Autoformativo
[#GR2024] Evidências de aprendizagem: como identificar se o aluno está aprendendo? (MT)
Autoformativo Botão de favoritar não marcado
[#GR2024] Evidências de aprendizagem: como identificar se o aluno está aprendendo? (MT)
Estrela Estrela Estrela Estrela Estrela 4.8
Etiqueta CURSO 100% GRATUITO
Ícone BNCC ALINHADO À BNCC
Chapéu de formatura CERTIFICADO POR INSTITUIÇÃO RECONHECIDA PELO MEC

Neste curso, fruto da parceria entre Nova Escola e Fundação Telefônica Vivo, vamos abordar as evidências de aprendizagem e a importância da sua construção para acompanhar a trajetória de cada estudante. O educador entenderá a importância de incluir as evidências de aprendizagem no planejamento pedagógico. Também conhecerá os passos para realizar a identificação e a coleta de evidências, ferramentas essenciais do processo e das estratégias avaliativas, a fim de viabilizar o avanço da turma. Serão apresentadas boas práticas e dicas para trabalhar com evidências no dia a dia a partir dos diferentes desafios que o professor já tem pelo caminho, observando as realidades das escolas do País.

Professores das etapas: Ensino fundamental (anos iniciais)

Conteúdo Programático

Unidade 1: Evidências de aprendizagem na prática pedagógica​

A unidade é composta de dois módulos. No módulo 1, vamos reconhecer como o mapeamento de conhecimentos prévios dos alunos pode nos apoiar na definição de objetivos de aprendizagem para o desenvolvimento de uma habilidade. Também discutiremos sobre como as evidências de aprendizagem precisam dialogar com esses objetivos. No módulo 2, vamos refletir sobre qual o melhor momento para planejar as evidências, o papel do professor nesse processo e dos estudantes na evidenciação das novas aprendizagens.​

Unidade 2: Como verificar a aprendizagem​

A unidade também é composta de dois módulos. No primeiro deles, você será convidado(a) a analisar uma proposta para evidenciar as aprendizagens dos estudantes. O segundo módulo traz a oportunidade de criar e sugerir atividades que permitam evidenciar aprendizagens a partir de uma habilidade e dos objetivos definidos.​

Unidade 3: Atividades avaliativas para a coleta de evidências​

A unidade final está igualmente estruturada em dois módulos. No primeiro, buscaremos contribuir com o planejamento de Língua Portuguesa de duas professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Refletiremos sobre a importância de considerar o contexto da sala de aula no planejamento da coleta de evidências de aprendizagem, assim como na seleção das atividades mais coerentes para apoiar sua verificação. O último módulo da formação fornecerá subsídios para pensarmos em estratégias para planejar e realizar a coleta de evidências.

Atividade avaliativa do curso

  • Avaliação objetiva: para aprovação no curso, é necessário obter aproveitamento igual ou superior a 70% no questionário avaliativo final.

Linguagens Ciências da Natureza Matemática Temas Contemporâneos Transversais
Venha conquistar sua certificação 100% gratuita!
[#GR2024] Evidências de aprendizagem: como identificar se o aluno está aprendendo? (MT)
Professor e aluna se cumprimentam com um “bater de mãos”. A aluna sorri. Ambos seguram folhas de papel.
Carga horária
Relógio
10 HORAS
As inscrições encerram em
0 0
DIAS
:
0 0
HORAS
:
0 0
MINUTOS
Estrela Estrela Estrela Estrela Estrela 4.8
Etiqueta CURSO 100% GRATUITO
Ícone BNCC ALINHADO À BNCC
Chapéu de formatura CERTIFICADO POR INSTITUIÇÃO RECONHECIDA PELO MEC

Neste curso, fruto da parceria entre Nova Escola e Fundação Telefônica Vivo, vamos abordar as evidências de aprendizagem e a importância da sua construção para acompanhar a trajetória de cada estudante. O educador entenderá a importância de incluir as evidências de aprendizagem no planejamento pedagógico. Também conhecerá os passos para realizar a identificação e a coleta de evidências, ferramentas essenciais do processo e das estratégias avaliativas, a fim de viabilizar o avanço da turma. Serão apresentadas boas práticas e dicas para trabalhar com evidências no dia a dia a partir dos diferentes desafios que o professor já tem pelo caminho, observando as realidades das escolas do País.

Professores das etapas: Ensino fundamental (anos iniciais)

Conteúdo Programático

Unidade 1: Evidências de aprendizagem na prática pedagógica​

A unidade é composta de dois módulos. No módulo 1, vamos reconhecer como o mapeamento de conhecimentos prévios dos alunos pode nos apoiar na definição de objetivos de aprendizagem para o desenvolvimento de uma habilidade. Também discutiremos sobre como as evidências de aprendizagem precisam dialogar com esses objetivos. No módulo 2, vamos refletir sobre qual o melhor momento para planejar as evidências, o papel do professor nesse processo e dos estudantes na evidenciação das novas aprendizagens.​

Unidade 2: Como verificar a aprendizagem​

A unidade também é composta de dois módulos. No primeiro deles, você será convidado(a) a analisar uma proposta para evidenciar as aprendizagens dos estudantes. O segundo módulo traz a oportunidade de criar e sugerir atividades que permitam evidenciar aprendizagens a partir de uma habilidade e dos objetivos definidos.​

Unidade 3: Atividades avaliativas para a coleta de evidências​

A unidade final está igualmente estruturada em dois módulos. No primeiro, buscaremos contribuir com o planejamento de Língua Portuguesa de duas professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Refletiremos sobre a importância de considerar o contexto da sala de aula no planejamento da coleta de evidências de aprendizagem, assim como na seleção das atividades mais coerentes para apoiar sua verificação. O último módulo da formação fornecerá subsídios para pensarmos em estratégias para planejar e realizar a coleta de evidências.

Atividade avaliativa do curso

  • Avaliação objetiva: para aprovação no curso, é necessário obter aproveitamento igual ou superior a 70% no questionário avaliativo final.

Linguagens Ciências da Natureza Matemática Temas Contemporâneos Transversais
Venha conquistar sua certificação 100% gratuita!
Carga horária
Relógio
10 HORAS
As inscrições encerram em
0 0
DIAS
:
0 0
HORAS
:
0 0
MINUTOS