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Certificado De Autorização Secap/Me Nº 01.013577/2021

Aluna manipula um robô sobre a mesa, acompanhada do professor, sentado ao seu lado. Próxima da mesa, de pé, está outra aluna, que observa a tela de um tablet.
Eu, robô! Primeiros passos com a robótica sustentável

Período de realização: 25/10 a 22/11

Eu, robô! Primeiros passos com a robótica sustentável
Indique este curso:

Período de realização: 25/10 a 22/11


*** 100% gratuito | Alinhado à BNCC ***

O curso Eu, robô! Primeiros passos com a robótica sustentável explora conceitos e práticas de robótica sustentável e de baixo custo, evidenciando sua aplicabilidade nos processos educacionais. Com as rápidas mudanças das tecnologias da informação e comunicação, intensifica-se a demanda de desenvolver competências que vinculem o conhecimento técnico e as necessidades humanas, prevalecendo a ética, a qualidade de vida e o bem-estar comum. Pensando no estudante contemporâneo, o tema robótica tem muita relevância. Idealizar, projetar, construir e programar robôs é uma estratégia que possibilita aprendizagens interdisciplinares, desafiadoras e divertidas, oportunizando, ainda, que o aluno relacione suas experiências na escola com as complexidades de seu tempo. A formação materializa meios para promover essa conexão, incluindo o trabalho com estruturas básicas de programação, usos reflexivos e construtivos das tecnologias digitais e ações sustentáveis para a preservação do planeta.

*********************
Este curso é uma parceria com o programa Pense Grande, iniciativa da Fundação Telefônica Vivo que tem como objetivo criar oportunidades de desenvolvimento para os estudantes e educadores de Ensino Médio nos temas de empreendedorismo social, tecnologias digitais e projeto de vida, alinhadas às competências gerais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
*********************

>>> Para recomendar a colegas, clique nos ícones acima.

Ative a notificação de inscrições para a próxima edição do curso no botão "Avise-me".

Como esse curso inova
Inova ao propor a robótica sustentável, a programação e a resolução de problemas como alicerces da aprendizagem: instrumentaliza o professor com estratégias para o encorajamento de uma postura investigativa, criativa e problematizadora por parte dos estudantes.

Mais um passo eu dei nesta caminhada chamada letramento digital. Diria até que foi um pulo, pois este curso valeu por três passos à frente. Além de matar minha curiosidade e me instruir, fomentou ainda mais a vontade de prosseguir nesta trilha.

Jader de Cerqueira Rodrigues, MG.

Objetivos

A formação explora conceitos e práticas de robótica sustentável e de baixo custo, evidenciando sua aplicabilidade nos processos educacionais. Materializa meios para promover a conexão entre o conhecimento técnico da robótica e as necessidades humanas, prevalecendo a ética, a qualidade de vida e o bem-estar comum. Inclui o trabalho com estruturas básicas de programação, usos reflexivos e construtivos das tecnologias digitais e ações sustentáveis para a preservação do planeta.

A partir do curso, espera-se que o educador:

  • trabalhe as estruturas básicas da introdução à programação por meio do Arduino;
  • localize na robótica alternativas de suporte aos processos educacionais;
  • realize com os estudantes usos reflexivos e construtivos das tecnologias digitais;
  • empreenda com os estudantes ações sustentáveis para a preservação do meio ambiente e da vida no planeta.

A partir da aplicação de aprendizagens construídas no curso pelo educador, espera-se que o estudante:

  • trabalhe estruturas da introdução à programação;
  • encontre na robótica subsídios para resolver problemas simples ou complexos do dia a dia;
  • realize usos reflexivos e construtivos das tecnologias digitais;
  • empreenda ações sustentáveis para a preservação do meio ambiente e da vida no planeta.

 

Módulos

Módulo 1: Experimente – Uma ideia na cabeça e materiais reciclados na mão!

O módulo apresenta a robótica e a robótica educacional como ferramentas para o desenvolvimento de competências como a resolução de problemas e a criatividade.

Módulo 2: Reflita – Porque não é somente brinquedo, nem robô

São discutidos os pressupostos teóricos da integração da robótica à educação e compartilhadas histórias inspiradoras sobre essa conexão.

Módulo 3: Desafie-se! Aprenda a aprender... e a não desistir

O módulo convida o participante ao desafio de programar um robô pessoalmente – o “Robô Curupira” – e instrumentaliza o professor para essa prática.  

 

Alinhamento à BNCC

A cultura digital aparece entre as dez competências gerais definidas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que propõe, por meio da competência nº 5, que os alunos compreendam, utilizem e criem tecnologias digitais de forma crítica, significativa e ética para comunicação, acesso e produção de informações e conhecimentos, resolução de problemas, protagonismo e autoria. A formação encoraja o desenvolvimento de habilidades tecnológicas por meio da construção de robôs com sucatas e materiais de baixo custo, além de promover conhecimento sobre responsabilidade consciente e preocupação com a preservação e sustentabilidade do meio ambiente.  

No contexto da BNCC (2019, p. 65) sobre o Ensino Médio, temos contemplada a Competência Específica 7 no que tange ao ensino das “Linguagens e suas tecnologias”, que propõe “mobilizar práticas de linguagem no universo digital, considerando as dimensões técnicas, críticas, criativas, éticas e estéticas, para expandir as formas de produzir sentidos, de engajar-se em práticas autorais e coletivas, e de aprender a aprender nos campos da ciência, cultura, trabalho, informação e vida pessoal e coletiva”. Nela, inscrevem-se as habilidades EM13LGG701 (explorar tecnologias digitais da informação e comunicação, compreendendo seus princípios e funcionalidades, e mobilizá-las de modo ético, responsável e adequado a práticas de linguagem em diferentes contextos), EM13LGG702 (avaliar o impacto das tecnologias digitais da informação e comunicação na formação do sujeito e em suas práticas sociais, para fazer uso crítico dessa mídia em práticas de seleção, compreensão e produção de discursos em ambiente digital), EM13LGG703 (utilizar diferentes linguagens, mídias e ferramentas digitais em processos de produção coletiva, colaborativa e projetos autorais em ambientes digitais) e EM13LGG704 (apropriar-se criticamente de processos de pesquisa e busca de informação, por meio de ferramentas e dos novos formatos de produção e distribuição do conhecimento na cultura de rede).

Quanto ao ensino da “Matemática e suas tecnologias”, aborda-se a Competência Específica 4 (2019, p. 106-107), que consiste em “compreender e utilizar, com flexibilidade e fluidez, diferentes registros de representação matemáticos (algébrico, geométrico, estatístico, computacional etc.), na busca de solução e comunicação de resultados de problemas, de modo a favorecer a construção e o desenvolvimento do raciocínio matemático.

 


 

Atividade avaliativa

Avaliação objetiva: para aprovação no curso, é necessário obter aproveitamento igual ou superior a 70% no questionário final.

Conheça as principais características deste curso e encontre cursos semelhantes:
Carga Horária:
30 horas





Caminhos para a Inovação:
Cultura Digital Relações Práticas

Certificação:

Centro Universitário Ítalo Brasileiro

Curso Gratuito
Certificado Incluso
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Período de realização: 25/10 a 22/11


*** 100% gratuito | Alinhado à BNCC ***

O curso Eu, robô! Primeiros passos com a robótica sustentável explora conceitos e práticas de robótica sustentável e de baixo custo, evidenciando sua aplicabilidade nos processos educacionais. Com as rápidas mudanças das tecnologias da informação e comunicação, intensifica-se a demanda de desenvolver competências que vinculem o conhecimento técnico e as necessidades humanas, prevalecendo a ética, a qualidade de vida e o bem-estar comum. Pensando no estudante contemporâneo, o tema robótica tem muita relevância. Idealizar, projetar, construir e programar robôs é uma estratégia que possibilita aprendizagens interdisciplinares, desafiadoras e divertidas, oportunizando, ainda, que o aluno relacione suas experiências na escola com as complexidades de seu tempo. A formação materializa meios para promover essa conexão, incluindo o trabalho com estruturas básicas de programação, usos reflexivos e construtivos das tecnologias digitais e ações sustentáveis para a preservação do planeta.

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Este curso é uma parceria com o programa Pense Grande, iniciativa da Fundação Telefônica Vivo que tem como objetivo criar oportunidades de desenvolvimento para os estudantes e educadores de Ensino Médio nos temas de empreendedorismo social, tecnologias digitais e projeto de vida, alinhadas às competências gerais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
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Como esse curso inova
Inova ao propor a robótica sustentável, a programação e a resolução de problemas como alicerces da aprendizagem: instrumentaliza o professor com estratégias para o encorajamento de uma postura investigativa, criativa e problematizadora por parte dos estudantes.

Mais um passo eu dei nesta caminhada chamada letramento digital. Diria até que foi um pulo, pois este curso valeu por três passos à frente. Além de matar minha curiosidade e me instruir, fomentou ainda mais a vontade de prosseguir nesta trilha.

Jader de Cerqueira Rodrigues, MG.

Objetivos

A formação explora conceitos e práticas de robótica sustentável e de baixo custo, evidenciando sua aplicabilidade nos processos educacionais. Materializa meios para promover a conexão entre o conhecimento técnico da robótica e as necessidades humanas, prevalecendo a ética, a qualidade de vida e o bem-estar comum. Inclui o trabalho com estruturas básicas de programação, usos reflexivos e construtivos das tecnologias digitais e ações sustentáveis para a preservação do planeta.

A partir do curso, espera-se que o educador:

  • trabalhe as estruturas básicas da introdução à programação por meio do Arduino;
  • localize na robótica alternativas de suporte aos processos educacionais;
  • realize com os estudantes usos reflexivos e construtivos das tecnologias digitais;
  • empreenda com os estudantes ações sustentáveis para a preservação do meio ambiente e da vida no planeta.

A partir da aplicação de aprendizagens construídas no curso pelo educador, espera-se que o estudante:

  • trabalhe estruturas da introdução à programação;
  • encontre na robótica subsídios para resolver problemas simples ou complexos do dia a dia;
  • realize usos reflexivos e construtivos das tecnologias digitais;
  • empreenda ações sustentáveis para a preservação do meio ambiente e da vida no planeta.

 

Módulos

Módulo 1: Experimente – Uma ideia na cabeça e materiais reciclados na mão!

O módulo apresenta a robótica e a robótica educacional como ferramentas para o desenvolvimento de competências como a resolução de problemas e a criatividade.

Módulo 2: Reflita – Porque não é somente brinquedo, nem robô

São discutidos os pressupostos teóricos da integração da robótica à educação e compartilhadas histórias inspiradoras sobre essa conexão.

Módulo 3: Desafie-se! Aprenda a aprender... e a não desistir

O módulo convida o participante ao desafio de programar um robô pessoalmente – o “Robô Curupira” – e instrumentaliza o professor para essa prática.  

 

Alinhamento à BNCC

A cultura digital aparece entre as dez competências gerais definidas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que propõe, por meio da competência nº 5, que os alunos compreendam, utilizem e criem tecnologias digitais de forma crítica, significativa e ética para comunicação, acesso e produção de informações e conhecimentos, resolução de problemas, protagonismo e autoria. A formação encoraja o desenvolvimento de habilidades tecnológicas por meio da construção de robôs com sucatas e materiais de baixo custo, além de promover conhecimento sobre responsabilidade consciente e preocupação com a preservação e sustentabilidade do meio ambiente.  

No contexto da BNCC (2019, p. 65) sobre o Ensino Médio, temos contemplada a Competência Específica 7 no que tange ao ensino das “Linguagens e suas tecnologias”, que propõe “mobilizar práticas de linguagem no universo digital, considerando as dimensões técnicas, críticas, criativas, éticas e estéticas, para expandir as formas de produzir sentidos, de engajar-se em práticas autorais e coletivas, e de aprender a aprender nos campos da ciência, cultura, trabalho, informação e vida pessoal e coletiva”. Nela, inscrevem-se as habilidades EM13LGG701 (explorar tecnologias digitais da informação e comunicação, compreendendo seus princípios e funcionalidades, e mobilizá-las de modo ético, responsável e adequado a práticas de linguagem em diferentes contextos), EM13LGG702 (avaliar o impacto das tecnologias digitais da informação e comunicação na formação do sujeito e em suas práticas sociais, para fazer uso crítico dessa mídia em práticas de seleção, compreensão e produção de discursos em ambiente digital), EM13LGG703 (utilizar diferentes linguagens, mídias e ferramentas digitais em processos de produção coletiva, colaborativa e projetos autorais em ambientes digitais) e EM13LGG704 (apropriar-se criticamente de processos de pesquisa e busca de informação, por meio de ferramentas e dos novos formatos de produção e distribuição do conhecimento na cultura de rede).

Quanto ao ensino da “Matemática e suas tecnologias”, aborda-se a Competência Específica 4 (2019, p. 106-107), que consiste em “compreender e utilizar, com flexibilidade e fluidez, diferentes registros de representação matemáticos (algébrico, geométrico, estatístico, computacional etc.), na busca de solução e comunicação de resultados de problemas, de modo a favorecer a construção e o desenvolvimento do raciocínio matemático.

 


 

Atividade avaliativa

Avaliação objetiva: para aprovação no curso, é necessário obter aproveitamento igual ou superior a 70% no questionário final.

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30 horas





Caminhos para a Inovação:
Cultura Digital Relações Práticas

Certificação:

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Certificado Incluso

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25/10 a 22/11

Carga Horária

30h