*** 100% gratuito | Alinhado à BNCC ***
Diretores e coordenadores não são os únicos responsáveis pelas decisões que envolvem a escola, sobretudo pelos processos pedagógicos. Por isso, o curso Inova Escola - Gestão Inovadora é voltado a todos os educadores: ele promove uma reflexão sobre os papéis e as responsabilidades dos diversos atores escolares. Inovar na forma de gerir a escola ou a própria sala de aula, seja ela física, seja virtual, é essencial para atender às demandas dos aprendizes do século XXI.
É preciso superar a ideia de que a melhor forma de gestão requer uma organização autoritária e centralizada. Esse é um modelo que, em tempos de pandemia, evidencia ainda mais fragilidades. O curso apresenta meios de tornar a escola e os diferentes espaços de aprendizagem construções coletivas, contínuas e flexíveis. Traz estratégias relacionadas à gestão democrática, à equidade, à administração do tempo e à corresponsabilidade, com debates e vivências práticas.
>>> Para recomendar a colegas, clique nos ícones acima.
Como esse curso inova
Objetivos
A partir do curso, espera-se que o professor:
- conheça e aplique o conceito de gestão inovadora a fim de aprimorar a própria ação pedagógica;
- desenvolva elementos e práticas de gestão inovadora, como gestão democrática, equidade, administração do tempo e corresponsabilidade;
- conheça e personalize caminhos para implementar uma gestão mais inovadora em seu contexto de atuação.
A partir da aplicação de aprendizagens construídas no curso pelo educador, espera-se que o estudante:
- contribua com colegas e professores na gestão do espaço e das rotinas escolares;
- colabore na construção de regras e combinações para a boa convivência de todos no espaço escolar;
- mostre-se capaz de negociar e defender ideias e pontos de vista com respeito;
- demonstre compromisso e responsabilidade com os pactos estabelecidos.
Unidades
Unidade 1: Escola plural
A unidade 1 convida a refletir sobre as razões de a escola ser um espaço que inter-relaciona as dimensões política e pedagógica, discutindo as demandas de construção de uma escola democrática, que ajuda a desenvolver as competências para o século XXI.
Unidade 2: Caminhos percorridos
Na unidade 2, são analisadas experiências de escolas que transformaram seus processos de gestão e, a partir de tais medidas, elevaram a qualidade da educação.
Unidade 3: Refundar a escola
A unidade 3 convida o professor participante da formação a realizar um diagnóstico de sua escola e a elaborar um plano de sugestões que a transforme em um espaço democrático e plural.
Etapa Final
A unidade 4, etapa final do curso, explicita as possibilidades de conexão da temática com as competências gerais da educação básica previstas na BNCC (Base Nacional Comum Curricular), apoiando sua materialização a partir da gestão da escola.
Alinhamento à BNCC
A busca por transformar a escola em um espaço de participação democrática mobiliza importantes competências destacadas pela BNCC. Entre as competências gerais previstas pela Base para a educação básica, sobressai a aprendizagem constante, vinculada à possibilidade de colaborar para a constituição de uma sociedade justa, democrática e inclusiva. A construção da capacidade argumentativa, sustentada em fatos e em informações confiáveis, por sua vez, é entendida como requisito para os processos de elaboração, negociação e defesa de ideias e pontos de vista.
Uma gestão plural e participativa tem como orientação essencial o desenvolvimento da autonomia, do respeito e da responsabilidade, que fundamentam o posicionamento ético e o cuidado de si, dos outros e do planeta. Outro aspecto primordial do desenvolvimento do aprendiz em ambientes democráticos refere-se ao autoconhecimento. Conhecer-se pessoalmente, nos âmbitos físico e emocional, favorece o reconhecimento e a compreensão das emoções – próprias e alheias –, consolidando pilares para a prática da empatia, do diálogo, da resolução de conflitos e da cooperação.
Atividades Avaliativas
As unidades 1, 2 e 3 contêm três tipos de atividades:
Pense nisso: atividade composta por perguntas que devem ser respondidas de forma dissertativa.
Fórum: atividade dissertativa voltada para a troca de experiências entre professores sobre o tema em discussão.
Questionário (Verifique seu conhecimento): atividade composta por uma ou duas perguntas de múltipla escolha.
O módulo de encerramento (Etapa final) apresenta um fórum (atividade dissertativa).
Instituto Singularidades
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Diretores e coordenadores não são os únicos responsáveis pelas decisões que envolvem a escola, sobretudo pelos processos pedagógicos. Por isso, o curso Inova Escola - Gestão Inovadora é voltado a todos os educadores: ele promove uma reflexão sobre os papéis e as responsabilidades dos diversos atores escolares. Inovar na forma de gerir a escola ou a própria sala de aula, seja ela física, seja virtual, é essencial para atender às demandas dos aprendizes do século XXI.
É preciso superar a ideia de que a melhor forma de gestão requer uma organização autoritária e centralizada. Esse é um modelo que, em tempos de pandemia, evidencia ainda mais fragilidades. O curso apresenta meios de tornar a escola e os diferentes espaços de aprendizagem construções coletivas, contínuas e flexíveis. Traz estratégias relacionadas à gestão democrática, à equidade, à administração do tempo e à corresponsabilidade, com debates e vivências práticas.
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Como esse curso inova
Objetivos
A partir do curso, espera-se que o professor:
- conheça e aplique o conceito de gestão inovadora a fim de aprimorar a própria ação pedagógica;
- desenvolva elementos e práticas de gestão inovadora, como gestão democrática, equidade, administração do tempo e corresponsabilidade;
- conheça e personalize caminhos para implementar uma gestão mais inovadora em seu contexto de atuação.
A partir da aplicação de aprendizagens construídas no curso pelo educador, espera-se que o estudante:
- contribua com colegas e professores na gestão do espaço e das rotinas escolares;
- colabore na construção de regras e combinações para a boa convivência de todos no espaço escolar;
- mostre-se capaz de negociar e defender ideias e pontos de vista com respeito;
- demonstre compromisso e responsabilidade com os pactos estabelecidos.
Unidades
Unidade 1: Escola plural
A unidade 1 convida a refletir sobre as razões de a escola ser um espaço que inter-relaciona as dimensões política e pedagógica, discutindo as demandas de construção de uma escola democrática, que ajuda a desenvolver as competências para o século XXI.
Unidade 2: Caminhos percorridos
Na unidade 2, são analisadas experiências de escolas que transformaram seus processos de gestão e, a partir de tais medidas, elevaram a qualidade da educação.
Unidade 3: Refundar a escola
A unidade 3 convida o professor participante da formação a realizar um diagnóstico de sua escola e a elaborar um plano de sugestões que a transforme em um espaço democrático e plural.
Etapa Final
A unidade 4, etapa final do curso, explicita as possibilidades de conexão da temática com as competências gerais da educação básica previstas na BNCC (Base Nacional Comum Curricular), apoiando sua materialização a partir da gestão da escola.
Alinhamento à BNCC
A busca por transformar a escola em um espaço de participação democrática mobiliza importantes competências destacadas pela BNCC. Entre as competências gerais previstas pela Base para a educação básica, sobressai a aprendizagem constante, vinculada à possibilidade de colaborar para a constituição de uma sociedade justa, democrática e inclusiva. A construção da capacidade argumentativa, sustentada em fatos e em informações confiáveis, por sua vez, é entendida como requisito para os processos de elaboração, negociação e defesa de ideias e pontos de vista.
Uma gestão plural e participativa tem como orientação essencial o desenvolvimento da autonomia, do respeito e da responsabilidade, que fundamentam o posicionamento ético e o cuidado de si, dos outros e do planeta. Outro aspecto primordial do desenvolvimento do aprendiz em ambientes democráticos refere-se ao autoconhecimento. Conhecer-se pessoalmente, nos âmbitos físico e emocional, favorece o reconhecimento e a compreensão das emoções – próprias e alheias –, consolidando pilares para a prática da empatia, do diálogo, da resolução de conflitos e da cooperação.
Atividades Avaliativas
As unidades 1, 2 e 3 contêm três tipos de atividades:
Pense nisso: atividade composta por perguntas que devem ser respondidas de forma dissertativa.
Fórum: atividade dissertativa voltada para a troca de experiências entre professores sobre o tema em discussão.
Questionário (Verifique seu conhecimento): atividade composta por uma ou duas perguntas de múltipla escolha.
O módulo de encerramento (Etapa final) apresenta um fórum (atividade dissertativa).
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