Grandezas e medidas: explorar para compreender

Caminhos para a Inovação:   Currículo
Imagem horizontal com visão lateral de aluno na cozinha pesando farinha

O que é e para que serve uma unidade de medida? Para que e como medir? Que relações e operações podem ser estabelecidas entre medidas? Como o trabalho com sistemas de medidas pode contextualizar a exploração de outros conceitos matemáticos?

O curso Grandezas e medidas: explorar para compreender quer contribuir com algumas possibilidades às questões lançadas. Por meio da resolução de situações-problema, do contato com práticas inspiradoras e da troca de experiências entre colegas, objetiva ampliar e qualificar ações focadas na exploração e compreensão dos conceitos de grandezas e medidas, contemplando desde a construção do número até operações com razões e proporcionalidade. A formação apresenta, ainda, ideias e práticas que podem ser conectadas a competências e habilidades previstas pela Base Nacional Comum Curricular, da educação infantil ao ensino médio, com ênfase nos anos iniciais e finais do ensino fundamental.

Ative a notificação de inscrições para a próxima edição do curso no botão "Avise-me".
Próximas turmas
31 de agosto a 28 de setembro
23 de novembro a 21 de dezembro


Carga Horária: 50 horas

Áreas do Conhecimento: Matemática

Modalidade: Mediado


Recomendação Ciclo/Série: Educação infantil, ensino fundamental (anos iniciais e finais) e ensino médio.

Autoria: Profa. Dra. Silvia de Oliveira Kist, Profa. Dra. Alexandra Lorandi Macedo e Profa. Dra. Patrícia Behling Schäfer

Certificação: Universidade Estadual do Rio Grande do Sul



Como esse curso inova
Inova ao propor práticas e inspirações para subsidiar transformações do estudo da Matemática, valorizando a resolução de problemas e a aplicação ao cotidiano como estratégias metodológicas.

Competências gerais da BNCC mobilizadas nos alunos

Conhecimento
Pensamento científico, crítico e criativo
Comunicação
Argumentação
Cultura Digital

Veja alguns depoimentos sobre o curso

Desenvolver essa sequência didática possibilitou aos alunos chegar à conclusão de que, utilizando unidades não padronizadas, encontramos resultados diferentes na medição de um mesmo objeto. Assim, foi possível ampliar o conteúdo apresentando as unidades de medidas de massa e comprimento de uma maneira mais significativa para o cotidiano deles. Nancy Oliveira, SP.
"
"