*** 100% gratuito | Alinhado à BNCC ***
A formação busca fornecer subsídios ao professor para que experimente recursos digitais com os estudantes reunindo conhecimento tecnológico, pedagógico e curricular.
São explorados aplicativos do OpenOffice e analisadas ferramentas para criação de atividades (como Hot Potatoes, Ardora e Jclic). Também são examinadas experiências de Webquest e de aprendizagem baseada em projetos. As propostas são aplicáveis a contextos de conectividade limitada, buscando suprir lacunas de inclusão digital evidenciadas no período pandêmico.
Ative a notificação de inscrições para a próxima edição do curso no botão "Avise-me".
Realize um tour.
>>> Para recomendar a colegas, clique nos ícones acima.
Como esse curso inova
Foi muito bom participar dessa formação continuada. Ela possibilitou ampliar conhecimentos acerca da utilização de algumas tecnologias da informação e comunicação (TICs) dentro e fora da sala de aula (planejamento e execução). Permitiu aperfeiçoar a utilização de metodologias, como a da Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP), e conhecimento do modelo TPACK, Conhecimento Tecnológico e Pedagógico do Conteúdo, que desconhecia antes de fazer o curso.
Joubert Bustamante Junior, MG.
Objetivos
A formação busca fornecer subsídios ao professor para que experimente recursos digitais com os estudantes reunindo conhecimento tecnológico, pedagógico e curricular. São explorados aplicativos do OpenOffice e analisadas ferramentas para criação de atividades. Também são examinadas experiências de Webquest e de aprendizagem baseada em projetos.
A partir do curso, espera-se que o professor:
- disponha de meios para explorar e implementar recursos digitais na sua realidade docente;
- desenvolva planejamentos que integrem conhecimento tecnológico, pedagógico e curricular;
- utilize tecnologias digitais para criar atividades, mas também para promover os estudantes à posição de autores;
- conheça e aplique práticas pedagógicas que favoreçam a postura investigativa dos alunos, como experiências de Webquest e de aprendizagem baseada em projetos.
A partir da aplicação de aprendizagens construídas no curso pelo educador, espera-se que o estudante:
- utilize recursos digitais para criar, se comunicar, colaborar e aprender;
- adote uma postura investigativa e consiga elaborar estratégias para resolver problemas;
- negocie e compartilhe pontos de vista em produções coletivas mediadas pelas novas tecnologias da informação e comunicação.
Módulos
Módulo 1: Aplicações práticas do uso das TIC
No módulo 1, são explorados os aplicativos oferecidos pelo OpenOffice e outros tipos de aplicativos para elaborar materiais e facilitar a inclusão das tecnologias digitais no ambiente educativo.
Módulo 2: Atividades informacionais na rede – Webquest e caças ao tesouro
O módulo 2 apresenta diferentes modelos de atividades educativas que podem ser realizadas em rede, como a Webquest e "caças ao tesouro", e analisa as fases de sua criação.
Módulo 3: Experiências de planejamento didático – conhecimento tecnológico e pedagógico
O módulo 3 avalia o modelo TPACK (sigla em inglês para "Technological pedagogical content knowledge", que podemos traduzir como "Conhecimento tecnológico e pedagógico do conteúdo") como forma de planejamento dos processos de ensino e aprendizagem integrando as TIC.
Módulo 4: Aprendizagem baseada em projetos
No módulo 4, são investigadas metodologias ativas, como a aprendizagem baseada em projetos, e sua integração à cultura digital.
Alinhamento à BNCC
Do ponto de vista das competências gerais previstas pela BNCC para a educação básica, o eixo de cursos voltados à cultura digital mobiliza a compreensão, utilização e criação de tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais para o acesso, a comunicação e a disseminação de informações, a produção de conhecimentos, a resolução de problemas e o exercício do protagonismo e da autoria na vida pessoal e coletiva. Também apresenta vinculação com a utilização de diferentes linguagens para a expressão e o compartilhamento de informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos (BRASIL, 2018, p. 9).
Atividade avaliativa
Avaliação objetiva: para aprovação no curso, é necessário obter aproveitamento igual ou superior a 70% no questionário final.
Conheça as principais características:
Carga Horária:
20 horasModalidade:
Autoformativo (sem mediação)Certificação:
Centro Universitário Ítalo Brasileiro
*** 100% gratuito | Alinhado à BNCC ***
A formação busca fornecer subsídios ao professor para que experimente recursos digitais com os estudantes reunindo conhecimento tecnológico, pedagógico e curricular.
São explorados aplicativos do OpenOffice e analisadas ferramentas para criação de atividades (como Hot Potatoes, Ardora e Jclic). Também são examinadas experiências de Webquest e de aprendizagem baseada em projetos. As propostas são aplicáveis a contextos de conectividade limitada, buscando suprir lacunas de inclusão digital evidenciadas no período pandêmico.
Ative a notificação de inscrições para a próxima edição do curso no botão "Avise-me".
Realize um tour.
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Como esse curso inova
Foi muito bom participar dessa formação continuada. Ela possibilitou ampliar conhecimentos acerca da utilização de algumas tecnologias da informação e comunicação (TICs) dentro e fora da sala de aula (planejamento e execução). Permitiu aperfeiçoar a utilização de metodologias, como a da Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP), e conhecimento do modelo TPACK, Conhecimento Tecnológico e Pedagógico do Conteúdo, que desconhecia antes de fazer o curso.
Joubert Bustamante Junior, MG.
Objetivos
A formação busca fornecer subsídios ao professor para que experimente recursos digitais com os estudantes reunindo conhecimento tecnológico, pedagógico e curricular. São explorados aplicativos do OpenOffice e analisadas ferramentas para criação de atividades. Também são examinadas experiências de Webquest e de aprendizagem baseada em projetos.
A partir do curso, espera-se que o professor:
- disponha de meios para explorar e implementar recursos digitais na sua realidade docente;
- desenvolva planejamentos que integrem conhecimento tecnológico, pedagógico e curricular;
- utilize tecnologias digitais para criar atividades, mas também para promover os estudantes à posição de autores;
- conheça e aplique práticas pedagógicas que favoreçam a postura investigativa dos alunos, como experiências de Webquest e de aprendizagem baseada em projetos.
A partir da aplicação de aprendizagens construídas no curso pelo educador, espera-se que o estudante:
- utilize recursos digitais para criar, se comunicar, colaborar e aprender;
- adote uma postura investigativa e consiga elaborar estratégias para resolver problemas;
- negocie e compartilhe pontos de vista em produções coletivas mediadas pelas novas tecnologias da informação e comunicação.
Módulos
Módulo 1: Aplicações práticas do uso das TIC
No módulo 1, são explorados os aplicativos oferecidos pelo OpenOffice e outros tipos de aplicativos para elaborar materiais e facilitar a inclusão das tecnologias digitais no ambiente educativo.
Módulo 2: Atividades informacionais na rede – Webquest e caças ao tesouro
O módulo 2 apresenta diferentes modelos de atividades educativas que podem ser realizadas em rede, como a Webquest e "caças ao tesouro", e analisa as fases de sua criação.
Módulo 3: Experiências de planejamento didático – conhecimento tecnológico e pedagógico
O módulo 3 avalia o modelo TPACK (sigla em inglês para "Technological pedagogical content knowledge", que podemos traduzir como "Conhecimento tecnológico e pedagógico do conteúdo") como forma de planejamento dos processos de ensino e aprendizagem integrando as TIC.
Módulo 4: Aprendizagem baseada em projetos
No módulo 4, são investigadas metodologias ativas, como a aprendizagem baseada em projetos, e sua integração à cultura digital.
Alinhamento à BNCC
Do ponto de vista das competências gerais previstas pela BNCC para a educação básica, o eixo de cursos voltados à cultura digital mobiliza a compreensão, utilização e criação de tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais para o acesso, a comunicação e a disseminação de informações, a produção de conhecimentos, a resolução de problemas e o exercício do protagonismo e da autoria na vida pessoal e coletiva. Também apresenta vinculação com a utilização de diferentes linguagens para a expressão e o compartilhamento de informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos (BRASIL, 2018, p. 9).
Atividade avaliativa
Avaliação objetiva: para aprovação no curso, é necessário obter aproveitamento igual ou superior a 70% no questionário final.
Conheça as principais características:
Carga Horária:
20 horasModalidade:
Autoformativo (sem mediação)Certificação:
Centro Universitário Ítalo Brasileiro
Carga Horária
20h