Imagem horizontal com visão lateral de aluno na cozinha pesando farinha.
Grandezas e medidas: explorar para compreender
Grandezas e medidas: explorar para compreender
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Indique este curso:

*** 100% gratuito | Alinhado à BNCC ***

O que é e para que serve uma unidade de medida? Para que e como medir? Que relações e operações podem ser estabelecidas entre medidas? Como o trabalho com sistemas de medidas pode contextualizar a exploração de outros conceitos matemáticos?

O curso Grandezas e medidas: explorar para compreender contribui com algumas possibilidades às questões lançadas. Por meio da resolução de situações-problema, do contato com práticas inspiradoras e da troca de experiências entre colegas, objetiva ampliar e qualificar ações focadas na compreensão dos conceitos de grandezas e medidas, contemplando desde a construção do número até operações com razões e proporcionalidade.

>>> Para recomendar a colegas, clique nos ícones acima.

Como esse curso inova
Inova ao propor práticas e inspirações para subsidiar transformações do estudo da Matemática, valorizando a resolução de problemas e a aplicação ao cotidiano como estratégias metodológicas.

Desenvolver essa sequência didática possibilitou aos alunos chegar à conclusão de que, utilizando unidades não padronizadas, encontramos resultados diferentes na medição de um mesmo objeto. Assim, foi possível ampliar o conteúdo apresentando as unidades de medidas de massa e comprimento de uma maneira mais significativa para o cotidiano deles.

Nancy Oliveira, SP

OBJETIVOS

A partir do curso, espera-se que o professor:

  • apresente uma compreensão ampliada sobre os conceitos de grandezas e medidas e suas relações com outros conceitos matemáticos e de outros campos;
  • inspire-se nos materiais de apoio e nas vivências proporcionadas para realizar seu planejamento e potencializar sua prática pedagógica;
  • favoreça ao aluno a operação eficiente com grandezas mensuráveis na resolução de problemas e em situações do cotidiano.

A partir da aplicação de aprendizagens construídas no curso pelo educador, espera-se que o estudante:

  • consiga reconhecer grandezas mensuráveis (como comprimento, massa, distância, tempo) e compará-las;
  • seja capaz de elaborar estratégias pessoais para efetuar medidas;
  • opere de forma eficiente com conceitos de grandezas e medidas em situações do cotidiano;
  • relacione grandezas e medidas a outros conceitos matemáticos e a conceitos de outros campos.

 

UNIDADES

Unidade 1: Sistemas de medidas

Na unidade, são exploradas estratégias e possibilidades para introduzir o trabalho com grandezas e medidas com os alunos. Busca-se descobrir o que entendem por grandezas e que unidades de medidas lhes são familiares, incentivam-se operações com estimativas e propõe-se a experimentação de instrumentos para mensurar diferentes elementos, abordando métodos e conceitos subjacentes à sua utilização.

Unidade 2: Integração de conceitos

A unidade propõe a construção de estratégias e práticas concretas para que, a partir do trabalho com grandezas e medidas, sejam introduzidos outros importantes conceitos matemáticos, como frações, números decimais, razão e proporção.

Unidade 3: Conhecimento e prática

Após os estudos, as explorações e as experimentações desenvolvidas nas unidades anteriores, a unidade 3 é voltada ao compartilhamento de aprendizagens e estratégias construídas entre colegas professores.

 

ALINHAMENTO À BNCC

Ao promover indagações a respeito de grandezas do mundo físico, unidades de medidas básicas (que as quantificam) e suas aplicações, você pode incentivar o aluno a realizar reflexões sobre o tema, tão caro à própria compreensão da realidade. Por meio de investigações nesse contexto, oportunizam-se ao aluno tanto observações, nos aspectos qualitativo e quantitativo, quanto a produção de argumentos acerca de relações métricas. Tais argumentos constituem e refletem o desenvolvimento do pensamento algébrico. O encorajamento ao aluno para que solucione problemas, num primeiro momento, de ordem cotidiana, alicerça investigações e descobertas posteriores de ordem científica e tecnológica, viabilizando ricas integrações com outras áreas do conhecimento, como analisa a BNCC. Permite introduzir, por exemplo, o estudo de conceitos como densidade, grandezas e escalas do Sistema Solar, coordenadas geográficas, escalas de mapas e guias, entre tantos outros. De forma análoga à primeira unidade, na unidade 2, é possível apoiar tomadas de consciência dos estudantes acerca de conceitos matemáticos muito presentes no cotidiano. A unidade incentiva a reflexão sobre o trabalho com “pedaços” ou “fragmentos” de unidades (partes de um todo) e sobre como operações com o “fracionamento” de unidades são indispensáveis ao dia a dia. A partir do trabalho com frações, podem ser introduzidos os princípios do número decimal, da razão (quociente de duas grandezas) e da proporção (igualdade de razões). Trata-se de conceitos fundamentais à resolução de problemas de diversas naturezas. Diferentes formas de sintetizar informações, exteriorizar descobertas, registrar e compartilhar meios de solução, como gráficos, tabelas e outros esquemas, também podem ser exploradas.  

Na área de Matemática e suas Tecnologias (BRASIL, 2018, p. 527), as aprendizagens do curso conectam-se às competências de utilizar estratégias, conceitos e procedimentos matemáticos para interpretar situações em diversos contextos, de utilizar diferentes registros de representação matemáticos na busca de solução e comunicação de resultados de problemas e de investigar e estabelecer conjecturas a respeito de diferentes conceitos e propriedades matemáticas, empregando estratégias e recursos como observação de padrões, experimentações e diferentes tecnologias.

 


 

ATIVIDADES AVALIATIVAS

Atividade 1 – Para além do carrinho de compras | Análise e reflexão sobre conceitos e operações matemáticas envolvidas em uma situação habitual: a ida ao supermercado.

Atividade 2 – Números no supermercado: reflexões | Resolução de um desafio a partir do mote das compras em que se exige a aplicação de conceitos matemáticos como razão, proporção, estimativa, etc.

Atividade 3 – Elaborando estratégias para fazer e compreender | Elaboração de um planejamento com base no material de apoio disponibilizado e nos conhecimentos construídos, implementação e compartilhamento dos resultados.

Conheça as principais características:
Carga Horária:
50 horas

Áreas do Conhecimento:
Matemática Transversal/ Projetos interdisciplinares

Modalidade:
Mediado

Competências gerais da BNCC mobilizadas:
Conhecimento Pensamento científico, crítico e criativo Comunicação Argumentação Cultura Digital

Recomendação Etapa/Série:
Educação infantil Ensino fundamental (anos finais) Ensino fundamental (anos iniciais)

Autoria:

Profa. Dra. Silvia de Oliveira Kist, Profa. Dra. Alexandra Lorandi Macedo e Profa. Dra. Patrícia Behling Schäfer


Certificação:

Centro Universitário Ítalo Brasileiro​

Curso Gratuito
Certificado Incluso
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O que é e para que serve uma unidade de medida? Para que e como medir? Que relações e operações podem ser estabelecidas entre medidas? Como o trabalho com sistemas de medidas pode contextualizar a exploração de outros conceitos matemáticos?

O curso Grandezas e medidas: explorar para compreender contribui com algumas possibilidades às questões lançadas. Por meio da resolução de situações-problema, do contato com práticas inspiradoras e da troca de experiências entre colegas, objetiva ampliar e qualificar ações focadas na compreensão dos conceitos de grandezas e medidas, contemplando desde a construção do número até operações com razões e proporcionalidade.

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Como esse curso inova
Inova ao propor práticas e inspirações para subsidiar transformações do estudo da Matemática, valorizando a resolução de problemas e a aplicação ao cotidiano como estratégias metodológicas.

Desenvolver essa sequência didática possibilitou aos alunos chegar à conclusão de que, utilizando unidades não padronizadas, encontramos resultados diferentes na medição de um mesmo objeto. Assim, foi possível ampliar o conteúdo apresentando as unidades de medidas de massa e comprimento de uma maneira mais significativa para o cotidiano deles.

Nancy Oliveira, SP

OBJETIVOS

A partir do curso, espera-se que o professor:

  • apresente uma compreensão ampliada sobre os conceitos de grandezas e medidas e suas relações com outros conceitos matemáticos e de outros campos;
  • inspire-se nos materiais de apoio e nas vivências proporcionadas para realizar seu planejamento e potencializar sua prática pedagógica;
  • favoreça ao aluno a operação eficiente com grandezas mensuráveis na resolução de problemas e em situações do cotidiano.

A partir da aplicação de aprendizagens construídas no curso pelo educador, espera-se que o estudante:

  • consiga reconhecer grandezas mensuráveis (como comprimento, massa, distância, tempo) e compará-las;
  • seja capaz de elaborar estratégias pessoais para efetuar medidas;
  • opere de forma eficiente com conceitos de grandezas e medidas em situações do cotidiano;
  • relacione grandezas e medidas a outros conceitos matemáticos e a conceitos de outros campos.

 

UNIDADES

Unidade 1: Sistemas de medidas

Na unidade, são exploradas estratégias e possibilidades para introduzir o trabalho com grandezas e medidas com os alunos. Busca-se descobrir o que entendem por grandezas e que unidades de medidas lhes são familiares, incentivam-se operações com estimativas e propõe-se a experimentação de instrumentos para mensurar diferentes elementos, abordando métodos e conceitos subjacentes à sua utilização.

Unidade 2: Integração de conceitos

A unidade propõe a construção de estratégias e práticas concretas para que, a partir do trabalho com grandezas e medidas, sejam introduzidos outros importantes conceitos matemáticos, como frações, números decimais, razão e proporção.

Unidade 3: Conhecimento e prática

Após os estudos, as explorações e as experimentações desenvolvidas nas unidades anteriores, a unidade 3 é voltada ao compartilhamento de aprendizagens e estratégias construídas entre colegas professores.

 

ALINHAMENTO À BNCC

Ao promover indagações a respeito de grandezas do mundo físico, unidades de medidas básicas (que as quantificam) e suas aplicações, você pode incentivar o aluno a realizar reflexões sobre o tema, tão caro à própria compreensão da realidade. Por meio de investigações nesse contexto, oportunizam-se ao aluno tanto observações, nos aspectos qualitativo e quantitativo, quanto a produção de argumentos acerca de relações métricas. Tais argumentos constituem e refletem o desenvolvimento do pensamento algébrico. O encorajamento ao aluno para que solucione problemas, num primeiro momento, de ordem cotidiana, alicerça investigações e descobertas posteriores de ordem científica e tecnológica, viabilizando ricas integrações com outras áreas do conhecimento, como analisa a BNCC. Permite introduzir, por exemplo, o estudo de conceitos como densidade, grandezas e escalas do Sistema Solar, coordenadas geográficas, escalas de mapas e guias, entre tantos outros. De forma análoga à primeira unidade, na unidade 2, é possível apoiar tomadas de consciência dos estudantes acerca de conceitos matemáticos muito presentes no cotidiano. A unidade incentiva a reflexão sobre o trabalho com “pedaços” ou “fragmentos” de unidades (partes de um todo) e sobre como operações com o “fracionamento” de unidades são indispensáveis ao dia a dia. A partir do trabalho com frações, podem ser introduzidos os princípios do número decimal, da razão (quociente de duas grandezas) e da proporção (igualdade de razões). Trata-se de conceitos fundamentais à resolução de problemas de diversas naturezas. Diferentes formas de sintetizar informações, exteriorizar descobertas, registrar e compartilhar meios de solução, como gráficos, tabelas e outros esquemas, também podem ser exploradas.  

Na área de Matemática e suas Tecnologias (BRASIL, 2018, p. 527), as aprendizagens do curso conectam-se às competências de utilizar estratégias, conceitos e procedimentos matemáticos para interpretar situações em diversos contextos, de utilizar diferentes registros de representação matemáticos na busca de solução e comunicação de resultados de problemas e de investigar e estabelecer conjecturas a respeito de diferentes conceitos e propriedades matemáticas, empregando estratégias e recursos como observação de padrões, experimentações e diferentes tecnologias.

 


 

ATIVIDADES AVALIATIVAS

Atividade 1 – Para além do carrinho de compras | Análise e reflexão sobre conceitos e operações matemáticas envolvidas em uma situação habitual: a ida ao supermercado.

Atividade 2 – Números no supermercado: reflexões | Resolução de um desafio a partir do mote das compras em que se exige a aplicação de conceitos matemáticos como razão, proporção, estimativa, etc.

Atividade 3 – Elaborando estratégias para fazer e compreender | Elaboração de um planejamento com base no material de apoio disponibilizado e nos conhecimentos construídos, implementação e compartilhamento dos resultados.

Conheça as principais características:
Carga Horária:
50 horas

Áreas do Conhecimento:
Matemática Transversal/ Projetos interdisciplinares

Modalidade:
Mediado

Competências gerais da BNCC mobilizadas:
Conhecimento Pensamento científico, crítico e criativo Comunicação Argumentação Cultura Digital

Recomendação Etapa/Série:
Educação infantil Ensino fundamental (anos finais) Ensino fundamental (anos iniciais)

Autoria:

Profa. Dra. Silvia de Oliveira Kist, Profa. Dra. Alexandra Lorandi Macedo e Profa. Dra. Patrícia Behling Schäfer


Certificação:

Centro Universitário Ítalo Brasileiro​

Grandezas e medidas: explorar para compreender
Curso Gratuito
Certificado Incluso

Carga Horária

50h