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Evidências de aprendizagem: como identificar se o aluno está aprendendo?
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Evidências de aprendizagem: como identificar se o aluno está aprendendo?
Estrela Estrela Estrela Estrela Estrela 5.0
Etiqueta CURSO 100% GRATUITO
Ícone BNCC ALINHADO À BNCC
Chapéu de formatura CERTIFICADO POR INSTITUIÇÃO RECONHECIDA PELO MEC

*** 100% gratuito | Alinhado à BNCC ***

Neste curso, fruto da parceria entre Nova Escola e Fundação Telefônica Vivo, vamos abordar as evidências de aprendizagem e a importância da sua construção para acompanhar a trajetória de cada estudante. O educador entenderá a importância de incluir as evidências de aprendizagem no planejamento pedagógico. Também conhecerá os passos para realizar a identificação e a coleta de evidências, ferramentas essenciais do processo e das estratégias avaliativas, a fim de viabilizar o avanço da turma. Serão apresentadas boas práticas e dicas para trabalhar com evidências no dia a dia a partir dos diferentes desafios que o professor já tem pelo caminho, observando as realidades das escolas do País.

Professores das etapas: Ensino fundamental (anos iniciais)

Conteúdo Programático

Unidade 1: Evidências de aprendizagem na prática pedagógica​

A unidade é composta de dois módulos. No módulo 1, vamos reconhecer como o mapeamento de conhecimentos prévios dos alunos pode nos apoiar na definição de objetivos de aprendizagem para o desenvolvimento de uma habilidade. Também discutiremos sobre como as evidências de aprendizagem precisam dialogar com esses objetivos. No módulo 2, vamos refletir sobre qual o melhor momento para planejar as evidências, o papel do professor nesse processo e dos estudantes na evidenciação das novas aprendizagens.​

Unidade 2: Como verificar a aprendizagem​

A unidade também é composta de dois módulos. No primeiro deles, você será convidado(a) a analisar uma proposta para evidenciar as aprendizagens dos estudantes. O segundo módulo traz a oportunidade de criar e sugerir atividades que permitam evidenciar aprendizagens a partir de uma habilidade e dos objetivos definidos.​

Unidade 3: Atividades avaliativas para a coleta de evidências​

A unidade final está igualmente estruturada em dois módulos. No primeiro, buscaremos contribuir com o planejamento de Língua Portuguesa de duas professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Refletiremos sobre a importância de considerar o contexto da sala de aula no planejamento da coleta de evidências de aprendizagem, assim como na seleção das atividades mais coerentes para apoiar sua verificação. O último módulo da formação fornecerá subsídios para pensarmos em estratégias para planejar e realizar a coleta de evidências.

Atividade avaliativa do curso

  • Avaliação objetiva: para aprovação no curso, é necessário obter aproveitamento igual ou superior a 70% no questionário avaliativo final.

 

Objetivos

A partir do curso, espera-se que o educador:

  • reconheça a importância de planejar evidências para verificar o avanço das aprendizagens, relacionando-as com os objetivos estabelecidos;
  • sinta-se capaz de selecionar possibilidades de atividades avaliativas que gerem evidências de aprendizagem;
  • possa justificar a seleção de evidências que propiciam a verificação das aprendizagens.

A partir da aplicação de aprendizagens construídas no curso pelo educador, espera-se que o estudante:

  • sinta-se corresponsável pelo desenvolvimento de competências, habilidades e aprendizagens, engajando-se nos estudos e na busca pelo conhecimento;
  • mostre-se capaz de expressar aprendizagens e socializar o conhecimento construído, assim como exteriorizar dificuldades que apresenta e ajudas de que necessita para seguir avançando.

 

Como a BNCC é abordada?

A formação contempla a BNCC em todo o percurso do planejamento docente, do mapeamento dos saberes dos alunos à adoção de métodos para evidenciar as aprendizagens por eles construídas. São discutidas estratégias para estabelecer objetivos de aprendizagem, selecionar atividades avaliativas que gerem evidências consistentes e desenhar experiências que permitam o seu alcance em consonância com as expectativas definidas nas competências gerais e nas competências específicas das áreas e dos componentes curriculares. A participação dos estudantes é igualmente solicitada e encorajada ao longo dos processos de realização de atividades e construção de parâmetros para exteriorizar os conhecimentos produzidos.

Linguagens Ciências da Natureza Matemática Temas Contemporâneos Transversais
Este curso é certificado por:
Centro Universitário Ítalo Brasileiro
Venha conquistar sua certificação 100% gratuita!
Evidências de aprendizagem: como identificar se o aluno está aprendendo?
Professor e aluna se cumprimentam com um “bater de mãos”. A aluna sorri. Ambos seguram folhas de papel.
Carga horária
Relógio
10 HORAS
As inscrições encerram em
1 1
DIAS
:
0 7
HORAS
:
5 7
MINUTOS
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Neste curso, fruto da parceria entre Nova Escola e Fundação Telefônica Vivo, vamos abordar as evidências de aprendizagem e a importância da sua construção para acompanhar a trajetória de cada estudante. O educador entenderá a importância de incluir as evidências de aprendizagem no planejamento pedagógico. Também conhecerá os passos para realizar a identificação e a coleta de evidências, ferramentas essenciais do processo e das estratégias avaliativas, a fim de viabilizar o avanço da turma. Serão apresentadas boas práticas e dicas para trabalhar com evidências no dia a dia a partir dos diferentes desafios que o professor já tem pelo caminho, observando as realidades das escolas do País.

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Unidade 1: Evidências de aprendizagem na prática pedagógica​

A unidade é composta de dois módulos. No módulo 1, vamos reconhecer como o mapeamento de conhecimentos prévios dos alunos pode nos apoiar na definição de objetivos de aprendizagem para o desenvolvimento de uma habilidade. Também discutiremos sobre como as evidências de aprendizagem precisam dialogar com esses objetivos. No módulo 2, vamos refletir sobre qual o melhor momento para planejar as evidências, o papel do professor nesse processo e dos estudantes na evidenciação das novas aprendizagens.​

Unidade 2: Como verificar a aprendizagem​

A unidade também é composta de dois módulos. No primeiro deles, você será convidado(a) a analisar uma proposta para evidenciar as aprendizagens dos estudantes. O segundo módulo traz a oportunidade de criar e sugerir atividades que permitam evidenciar aprendizagens a partir de uma habilidade e dos objetivos definidos.​

Unidade 3: Atividades avaliativas para a coleta de evidências​

A unidade final está igualmente estruturada em dois módulos. No primeiro, buscaremos contribuir com o planejamento de Língua Portuguesa de duas professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Refletiremos sobre a importância de considerar o contexto da sala de aula no planejamento da coleta de evidências de aprendizagem, assim como na seleção das atividades mais coerentes para apoiar sua verificação. O último módulo da formação fornecerá subsídios para pensarmos em estratégias para planejar e realizar a coleta de evidências.

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  • Avaliação objetiva: para aprovação no curso, é necessário obter aproveitamento igual ou superior a 70% no questionário avaliativo final.

 

Objetivos

A partir do curso, espera-se que o educador:

  • reconheça a importância de planejar evidências para verificar o avanço das aprendizagens, relacionando-as com os objetivos estabelecidos;
  • sinta-se capaz de selecionar possibilidades de atividades avaliativas que gerem evidências de aprendizagem;
  • possa justificar a seleção de evidências que propiciam a verificação das aprendizagens.

A partir da aplicação de aprendizagens construídas no curso pelo educador, espera-se que o estudante:

  • sinta-se corresponsável pelo desenvolvimento de competências, habilidades e aprendizagens, engajando-se nos estudos e na busca pelo conhecimento;
  • mostre-se capaz de expressar aprendizagens e socializar o conhecimento construído, assim como exteriorizar dificuldades que apresenta e ajudas de que necessita para seguir avançando.

 

Como a BNCC é abordada?

A formação contempla a BNCC em todo o percurso do planejamento docente, do mapeamento dos saberes dos alunos à adoção de métodos para evidenciar as aprendizagens por eles construídas. São discutidas estratégias para estabelecer objetivos de aprendizagem, selecionar atividades avaliativas que gerem evidências consistentes e desenhar experiências que permitam o seu alcance em consonância com as expectativas definidas nas competências gerais e nas competências específicas das áreas e dos componentes curriculares. A participação dos estudantes é igualmente solicitada e encorajada ao longo dos processos de realização de atividades e construção de parâmetros para exteriorizar os conhecimentos produzidos.

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