Melhor no Desktop
Esse curso pode ser melhor visualizado pelo computador
Inovação na educação: conhecimentos avançados
Inovação na educação: conhecimentos avançados
Indique este curso:

*** 100% gratuito | Alinhado à BNCC ***

O nível avançado do Percurso Inovação Educativa aborda, a partir de elementos do modelo finlandês de educação e de demais sistemas bem-sucedidos no apoio ao desenvolvimento integral dos estudantes, mudanças promissoras para a melhoria dos índices de aprendizagem, contemplando desde aspectos concernentes a infraestrutura até novas organizações curriculares. Enfatiza, ainda, o uso contextualizado e intencional de recursos tecnológicos, sobretudo de dispositivos móveis, como propulsores de novas relações com o conhecimento. Por fim, a formação analisa diferentes metodologias pedagógicas e realiza um panorama de estratégias e práticas centradas no desenvolvimento de competências, ilustrando-as com experiências escolares concretas.

Realize um tour.

>>> Para recomendar a colegas, clique nos ícones acima.

Como esse curso inova
Inova ao instrumentalizar o professor para usos construtivos e contextualizados de diferentes tecnologias em sala de aula, privilegiando a autoria, a pesquisa e a investigação.

O curso é excelente. Em formato de agradável leitura, mescla informações, imagens e apresentações dinâmicas e atraentes. O material complementar é bastante informativo. Tudo isso sem destacar a organização da plataforma, com informações claras e retorno imediato de respostas às nossas dúvidas. Estou bastante satisfeita com a oportunidade.

Helena de Jesus Aguiar, MG.

Objetivos

A formação aborda, a partir de elementos do modelo finlandês de educação e de demais sistemas bem-sucedidos no apoio ao desenvolvimento dos estudantes, mudanças promissoras para a melhoria dos índices de aprendizagem. Enfatiza o uso contextualizado de recursos tecnológicos, sobretudo de dispositivos móveis, analisa diferentes metodologias pedagógicas e realiza um panorama de estratégias centradas no desenvolvimento de competências.

A partir do curso, espera-se que o professor:

  • analise características necessárias a professores e alunos na sociedade do século XXI;
  • examine e aplique métodos que viabilizam conhecer potencialidades e dificuldades de seu grupo discente;
  • estabeleça uma análise crítica de métodos e modelos de escola;
  • examine exemplos de práticas pedagógicas orientadas ao desenvolvimento de competências;
  • compreenda e usufrua benefícios de usos construtivos das novas tecnologias (como a criação de jogos e artefatos) à aprendizagem e ao desenvolvimento dos estudantes.

A partir da aplicação de aprendizagens construídas no curso pelo educador, espera-se que o estudante:  

  • utilize diferentes suportes e tecnologias para aprender;
  • ultrapasse a perspectiva do consumo, sendo também capaz de criar com tecnologias;
  • adote uma postura investigativa, permitindo-se explorar, descobrir, formular e produzir (independentemente da ferramenta aplicada).

 

Módulos

Módulo 1: Transformar a aula a partir da inovação

O módulo 1 analisa as características necessárias a professores e alunos na sociedade do século XXI. Também examina métodos que viabilizam conhecer potencialidades e dificuldades do grupo discente.

Módulo 2: Criar aplicativos para a aprendizagem Gaming

No módulo 2, são apresentadas alternativas tecnológicas, sobretudo baseadas em dispositivos móveis, para promover a criatividade, resolver problemas e melhorar o bem-estar social.

 

Alinhamento à BNCC

Do ponto de vista das competências gerais previstas pela BNCC para a educação básica, o eixo de cursos voltados à cultura digital mobiliza a compreensão, utilização e criação de tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais para o acesso, a comunicação e a disseminação de informações, a produção de conhecimentos, a resolução de problemas e o exercício do protagonismo e da autoria na vida pessoal e coletiva. Também apresenta vinculação com a utilização de diferentes linguagens para a expressão e o compartilhamento de informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos (BRASIL, 2018, p. 9).

 


 

Atividade avaliativa

Avaliação objetiva: para aprovação no curso, é necessário obter aproveitamento igual ou superior a 70% no questionário final.

Conheça as principais características:
Carga Horária:
10 horas

Modalidade:
Autoformativo (sem mediação)

Certificação:

Centro Universitário Ítalo Brasileiro

Curso Gratuito
Certificado Incluso
Indique este curso:

*** 100% gratuito | Alinhado à BNCC ***

O nível avançado do Percurso Inovação Educativa aborda, a partir de elementos do modelo finlandês de educação e de demais sistemas bem-sucedidos no apoio ao desenvolvimento integral dos estudantes, mudanças promissoras para a melhoria dos índices de aprendizagem, contemplando desde aspectos concernentes a infraestrutura até novas organizações curriculares. Enfatiza, ainda, o uso contextualizado e intencional de recursos tecnológicos, sobretudo de dispositivos móveis, como propulsores de novas relações com o conhecimento. Por fim, a formação analisa diferentes metodologias pedagógicas e realiza um panorama de estratégias e práticas centradas no desenvolvimento de competências, ilustrando-as com experiências escolares concretas.

Realize um tour.

>>> Para recomendar a colegas, clique nos ícones acima.

Como esse curso inova
Inova ao instrumentalizar o professor para usos construtivos e contextualizados de diferentes tecnologias em sala de aula, privilegiando a autoria, a pesquisa e a investigação.

O curso é excelente. Em formato de agradável leitura, mescla informações, imagens e apresentações dinâmicas e atraentes. O material complementar é bastante informativo. Tudo isso sem destacar a organização da plataforma, com informações claras e retorno imediato de respostas às nossas dúvidas. Estou bastante satisfeita com a oportunidade.

Helena de Jesus Aguiar, MG.

Objetivos

A formação aborda, a partir de elementos do modelo finlandês de educação e de demais sistemas bem-sucedidos no apoio ao desenvolvimento dos estudantes, mudanças promissoras para a melhoria dos índices de aprendizagem. Enfatiza o uso contextualizado de recursos tecnológicos, sobretudo de dispositivos móveis, analisa diferentes metodologias pedagógicas e realiza um panorama de estratégias centradas no desenvolvimento de competências.

A partir do curso, espera-se que o professor:

  • analise características necessárias a professores e alunos na sociedade do século XXI;
  • examine e aplique métodos que viabilizam conhecer potencialidades e dificuldades de seu grupo discente;
  • estabeleça uma análise crítica de métodos e modelos de escola;
  • examine exemplos de práticas pedagógicas orientadas ao desenvolvimento de competências;
  • compreenda e usufrua benefícios de usos construtivos das novas tecnologias (como a criação de jogos e artefatos) à aprendizagem e ao desenvolvimento dos estudantes.

A partir da aplicação de aprendizagens construídas no curso pelo educador, espera-se que o estudante:  

  • utilize diferentes suportes e tecnologias para aprender;
  • ultrapasse a perspectiva do consumo, sendo também capaz de criar com tecnologias;
  • adote uma postura investigativa, permitindo-se explorar, descobrir, formular e produzir (independentemente da ferramenta aplicada).

 

Módulos

Módulo 1: Transformar a aula a partir da inovação

O módulo 1 analisa as características necessárias a professores e alunos na sociedade do século XXI. Também examina métodos que viabilizam conhecer potencialidades e dificuldades do grupo discente.

Módulo 2: Criar aplicativos para a aprendizagem Gaming

No módulo 2, são apresentadas alternativas tecnológicas, sobretudo baseadas em dispositivos móveis, para promover a criatividade, resolver problemas e melhorar o bem-estar social.

 

Alinhamento à BNCC

Do ponto de vista das competências gerais previstas pela BNCC para a educação básica, o eixo de cursos voltados à cultura digital mobiliza a compreensão, utilização e criação de tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais para o acesso, a comunicação e a disseminação de informações, a produção de conhecimentos, a resolução de problemas e o exercício do protagonismo e da autoria na vida pessoal e coletiva. Também apresenta vinculação com a utilização de diferentes linguagens para a expressão e o compartilhamento de informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos (BRASIL, 2018, p. 9).

 


 

Atividade avaliativa

Avaliação objetiva: para aprovação no curso, é necessário obter aproveitamento igual ou superior a 70% no questionário final.

Conheça as principais características:
Carga Horária:
10 horas

Modalidade:
Autoformativo (sem mediação)

Certificação:

Centro Universitário Ítalo Brasileiro

Inovação na educação: conhecimentos avançados
Curso Gratuito
Certificado Incluso

Carga Horária

10h