Fotografia na aprendizagem: novos olhares para construir o conhecimento
Fotografia na aprendizagem: novos olhares para construir o conhecimento
Indique este curso:

*** 100% gratuito | Alinhado à BNCC ***

Desde as técnicas artesanais, como a câmera de lata e a pin-hole (“buraco do alfinete”), até a utilização de modernos dispositivos digitais, a fotografia guarda grande potencial pedagógico. Se a imagem remete a leitura, memória, crítica e expressão, a produção de imagens por meio de fotografias alia a esses benefícios um novo letramento, muito promissor ao desenvolvimento pessoal e cognitivo.

Nesta formação, além de conhecermos técnicas fotográficas e princípios de imagens digitais, vamos explorar possibilidades e experiências de uso da fotografia como recurso de aprendizagem, construção e comunicação. Colocaremos, juntos, a "mão na massa" e as câmeras nas mãos de nossos alunos!

>>> Para recomendar a colegas, clique nos ícones acima.

Como esse curso inova
Inova ao instrumentalizar o professor para usos construtivos e contextualizados de diferentes tecnologias com seus alunos, com ênfase na fotografia.

Antes de conhecer o Escolas Conectadas, eu já havia pesquisado outras formas de trabalhar a arte com os alunos. Tendo só uma aula semanal exige mais ainda da gente, porque temos que fazer o melhor e o máximo possível com os alunos. O meu objetivo é possibilitar a eles, através da fotografia, ter um novo olhar sobre a realidade.

Marilene Tavares de Souza, AM.

OBJETIVOS

A partir do curso, espera-se que o professor:

  • conheça e implemente com seus alunos técnicas básicas de fotografia e princípios de edição de imagens digitais;
  • tenha condições de desenvolver, pessoalmente e com os estudantes, composições multimídia com base em fotografias, enfatizando os aspectos de criatividade e autoria;
  • disponha de repertório para experimentar a fotografia com alunos e colegas em projetos multidisciplinares.

A partir da aplicação de aprendizagens construídas no curso pelo educador, espera-se que o estudante:

  • compreenda a linguagem fotográfica e suas principais características;
  • conheça técnicas de fotografia e princípios de imagens digitais;
  • desenvolva composições multimídia com base em fotografias;
  • exercite a autoria e o olhar estético por meio da fotografia;
  • utilize a fotografia como ferramenta de expressão e comunicação.

 

UNIDADES

Unidade 1: Técnicas básicas de fotografia

A unidade 1 aborda técnicas e procedimentos fotográficos para tornar as  fotografias - de professores e alunos - cada vez mais bonitas, criativas e inspiradoras. Exemplos de produções discentes e docentes também são compartilhadas para apoiar as experimentações.

Unidade 2: Princípios de imagens digitais e composições multimídia

O objetivo da segunda unidade do curso é explorar possibilidades de composição multimídia com base em fotografias, além de discutir as principais características das imagens digitais. São experimentadas a construção de animações e a produção de slideshows, além de outras formas de expressão que incentivem os aprendizes a assumirem o papel de "autores fotógrafos".

Unidade 3: Potência pedagógica da fotografia

A última unidade do curso apresenta experiências e possibilidades pedagógicas baseadas na prática fotográfica nos diferentes campos do conhecimento em conexão com competências previstas na BNCC (Base Nacional Comum Curricular).

 

ALINHAMENTO À BNCC

O curso Fotografia na aprendizagem: novos olhares para construir o conhecimento incentiva a experimentação ativa, por parte de alunos e professores, de uma das linguagens da arte ligadas à produção visual: a fotografia. Como a própria criação artística em geral, a fotografia pode ser enriquecida pela mobilização de recursos tecnológicos, altamente difundidos na cultura moderna. Ao se proporcionar um espaço autoral aos alunos, eles são instigados a expressarem sua imaginação e a percepção do seu entorno, o que colabora com o desenvolvimento da autonomia e do pensamento inventivo. Entre outros benefícios que podem ser alcançados, um trabalho artístico, pessoal ou colaborativo, também favorece ao estudante o desenvolvimento do senso de interpretação de um mesmo ambiente de múltiplas formas, fortalecendo a criatividade.  

No ensino médio, na área de Linguagens e suas Tecnologias (BRASIL, 2018, p. 490), as aprendizagens do curso conectam-se à competência de compreensão do funcionamento das diferentes linguagens e práticas culturais e de mobilização desses conhecimentos na recepção e produção de discursos nos diferentes campos de atuação social e à competência de utilização de diferentes linguagens para exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva, de forma crítica, criativa, ética e solidária. Incentivam a apreciação estética de produções artísticas e culturais, considerando suas características locais, regionais e globais, assim como a mobilização de conhecimentos sobre linguagens artísticas para significar e (re)construir produções, com respeito à diversidade de saberes, identidades e culturas. Também encorajam a mobilização de práticas de linguagem no universo digital para expandir as formas de produzir sentidos, de engajar-se em práticas autorais e coletivas, e de aprender a aprender nos campos da ciência, cultura, trabalho, informação e vida pessoal e coletiva.

 


 

ATIVIDADE AVALIATIVA

Fotografia potencializando a aprendizagem

Opção 1: produção de uma ou mais fotografias utilizando ao menos duas entre as técnicas abordadas no material de estudo e descrição da forma como foram implementadas.

Opção 2: criação de um projeto em que a fotografia venha a potencializar a aprendizagem dos alunos ou compartilhamento de um relato de prática realizada que tenha envolvido a fotografia com finalidade pedagógica, de acordo com os parâmetros estabelecidos.

Conheça as principais características:
Carga Horária:
20 horas

Modalidade:
Mediado

Autoria:

Profa. Dra. Silvia de Oliveira Kist e Profa. Dra. Patrícia Behling Schäfer


Certificação:

Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

Curso Gratuito
Certificado Incluso
Indique este curso:

*** 100% gratuito | Alinhado à BNCC ***

Desde as técnicas artesanais, como a câmera de lata e a pin-hole (“buraco do alfinete”), até a utilização de modernos dispositivos digitais, a fotografia guarda grande potencial pedagógico. Se a imagem remete a leitura, memória, crítica e expressão, a produção de imagens por meio de fotografias alia a esses benefícios um novo letramento, muito promissor ao desenvolvimento pessoal e cognitivo.

Nesta formação, além de conhecermos técnicas fotográficas e princípios de imagens digitais, vamos explorar possibilidades e experiências de uso da fotografia como recurso de aprendizagem, construção e comunicação. Colocaremos, juntos, a "mão na massa" e as câmeras nas mãos de nossos alunos!

>>> Para recomendar a colegas, clique nos ícones acima.

Como esse curso inova
Inova ao instrumentalizar o professor para usos construtivos e contextualizados de diferentes tecnologias com seus alunos, com ênfase na fotografia.

Antes de conhecer o Escolas Conectadas, eu já havia pesquisado outras formas de trabalhar a arte com os alunos. Tendo só uma aula semanal exige mais ainda da gente, porque temos que fazer o melhor e o máximo possível com os alunos. O meu objetivo é possibilitar a eles, através da fotografia, ter um novo olhar sobre a realidade.

Marilene Tavares de Souza, AM.

OBJETIVOS

A partir do curso, espera-se que o professor:

  • conheça e implemente com seus alunos técnicas básicas de fotografia e princípios de edição de imagens digitais;
  • tenha condições de desenvolver, pessoalmente e com os estudantes, composições multimídia com base em fotografias, enfatizando os aspectos de criatividade e autoria;
  • disponha de repertório para experimentar a fotografia com alunos e colegas em projetos multidisciplinares.

A partir da aplicação de aprendizagens construídas no curso pelo educador, espera-se que o estudante:

  • compreenda a linguagem fotográfica e suas principais características;
  • conheça técnicas de fotografia e princípios de imagens digitais;
  • desenvolva composições multimídia com base em fotografias;
  • exercite a autoria e o olhar estético por meio da fotografia;
  • utilize a fotografia como ferramenta de expressão e comunicação.

 

UNIDADES

Unidade 1: Técnicas básicas de fotografia

A unidade 1 aborda técnicas e procedimentos fotográficos para tornar as  fotografias - de professores e alunos - cada vez mais bonitas, criativas e inspiradoras. Exemplos de produções discentes e docentes também são compartilhadas para apoiar as experimentações.

Unidade 2: Princípios de imagens digitais e composições multimídia

O objetivo da segunda unidade do curso é explorar possibilidades de composição multimídia com base em fotografias, além de discutir as principais características das imagens digitais. São experimentadas a construção de animações e a produção de slideshows, além de outras formas de expressão que incentivem os aprendizes a assumirem o papel de "autores fotógrafos".

Unidade 3: Potência pedagógica da fotografia

A última unidade do curso apresenta experiências e possibilidades pedagógicas baseadas na prática fotográfica nos diferentes campos do conhecimento em conexão com competências previstas na BNCC (Base Nacional Comum Curricular).

 

ALINHAMENTO À BNCC

O curso Fotografia na aprendizagem: novos olhares para construir o conhecimento incentiva a experimentação ativa, por parte de alunos e professores, de uma das linguagens da arte ligadas à produção visual: a fotografia. Como a própria criação artística em geral, a fotografia pode ser enriquecida pela mobilização de recursos tecnológicos, altamente difundidos na cultura moderna. Ao se proporcionar um espaço autoral aos alunos, eles são instigados a expressarem sua imaginação e a percepção do seu entorno, o que colabora com o desenvolvimento da autonomia e do pensamento inventivo. Entre outros benefícios que podem ser alcançados, um trabalho artístico, pessoal ou colaborativo, também favorece ao estudante o desenvolvimento do senso de interpretação de um mesmo ambiente de múltiplas formas, fortalecendo a criatividade.  

No ensino médio, na área de Linguagens e suas Tecnologias (BRASIL, 2018, p. 490), as aprendizagens do curso conectam-se à competência de compreensão do funcionamento das diferentes linguagens e práticas culturais e de mobilização desses conhecimentos na recepção e produção de discursos nos diferentes campos de atuação social e à competência de utilização de diferentes linguagens para exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva, de forma crítica, criativa, ética e solidária. Incentivam a apreciação estética de produções artísticas e culturais, considerando suas características locais, regionais e globais, assim como a mobilização de conhecimentos sobre linguagens artísticas para significar e (re)construir produções, com respeito à diversidade de saberes, identidades e culturas. Também encorajam a mobilização de práticas de linguagem no universo digital para expandir as formas de produzir sentidos, de engajar-se em práticas autorais e coletivas, e de aprender a aprender nos campos da ciência, cultura, trabalho, informação e vida pessoal e coletiva.

 


 

ATIVIDADE AVALIATIVA

Fotografia potencializando a aprendizagem

Opção 1: produção de uma ou mais fotografias utilizando ao menos duas entre as técnicas abordadas no material de estudo e descrição da forma como foram implementadas.

Opção 2: criação de um projeto em que a fotografia venha a potencializar a aprendizagem dos alunos ou compartilhamento de um relato de prática realizada que tenha envolvido a fotografia com finalidade pedagógica, de acordo com os parâmetros estabelecidos.

Conheça as principais características:
Carga Horária:
20 horas

Modalidade:
Mediado

Autoria:

Profa. Dra. Silvia de Oliveira Kist e Profa. Dra. Patrícia Behling Schäfer


Certificação:

Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

Fotografia na aprendizagem: novos olhares para construir o conhecimento
Curso Gratuito
Certificado Incluso

Carga Horária

20h