Melhor no Desktop
Esse curso pode ser melhor visualizado pelo computador
Inovação nas escolas

*** 100% gratuito | Alinhado à BNCC ***

O que é cultura de inovação? Este é o questionamento guia da formação, que busca provocar a reflexão sobre como transformar as práticas pedagógicas com consistência e intencionalidade. São explorados meios de despertar a criatividade (com base no exame de como o processo criativo se desenrola), incentivar a postura investigativa e favorecer o aprender fazendo.

Realize um tour.

>>> Para recomendar a colegas, clique nos ícones acima.

Como esse curso inova
Inova ao instrumentalizar o professor para usos construtivos e contextualizados de diferentes tecnologias em sala de aula, privilegiando a autoria multimídia, a colaboração e o aprender fazendo.

Antes mesmo desse curso eu já estava buscando inovar. Percebi que minhas aulas precisavam de um UP. Comecei a fazer alguns cursos sobre o uso de ferramentas tecnológicas educacionais. Acho que isso favoreceu meu interesse por buscar essa formação. Através desse material estou convencido que o educador precisa se conectar ao novo contexto dessa nova época de TIC. Através das leituras fui percebendo as várias possibilidades de fazer aulas diferentes, leves, atrativas.

Kelson Soares, DF.

Objetivos

A formação busca provocar a reflexão sobre como transformar as práticas pedagógicas com consistência e intencionalidade. São explorados meios de despertar a criatividade (com base no exame de como o processo criativo se desenrola), incentivar a postura investigativa e favorecer o aprender fazendo, com destaque para os dispositivos móveis.

A partir do curso, espera-se que o professor:

• identifique e aplique métodos para incentivar a criatividade;
  • identifique e aplique métodos suportados pela prática de aprender fazendo;
  • compreenda a relevância do uso de dispositivos móveis como tecnologia de apoio à educação, bem como conheça as variáveis que intervêm na sua adoção;
  • desenvolva uma atitude favorável em relação à inserção de novas tecnologias no campo educacional, conscientizando-se sobre sua importância para abordar o conhecimento como um processo cíclico constantemente atualizado.

A partir da aplicação de aprendizagens construídas no curso pelo educador, espera-se que o estudante:

• utilize com gradativo aumento de fluência recursos digitais que contribuam com seu desenvolvimento;
  • adote uma postura investigativa, permitindo-se explorar, descobrir e produzir (independentemente da ferramenta aplicada).

Módulos

Módulo 1: Sistemas de inovação na escola

No módulo, são examinados métodos para incentivar a criatividade, fatores de sucesso de sistemas educacionais inovadores no mundo e meios de encorajar práticas pedagógicas sustentadas pela criatividade e pela inovação.

Módulo 2: Aprendizagem móvel (m-learning)

No módulo, são analisadas propostas de aprendizagem mediada por dispositivos móveis. O chamado “mobile learning” é também abordado como ferramenta de apoio à gestão docente.

Alinhamento à BNCC

Do ponto de vista das competências gerais previstas pela BNCC para a educação básica, o eixo de cursos voltados à cultura digital mobiliza a compreensão, utilização e criação de tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais para o acesso, a comunicação e a disseminação de informações, a produção de conhecimentos, a resolução de problemas e o exercício do protagonismo e da autoria na vida pessoal e coletiva. Também apresenta vinculação com a utilização de diferentes linguagens para a expressão e o compartilhamento de informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos (BRASIL, 2018, p. 9).

Atividade avaliativa

Avaliação objetiva: para aprovação no curso, é necessário obter aproveitamento igual ou superior a 70% no questionário final.

Autoformativo (sem mediação)

Certificação:

Centro Universitário Ítalo Brasileiro

*** 100% gratuito | Alinhado à BNCC ***

Realize um tour.

>>> Para recomendar a colegas, clique nos ícones acima.

Como esse curso inova

Kelson Soares, DF.

Objetivos

A partir do curso, espera-se que o professor:

• identifique e aplique métodos para incentivar a criatividade;
  • identifique e aplique métodos suportados pela prática de aprender fazendo;

Módulos

Módulo 1: Sistemas de inovação na escola

Módulo 2: Aprendizagem móvel (m-learning)

Alinhamento à BNCC