Período de realização: a
*** 100% gratuito | Alinhado à BNCC ***
Desde as técnicas artesanais, como a câmera de lata e a pin-hole (“buraco do alfinete”), até a utilização de modernos dispositivos digitais, a fotografia guarda grande potencial pedagógico. Se a imagem remete a leitura, memória, crítica e expressão, a produção de imagens por meio de fotografias alia a esses benefícios um novo letramento, muito promissor ao desenvolvimento pessoal e cognitivo.
Nesta formação, além de conhecermos técnicas fotográficas e princípios de imagens digitais, vamos explorar possibilidades e experiências de uso da fotografia como recurso de aprendizagem, construção e comunicação. Colocaremos, juntos, a "mão na massa" e as câmeras nas mãos de nossos alunos!
>>> Para recomendar a colegas, clique nos ícones acima.
Antes de conhecer o Escolas Conectadas, eu já havia pesquisado outras formas de trabalhar a arte com os alunos. Tendo só uma aula semanal exige mais ainda da gente, porque temos que fazer o melhor e o máximo possível com os alunos. O meu objetivo é possibilitar a eles, através da fotografia, ter um novo olhar sobre a realidade.
Marilene Tavares de Souza, AM.
OBJETIVOS
A partir do curso, espera-se que o professor:
A partir da aplicação de aprendizagens construídas no curso pelo educador, espera-se que o estudante:
UNIDADES
Unidade 1: Técnicas básicas de fotografia
A unidade 1 aborda técnicas e procedimentos fotográficos para tornar as fotografias - de professores e alunos - cada vez mais bonitas, criativas e inspiradoras. Exemplos de produções discentes e docentes também são compartilhadas para apoiar as experimentações.
Unidade 2: Princípios de imagens digitais e composições multimídia
O objetivo da segunda unidade do curso é explorar possibilidades de composição multimídia com base em fotografias, além de discutir as principais características das imagens digitais. São experimentadas a construção de animações e a produção de slideshows, além de outras formas de expressão que incentivem os aprendizes a assumirem o papel de "autores fotógrafos".
Unidade 3: Potência pedagógica da fotografia
A última unidade do curso apresenta experiências e possibilidades pedagógicas baseadas na prática fotográfica nos diferentes campos do conhecimento em conexão com competências previstas na BNCC (Base Nacional Comum Curricular).
ALINHAMENTO À BNCC
O curso Fotografia na aprendizagem: novos olhares para construir o conhecimento incentiva a experimentação ativa, por parte de alunos e professores, de uma das linguagens da arte ligadas à produção visual: a fotografia. Como a própria criação artística em geral, a fotografia pode ser enriquecida pela mobilização de recursos tecnológicos, altamente difundidos na cultura moderna. Ao se proporcionar um espaço autoral aos alunos, eles são instigados a expressarem sua imaginação e a percepção do seu entorno, o que colabora com o desenvolvimento da autonomia e do pensamento inventivo. Entre outros benefícios que podem ser alcançados, um trabalho artístico, pessoal ou colaborativo, também favorece ao estudante o desenvolvimento do senso de interpretação de um mesmo ambiente de múltiplas formas, fortalecendo a criatividade.
No ensino médio, na área de Linguagens e suas Tecnologias (BRASIL, 2018, p. 490), as aprendizagens do curso conectam-se à competência de compreensão do funcionamento das diferentes linguagens e práticas culturais e de mobilização desses conhecimentos na recepção e produção de discursos nos diferentes campos de atuação social e à competência de utilização de diferentes linguagens para exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva, de forma crítica, criativa, ética e solidária. Incentivam a apreciação estética de produções artísticas e culturais, considerando suas características locais, regionais e globais, assim como a mobilização de conhecimentos sobre linguagens artísticas para significar e (re)construir produções, com respeito à diversidade de saberes, identidades e culturas. Também encorajam a mobilização de práticas de linguagem no universo digital para expandir as formas de produzir sentidos, de engajar-se em práticas autorais e coletivas, e de aprender a aprender nos campos da ciência, cultura, trabalho, informação e vida pessoal e coletiva.
ATIVIDADE AVALIATIVA
Fotografia potencializando a aprendizagem
Opção 1: produção de uma ou mais fotografias utilizando ao menos duas entre as técnicas abordadas no material de estudo e descrição da forma como foram implementadas.
Opção 2: criação de um projeto em que a fotografia venha a potencializar a aprendizagem dos alunos ou compartilhamento de um relato de prática realizada que tenha envolvido a fotografia com finalidade pedagógica, de acordo com os parâmetros estabelecidos.
*** 100% gratuito | Alinhado à BNCC ***
Desde as técnicas artesanais, como a câmera de lata e a pin-hole (“buraco do alfinete”), até a utilização de modernos dispositivos digitais, a fotografia guarda grande potencial pedagógico. Se a imagem remete a leitura, memória, crítica e expressão, a produção de imagens por meio de fotografias alia a esses benefícios um novo letramento, muito promissor ao desenvolvimento pessoal e cognitivo.
Nesta formação, além de conhecermos técnicas fotográficas e princípios de imagens digitais, vamos explorar possibilidades e experiências de uso da fotografia como recurso de aprendizagem, construção e comunicação. Colocaremos, juntos, a "mão na massa" e as câmeras nas mãos de nossos alunos!
>>> Para recomendar a colegas, clique nos ícones acima.
Antes de conhecer o Escolas Conectadas, eu já havia pesquisado outras formas de trabalhar a arte com os alunos. Tendo só uma aula semanal exige mais ainda da gente, porque temos que fazer o melhor e o máximo possível com os alunos. O meu objetivo é possibilitar a eles, através da fotografia, ter um novo olhar sobre a realidade.
Marilene Tavares de Souza, AM.
OBJETIVOS
A partir do curso, espera-se que o professor:
A partir da aplicação de aprendizagens construídas no curso pelo educador, espera-se que o estudante:
UNIDADES
Unidade 1: Técnicas básicas de fotografia
A unidade 1 aborda técnicas e procedimentos fotográficos para tornar as fotografias - de professores e alunos - cada vez mais bonitas, criativas e inspiradoras. Exemplos de produções discentes e docentes também são compartilhadas para apoiar as experimentações.
Unidade 2: Princípios de imagens digitais e composições multimídia
O objetivo da segunda unidade do curso é explorar possibilidades de composição multimídia com base em fotografias, além de discutir as principais características das imagens digitais. São experimentadas a construção de animações e a produção de slideshows, além de outras formas de expressão que incentivem os aprendizes a assumirem o papel de "autores fotógrafos".
Unidade 3: Potência pedagógica da fotografia
A última unidade do curso apresenta experiências e possibilidades pedagógicas baseadas na prática fotográfica nos diferentes campos do conhecimento em conexão com competências previstas na BNCC (Base Nacional Comum Curricular).
ALINHAMENTO À BNCC
O curso Fotografia na aprendizagem: novos olhares para construir o conhecimento incentiva a experimentação ativa, por parte de alunos e professores, de uma das linguagens da arte ligadas à produção visual: a fotografia. Como a própria criação artística em geral, a fotografia pode ser enriquecida pela mobilização de recursos tecnológicos, altamente difundidos na cultura moderna. Ao se proporcionar um espaço autoral aos alunos, eles são instigados a expressarem sua imaginação e a percepção do seu entorno, o que colabora com o desenvolvimento da autonomia e do pensamento inventivo. Entre outros benefícios que podem ser alcançados, um trabalho artístico, pessoal ou colaborativo, também favorece ao estudante o desenvolvimento do senso de interpretação de um mesmo ambiente de múltiplas formas, fortalecendo a criatividade.
No ensino médio, na área de Linguagens e suas Tecnologias (BRASIL, 2018, p. 490), as aprendizagens do curso conectam-se à competência de compreensão do funcionamento das diferentes linguagens e práticas culturais e de mobilização desses conhecimentos na recepção e produção de discursos nos diferentes campos de atuação social e à competência de utilização de diferentes linguagens para exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva, de forma crítica, criativa, ética e solidária. Incentivam a apreciação estética de produções artísticas e culturais, considerando suas características locais, regionais e globais, assim como a mobilização de conhecimentos sobre linguagens artísticas para significar e (re)construir produções, com respeito à diversidade de saberes, identidades e culturas. Também encorajam a mobilização de práticas de linguagem no universo digital para expandir as formas de produzir sentidos, de engajar-se em práticas autorais e coletivas, e de aprender a aprender nos campos da ciência, cultura, trabalho, informação e vida pessoal e coletiva.
ATIVIDADE AVALIATIVA
Fotografia potencializando a aprendizagem
Opção 1: produção de uma ou mais fotografias utilizando ao menos duas entre as técnicas abordadas no material de estudo e descrição da forma como foram implementadas.
Opção 2: criação de um projeto em que a fotografia venha a potencializar a aprendizagem dos alunos ou compartilhamento de um relato de prática realizada que tenha envolvido a fotografia com finalidade pedagógica, de acordo com os parâmetros estabelecidos.
Período de realização
a
Carga Horária
20h