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Gestão Participativa: escola e comunidade – uma parceria cheia de potencialidades
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Gestão Participativa: escola e comunidade – uma parceria cheia de potencialidades
Etiqueta CURSO 100% GRATUITO
Ícone BNCC ALINHADO À BNCC
Chapéu de formatura CERTIFICADO POR INSTITUIÇÃO RECONHECIDA PELO MEC

*** 100% gratuito | Alinhado à BNCC ***

A escola não é a única responsável pela educação de um estudante: muitos atores participam dessa construção. Um dos papéis da gestão educacional é mobilizar a rede que o cerca para contribuir com seu desenvolvimento integral. Nesta formação, exploraremos conceitos e estratégias para potencializar a mobilização da comunidade escolar, como os referenciais de comunidade de aprendizagem e território educativo, práticas de gestão participativa e propostas de engajamento com base na escuta.  

Professores das etapas: Educação infantil, Ensino fundamental (anos iniciais), Ensino fundamental (anos finais), Ensino médio

Conteúdo Programático

Unidade 1 – A escola e as possibilidades para além de seus muros

A unidade 1 estabelece as premissas do desenvolvimento integral e da educação como compromisso da sociedade, assegurado pela Constituição Federal. Situa as responsabilidades na formação dos estudantes e orienta sobre os papéis da gestão como articuladora e mobilizadora desses esforços.

Unidade 2 – Inspirações para ampliar os espaços de participação

A gestão escolar sempre está no foco de diferentes olhares. Podemos, a partir deste interesse, fomentar a colaboração como forma de ampliar os espaços de participação. Vamos discutir algumas possibilidades na unidade 2.

Unidade 3 – Comunidades de aprendizagem e territórios educativos

A unidade 3 discute a criação de comunidades de aprendizagem para a construção de territórios educativos. Reúne dois potentes conceitos para o alcance de ambientes educativos que assumam a formação integral como desafio permanente e coletivo.

Atividade avaliativa

Avaliação objetiva: para aprovação no curso, é necessário obter aproveitamento igual ou superior a 70% no questionário final.


 

Objetivos

A partir do curso, espera-se que o(a) gestor(a):

  • compreenda o conceito de comunidade de aprendizagem e território educativo;
  • influencie a criação de comunidades de aprendizagem para a construção de um território educativo;
  • potencialize o conceito de gestão participativa baseada em práticas colaborativas e cooperativas;
  • elabore propostas de engajamento do corpo docente e discente para práticas de convivência e participação para melhoria da aprendizagem.

 

Como a BNCC é abordada?  

A Base Nacional Comum Curricular e os currículos compartilham os princípios e valores que orientam a LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional) e as DCN (Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica), reconhecendo o compromisso da educação com “a formação e o desenvolvimento humano global, em suas dimensões intelectual, física, afetiva, social, ética, moral e simbólica” (BRASIL, 2018, p. 16). O curso privilegia estratégias e ações que contribuem com o desenvolvimento integral a partir da mobilização de redes de aprendizagem, envolvendo, além de docentes e discentes, os demais atores que compõem a comunidade escolar. Trata-se de uma perspectiva que dialoga com o conjunto de competências gerais, observando, com ainda maior ênfase, as competências 6, 9 e 10, que destacam a cooperação, a responsabilidade, a cidadania e a constituição de projetos de vida. 

Temas Contemporâneos Transversais

Este curso garante um certificado com carga horária de 10 horas emitido por uma instituição reconhecida pelo Ministério da Educação. O certificado é 100% gratuito e não é cobrado nenhum valor para a sua emissão.

Para garantir o seu certificado, você deve cumprir todo conteúdo do curso dentro do prazo de encerramento da turma. Além disso, é preciso ter um aproveitamento mínimo de 70% na atividade avaliativa, que deve ser realizada ao final do curso. Você terá até três tentativas para atingir a pontuação mínima.

Após a sua aprovação na atividade avaliativa, a emissão do seu certificado será imediata. Em poucos minutos, você já poderá fazer o download na página Meus Certificados.

Importante! Para que o seu certificado fique disponível, você também precisa preencher todos os seus dados cadastrais em Meu perfil.

Este curso é certificado por:

Centro Universitário Ítalo Brasileiro

Venha conquistar sua certificação 100% gratuita!
Gestão Participativa: escola e comunidade – uma parceria cheia de potencialidades
Quatro professores, três homens e uma mulher, estão reunidos em uma biblioteca, ao redor de uma mesa (um deles sentado), conversando e sorrindo. Dois deles manuseiam dispositivos digitais.
Carga horária
Relógio
10 HORAS
As inscrições encerram em
0 0
DIAS
:
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HORAS
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MINUTOS
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A escola não é a única responsável pela educação de um estudante: muitos atores participam dessa construção. Um dos papéis da gestão educacional é mobilizar a rede que o cerca para contribuir com seu desenvolvimento integral. Nesta formação, exploraremos conceitos e estratégias para potencializar a mobilização da comunidade escolar, como os referenciais de comunidade de aprendizagem e território educativo, práticas de gestão participativa e propostas de engajamento com base na escuta.  

Professores das etapas: Educação infantil, Ensino fundamental (anos finais), Ensino fundamental (anos iniciais), Ensino médio

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Unidade 1 – A escola e as possibilidades para além de seus muros

A unidade 1 estabelece as premissas do desenvolvimento integral e da educação como compromisso da sociedade, assegurado pela Constituição Federal. Situa as responsabilidades na formação dos estudantes e orienta sobre os papéis da gestão como articuladora e mobilizadora desses esforços.

Unidade 2 – Inspirações para ampliar os espaços de participação

A gestão escolar sempre está no foco de diferentes olhares. Podemos, a partir deste interesse, fomentar a colaboração como forma de ampliar os espaços de participação. Vamos discutir algumas possibilidades na unidade 2.

Unidade 3 – Comunidades de aprendizagem e territórios educativos

A unidade 3 discute a criação de comunidades de aprendizagem para a construção de territórios educativos. Reúne dois potentes conceitos para o alcance de ambientes educativos que assumam a formação integral como desafio permanente e coletivo.

Atividade avaliativa

Avaliação objetiva: para aprovação no curso, é necessário obter aproveitamento igual ou superior a 70% no questionário final.


 

Objetivos

A partir do curso, espera-se que o(a) gestor(a):

  • compreenda o conceito de comunidade de aprendizagem e território educativo;
  • influencie a criação de comunidades de aprendizagem para a construção de um território educativo;
  • potencialize o conceito de gestão participativa baseada em práticas colaborativas e cooperativas;
  • elabore propostas de engajamento do corpo docente e discente para práticas de convivência e participação para melhoria da aprendizagem.

 

Como a BNCC é abordada?  

A Base Nacional Comum Curricular e os currículos compartilham os princípios e valores que orientam a LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional) e as DCN (Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica), reconhecendo o compromisso da educação com “a formação e o desenvolvimento humano global, em suas dimensões intelectual, física, afetiva, social, ética, moral e simbólica” (BRASIL, 2018, p. 16). O curso privilegia estratégias e ações que contribuem com o desenvolvimento integral a partir da mobilização de redes de aprendizagem, envolvendo, além de docentes e discentes, os demais atores que compõem a comunidade escolar. Trata-se de uma perspectiva que dialoga com o conjunto de competências gerais, observando, com ainda maior ênfase, as competências 6, 9 e 10, que destacam a cooperação, a responsabilidade, a cidadania e a constituição de projetos de vida. 

Temas Contemporâneos Transversais

Este curso garante um certificado com carga horária de 10 horas emitido por uma instituição reconhecida pelo Ministério da Educação. O certificado é 100% gratuito e não é cobrado nenhum valor para a sua emissão.

Para garantir o seu certificado, você deve cumprir todo conteúdo do curso dentro do prazo de encerramento da turma. Além disso, é preciso ter um aproveitamento mínimo de 70% na atividade avaliativa, que deve ser realizada ao final do curso. Você terá até três tentativas para atingir a pontuação mínima.

Após a sua aprovação na atividade avaliativa, a emissão do seu certificado será imediata. Em poucos minutos, você já poderá fazer o download na página Meus Certificados.

Importante! Para que o seu certificado fique disponível, você também precisa preencher todos os seus dados cadastrais em Meu perfil.

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