possíveis e organização do espaço.
Atividade avaliativa do curso
Avaliação objetiva: para aprovação no curso, é necessário obter aproveitamento igual ou superior a 70% no questionário final.
*** 100% gratuito | Alinhado à BNCC ***
Como transformar a curiosidade das crianças em conhecimentos organizados, de modo que elas aprendam e consigam compartilhar suas aprendizagens?
O curso propõe um mergulho no universo das enciclopédias, para que o vasto campo de informações se torne uma ferramenta efetiva para a realização de atividades pedagógicas com crianças.
Totalmente alinhada à Base Nacional Comum Curricular, a formação busca ampliar conhecimentos sobre os textos informativos científicos, aprofundar o conceito de verbetes, demonstrar caminhos para realizar uma boa pesquisa e apoiar o desenvolvimento de verbetes enciclopédicos para suportes físicos e digitais com as crianças.
>>> Para recomendar a colegas, clique nos ícones acima.
Achei o curso muito bem elaborado devido à contextualização e à organização dos tópicos na plataforma. O conteúdo é relevante e totalmente aplicável à prática pedagógica, sem contar a equipe super atenciosa. Amei tudo! Obrigada pela ótima oportunidade!
Ivanice Maria Zacarias de Lima, SP.
Objetivos
Competências pedagógicas
A partir do curso, espera-se que o educador:
Competências esperadas nos alunos
A partir da aplicação de aprendizagens construídas no curso pelo educador, espera-se que o estudante:
Como a BNCC é abordada?
O curso está alinhado à BNCC à medida que assume o texto como unidade de trabalho para Língua Portuguesa no Ensino Fundamental, mesmo na etapa de alfabetização, considerando o uso significativo da linguagem e envolvendo atividades de leitura, escuta e produção textual em diferentes suportes.
As práticas que compõem o curso estão relacionadas a habilidades a serem desenvolvidas no componente de Língua Portuguesa nos anos iniciais e a objetivos de aprendizagem e desenvolvimento para a Educação Infantil, especialmente no que diz respeito às etapas da produção textual e a processos de investigação por intermédio da escrita.
São exemplos:
Trajetória
O curso está organizado em sete unidades, e cada unidade possui aulas interativas. Essas aulas são produzidas a partir do conteúdo teórico, de situações práticas de sala de aula e de atividades mobilizadoras de conhecimento.
Unidade 1 - Sensibilização
Onde encontrar respostas para o espetáculo da vida? Quem nos ensina? Onde aprender? As perguntas são algumas das indagações disparadoras trazidas na unidade de sensibilização. Ela nos aproxima da temática do curso por meio da conexão de conceitos científicos a curiosidades que cada cena do dia a dia pode despertar.
Unidade 2 - Introdução aos conceitos
A unidade 2 introduz alguns conceitos importantes sobre o gênero verbete enciclopédico, sobre leitura e escrita compartilhada, bem como sobre a situação didática de escrita por meio do professor.
Unidade 3 - Sequência didática
Na unidade 3, vamos acompanhar o desenvolvimento de uma sequência didática para a produção textual compartilhada de verbete enciclopédico. Nosso contexto será o percurso de uma turma do 2º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública em uma investigação sobre dinossauros.
Unidade 4 - Condições didáticas
Na unidade 4, analisaremos algumas condições didáticas que precisam ser pensadas pelos professores para cada uma das etapas da produção do verbete: planejamento, textualização e revisão.
Unidade 5 - Inspirações para a prática
Na unidade 5, disponibilizaremos algumas inspirações para a prática. São artigos e planos de aula que podem ajudá-lo(a) a pensar o planejamento da produção escrita de verbete enciclopédico (para o suporte físico ou digital) com a sua turma.
Unidade 6 - Sistematização
Na unidade 6, iremos sistematizar os conteúdos abordados ao longo do curso para retomarmos as aprendizagens favorecidas aos alunos com a escrita de verbetes enciclopédicos e identificarmos as construções necessárias a cada um de nós, professores, na realização desse trabalho.
Unidade 7 - Hora de planejar a aula
Na unidade 7, trazemos o convite para a elaboração do seu planejamento, incluindo objetivos, materiais, intervenções possíveis e organização do espaço.
Atividade avaliativa do curso
Avaliação objetiva: para aprovação no curso, é necessário obter aproveitamento igual ou superior a 70% no questionário final.
Período de realização
a
Carga Horária
45h