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Escola para todos: inclusão de pessoas com deficiência
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Escola para todos: inclusão de pessoas com deficiência
Estrela Estrela Estrela Estrela Estrela 4.95
Etiqueta CURSO 100% GRATUITO
Ícone BNCC ALINHADO À BNCC
Chapéu de formatura CERTIFICADO POR INSTITUIÇÃO RECONHECIDA PELO MEC

*** 100% gratuito | Alinhado à BNCC ***

A escola contemporânea vem sofrendo uma série de mudanças com o propósito de abarcar e valorizar a diversidade humana em seus fluxos. Nesse sentido, diferentes ações governamentais têm sido implementadas buscando promover a inclusão socioescolar de grupos que até então ficavam à margem do processo de ensino regular. Com a publicação da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (BRASIL, 2008), a qual considera alunos com deficiência também como público-alvo a ser atendido pela escola comum, desenha-se a escola inclusiva como uma nova realidade brasileira.

Neste curso, abordaremos alguns conceitos básicos sobre o tema com o intuito de instigar você, professor(a), a refletir sobre os desafios e as demandas que surgem nesse novo contexto, trazendo inspirações para a inclusão de todos.

Professores das etapas: Educação infantil, Ensino fundamental (anos finais), Ensino fundamental (anos iniciais), Ensino médio

Conteúdo programático

Unidade 1: Alinhando conceitos

Na unidade de abertura do curso, são examinados os conceitos centrais relacionados à inclusão de pessoas com deficiência na escola comum, analisando-se o percurso histórico que nossa sociedade empreendeu até chegarmos ao atual modelo de escola inclusiva.

Unidade 2: Desafios e potencialidades

Na unidade 2, são abordados os desafios e as potencialidades da inclusão de alunos com deficiência em escolas comuns, observando-se como vem ocorrendo esse processo em contextos com as características das realidades escolares brasileiras.

Unidade 3: Acessibilidade no meu contexto escolar

A unidade 3 é dirigida à análise das condições de acessibilidade das instituições escolares. O conceito de acessibilidade é aprofundado a partir da investigação de suas diferentes dimensões. São discutidos e exemplificados meios de promovê-la e aprimorá-la nas escolas.

Atividades avaliativas

Atividade 1 – Questionário

Atividade 2 – Fórum Você é o gestor de políticas públicas - Recomendação de ações, sob a ótica de um gestor de políticas públicas voltadas à educação, para abarcar a parcela da população com deficiência e erradicar o analfabetismo no território.


 

Objetivos

A partir do curso, espera-se que o professor:

  • compreenda conceitos estruturantes relacionados às temáticas da inclusão de pessoas com deficiência e da acessibilidade em diversos panoramas sociais, entre eles a escola;
  • conte com elementos e inspirações para abordar a educação inclusiva sob novas perspectivas;
  • disponha de subsídios para analisar os desafios e as potencialidades da inclusão de alunos com deficiência em escolas comuns.

A partir da aplicação de aprendizagens construídas no curso pelo educador, espera-se que o estudante:

  • acolha e respeite a diversidade humana;
  • compreenda as demandas de pessoas com deficiência e se engaje na promoção das diferentes dimensões da acessibilidade;
  • pratique atitudes e comportamentos solidários, empáticos e inclusivos.

 

Como a BNCC é abordada?

A primeira das competências gerais da educação básica prevista pela BNCC (BRASIL, 2018, p. 9) rememora um dos pilares da cidadania: a necessidade de colaboração pessoal para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva. A décima das competências gerais fortalece a ação orientada por princípios rumo ao ideal inclusivo, ao estabelecer a importância de “agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários”. Conforme a Base, o Brasil deve lutar hoje por superar as desigualdades educacionais em relação ao acesso à escola, à permanência dos estudantes e ao seu aprendizado, por muitos anos naturalizadas (BRASIL, 2018, p. 15). É, assim, papel das redes de ensino e das instituições escolares enfatizar no seu planejamento a equidade, que pressupõe reconhecer que as necessidades dos estudantes são diferentes. Ao longo da formação “Escola para todos”, priorizamos a inclusão dos estudantes com deficiência, que evidentemente requerem atenção especial e medidas cuidadosamente pensadas, mas é importante salientar que observar o princípio da equidade exige o contrário de homogeneização: supõe reconhecer a alteridade e a diferença que todos carregamos. Entendemos que essa sensibilização é fundante de todas as experiências verdadeiramente inclusivas.

Temas Contemporâneos Transversais Ciências Humanas
Este curso é certificado por:
Centro Universitário Ítalo Brasileiro​
Venha conquistar sua certificação 100% gratuita!
Escola para todos: inclusão de pessoas com deficiência
Imagem horizontal com visão lateral de aluna sentada na cadeira de rodas com professora ao lado esquerdo dela.
Carga horária
Relógio
50 HORAS
As inscrições encerram em
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A escola contemporânea vem sofrendo uma série de mudanças com o propósito de abarcar e valorizar a diversidade humana em seus fluxos. Nesse sentido, diferentes ações governamentais têm sido implementadas buscando promover a inclusão socioescolar de grupos que até então ficavam à margem do processo de ensino regular. Com a publicação da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (BRASIL, 2008), a qual considera alunos com deficiência também como público-alvo a ser atendido pela escola comum, desenha-se a escola inclusiva como uma nova realidade brasileira.

Neste curso, abordaremos alguns conceitos básicos sobre o tema com o intuito de instigar você, professor(a), a refletir sobre os desafios e as demandas que surgem nesse novo contexto, trazendo inspirações para a inclusão de todos.

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Unidade 1: Alinhando conceitos

Na unidade de abertura do curso, são examinados os conceitos centrais relacionados à inclusão de pessoas com deficiência na escola comum, analisando-se o percurso histórico que nossa sociedade empreendeu até chegarmos ao atual modelo de escola inclusiva.

Unidade 2: Desafios e potencialidades

Na unidade 2, são abordados os desafios e as potencialidades da inclusão de alunos com deficiência em escolas comuns, observando-se como vem ocorrendo esse processo em contextos com as características das realidades escolares brasileiras.

Unidade 3: Acessibilidade no meu contexto escolar

A unidade 3 é dirigida à análise das condições de acessibilidade das instituições escolares. O conceito de acessibilidade é aprofundado a partir da investigação de suas diferentes dimensões. São discutidos e exemplificados meios de promovê-la e aprimorá-la nas escolas.

Atividades avaliativas

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Atividade 2 – Fórum Você é o gestor de políticas públicas - Recomendação de ações, sob a ótica de um gestor de políticas públicas voltadas à educação, para abarcar a parcela da população com deficiência e erradicar o analfabetismo no território.


 

Objetivos

A partir do curso, espera-se que o professor:

  • compreenda conceitos estruturantes relacionados às temáticas da inclusão de pessoas com deficiência e da acessibilidade em diversos panoramas sociais, entre eles a escola;
  • conte com elementos e inspirações para abordar a educação inclusiva sob novas perspectivas;
  • disponha de subsídios para analisar os desafios e as potencialidades da inclusão de alunos com deficiência em escolas comuns.

A partir da aplicação de aprendizagens construídas no curso pelo educador, espera-se que o estudante:

  • acolha e respeite a diversidade humana;
  • compreenda as demandas de pessoas com deficiência e se engaje na promoção das diferentes dimensões da acessibilidade;
  • pratique atitudes e comportamentos solidários, empáticos e inclusivos.

 

Como a BNCC é abordada?

A primeira das competências gerais da educação básica prevista pela BNCC (BRASIL, 2018, p. 9) rememora um dos pilares da cidadania: a necessidade de colaboração pessoal para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva. A décima das competências gerais fortalece a ação orientada por princípios rumo ao ideal inclusivo, ao estabelecer a importância de “agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários”. Conforme a Base, o Brasil deve lutar hoje por superar as desigualdades educacionais em relação ao acesso à escola, à permanência dos estudantes e ao seu aprendizado, por muitos anos naturalizadas (BRASIL, 2018, p. 15). É, assim, papel das redes de ensino e das instituições escolares enfatizar no seu planejamento a equidade, que pressupõe reconhecer que as necessidades dos estudantes são diferentes. Ao longo da formação “Escola para todos”, priorizamos a inclusão dos estudantes com deficiência, que evidentemente requerem atenção especial e medidas cuidadosamente pensadas, mas é importante salientar que observar o princípio da equidade exige o contrário de homogeneização: supõe reconhecer a alteridade e a diferença que todos carregamos. Entendemos que essa sensibilização é fundante de todas as experiências verdadeiramente inclusivas.

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