Escrita criativa: com a palavra, a autoria

Caminhos para a Inovação:   Currículo Práticas

Nós, educadores, queremos, além de escrever bem, ajudar nossos alunos para que sejam excelentes escritores, correto? E onde a criatividade entra nesse contexto? Como a autoria e a imaginação contribuem para formar alunos escritores? Ficou curioso(a)?

Junte-se ao grupo para (re)visitar bases conceituais de diferentes textos e para conhecer perspectivas de trabalho com escrita criativa. Aproveite, ainda, para conhecer práticas e inspirações que podem ser conectadas a competências e habilidades previstas pela Base Nacional Comum Curricular para as diferentes etapas da educação básica, com ênfase nos anos iniciais e finais do ensino fundamental.

Período de Realização: 28 de setembro a 26 de outubro
Próximas turmas


Carga Horária: 20 horas

Áreas do Conhecimento: Linguagens, Transversal/ Projetos interdisciplinares

Modalidade: Mediado


Recomendação Ciclo/Série: Ensino fundamental (anos iniciais e finais) e ensino médio.

Autoria: Profa. Dra. Silvia de Oliveira Kist, Profa. Dra. Alexandra Lorandi Macedo e Profa. Dra. Patrícia Behling Schäfer

Certificação: Universidade Estadual do Rio Grande do Sul



Como esse curso inova
Inova ao trazer inspirações para subsidiar mudanças das práticas pedagógicas, propondo abordagens do estudo da língua que destacam a autoria, a criatividade e a comunicação.

Competências gerais da BNCC mobilizadas nos alunos

Conhecimento
Comunicação
Argumentação
Cultura Digital
Repertório cultural

Veja alguns depoimentos sobre o curso

Vi a escrita com outro olhar: caminhos que vão entrelaçando o saber e tornando o aprendizado ímpar. Aqui não cabe mais um sujeito passivo e receptivo, e sim um indivíduo capaz de refletir, tendo um olhar amplo de todo o contexto que o envolve. Sônia dos Santos Porto, ES.
"
"