*** 100% gratuito | Alinhado à BNCC ***
Ao perguntarmos em nossas turmas de anos finais do Ensino Fundamental ou Ensino Médio se já ouviram falar sobre Ada Lovelace, Marie Curie, Nettie Stevens, Hedy Lamarr ou Katherine Johnson, corremos o risco de receber uma coleção de respostas negativas. Essas cientistas e suas descobertas (o algoritmo de programação, a radioatividade, os cromossomos X e Y, a comunicação sem fio e a rota para a Lua, respectivamente) não fazem parte do repertório da maioria dos estudantes. De que maneira podemos mudar esse panorama? Como fazer dessas histórias inspirações para aplicar os fundamentos da investigação científica?
O curso Eureka!, uma parceria com o programa Pense Grande Tech, acolhe esse desafio. Organizado em três unidades, explora meios de ampliar a percepção sobre a presença da ciência no dia a dia, ações para despertar a curiosidade dos estudantes e estratégias para mobilizá-los a intervir cientificamente na sociedade. Para cumprir esses objetivos, conta com importantes aliadas: metodologias ativas, tecnologias digitais e a abordagem STEAM, cujas etapas dão nome à formação.
Conteúdo programático
Unidade 1: As ciências no cotidiano
Na unidade 1, os professores participantes exploram meios de ampliar a percepção dos estudantes sobre a presença da ciência no dia a dia. Também têm acesso a conceitos e definições basilares quanto ao que caracteriza a pesquisa científica.
Unidade 2: No tempo e no espaço
A segunda unidade oferece um rico acervo de registros de personalidades relevantes para o desenvolvimento científico e fatos históricos para despertar a curiosidade dos estudantes, acionar diferentes olhares sobre a produção científica e mobilizá-los a intervir na sociedade.
Unidade 3: A importância do processo
A unidade 3 é dedicada à análise e à vivência do método científico e da abordagem STEAM, que prevê as etapas de investigar, descobrir, conectar, criar e refletir, sustentada na integração de Artes, Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática.
Atividade avaliativa
Avaliação objetiva: para aprovação no curso, é necessário obter aproveitamento igual ou superior a 70% no questionário final.
Objetivos
A partir do curso, espera-se que o professor:
- disponha de elementos para proporcionar aos estudantes contato com processos, práticas e procedimentos da investigação científica a fim de que sejam capazes de intervir positivamente na sociedade;
- sinta-se confiante para oportunizar o desenvolvimento de diferentes olhares sobre a produção científica, valorizando a experimentação e os conhecimentos existentes no território.
A partir da aplicação de aprendizagens construídas no curso pelo professor, espera-se que o estudante:
- cultive e exercite a curiosidade científica;
- familiarize-se com as etapas do método científico e da abordagem STEAM;
- torne a resolução de problemas um hábito para a vida – a partir das condutas de observar, analisar, investigar e formular conclusões – mostrando-se capaz de lidar com novidades e desafios de diferentes ordens.
Como a BNCC é abordada?
Para que os estudantes desenvolvam habilidades voltadas à multidisciplinaridade, à resolução de problemas, à colaboração, além de resiliência e espírito inovador, é fundamental trabalharmos com metodologias capazes de integrar áreas do conhecimento e fortalecer o pensamento científico, conforme prevê a Base Nacional Comum Curricular, em especial na segunda entre as competências gerais da Educação Básica:
"Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas" (BRASIL, 2018, p. 09).
A abordagem STEAM explicita o convite à integração de áreas, ao conectar elementos de Artes, Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática. Em Ciências da Natureza, enfatiza, por exemplo, a competência específica 3:
"Investigar situações-problema e avaliar aplicações do conhecimento científico e tecnológico e suas implicações no mundo (...) para propor soluções que considerem demandas locais, regionais e/ou globais, e comunicar suas descobertas e conclusões a públicos variados, em diversos contextos e por meio de diferentes mídias e tecnologias digitais de informação e comunicação" (BRASIL, 2018, p. 553).
Nas Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, incita à ampliação do repertório de procedimentos epistemológicos, científicos e tecnológicos que permitam analisar, posicionar-se criticamente e tomar decisões em relação a processos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais (BRASIL, 2018, p. 570). Na Matemática, subsidia a utilização de estratégias, conceitos, definições e procedimentos “para interpretar, construir modelos e resolver problemas em diversos contextos” (BRASIL, 2018, p. 531).
A orientação à resolução de problemas, portanto, não se limita às competências gerais; ao contrário, está presente entre as competências de todas as áreas e permeia o conjunto de componentes curriculares, no Ensino Fundamental e no Ensino Médio. Em articulação com a necessidade de adaptação a mudanças, criação de novidades e gestão das incertezas, tem sua relevância sintetizada pela própria BNCC: “é preciso garantir aos jovens aprendizagens para atuar em uma sociedade em constante mudança, prepará-los para profissões que ainda não existem, para usar tecnologias que ainda não foram inventadas e para resolver problemas que ainda não conhecemos” (BRASIL, 2018, p. 473).
Centro Universitário Braz Cubas
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Ao perguntarmos em nossas turmas de anos finais do Ensino Fundamental ou Ensino Médio se já ouviram falar sobre Ada Lovelace, Marie Curie, Nettie Stevens, Hedy Lamarr ou Katherine Johnson, corremos o risco de receber uma coleção de respostas negativas. Essas cientistas e suas descobertas (o algoritmo de programação, a radioatividade, os cromossomos X e Y, a comunicação sem fio e a rota para a Lua, respectivamente) não fazem parte do repertório da maioria dos estudantes. De que maneira podemos mudar esse panorama? Como fazer dessas histórias inspirações para aplicar os fundamentos da investigação científica?
O curso Eureka!, uma parceria com o programa Pense Grande Tech, acolhe esse desafio. Organizado em três unidades, explora meios de ampliar a percepção sobre a presença da ciência no dia a dia, ações para despertar a curiosidade dos estudantes e estratégias para mobilizá-los a intervir cientificamente na sociedade. Para cumprir esses objetivos, conta com importantes aliadas: metodologias ativas, tecnologias digitais e a abordagem STEAM, cujas etapas dão nome à formação.
Conteúdo programático
Unidade 1: As ciências no cotidiano
Na unidade 1, os professores participantes exploram meios de ampliar a percepção dos estudantes sobre a presença da ciência no dia a dia. Também têm acesso a conceitos e definições basilares quanto ao que caracteriza a pesquisa científica.
Unidade 2: No tempo e no espaço
A segunda unidade oferece um rico acervo de registros de personalidades relevantes para o desenvolvimento científico e fatos históricos para despertar a curiosidade dos estudantes, acionar diferentes olhares sobre a produção científica e mobilizá-los a intervir na sociedade.
Unidade 3: A importância do processo
A unidade 3 é dedicada à análise e à vivência do método científico e da abordagem STEAM, que prevê as etapas de investigar, descobrir, conectar, criar e refletir, sustentada na integração de Artes, Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática.
Atividade avaliativa
Avaliação objetiva: para aprovação no curso, é necessário obter aproveitamento igual ou superior a 70% no questionário final.
Objetivos
A partir do curso, espera-se que o professor:
- disponha de elementos para proporcionar aos estudantes contato com processos, práticas e procedimentos da investigação científica a fim de que sejam capazes de intervir positivamente na sociedade;
- sinta-se confiante para oportunizar o desenvolvimento de diferentes olhares sobre a produção científica, valorizando a experimentação e os conhecimentos existentes no território.
A partir da aplicação de aprendizagens construídas no curso pelo professor, espera-se que o estudante:
- cultive e exercite a curiosidade científica;
- familiarize-se com as etapas do método científico e da abordagem STEAM;
- torne a resolução de problemas um hábito para a vida – a partir das condutas de observar, analisar, investigar e formular conclusões – mostrando-se capaz de lidar com novidades e desafios de diferentes ordens.
Como a BNCC é abordada?
Para que os estudantes desenvolvam habilidades voltadas à multidisciplinaridade, à resolução de problemas, à colaboração, além de resiliência e espírito inovador, é fundamental trabalharmos com metodologias capazes de integrar áreas do conhecimento e fortalecer o pensamento científico, conforme prevê a Base Nacional Comum Curricular, em especial na segunda entre as competências gerais da Educação Básica:
"Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas" (BRASIL, 2018, p. 09).
A abordagem STEAM explicita o convite à integração de áreas, ao conectar elementos de Artes, Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática. Em Ciências da Natureza, enfatiza, por exemplo, a competência específica 3:
"Investigar situações-problema e avaliar aplicações do conhecimento científico e tecnológico e suas implicações no mundo (...) para propor soluções que considerem demandas locais, regionais e/ou globais, e comunicar suas descobertas e conclusões a públicos variados, em diversos contextos e por meio de diferentes mídias e tecnologias digitais de informação e comunicação" (BRASIL, 2018, p. 553).
Nas Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, incita à ampliação do repertório de procedimentos epistemológicos, científicos e tecnológicos que permitam analisar, posicionar-se criticamente e tomar decisões em relação a processos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais (BRASIL, 2018, p. 570). Na Matemática, subsidia a utilização de estratégias, conceitos, definições e procedimentos “para interpretar, construir modelos e resolver problemas em diversos contextos” (BRASIL, 2018, p. 531).
A orientação à resolução de problemas, portanto, não se limita às competências gerais; ao contrário, está presente entre as competências de todas as áreas e permeia o conjunto de componentes curriculares, no Ensino Fundamental e no Ensino Médio. Em articulação com a necessidade de adaptação a mudanças, criação de novidades e gestão das incertezas, tem sua relevância sintetizada pela própria BNCC: “é preciso garantir aos jovens aprendizagens para atuar em uma sociedade em constante mudança, prepará-los para profissões que ainda não existem, para usar tecnologias que ainda não foram inventadas e para resolver problemas que ainda não conhecemos” (BRASIL, 2018, p. 473).
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