Inova Escola - Gestão inovadora

*** 100% gratuito | Alinhado à BNCC ***

Diretores e coordenadores não são os únicos responsáveis pelas decisões que envolvem a escola, sobretudo pelos processos pedagógicos. Por isso, o curso Inova Escola - Gestão Inovadora é voltado a todos os educadores: ele promove uma reflexão sobre os papéis e as responsabilidades dos diversos atores escolares. Inovar na forma de gerir a escola ou a própria sala de aula, seja ela física, seja virtual, é essencial para atender às demandas dos aprendizes do século XXI.

É preciso superar a ideia de que a melhor forma de gestão requer uma organização autoritária e centralizada. Esse é um modelo que, em tempos de pandemia, evidencia ainda mais fragilidades. O curso apresenta meios de tornar a escola e os diferentes espaços de aprendizagem construções coletivas, contínuas e flexíveis. Traz estratégias relacionadas à gestão democrática, à equidade, à administração do tempo e à corresponsabilidade, com debates e vivências práticas.

>>> Para recomendar a colegas, clique nos ícones acima.

Como esse curso inova
O conteúdo deste curso foi elaborado para estimular reflexões e práticas mais inovadoras para educadores e gestores. Os temas e atividades propostos são inspirados em experiências e vivências de escolas inovadoras no Brasil e no mundo. Além deste curso, a formação on-line Inova Escola conta com outros cinco cursos, que podem ser realizados de forma independente, para ampliar ainda mais o repertório em inovação educativa.

Foi muito importante, pois possibilitou fazer os ajustes na minha postura como gestora, melhorando minha comunicação e meu desenvolvimento.

Maria Emilia Pimentel Soares, SP.

A partir do curso, espera-se que o professor:

• conheça e aplique o conceito de gestão inovadora a fim de aprimorar a própria ação pedagógica;
  • desenvolva elementos e práticas de gestão inovadora, como gestão democrática, equidade, administração do tempo e corresponsabilidade;
  • conheça e personalize caminhos para implementar uma gestão mais inovadora em seu contexto de atuação.

A partir da aplicação de aprendizagens construídas no curso pelo educador, espera-se que o estudante:

• contribua com colegas e professores na gestão do espaço e das rotinas escolares;
  • colabore na construção de regras e combinações para a boa convivência de todos no espaço escolar;
  • mostre-se capaz de negociar e defender ideias e pontos de vista com respeito;
  • demonstre compromisso e responsabilidade com os pactos estabelecidos.

Unidade 1: Escola plural

A unidade 1 convida a refletir sobre as razões de a escola ser um espaço que inter-relaciona as dimensões política e pedagógica, discutindo as demandas de construção de uma escola democrática, que ajuda a desenvolver as competências para o século XXI.

Unidade 2: Caminhos percorridos

Na unidade 2, são analisadas experiências de escolas que transformaram seus processos de gestão e, a partir de tais medidas, elevaram a qualidade da educação.

Unidade 3: Refundar a escola

A unidade 3 convida o professor participante da formação a realizar um diagnóstico de sua escola e a elaborar um plano de sugestões que a transforme em um espaço democrático e plural.

Etapa Final

A unidade 4, etapa final do curso, explicita as possibilidades de conexão da temática com as competências gerais da educação básica previstas na BNCC (Base Nacional Comum Curricular), apoiando sua materialização a partir da gestão da escola.

Alinhamento à BNCC

A busca por transformar a escola em um espaço de participação democrática mobiliza importantes competências destacadas pela BNCC. Entre as competências gerais previstas pela Base para a educação básica, sobressai a aprendizagem constante, vinculada à possibilidade de colaborar para a constituição de uma sociedade justa, democrática e inclusiva. A construção da capacidade argumentativa, sustentada em fatos e em informações confiáveis, por sua vez, é entendida como requisito para os processos de elaboração, negociação e defesa de ideias e pontos de vista.

Uma gestão plural e participativa tem como orientação essencial o desenvolvimento da autonomia, do respeito e da responsabilidade, que fundamentam o posicionamento ético e o cuidado de si, dos outros e do planeta. Outro aspecto primordial do desenvolvimento do aprendiz em ambientes democráticos refere-se ao autoconhecimento. Conhecer-se pessoalmente, nos âmbitos físico e emocional, favorece o reconhecimento e a compreensão das emoções – próprias e alheias –, consolidando pilares para a prática da empatia, do diálogo, da resolução de conflitos e da cooperação.

Atividades Avaliativas

As unidades 1, 2 e 3 contêm três tipos de atividades:

Pense nisso: atividade composta por perguntas que devem ser respondidas de forma dissertativa.

Fórum: atividade dissertativa voltada para a troca de experiências entre professores sobre o tema em discussão.

Questionário (Verifique seu conhecimento): atividade composta por uma ou duas perguntas de múltipla escolha.

O módulo de encerramento (Etapa final) apresenta um fórum (atividade dissertativa).

Mediado

Autoria:

Andrés Reyes

Instituto Singularidades

*** 100% gratuito | Alinhado à BNCC ***

>>> Para recomendar a colegas, clique nos ícones acima.

Como esse curso inova

Maria Emilia Pimentel Soares, SP.

A partir do curso, espera-se que o professor:

• mostre-se capaz de negociar e defender ideias e pontos de vista com respeito;
  • demonstre compromisso e responsabilidade com os pactos estabelecidos.

Unidade 1: Escola plural

Unidade 2: Caminhos percorridos

Unidade 3: Refundar a escola

Etapa Final