*** 100% gratuito | Alinhado à BNCC ***
Como educadores, queremos que nossos alunos vejam a escrita como fonte de expressão, prazer e informação. Queremos que desenvolvam a paixão por escrever. E como a criatividade entra nesse contexto? Como a autoria e a imaginação contribuem para formar alunos escritores?
Na formação, vamos conhecer perspectivas de trabalho com escrita criativa, utilizando o apoio de meios de comunicação como quadrinhos, construções publicitárias e elementos do campo jornalístico-midiático.
Traremos orientações e inspirações para que a escola encoraje a aplicação efetiva do código escrito, não mais dirigido a um leitor isolado, papel muitas vezes desempenhado pelo professor, mas envolvido numa gama de intercâmbios. Também experimentaremos recursos de criação escrita adaptáveis às diferentes etapas da educação básica e aos modelos de ensino híbrido e remoto.
>>> Para recomendar a colegas, clique nos ícones acima.
Gostei tanto deste curso que me ajudou a publicar a minha primeira história infantil, no site do clube dos autores.
Claudia Izabel Albuquerque Martinho, SP
OBJETIVOS
A partir do curso, espera-se que o professor:
A partir da aplicação de aprendizagens construídas no curso pelo educador, espera-se que o estudante:
UNIDADES
Unidade 1: Conhecer bem para escrever melhor
A unidade 1 propõe a retomada dos conceitos de gênero e tipo textual e a exploração da variedade de textos existentes. São compartilhadas práticas, inspirações e ferramentas para realizar trabalhos com escrita criativa com os estudantes.
Unidade 2: Escrita e meios de comunicação - estratégias e possibilidades
Na unidade 2, são experimentadas inúmeras possibilidades apresentadas pelos meios de comunicação para o auxílio ao desenvolvimento da escrita criativa. São destacadas estratégias de mobilização da criatividade e da imaginação que estão na base da relação entre veículos, leitores e espectadores na publicidade, no jornalismo e em outros campos da comunicação social.
Unidade 3: Quadrinhos na sala de aula
A unidade 3 é dedicada ao mundo dos quadrinhos. Serão estudadas as características e técnicas de produção desse gênero textual que fascina múltiplas gerações. Também serão exploradas ferramentas tecnológicas, gratuitas e acessíveis, para criar quadrinhos digitais.
ALINHAMENTO À BNCC
Ao explorar a variedade (de formatos e objetivos) de textos existentes, incluindo gêneros e tipos textuais, a unidade 1 do curso focaliza a condição contextual das manifestações linguísticas, frutos de produções sócio-históricas e propulsoras da construção de identidades. A língua é não apenas objeto de conhecimento, como também meio primordial de sua construção. Busca-se, ao longo da formação, prover orientações e inspirações para que a escola encoraje a aplicação efetiva do código escrito, não mais dirigido a um leitor isolado, papel muitas vezes desempenhado pelo professor (ao receber, por exemplo, a redação do aluno em uma prática avaliativa), mas envolvido numa gama de intercâmbios. Essa rede pode incluir diversos atores, como colegas, amigos, comunidade e, com o apoio das tecnologias digitais, círculos dos mais variados. Investidas de sentido real (interagir e comunicar-se), as práticas de leitura, escrita e oralidade devem considerar a multiplicidade de situações comunicativas e de perfis de interlocutores, além de priorizar o compartilhamento ético e respeitoso de informações. De maneira semelhante à unidade 1, a segunda unidade da formação prioriza as competências de lectoescrita com propósito interacional, valendo-se dos recursos que os meios de comunicação de massa proporcionam. Tanto do ponto de vista da produção como da apreciação de peças publicitárias ou jornalísticas, o desenvolvimento da autonomia intelectual e da criticidade é solicitado. No campo da Arte, o trabalho com possibilidades dos meios de comunicação e das tecnologias da informação contribui com a compreensão de diferentes manifestações que, embora denotem cunho noticioso ou publicitário, compõem o acervo cultural de uma sociedade e colaboram, assim, com a constituição do repertório pessoal para a fruição de produções propriamente artísticas. Ainda do ponto de vista da análise de exemplares de produções jornalísticas e publicitárias, a unidade 2 subsidia o estabelecimento de conexões e de diferenciações entre arte e mídia. A exemplo das unidades 1 e 2, a terceira unidade do curso, ao explorar as potencialidades pedagógicas dos quadrinhos, abre espaço para experiências lúdicas, para a autoria e a imaginação. As charges e os cartuns mobilizam, ainda, a problematização de questões sociais relevantes, de ordem política, econômica e cultural, por exemplo. Incentivam, assim, também o desenvolvimento da crítica e da autonomia intelectual.
ATIVIDADE AVALIATIVA
Criando sua HQ ou “super escrita”
Opção 1: criação e compartilhamento de uma história em quadrinhos (física ou digital) sobre o tema "a imaginação na escola".
Opção 2: criação e compartilhamento de uma sequência de pelo menos dois parágrafos para a crônica apresentada, compondo a continuidade da história.
Profa. Dra. Patrícia Behling Schäfer, Profa. Dra. Silvia de Oliveira Kist e Profa. Dra. Alexandra Lorandi Macedo
Centro Universitário Ítalo Brasileiro
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Como educadores, queremos que nossos alunos vejam a escrita como fonte de expressão, prazer e informação. Queremos que desenvolvam a paixão por escrever. E como a criatividade entra nesse contexto? Como a autoria e a imaginação contribuem para formar alunos escritores?
Na formação, vamos conhecer perspectivas de trabalho com escrita criativa, utilizando o apoio de meios de comunicação como quadrinhos, construções publicitárias e elementos do campo jornalístico-midiático.
Traremos orientações e inspirações para que a escola encoraje a aplicação efetiva do código escrito, não mais dirigido a um leitor isolado, papel muitas vezes desempenhado pelo professor, mas envolvido numa gama de intercâmbios. Também experimentaremos recursos de criação escrita adaptáveis às diferentes etapas da educação básica e aos modelos de ensino híbrido e remoto.
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Gostei tanto deste curso que me ajudou a publicar a minha primeira história infantil, no site do clube dos autores.
Claudia Izabel Albuquerque Martinho, SP
OBJETIVOS
A partir do curso, espera-se que o professor:
A partir da aplicação de aprendizagens construídas no curso pelo educador, espera-se que o estudante:
UNIDADES
Unidade 1: Conhecer bem para escrever melhor
A unidade 1 propõe a retomada dos conceitos de gênero e tipo textual e a exploração da variedade de textos existentes. São compartilhadas práticas, inspirações e ferramentas para realizar trabalhos com escrita criativa com os estudantes.
Unidade 2: Escrita e meios de comunicação - estratégias e possibilidades
Na unidade 2, são experimentadas inúmeras possibilidades apresentadas pelos meios de comunicação para o auxílio ao desenvolvimento da escrita criativa. São destacadas estratégias de mobilização da criatividade e da imaginação que estão na base da relação entre veículos, leitores e espectadores na publicidade, no jornalismo e em outros campos da comunicação social.
Unidade 3: Quadrinhos na sala de aula
A unidade 3 é dedicada ao mundo dos quadrinhos. Serão estudadas as características e técnicas de produção desse gênero textual que fascina múltiplas gerações. Também serão exploradas ferramentas tecnológicas, gratuitas e acessíveis, para criar quadrinhos digitais.
ALINHAMENTO À BNCC
Ao explorar a variedade (de formatos e objetivos) de textos existentes, incluindo gêneros e tipos textuais, a unidade 1 do curso focaliza a condição contextual das manifestações linguísticas, frutos de produções sócio-históricas e propulsoras da construção de identidades. A língua é não apenas objeto de conhecimento, como também meio primordial de sua construção. Busca-se, ao longo da formação, prover orientações e inspirações para que a escola encoraje a aplicação efetiva do código escrito, não mais dirigido a um leitor isolado, papel muitas vezes desempenhado pelo professor (ao receber, por exemplo, a redação do aluno em uma prática avaliativa), mas envolvido numa gama de intercâmbios. Essa rede pode incluir diversos atores, como colegas, amigos, comunidade e, com o apoio das tecnologias digitais, círculos dos mais variados. Investidas de sentido real (interagir e comunicar-se), as práticas de leitura, escrita e oralidade devem considerar a multiplicidade de situações comunicativas e de perfis de interlocutores, além de priorizar o compartilhamento ético e respeitoso de informações. De maneira semelhante à unidade 1, a segunda unidade da formação prioriza as competências de lectoescrita com propósito interacional, valendo-se dos recursos que os meios de comunicação de massa proporcionam. Tanto do ponto de vista da produção como da apreciação de peças publicitárias ou jornalísticas, o desenvolvimento da autonomia intelectual e da criticidade é solicitado. No campo da Arte, o trabalho com possibilidades dos meios de comunicação e das tecnologias da informação contribui com a compreensão de diferentes manifestações que, embora denotem cunho noticioso ou publicitário, compõem o acervo cultural de uma sociedade e colaboram, assim, com a constituição do repertório pessoal para a fruição de produções propriamente artísticas. Ainda do ponto de vista da análise de exemplares de produções jornalísticas e publicitárias, a unidade 2 subsidia o estabelecimento de conexões e de diferenciações entre arte e mídia. A exemplo das unidades 1 e 2, a terceira unidade do curso, ao explorar as potencialidades pedagógicas dos quadrinhos, abre espaço para experiências lúdicas, para a autoria e a imaginação. As charges e os cartuns mobilizam, ainda, a problematização de questões sociais relevantes, de ordem política, econômica e cultural, por exemplo. Incentivam, assim, também o desenvolvimento da crítica e da autonomia intelectual.
ATIVIDADE AVALIATIVA
Criando sua HQ ou “super escrita”
Opção 1: criação e compartilhamento de uma história em quadrinhos (física ou digital) sobre o tema "a imaginação na escola".
Opção 2: criação e compartilhamento de uma sequência de pelo menos dois parágrafos para a crônica apresentada, compondo a continuidade da história.
Profa. Dra. Patrícia Behling Schäfer, Profa. Dra. Silvia de Oliveira Kist e Profa. Dra. Alexandra Lorandi Macedo
Centro Universitário Ítalo Brasileiro
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20h