Professora e aluna estão diante do quadro. Professora tem um giz em mãos e está iniciando a escrita.
Escrita colaborativa por meio do professor: universo dos contos

Período de realização: a

Escrita colaborativa por meio do professor: universo dos contos
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Período de realização: a


*** 100% gratuito | Alinhado à BNCC ***

Uma criança que está em processo de alfabetização pode escrever um texto completo, coerente, com início, meio e fim? E se ela já souber o enredo da história que quer contar? O curso Escrita por meio do professor: universo dos contos provoca essa reflexão. Ele integra o conjunto de formações do Portal TRILHAS, conhecido nacionalmente pelo seu trabalho em alfabetização, agora presente na plataforma Escolas Conectadas.

Ditar ao professor insere as crianças, desde muito pequenas, na aprendizagem da linguagem escrita. Ao escrever o texto ditado pelas crianças, o professor assume o papel de escriba, garantindo a ortografia e a pontuação, mas sempre com a intenção de que as crianças possam se ocupar da linguagem escrita como os reais autores.

Para desenvolver esse trabalho de produção textual por meio do professor, vamos mergulhar no universo dos contos de fadas, esses clássicos que vêm encantando várias gerações e fazem parte do repertório infantil. Traremos a fundamentação teórica alinhada às situações práticas de sala de aula, promovendo a reflexão e, ao mesmo tempo, inspirando novas possibilidades pedagógicas.

>>> Para recomendar a colegas, clique nos ícones acima.

Como esse curso inova
Inova ao trazer situações reais de sala de aula para embasar a discussão teórica, bem como inspirações para subsidiar mudanças das práticas pedagógicas, propondo abordagens do estudo da língua que destacam a autoria, a criatividade e a comunicação.

Objetivo

Nosso objetivo é promover a reflexão sobre a importância da escrita por meio do professor e subsidiar a condução de atividades de reescrita de contos de fadas como prática em sala de aula. 

Competências pedagógicas

A partir do curso, espera-se que o professor:

  • reconheça que a proposta de reescrita por meio do professor favorece a aprendizagem da linguagem escrita, inclusive para os estudantes que não escrevem alfabeticamente;
  • compreenda os papéis do professor como escriba;
  • entenda a relevância do trabalho com os contos clássicos para a formação de leitores e escritores;
  • compreenda o potencial dos contos de fadas para o desenvolvimento do imaginário infantil e para abordar questões humanas essenciais – angústias, medos, desejos, amor;
  • conheça as etapas para o desenvolvimento de um trabalho robusto com foco na produção textual;
  • esteja atento às condições didáticas para o desenvolvimento de uma prática de reescrita de um conto de fadas em sala de aula;
  • compreenda a importância de envolver as crianças nas decisões relacionadas à produção do texto, considerando o objetivo, o destinatário, a obra a ser indicada e a maneira de divulgação;
  • reconheça as possibilidades apresentadas pelas tecnologias digitais para potencializar o trabalho com produção e comunicação escrita;
  • construa um repertório de ideias para o planejamento e a condução de práticas com produção textual.

Competências esperadas nos alunos

A partir da aplicação de aprendizagens construídas no curso pelo educador, espera-se que o estudante:

  • vivencie o processo de produção textual por meio do ditado ao professor e se reconheça como autor;
  • desenvolva a compreensão sobre a linguagem escrita e sobre como ela se diferencia da linguagem oral;
  • compreenda as etapas vivenciadas por um escritor na produção de um texto: planejamento, textualização e revisão;  
  • amplie seu repertório linguístico;
  • conheça mais sobre as características do gênero textual conto de fadas;  
  • tenha contato com a produção escrita em suportes digitais e conheça possibilidades de compartilhamento dos textos na rede, ampliando o letramento digital. 

 

Como a BNCC é abordada?

O curso está alinhado à BNCC à medida que assume o texto como unidade de trabalho para Língua Portuguesa no Ensino Fundamental, mesmo na etapa de alfabetização, considerando o uso significativo da linguagem e envolvendo atividades de leitura, escuta e produção textual em diferentes suportes.  

As práticas que compõem o curso estão indicadas entre as habilidades a serem desenvolvidas no componente de Língua Portuguesa nos anos iniciais, especialmente no que diz respeito à produção textual tendo o professor como escriba e à reescrita de textos narrativos lidos pelo professor:

  • (EF01LP25) Produzir, tendo o professor como escriba, recontagens de histórias lidas pelo professor, histórias imaginadas ou baseadas em livros de imagens, observando a forma de composição de textos narrativos (personagens, enredo, tempo e espaço).
  • (EF02LP27) Reescrever textos narrativos literários lidos pelo professor.

Da mesma forma, os comportamentos do escritor no processo de produção textual destacados no curso estão expressos como habilidades a serem desenvolvidas do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental.  

Relacionada ao planejamento do texto:

  • (EF15LP05) Planejar, com a ajuda do professor, o texto que será produzido, considerando a situação comunicativa, os interlocutores (quem escreve/para quem escreve); a finalidade ou o propósito (escrever para quê); a circulação (onde o texto vai circular); o suporte (qual é o portador do texto); a linguagem, organização e forma do texto e seu tema, pesquisando em meios impressos ou digitais, sempre que for preciso, informações necessárias à produção do texto, organizando em tópicos os dados e as fontes pesquisadas.

Relacionada à revisão de textos:  

  • (EF15LP06) Reler e revisar o texto produzido com a ajuda do professor e a colaboração dos colegas, para corrigi-lo e aprimorá-lo, fazendo cortes, acréscimos, reformulações, correções de ortografia e pontuação.

Relacionada à edição de textos:  

  • (EF15LP07) Editar a versão final do texto, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, ilustrando, quando for o caso, em suporte adequado, manual ou digital.

Relacionada à utilização da tecnologia digital:

  • (EF15LP08) Utilizar software, inclusive programas de edição de texto, para editar e publicar os textos produzidos, explorando os recursos multissemióticos disponíveis.

 

Trajetória

O curso está organizado em nove unidades, e cada unidade possui aulas interativas. Essas aulas são produzidas a partir do conteúdo teórico, de situações práticas de sala de aula e de atividades mobilizadoras de conhecimento.

Unidade 1 - Sensibilização

Na unidade 1, você será introduzido(a) ao curso por meio de duas aulas de sensibilização: "O universo dos contos'' e "De escritor para escritor''.

Unidade 2 - Introdução aos conceitos

Na unidade 2, exploraremos alguns conceitos importantes para entender a produção textual a partir da reescrita colaborativa/compartilhada.

Unidade 3 - Sequência didática

Na unidade 3, vamos acompanhar o desenvolvimento de uma sequência didática para a produção textual. Serão três aulas interativas sobre o planejamento, mais uma sobre a textualização e uma última sobre a revisão.

Unidade 4 - Condições didáticas

Na unidade 4, analisaremos algumas condições didáticas que precisam ser pensadas pelos professores para cada uma das etapas da produção textual: planejamento, textualização e revisão.  

Unidade 5 - Inspirações para a prática  

Na unidade 5, você encontrará inspirações para a prática. São planos de aula que podem ajudá-lo(a) a pensar o planejamento para a sua turma.  

Unidade 6 - Hora de planejar a aula

A unidade 6 será o momento de pôr a mão na massa e elaborar o seu planejamento!

Unidade 7 - Materiais complementares

Na unidade, há materiais extras para complementar a compreensão sobre o assunto.  

Unidade 8 - Avaliação do percurso

Na unidade 8, você responderá a questões de múltipla escolha com conhecimentos e habilidades trabalhados no curso. Para aprovação, você precisará ter pelo menos 70% de acertos. São permitidas duas tentativas para realizar o questionário.  

Unidade 9 - Pesquisa de avaliação e certificação

Na unidade 9, ao final do percurso, você responderá a uma pesquisa de avaliação e terá acesso à certificação (condicionada à aprovação) na data de encerramento da turma.

 

Atividade avaliativa do curso

Avaliação objetiva: para aprovação no curso, é necessário obter aproveitamento igual ou superior a 70% no questionário final.

Conheça as principais características deste curso e encontre cursos semelhantes:
Carga Horária:
20 horas

Áreas do Conhecimento:
Linguagens


Competências gerais da BNCC mobilizadas:
Conhecimento Comunicação Cultura Digital Repertório cultural


Caminhos para a Inovação:
Práticas Currículo

Curso Gratuito
Certificado Incluso
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Uma criança que está em processo de alfabetização pode escrever um texto completo, coerente, com início, meio e fim? E se ela já souber o enredo da história que quer contar? O curso Escrita por meio do professor: universo dos contos provoca essa reflexão. Ele integra o conjunto de formações do Portal TRILHAS, conhecido nacionalmente pelo seu trabalho em alfabetização, agora presente na plataforma Escolas Conectadas.

Ditar ao professor insere as crianças, desde muito pequenas, na aprendizagem da linguagem escrita. Ao escrever o texto ditado pelas crianças, o professor assume o papel de escriba, garantindo a ortografia e a pontuação, mas sempre com a intenção de que as crianças possam se ocupar da linguagem escrita como os reais autores.

Para desenvolver esse trabalho de produção textual por meio do professor, vamos mergulhar no universo dos contos de fadas, esses clássicos que vêm encantando várias gerações e fazem parte do repertório infantil. Traremos a fundamentação teórica alinhada às situações práticas de sala de aula, promovendo a reflexão e, ao mesmo tempo, inspirando novas possibilidades pedagógicas.

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Como esse curso inova
Inova ao trazer situações reais de sala de aula para embasar a discussão teórica, bem como inspirações para subsidiar mudanças das práticas pedagógicas, propondo abordagens do estudo da língua que destacam a autoria, a criatividade e a comunicação.

Objetivo

Nosso objetivo é promover a reflexão sobre a importância da escrita por meio do professor e subsidiar a condução de atividades de reescrita de contos de fadas como prática em sala de aula. 

Competências pedagógicas

A partir do curso, espera-se que o professor:

  • reconheça que a proposta de reescrita por meio do professor favorece a aprendizagem da linguagem escrita, inclusive para os estudantes que não escrevem alfabeticamente;
  • compreenda os papéis do professor como escriba;
  • entenda a relevância do trabalho com os contos clássicos para a formação de leitores e escritores;
  • compreenda o potencial dos contos de fadas para o desenvolvimento do imaginário infantil e para abordar questões humanas essenciais – angústias, medos, desejos, amor;
  • conheça as etapas para o desenvolvimento de um trabalho robusto com foco na produção textual;
  • esteja atento às condições didáticas para o desenvolvimento de uma prática de reescrita de um conto de fadas em sala de aula;
  • compreenda a importância de envolver as crianças nas decisões relacionadas à produção do texto, considerando o objetivo, o destinatário, a obra a ser indicada e a maneira de divulgação;
  • reconheça as possibilidades apresentadas pelas tecnologias digitais para potencializar o trabalho com produção e comunicação escrita;
  • construa um repertório de ideias para o planejamento e a condução de práticas com produção textual.

Competências esperadas nos alunos

A partir da aplicação de aprendizagens construídas no curso pelo educador, espera-se que o estudante:

  • vivencie o processo de produção textual por meio do ditado ao professor e se reconheça como autor;
  • desenvolva a compreensão sobre a linguagem escrita e sobre como ela se diferencia da linguagem oral;
  • compreenda as etapas vivenciadas por um escritor na produção de um texto: planejamento, textualização e revisão;  
  • amplie seu repertório linguístico;
  • conheça mais sobre as características do gênero textual conto de fadas;  
  • tenha contato com a produção escrita em suportes digitais e conheça possibilidades de compartilhamento dos textos na rede, ampliando o letramento digital. 

 

Como a BNCC é abordada?

O curso está alinhado à BNCC à medida que assume o texto como unidade de trabalho para Língua Portuguesa no Ensino Fundamental, mesmo na etapa de alfabetização, considerando o uso significativo da linguagem e envolvendo atividades de leitura, escuta e produção textual em diferentes suportes.  

As práticas que compõem o curso estão indicadas entre as habilidades a serem desenvolvidas no componente de Língua Portuguesa nos anos iniciais, especialmente no que diz respeito à produção textual tendo o professor como escriba e à reescrita de textos narrativos lidos pelo professor:

  • (EF01LP25) Produzir, tendo o professor como escriba, recontagens de histórias lidas pelo professor, histórias imaginadas ou baseadas em livros de imagens, observando a forma de composição de textos narrativos (personagens, enredo, tempo e espaço).
  • (EF02LP27) Reescrever textos narrativos literários lidos pelo professor.

Da mesma forma, os comportamentos do escritor no processo de produção textual destacados no curso estão expressos como habilidades a serem desenvolvidas do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental.  

Relacionada ao planejamento do texto:

  • (EF15LP05) Planejar, com a ajuda do professor, o texto que será produzido, considerando a situação comunicativa, os interlocutores (quem escreve/para quem escreve); a finalidade ou o propósito (escrever para quê); a circulação (onde o texto vai circular); o suporte (qual é o portador do texto); a linguagem, organização e forma do texto e seu tema, pesquisando em meios impressos ou digitais, sempre que for preciso, informações necessárias à produção do texto, organizando em tópicos os dados e as fontes pesquisadas.

Relacionada à revisão de textos:  

  • (EF15LP06) Reler e revisar o texto produzido com a ajuda do professor e a colaboração dos colegas, para corrigi-lo e aprimorá-lo, fazendo cortes, acréscimos, reformulações, correções de ortografia e pontuação.

Relacionada à edição de textos:  

  • (EF15LP07) Editar a versão final do texto, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, ilustrando, quando for o caso, em suporte adequado, manual ou digital.

Relacionada à utilização da tecnologia digital:

  • (EF15LP08) Utilizar software, inclusive programas de edição de texto, para editar e publicar os textos produzidos, explorando os recursos multissemióticos disponíveis.

 

Trajetória

O curso está organizado em nove unidades, e cada unidade possui aulas interativas. Essas aulas são produzidas a partir do conteúdo teórico, de situações práticas de sala de aula e de atividades mobilizadoras de conhecimento.

Unidade 1 - Sensibilização

Na unidade 1, você será introduzido(a) ao curso por meio de duas aulas de sensibilização: "O universo dos contos'' e "De escritor para escritor''.

Unidade 2 - Introdução aos conceitos

Na unidade 2, exploraremos alguns conceitos importantes para entender a produção textual a partir da reescrita colaborativa/compartilhada.

Unidade 3 - Sequência didática

Na unidade 3, vamos acompanhar o desenvolvimento de uma sequência didática para a produção textual. Serão três aulas interativas sobre o planejamento, mais uma sobre a textualização e uma última sobre a revisão.

Unidade 4 - Condições didáticas

Na unidade 4, analisaremos algumas condições didáticas que precisam ser pensadas pelos professores para cada uma das etapas da produção textual: planejamento, textualização e revisão.  

Unidade 5 - Inspirações para a prática  

Na unidade 5, você encontrará inspirações para a prática. São planos de aula que podem ajudá-lo(a) a pensar o planejamento para a sua turma.  

Unidade 6 - Hora de planejar a aula

A unidade 6 será o momento de pôr a mão na massa e elaborar o seu planejamento!

Unidade 7 - Materiais complementares

Na unidade, há materiais extras para complementar a compreensão sobre o assunto.  

Unidade 8 - Avaliação do percurso

Na unidade 8, você responderá a questões de múltipla escolha com conhecimentos e habilidades trabalhados no curso. Para aprovação, você precisará ter pelo menos 70% de acertos. São permitidas duas tentativas para realizar o questionário.  

Unidade 9 - Pesquisa de avaliação e certificação

Na unidade 9, ao final do percurso, você responderá a uma pesquisa de avaliação e terá acesso à certificação (condicionada à aprovação) na data de encerramento da turma.

 

Atividade avaliativa do curso

Avaliação objetiva: para aprovação no curso, é necessário obter aproveitamento igual ou superior a 70% no questionário final.

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Áreas do Conhecimento:
Linguagens


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Conhecimento Comunicação Cultura Digital Repertório cultural


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