*** 100% gratuito | Alinhado à BNCC ***
A sala de aula é sem dúvidas um espaço importante de aprendizagem, mas isso não significa que seja o único, nem que deva ser sempre organizada em torno do professor. Os múltiplos contextos que temos vivenciado na pandemia de Covid-19, com regimes de ensino remotos, presenciais e parcialmente presenciais, deixam essa realidade ainda mais clara.
O curso Espaços Diferenciados propõe repensar ambientes e formas de aprender e encorajar a autoria dos alunos dentro e fora da escola. Os participantes são convidados a refletir sobre alguns casos reais e a compreender como as atividades, na escola e extramuros, podem ser aprimoradas se partimos do pressuposto de que todo lugar é lugar de aprender.
>>> Para recomendar a colegas, clique nos ícones acima.
Uma experiência inovadora que motivou a melhoria dos espaços da escola, sobretudo, das salas de aula, inspirando a organização de ambientes de aprendizagens significativos para o entusiasmo de aprender dos alunos.
Francisco das Chagas Rodrigues de Oliveira, CE.
Objetivos
A partir do curso, espera-se que o professor:
A partir da aplicação de aprendizagens construídas no curso pelo educador, espera-se que o estudante:
Unidades
Unidade 1: Territórios do aprender
Na unidade 1, propõe-se pensar o ambiente escolar como um espaço diferenciado, que amplia os territórios do aprender. Os participantes são convidados a incluir os ambientes de aprendizagem em seus planejamentos e a se questionarem sobre como estes contribuem com a cooperação e a construção do conhecimento.
Unidade 2: Reinventar a sala de aula - caminhos possíveis
Na unidade 2, são explorados elementos e ambientes de aprendizagem para além da sala de aula. As propostas incluem desde salões e móveis funcionais até projetos pedagógicos extramuros. Também são compartilhados exemplos inspiradores de ampliação e enriquecimento dos espaços escolares.
Unidade 3: Mão na massa!
A unidade 3 tem o objetivo de apoiar os participantes no planejamento e na implementação de mudanças em seus espaços de atuação. São compartilhadas, ainda, inspirações baseadas no Movimento Maker para transformar os ambientes e os processos de aprendizagem.
Etapa Final
A unidade 4, etapa final do curso, explicita as possibilidades de conexão da temática com as competências gerais da educação básica previstas na BNCC (Base Nacional Comum Curricular), apoiando sua materialização em propostas pedagógicas concretas.
Os temas e atividades propostos são inspirados em experiências e vivências de escolas inovadoras no Brasil e no mundo.
Alinhamento à BNCC
Já é bastante difundida a ideia de que a escola deve abrigar novos processos e novas práticas pedagógicas para os alunos desta geração. A noção de que os discentes devem se manter sentados e em fileiras apenas ouvindo o que o professor tem a dizer está superada. Esse processo de reinvenção da escola ainda está em curso e, necessariamente, você, professor(a), é um dos agentes centrais da transformação que possibilitará aos alunos um revigorado ambiente de aprendizagem. Como consta nas competências da BNCC, proporcionar espaços diferenciados de aprendizagem contribui com o exercício da curiosidade intelectual por parte dos alunos. Um ambiente escolar com configuração mais colaborativa oportuniza a interação, a criatividade e a imaginação. Como impacto de tais práticas, o aluno é encorajado a trabalhar o diálogo e a cooperação no intuito de solucionar problemas e eventuais conflitos. Espaços diferenciados e colaborativos podem promover, ainda, a expressão e a partilha de ideias e experiências. Em virtude dessa integração, sobressaem benefícios no desenvolvimento humano também relacionados ao respeito, ao acolhimento e à valorização dos saberes de outros.
Atividades Avaliativas
As unidades 1, 2 e 3 contêm três tipos de atividades:
Pense nisso: atividade composta por perguntas que devem ser respondidas de forma dissertativa.
Fórum: atividade dissertativa voltada para a troca de experiências entre professores sobre o tema em discussão.
Questionário (Verifique seu conhecimento): atividade composta por uma ou duas perguntas de múltipla escolha.
O módulo de encerramento (Etapa final) apresenta um fórum (atividade dissertativa).
*** 100% gratuito | Alinhado à BNCC ***
A sala de aula é sem dúvidas um espaço importante de aprendizagem, mas isso não significa que seja o único, nem que deva ser sempre organizada em torno do professor. Os múltiplos contextos que temos vivenciado na pandemia de Covid-19, com regimes de ensino remotos, presenciais e parcialmente presenciais, deixam essa realidade ainda mais clara.
O curso Espaços Diferenciados propõe repensar ambientes e formas de aprender e encorajar a autoria dos alunos dentro e fora da escola. Os participantes são convidados a refletir sobre alguns casos reais e a compreender como as atividades, na escola e extramuros, podem ser aprimoradas se partimos do pressuposto de que todo lugar é lugar de aprender.
>>> Para recomendar a colegas, clique nos ícones acima.
Uma experiência inovadora que motivou a melhoria dos espaços da escola, sobretudo, das salas de aula, inspirando a organização de ambientes de aprendizagens significativos para o entusiasmo de aprender dos alunos.
Francisco das Chagas Rodrigues de Oliveira, CE.
Objetivos
A partir do curso, espera-se que o professor:
A partir da aplicação de aprendizagens construídas no curso pelo educador, espera-se que o estudante:
Unidades
Unidade 1: Territórios do aprender
Na unidade 1, propõe-se pensar o ambiente escolar como um espaço diferenciado, que amplia os territórios do aprender. Os participantes são convidados a incluir os ambientes de aprendizagem em seus planejamentos e a se questionarem sobre como estes contribuem com a cooperação e a construção do conhecimento.
Unidade 2: Reinventar a sala de aula - caminhos possíveis
Na unidade 2, são explorados elementos e ambientes de aprendizagem para além da sala de aula. As propostas incluem desde salões e móveis funcionais até projetos pedagógicos extramuros. Também são compartilhados exemplos inspiradores de ampliação e enriquecimento dos espaços escolares.
Unidade 3: Mão na massa!
A unidade 3 tem o objetivo de apoiar os participantes no planejamento e na implementação de mudanças em seus espaços de atuação. São compartilhadas, ainda, inspirações baseadas no Movimento Maker para transformar os ambientes e os processos de aprendizagem.
Etapa Final
A unidade 4, etapa final do curso, explicita as possibilidades de conexão da temática com as competências gerais da educação básica previstas na BNCC (Base Nacional Comum Curricular), apoiando sua materialização em propostas pedagógicas concretas.
Os temas e atividades propostos são inspirados em experiências e vivências de escolas inovadoras no Brasil e no mundo.
Alinhamento à BNCC
Já é bastante difundida a ideia de que a escola deve abrigar novos processos e novas práticas pedagógicas para os alunos desta geração. A noção de que os discentes devem se manter sentados e em fileiras apenas ouvindo o que o professor tem a dizer está superada. Esse processo de reinvenção da escola ainda está em curso e, necessariamente, você, professor(a), é um dos agentes centrais da transformação que possibilitará aos alunos um revigorado ambiente de aprendizagem. Como consta nas competências da BNCC, proporcionar espaços diferenciados de aprendizagem contribui com o exercício da curiosidade intelectual por parte dos alunos. Um ambiente escolar com configuração mais colaborativa oportuniza a interação, a criatividade e a imaginação. Como impacto de tais práticas, o aluno é encorajado a trabalhar o diálogo e a cooperação no intuito de solucionar problemas e eventuais conflitos. Espaços diferenciados e colaborativos podem promover, ainda, a expressão e a partilha de ideias e experiências. Em virtude dessa integração, sobressaem benefícios no desenvolvimento humano também relacionados ao respeito, ao acolhimento e à valorização dos saberes de outros.
Atividades Avaliativas
As unidades 1, 2 e 3 contêm três tipos de atividades:
Pense nisso: atividade composta por perguntas que devem ser respondidas de forma dissertativa.
Fórum: atividade dissertativa voltada para a troca de experiências entre professores sobre o tema em discussão.
Questionário (Verifique seu conhecimento): atividade composta por uma ou duas perguntas de múltipla escolha.
O módulo de encerramento (Etapa final) apresenta um fórum (atividade dissertativa).
Carga Horária
25h