Período de realização: 05/06 a 17/07
*** 100% gratuito | Alinhado à BNCC ***
O curso Eu, robô! Primeiros passos com a robótica sustentável explora conceitos e práticas de robótica sustentável e de baixo custo, evidenciando sua aplicabilidade nos processos educacionais. Com as rápidas mudanças das tecnologias da informação e comunicação, intensifica-se a demanda de desenvolver competências que vinculem o conhecimento técnico e as necessidades humanas, prevalecendo a ética, a qualidade de vida e o bem-estar comum. Pensando no estudante contemporâneo, o tema robótica tem muita relevância.
Idealizar, projetar, construir e programar robôs é uma estratégia que possibilita aprendizagens interdisciplinares, desafiadoras e divertidas, oportunizando, ainda, que o aluno relacione suas experiências na escola com as complexidades de seu tempo. A formação materializa meios para promover essa conexão, incluindo o trabalho com estruturas básicas de programação, usos reflexivos e construtivos das tecnologias digitais e ações sustentáveis para a preservação do planeta.
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Este curso é uma parceria com o programa Pense Grande Tech, iniciativa da Fundação Telefônica Vivo que tem como objetivo criar oportunidades de desenvolvimento para os estudantes e educadores de Ensino Médio nos temas de empreendedorismo social, tecnologias digitais e projeto de vida, alinhadas às competências gerais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
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>>> Para recomendar a colegas, clique nos ícones acima.
Mais um passo eu dei nesta caminhada chamada letramento digital. Diria até que foi um pulo, pois este curso valeu por três passos à frente. Além de matar minha curiosidade e me instruir, fomentou ainda mais a vontade de prosseguir nesta trilha.
Jader de Cerqueira Rodrigues, MG
Objetivos
A formação explora conceitos e práticas de robótica sustentável e de baixo custo, evidenciando sua aplicabilidade nos processos educacionais. Materializa meios para promover a conexão entre o conhecimento técnico da robótica e as necessidades humanas, prevalecendo a ética, a qualidade de vida e o bem-estar comum. Inclui o trabalho com estruturas básicas de programação, usos reflexivos e construtivos das tecnologias digitais e ações sustentáveis para a preservação do planeta.
A partir do curso, espera-se que o educador:
A partir da aplicação de aprendizagens construídas no curso pelo educador, espera-se que o estudante:
Unidades
Unidade 1: Experimente – Uma ideia na cabeça e materiais reciclados na mão!
Apresenta a robótica e a robótica educacional como ferramentas para o desenvolvimento de competências como a resolução de problemas e a criatividade.
Unidade 2: Reflita – Porque não é somente brinquedo, nem robô
São discutidos os pressupostos teóricos da integração da robótica à educação e compartilhadas histórias inspiradoras sobre essa conexão.
Unidade 3: Desafie-se! Aprenda a aprender... e a não desistir
Convida o participante ao desafio de programar um robô pessoalmente – o “Robô Curupira” – e instrumentaliza o professor para essa prática.
Alinhamento à BNCC
A cultura digital aparece entre as dez competências gerais definidas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que propõe, por meio da competência nº 5, que os alunos compreendam, utilizem e criem tecnologias digitais de forma crítica, significativa e ética para comunicação, acesso e produção de informações e conhecimentos, resolução de problemas, protagonismo e autoria. A formação encoraja o desenvolvimento de habilidades tecnológicas por meio da construção de robôs com sucatas e materiais de baixo custo, além de promover conhecimento sobre responsabilidade consciente e preocupação com a preservação e sustentabilidade do meio ambiente.
No contexto da BNCC (2018, p. 490) sobre o Ensino Médio, temos contemplada a Competência Específica 7 no que tange ao ensino das “Linguagens e suas Tecnologias”, que propõe “mobilizar práticas de linguagem no universo digital, considerando as dimensões técnicas, críticas, criativas, éticas e estéticas, para expandir as formas de produzir sentidos, de engajar-se em práticas autorais e coletivas, e de aprender a aprender nos campos da ciência, cultura, trabalho, informação e vida pessoal e coletiva”. Nela, inscrevem-se as habilidades EM13LGG701 (explorar tecnologias digitais da informação e comunicação, compreendendo seus princípios e funcionalidades, e mobilizá-las de modo ético, responsável e adequado a práticas de linguagem em diferentes contextos), EM13LGG702 (avaliar o impacto das tecnologias digitais da informação e comunicação na formação do sujeito e em suas práticas sociais, para fazer uso crítico dessa mídia em práticas de seleção, compreensão e produção de discursos em ambiente digital), EM13LGG703 (utilizar diferentes linguagens, mídias e ferramentas digitais em processos de produção coletiva, colaborativa e projetos autorais em ambientes digitais) e EM13LGG704 (apropriar-se criticamente de processos de pesquisa e busca de informação, por meio de ferramentas e dos novos formatos de produção e distribuição do conhecimento na cultura de rede).
Quanto ao ensino da “Matemática e suas Tecnologias”, aborda-se a Competência Específica 4 (2018, p. 531), que consiste em “compreender e utilizar, com flexibilidade e precisão, diferentes registros de representação matemáticos (algébrico, geométrico, estatístico, computacional etc.), na busca de solução e comunicação de resultados de problemas, de modo a favorecer a construção e o desenvolvimento do raciocínio matemático”.
Atividade avaliativa
Avaliação objetiva: para aprovação no curso, é necessário obter aproveitamento igual ou superior a 70% no questionário final.
Instituto K4T Conhecimento para todos e Fundação Telefônica Vivo
Centro Universitário Braz Cubas
*** 100% gratuito | Alinhado à BNCC ***
O curso Eu, robô! Primeiros passos com a robótica sustentável explora conceitos e práticas de robótica sustentável e de baixo custo, evidenciando sua aplicabilidade nos processos educacionais. Com as rápidas mudanças das tecnologias da informação e comunicação, intensifica-se a demanda de desenvolver competências que vinculem o conhecimento técnico e as necessidades humanas, prevalecendo a ética, a qualidade de vida e o bem-estar comum. Pensando no estudante contemporâneo, o tema robótica tem muita relevância.
Idealizar, projetar, construir e programar robôs é uma estratégia que possibilita aprendizagens interdisciplinares, desafiadoras e divertidas, oportunizando, ainda, que o aluno relacione suas experiências na escola com as complexidades de seu tempo. A formação materializa meios para promover essa conexão, incluindo o trabalho com estruturas básicas de programação, usos reflexivos e construtivos das tecnologias digitais e ações sustentáveis para a preservação do planeta.
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Este curso é uma parceria com o programa Pense Grande Tech, iniciativa da Fundação Telefônica Vivo que tem como objetivo criar oportunidades de desenvolvimento para os estudantes e educadores de Ensino Médio nos temas de empreendedorismo social, tecnologias digitais e projeto de vida, alinhadas às competências gerais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
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Mais um passo eu dei nesta caminhada chamada letramento digital. Diria até que foi um pulo, pois este curso valeu por três passos à frente. Além de matar minha curiosidade e me instruir, fomentou ainda mais a vontade de prosseguir nesta trilha.
Jader de Cerqueira Rodrigues, MG
Objetivos
A formação explora conceitos e práticas de robótica sustentável e de baixo custo, evidenciando sua aplicabilidade nos processos educacionais. Materializa meios para promover a conexão entre o conhecimento técnico da robótica e as necessidades humanas, prevalecendo a ética, a qualidade de vida e o bem-estar comum. Inclui o trabalho com estruturas básicas de programação, usos reflexivos e construtivos das tecnologias digitais e ações sustentáveis para a preservação do planeta.
A partir do curso, espera-se que o educador:
A partir da aplicação de aprendizagens construídas no curso pelo educador, espera-se que o estudante:
Unidades
Unidade 1: Experimente – Uma ideia na cabeça e materiais reciclados na mão!
Apresenta a robótica e a robótica educacional como ferramentas para o desenvolvimento de competências como a resolução de problemas e a criatividade.
Unidade 2: Reflita – Porque não é somente brinquedo, nem robô
São discutidos os pressupostos teóricos da integração da robótica à educação e compartilhadas histórias inspiradoras sobre essa conexão.
Unidade 3: Desafie-se! Aprenda a aprender... e a não desistir
Convida o participante ao desafio de programar um robô pessoalmente – o “Robô Curupira” – e instrumentaliza o professor para essa prática.
Alinhamento à BNCC
A cultura digital aparece entre as dez competências gerais definidas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que propõe, por meio da competência nº 5, que os alunos compreendam, utilizem e criem tecnologias digitais de forma crítica, significativa e ética para comunicação, acesso e produção de informações e conhecimentos, resolução de problemas, protagonismo e autoria. A formação encoraja o desenvolvimento de habilidades tecnológicas por meio da construção de robôs com sucatas e materiais de baixo custo, além de promover conhecimento sobre responsabilidade consciente e preocupação com a preservação e sustentabilidade do meio ambiente.
No contexto da BNCC (2018, p. 490) sobre o Ensino Médio, temos contemplada a Competência Específica 7 no que tange ao ensino das “Linguagens e suas Tecnologias”, que propõe “mobilizar práticas de linguagem no universo digital, considerando as dimensões técnicas, críticas, criativas, éticas e estéticas, para expandir as formas de produzir sentidos, de engajar-se em práticas autorais e coletivas, e de aprender a aprender nos campos da ciência, cultura, trabalho, informação e vida pessoal e coletiva”. Nela, inscrevem-se as habilidades EM13LGG701 (explorar tecnologias digitais da informação e comunicação, compreendendo seus princípios e funcionalidades, e mobilizá-las de modo ético, responsável e adequado a práticas de linguagem em diferentes contextos), EM13LGG702 (avaliar o impacto das tecnologias digitais da informação e comunicação na formação do sujeito e em suas práticas sociais, para fazer uso crítico dessa mídia em práticas de seleção, compreensão e produção de discursos em ambiente digital), EM13LGG703 (utilizar diferentes linguagens, mídias e ferramentas digitais em processos de produção coletiva, colaborativa e projetos autorais em ambientes digitais) e EM13LGG704 (apropriar-se criticamente de processos de pesquisa e busca de informação, por meio de ferramentas e dos novos formatos de produção e distribuição do conhecimento na cultura de rede).
Quanto ao ensino da “Matemática e suas Tecnologias”, aborda-se a Competência Específica 4 (2018, p. 531), que consiste em “compreender e utilizar, com flexibilidade e precisão, diferentes registros de representação matemáticos (algébrico, geométrico, estatístico, computacional etc.), na busca de solução e comunicação de resultados de problemas, de modo a favorecer a construção e o desenvolvimento do raciocínio matemático”.
Atividade avaliativa
Avaliação objetiva: para aprovação no curso, é necessário obter aproveitamento igual ou superior a 70% no questionário final.
Instituto K4T Conhecimento para todos e Fundação Telefônica Vivo
Centro Universitário Braz Cubas
Período de realização
05/06 a 17/07
Carga Horária
30h