*** 100% gratuito | Alinhado à BNCC ***
A escola não é a única responsável pela educação de um estudante: muitos atores participam dessa construção. Um dos papéis da gestão educacional é mobilizar a rede que o cerca para contribuir com seu desenvolvimento integral. Nesta formação, exploraremos conceitos e estratégias para potencializar a mobilização da comunidade escolar, como os referenciais de comunidade de aprendizagem e território educativo, práticas de gestão participativa e propostas de engajamento com base na escuta.
Conteúdo Programático
Unidade 1 – A escola e as possibilidades para além de seus muros
A unidade 1 estabelece as premissas do desenvolvimento integral e da educação como compromisso da sociedade, assegurado pela Constituição Federal. Situa as responsabilidades na formação dos estudantes e orienta sobre os papéis da gestão como articuladora e mobilizadora desses esforços.
Unidade 2 – Inspirações para ampliar os espaços de participação
A gestão escolar sempre está no foco de diferentes olhares. Podemos, a partir deste interesse, fomentar a colaboração como forma de ampliar os espaços de participação. Vamos discutir algumas possibilidades na unidade 2.
Unidade 3 – Comunidades de aprendizagem e territórios educativos
A unidade 3 discute a criação de comunidades de aprendizagem para a construção de territórios educativos. Reúne dois potentes conceitos para o alcance de ambientes educativos que assumam a formação integral como desafio permanente e coletivo.
Atividade avaliativa
Avaliação objetiva: para aprovação no curso, é necessário obter aproveitamento igual ou superior a 70% no questionário final.
Objetivos
A partir do curso, espera-se que o(a) gestor(a):
- compreenda o conceito de comunidade de aprendizagem e território educativo;
- influencie a criação de comunidades de aprendizagem para a construção de um território educativo;
- potencialize o conceito de gestão participativa baseada em práticas colaborativas e cooperativas;
- elabore propostas de engajamento do corpo docente e discente para práticas de convivência e participação para melhoria da aprendizagem.
Como a BNCC é abordada?
A Base Nacional Comum Curricular e os currículos compartilham os princípios e valores que orientam a LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional) e as DCN (Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica), reconhecendo o compromisso da educação com “a formação e o desenvolvimento humano global, em suas dimensões intelectual, física, afetiva, social, ética, moral e simbólica” (BRASIL, 2018, p. 16). O curso privilegia estratégias e ações que contribuem com o desenvolvimento integral a partir da mobilização de redes de aprendizagem, envolvendo, além de docentes e discentes, os demais atores que compõem a comunidade escolar. Trata-se de uma perspectiva que dialoga com o conjunto de competências gerais, observando, com ainda maior ênfase, as competências 6, 9 e 10, que destacam a cooperação, a responsabilidade, a cidadania e a constituição de projetos de vida.
Este curso garante um certificado com carga horária de 10 horas emitido por uma instituição reconhecida pelo Ministério da Educação. O certificado é 100% gratuito e não é cobrado nenhum valor para a sua emissão.
Para garantir o seu certificado, você deve cumprir todo conteúdo do curso dentro do prazo de encerramento da turma. Além disso, é preciso ter um aproveitamento mínimo de 70% na atividade avaliativa, que deve ser realizada ao final do curso. Você terá até três tentativas para atingir a pontuação mínima.
Após a sua aprovação na atividade avaliativa, a emissão do seu certificado será imediata. Em poucos minutos, você já poderá fazer o download na página Meus Certificados.
Importante! Para que o seu certificado fique disponível, você também precisa preencher todos os seus dados cadastrais em Meu perfil.
Centro Universitário Ítalo Brasileiro

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A escola não é a única responsável pela educação de um estudante: muitos atores participam dessa construção. Um dos papéis da gestão educacional é mobilizar a rede que o cerca para contribuir com seu desenvolvimento integral. Nesta formação, exploraremos conceitos e estratégias para potencializar a mobilização da comunidade escolar, como os referenciais de comunidade de aprendizagem e território educativo, práticas de gestão participativa e propostas de engajamento com base na escuta.
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Unidade 1 – A escola e as possibilidades para além de seus muros
A unidade 1 estabelece as premissas do desenvolvimento integral e da educação como compromisso da sociedade, assegurado pela Constituição Federal. Situa as responsabilidades na formação dos estudantes e orienta sobre os papéis da gestão como articuladora e mobilizadora desses esforços.
Unidade 2 – Inspirações para ampliar os espaços de participação
A gestão escolar sempre está no foco de diferentes olhares. Podemos, a partir deste interesse, fomentar a colaboração como forma de ampliar os espaços de participação. Vamos discutir algumas possibilidades na unidade 2.
Unidade 3 – Comunidades de aprendizagem e territórios educativos
A unidade 3 discute a criação de comunidades de aprendizagem para a construção de territórios educativos. Reúne dois potentes conceitos para o alcance de ambientes educativos que assumam a formação integral como desafio permanente e coletivo.
Atividade avaliativa
Avaliação objetiva: para aprovação no curso, é necessário obter aproveitamento igual ou superior a 70% no questionário final.
Objetivos
A partir do curso, espera-se que o(a) gestor(a):
- compreenda o conceito de comunidade de aprendizagem e território educativo;
- influencie a criação de comunidades de aprendizagem para a construção de um território educativo;
- potencialize o conceito de gestão participativa baseada em práticas colaborativas e cooperativas;
- elabore propostas de engajamento do corpo docente e discente para práticas de convivência e participação para melhoria da aprendizagem.
Como a BNCC é abordada?
A Base Nacional Comum Curricular e os currículos compartilham os princípios e valores que orientam a LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional) e as DCN (Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica), reconhecendo o compromisso da educação com “a formação e o desenvolvimento humano global, em suas dimensões intelectual, física, afetiva, social, ética, moral e simbólica” (BRASIL, 2018, p. 16). O curso privilegia estratégias e ações que contribuem com o desenvolvimento integral a partir da mobilização de redes de aprendizagem, envolvendo, além de docentes e discentes, os demais atores que compõem a comunidade escolar. Trata-se de uma perspectiva que dialoga com o conjunto de competências gerais, observando, com ainda maior ênfase, as competências 6, 9 e 10, que destacam a cooperação, a responsabilidade, a cidadania e a constituição de projetos de vida.
Este curso garante um certificado com carga horária de 10 horas emitido por uma instituição reconhecida pelo Ministério da Educação. O certificado é 100% gratuito e não é cobrado nenhum valor para a sua emissão.
Para garantir o seu certificado, você deve cumprir todo conteúdo do curso dentro do prazo de encerramento da turma. Além disso, é preciso ter um aproveitamento mínimo de 70% na atividade avaliativa, que deve ser realizada ao final do curso. Você terá até três tentativas para atingir a pontuação mínima.
Após a sua aprovação na atividade avaliativa, a emissão do seu certificado será imediata. Em poucos minutos, você já poderá fazer o download na página Meus Certificados.
Importante! Para que o seu certificado fique disponível, você também precisa preencher todos os seus dados cadastrais em Meu perfil.
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