Incorporar as TIC no planejamento didático

*** 100% gratuito | Alinhado à BNCC ***

São explorados aplicativos do OpenOffice e analisadas ferramentas para criação de atividades (como Hot Potatoes, Ardora e Jclic). Também são examinadas experiências de Webquest e de aprendizagem baseada em projetos. As propostas são aplicáveis a contextos de conectividade limitada, buscando suprir lacunas de inclusão digital evidenciadas no período pandêmico.

Ative a notificação de inscrições para a próxima edição do curso no botão "Avise-me".

Realize um tour.

>>> Para recomendar a colegas, clique nos ícones acima.

Como esse curso inova
Inova ao instrumentalizar o professor para usos construtivos e contextualizados de diferentes tecnologias em sala de aula, privilegiando a autoria, a pesquisa e a investigação.

Foi muito bom participar dessa formação continuada. Ela possibilitou ampliar conhecimentos acerca da utilização de algumas tecnologias da informação e comunicação (TICs) dentro e fora da sala de aula (planejamento e execução). Permitiu aperfeiçoar a utilização de metodologias, como a da Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP), e conhecimento do modelo TPACK, Conhecimento Tecnológico e Pedagógico do Conteúdo, que desconhecia antes de fazer o curso.

Joubert Bustamante Junior, MG.

Objetivos

A formação busca fornecer subsídios ao professor para que experimente recursos digitais com os estudantes reunindo conhecimento tecnológico, pedagógico e curricular. São explorados aplicativos do OpenOffice e analisadas ferramentas para criação de atividades. Também são examinadas experiências de Webquest e de aprendizagem baseada em projetos.

A partir do curso, espera-se que o professor:

• disponha de meios para explorar e implementar recursos digitais na sua realidade docente;
  • desenvolva planejamentos que integrem conhecimento tecnológico, pedagógico e curricular;
  • utilize tecnologias digitais para criar atividades, mas também para promover os estudantes à posição de autores;
  • conheça e aplique práticas pedagógicas que favoreçam a postura investigativa dos alunos, como experiências de Webquest e de aprendizagem baseada em projetos.

A partir da aplicação de aprendizagens construídas no curso pelo educador, espera-se que o estudante:

• utilize recursos digitais para criar, se comunicar, colaborar e aprender;
  • adote uma postura investigativa e consiga elaborar estratégias para resolver problemas;
  • negocie e compartilhe pontos de vista em produções coletivas mediadas pelas novas tecnologias da informação e comunicação.

Módulo 1: Aplicações práticas do uso das TIC

No módulo 1, são explorados os aplicativos oferecidos pelo OpenOffice e outros tipos de aplicativos para elaborar materiais e facilitar a inclusão das tecnologias digitais no ambiente educativo.

Módulo 2: Atividades informacionais na rede – Webquest e caças ao tesouro

O módulo 2 apresenta diferentes modelos de atividades educativas que podem ser realizadas em rede, como a Webquest e "caças ao tesouro", e analisa as fases de sua criação.

Módulo 3: Experiências de planejamento didático – conhecimento tecnológico e pedagógico

O módulo 3 avalia o modelo TPACK (sigla em inglês para "Technological pedagogical content knowledge", que podemos traduzir como "Conhecimento tecnológico e pedagógico do conteúdo") como forma de planejamento dos processos de ensino e aprendizagem integrando as TIC.

Módulo 4: Aprendizagem baseada em projetos

No módulo 4, são investigadas metodologias ativas, como a aprendizagem baseada em projetos, e sua integração à cultura digital.

Alinhamento à BNCC

Do ponto de vista das competências gerais previstas pela BNCC para a educação básica, o eixo de cursos voltados à cultura digital mobiliza a compreensão, utilização e criação de tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais para o acesso, a comunicação e a disseminação de informações, a produção de conhecimentos, a resolução de problemas e o exercício do protagonismo e da autoria na vida pessoal e coletiva. Também apresenta vinculação com a utilização de diferentes linguagens para a expressão e o compartilhamento de informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos (BRASIL, 2018, p. 9).

Atividade avaliativa

Avaliação objetiva: para aprovação no curso, é necessário obter aproveitamento igual ou superior a 70% no questionário final.

Autoformativo (sem mediação)

Centro Universitário Ítalo Brasileiro

*** 100% gratuito | Alinhado à BNCC ***

Realize um tour.

>>> Para recomendar a colegas, clique nos ícones acima.

Como esse curso inova

Joubert Bustamante Junior, MG.

Objetivos

A partir do curso, espera-se que o professor:

• utilize recursos digitais para criar, se comunicar, colaborar e aprender;

Módulo 1: Aplicações práticas do uso das TIC