Período de realização: a
*** 100% gratuito | Alinhado à BNCC ***
Uma criança que está em processo de alfabetização pode escrever um texto completo, coerente, com início, meio e fim? E se ela já souber o enredo da história que quer contar? O curso Escrita por meio do professor: universo dos contos provoca essa reflexão.
Ditar ao professor insere as crianças, desde muito pequenas, na aprendizagem da linguagem escrita. Ao escrever o texto ditado pelas crianças, o professor assume o papel de escriba, garantindo a ortografia e a pontuação, mas sempre com a intenção de que as crianças possam se ocupar da linguagem escrita como os reais autores.
Para desenvolver esse trabalho de produção textual por meio do professor, vamos mergulhar no universo dos contos de fadas, esses clássicos que vêm encantando várias gerações e fazem parte do repertório infantil. Traremos a fundamentação teórica alinhada às situações práticas de sala de aula, promovendo a reflexão e, ao mesmo tempo, inspirando novas possibilidades pedagógicas.
>>> Para recomendar a colegas, clique nos ícones acima.
O curso tem uma proposta bem legal referente ao processo de escrita por meio da colaboração do professor. Me abriu um leque em relação ao tema abordado.
Monique Santos de Almeida, SP.
Objetivo
Nosso objetivo é promover a reflexão sobre a importância da escrita por meio do professor e subsidiar a condução de atividades de reescrita de contos de fadas como prática em sala de aula.
Competências pedagógicas
A partir do curso, espera-se que o professor:
Competências esperadas nos alunos
A partir da aplicação de aprendizagens construídas no curso pelo educador, espera-se que o estudante:
Como a BNCC é abordada?
O curso está alinhado à BNCC à medida que assume o texto como unidade de trabalho para Língua Portuguesa no Ensino Fundamental, mesmo na etapa de alfabetização, considerando o uso significativo da linguagem e envolvendo atividades de leitura, escuta e produção textual em diferentes suportes.
As práticas que compõem o curso estão indicadas entre as habilidades a serem desenvolvidas no componente de Língua Portuguesa nos anos iniciais, especialmente no que diz respeito à produção textual tendo o professor como escriba e à reescrita de textos narrativos lidos pelo professor:
Da mesma forma, os comportamentos do escritor no processo de produção textual destacados no curso estão expressos como habilidades a serem desenvolvidas do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental.
Relacionada ao planejamento do texto:
Relacionada à revisão de textos:
Relacionada à edição de textos:
Relacionada à utilização da tecnologia digital:
Trajetória
O curso está organizado em nove unidades, e cada unidade possui aulas interativas. Essas aulas são produzidas a partir do conteúdo teórico, de situações práticas de sala de aula e de atividades mobilizadoras de conhecimento.
Unidade 1 - Sensibilização
Na unidade 1, você será introduzido(a) ao curso por meio de duas aulas de sensibilização: "O universo dos contos'' e "De escritor para escritor''.
Unidade 2 - Introdução aos conceitos
Na unidade 2, exploraremos alguns conceitos importantes para entender a produção textual a partir da reescrita colaborativa/compartilhada.
Unidade 3 - Sequência didática
Na unidade 3, vamos acompanhar o desenvolvimento de uma sequência didática para a produção textual. Serão três aulas interativas sobre o planejamento, mais uma sobre a textualização e uma última sobre a revisão.
Unidade 4 - Condições didáticas
Na unidade 4, analisaremos algumas condições didáticas que precisam ser pensadas pelos professores para cada uma das etapas da produção textual: planejamento, textualização e revisão.
Unidade 5 - Inspirações para a prática
Na unidade 5, você encontrará inspirações para a prática. São planos de aula que podem ajudá-lo(a) a pensar o planejamento para a sua turma.
Unidade 6 - Hora de planejar a aula
A unidade 6 será o momento de pôr a mão na massa e elaborar o seu planejamento!
Unidade 7 - Materiais complementares
Na unidade, há materiais extras para complementar a compreensão sobre o assunto.
Unidade 8 - Avaliação do percurso
Na unidade 8, você responderá a questões de múltipla escolha com conhecimentos e habilidades trabalhados no curso. Para aprovação, você precisará ter pelo menos 70% de acertos. São permitidas duas tentativas para realizar o questionário.
Unidade 9 - Pesquisa de avaliação e certificação
Na unidade 9, ao final do percurso, você responderá a uma pesquisa de avaliação e terá acesso à certificação (condicionada à aprovação) na data de encerramento da turma.
Atividade avaliativa do curso
Avaliação objetiva: para aprovação no curso, é necessário obter aproveitamento igual ou superior a 70% no questionário final.
*** 100% gratuito | Alinhado à BNCC ***
Uma criança que está em processo de alfabetização pode escrever um texto completo, coerente, com início, meio e fim? E se ela já souber o enredo da história que quer contar? O curso Escrita por meio do professor: universo dos contos provoca essa reflexão.
Ditar ao professor insere as crianças, desde muito pequenas, na aprendizagem da linguagem escrita. Ao escrever o texto ditado pelas crianças, o professor assume o papel de escriba, garantindo a ortografia e a pontuação, mas sempre com a intenção de que as crianças possam se ocupar da linguagem escrita como os reais autores.
Para desenvolver esse trabalho de produção textual por meio do professor, vamos mergulhar no universo dos contos de fadas, esses clássicos que vêm encantando várias gerações e fazem parte do repertório infantil. Traremos a fundamentação teórica alinhada às situações práticas de sala de aula, promovendo a reflexão e, ao mesmo tempo, inspirando novas possibilidades pedagógicas.
>>> Para recomendar a colegas, clique nos ícones acima.
O curso tem uma proposta bem legal referente ao processo de escrita por meio da colaboração do professor. Me abriu um leque em relação ao tema abordado.
Monique Santos de Almeida, SP.
Objetivo
Nosso objetivo é promover a reflexão sobre a importância da escrita por meio do professor e subsidiar a condução de atividades de reescrita de contos de fadas como prática em sala de aula.
Competências pedagógicas
A partir do curso, espera-se que o professor:
Competências esperadas nos alunos
A partir da aplicação de aprendizagens construídas no curso pelo educador, espera-se que o estudante:
Como a BNCC é abordada?
O curso está alinhado à BNCC à medida que assume o texto como unidade de trabalho para Língua Portuguesa no Ensino Fundamental, mesmo na etapa de alfabetização, considerando o uso significativo da linguagem e envolvendo atividades de leitura, escuta e produção textual em diferentes suportes.
As práticas que compõem o curso estão indicadas entre as habilidades a serem desenvolvidas no componente de Língua Portuguesa nos anos iniciais, especialmente no que diz respeito à produção textual tendo o professor como escriba e à reescrita de textos narrativos lidos pelo professor:
Da mesma forma, os comportamentos do escritor no processo de produção textual destacados no curso estão expressos como habilidades a serem desenvolvidas do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental.
Relacionada ao planejamento do texto:
Relacionada à revisão de textos:
Relacionada à edição de textos:
Relacionada à utilização da tecnologia digital:
Trajetória
O curso está organizado em nove unidades, e cada unidade possui aulas interativas. Essas aulas são produzidas a partir do conteúdo teórico, de situações práticas de sala de aula e de atividades mobilizadoras de conhecimento.
Unidade 1 - Sensibilização
Na unidade 1, você será introduzido(a) ao curso por meio de duas aulas de sensibilização: "O universo dos contos'' e "De escritor para escritor''.
Unidade 2 - Introdução aos conceitos
Na unidade 2, exploraremos alguns conceitos importantes para entender a produção textual a partir da reescrita colaborativa/compartilhada.
Unidade 3 - Sequência didática
Na unidade 3, vamos acompanhar o desenvolvimento de uma sequência didática para a produção textual. Serão três aulas interativas sobre o planejamento, mais uma sobre a textualização e uma última sobre a revisão.
Unidade 4 - Condições didáticas
Na unidade 4, analisaremos algumas condições didáticas que precisam ser pensadas pelos professores para cada uma das etapas da produção textual: planejamento, textualização e revisão.
Unidade 5 - Inspirações para a prática
Na unidade 5, você encontrará inspirações para a prática. São planos de aula que podem ajudá-lo(a) a pensar o planejamento para a sua turma.
Unidade 6 - Hora de planejar a aula
A unidade 6 será o momento de pôr a mão na massa e elaborar o seu planejamento!
Unidade 7 - Materiais complementares
Na unidade, há materiais extras para complementar a compreensão sobre o assunto.
Unidade 8 - Avaliação do percurso
Na unidade 8, você responderá a questões de múltipla escolha com conhecimentos e habilidades trabalhados no curso. Para aprovação, você precisará ter pelo menos 70% de acertos. São permitidas duas tentativas para realizar o questionário.
Unidade 9 - Pesquisa de avaliação e certificação
Na unidade 9, ao final do percurso, você responderá a uma pesquisa de avaliação e terá acesso à certificação (condicionada à aprovação) na data de encerramento da turma.
Atividade avaliativa do curso
Avaliação objetiva: para aprovação no curso, é necessário obter aproveitamento igual ou superior a 70% no questionário final.
Período de realização
a
Carga Horária
20h