***Curso 100% on-line, gratuito e com certificado, destinado a professoras e professores com diferentes níveis de apropriação digital, de básico a avançado***
O que é inteligência artificial generativa? Como ela pode nos ajudar nas tarefas do cotidiano docente? E como pode auxiliar nossos alunos?
A inteligência artificial, também conhecida como IA, já está presente nas nossas rotinas por meio de variados recursos digitais que utilizamos no dia a dia. A IA tem ganhado cada vez mais espaço e atenção, especificamente a IA generativa, disponibilizada em sistemas conversacionais como o ChatGPT. Seu impacto na sociedade torna-se cada vez mais visível de várias maneiras, incluindo mudanças nas relações com o ensino e a aprendizagem.
Neste curso, fruto da parceria entre a Fundação Telefônica Vivo e a Code.org, exploraremos com dicas práticas e exemplos concretos os fundamentos, as aplicações e os benefícios da IA generativa – que envolvem desde a grande economia de tempo até a personalização das experiências de aprendizagem para atender demandas individuais dos nossos alunos. Também discutiremos os cuidados necessários para garantir usos seguros, criativos e construtivos da IA, pessoalmente e com os estudantes.
Conteúdo programático
1 Conhecendo
O primeiro tópico da formação aborda os fundamentos e o funcionamento da inteligência artificial (IA) e da inteligência artificial generativa, assim como suas aplicações na Educação, capazes de transformar nossas relações com o ensino e a aprendizagem. Utilizaremos o formato de perguntas e respostas, partindo de dúvidas frequentes e exemplos práticos para navegarmos passo a passo pelas oportunidades da IA a professores e alunos.
2 Produzindo
No tópico 2, exploraremos situações concretas de aplicação da IA generativa como "assistente de ensino", desenvolvendo atividades que vão do planejamento de aulas a tarefas administrativas. Veremos como, com apoio da IA, podemos dedicar mais tempo às interações com os alunos e aos aspectos mais valiosos da aprendizagem.
3 Produzindo com os estudantes
Outro uso importante da IA generativa no contexto educacional é a construção de instruções que apoiem os alunos em seus percursos de aprendizagem e investigação, enriquecendo suas experiências, como em uma mentoria. Mas no que consiste esse apoio? Como construir esse tipo de instruções? Como orientar ações discentes que reúnam autoria e criatividade? É o que veremos no terceiro tópico da nossa formação.
4 Refletindo sobre a prática
No quarto tópico da formação, nos dedicaremos à reflexão sobre os cuidados necessários ao usarmos a IA generativa, seja pessoalmente, seja com os alunos. Falaremos sobre confiabilidade das informações, ficções de IA, viés algorítmico, autoria, privacidade e proteção de dados. Analisaremos também estratégias para lidarmos com esses desafios, promovendo aplicações éticas, inclusivas e responsáveis.
5 Avaliação
Atividade avaliativa do curso: questões objetivas e análise pessoal da trajetória.
Objetivos
A partir do curso, espera-se que o educador:
- compreenda os fundamentos e o funcionamento da inteligência artificial e da inteligência artificial generativa;
- consiga iniciar o uso da IA generativa em ações docentes cotidianas, como elaborar planos de aula, criar materiais, produzir avaliações e preparar comunicados;
- sinta-se capaz de construir instruções iniciais em ferramentas de IA que apoiem os alunos em seus percursos de aprendizagem;
- possa praticar e abordar com os estudantes condutas focadas na privacidade e na proteção de dados em ferramentas de IA generativa;
- possa praticar e abordar com os estudantes cuidados necessários no uso de ferramentas de IA generativa relacionados à autoria, à confiabilidade das informações, a ficções de IA e ao viés algorítmico.
A partir da aplicação de aprendizagens construídas no curso pelo educador, espera-se que o estudante:
- pratique os cuidados necessários no uso de ferramentas de IA generativa relacionados à privacidade, à proteção de dados, à autoria, à confiabilidade das informações e ao viés algorítmico;
- sinta-se mobilizado para construir conhecimentos e pensar criticamente a partir dos conteúdos gerados por IA;
- mantenha condutas éticas, criativas e responsáveis no uso da IA, com destaque para a equidade, a inclusão e o respeito a direitos e deveres.
Como a BNCC é abordada?
A apropriação digital crítica, criativa e cidadã é tematizada já nas competências gerais da educação básica. A quinta entre as dez competências, por exemplo, estabelece a necessidade de:
compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva (BRASIL, 2018, p. 09).
É papel do docente se questionar continuamente sobre como um mundo conectado transforma a relação do aluno com o conhecimento. A rápida evolução da IA, em especial das ferramentas de IA generativa, traz mais nuances a essa perspectiva, exigindo que a fluência em novos letramentos se desenvolva em consonância com condutas éticas, inclusivas, responsáveis e solidárias. São demandas igualmente enfatizadas nas competências definidas no complemento à BNCC – Computação na Educação Básica (BRASIL, 2022) para o Ensino Fundamental e para o Ensino Médio.
Centro Universitário Braz Cubas
***Curso 100% on-line, gratuito e com certificado, destinado a professoras e professores com diferentes níveis de apropriação digital, de básico a avançado***
O que é inteligência artificial generativa? Como ela pode nos ajudar nas tarefas do cotidiano docente? E como pode auxiliar nossos alunos?
A inteligência artificial, também conhecida como IA, já está presente nas nossas rotinas por meio de variados recursos digitais que utilizamos no dia a dia. A IA tem ganhado cada vez mais espaço e atenção, especificamente a IA generativa, disponibilizada em sistemas conversacionais como o ChatGPT. Seu impacto na sociedade torna-se cada vez mais visível de várias maneiras, incluindo mudanças nas relações com o ensino e a aprendizagem.
Neste curso, fruto da parceria entre a Fundação Telefônica Vivo e a Code.org, exploraremos com dicas práticas e exemplos concretos os fundamentos, as aplicações e os benefícios da IA generativa – que envolvem desde a grande economia de tempo até a personalização das experiências de aprendizagem para atender demandas individuais dos nossos alunos. Também discutiremos os cuidados necessários para garantir usos seguros, criativos e construtivos da IA, pessoalmente e com os estudantes.
Conteúdo programático
1 Conhecendo
O primeiro tópico da formação aborda os fundamentos e o funcionamento da inteligência artificial (IA) e da inteligência artificial generativa, assim como suas aplicações na Educação, capazes de transformar nossas relações com o ensino e a aprendizagem. Utilizaremos o formato de perguntas e respostas, partindo de dúvidas frequentes e exemplos práticos para navegarmos passo a passo pelas oportunidades da IA a professores e alunos.
2 Produzindo
No tópico 2, exploraremos situações concretas de aplicação da IA generativa como "assistente de ensino", desenvolvendo atividades que vão do planejamento de aulas a tarefas administrativas. Veremos como, com apoio da IA, podemos dedicar mais tempo às interações com os alunos e aos aspectos mais valiosos da aprendizagem.
3 Produzindo com os estudantes
Outro uso importante da IA generativa no contexto educacional é a construção de instruções que apoiem os alunos em seus percursos de aprendizagem e investigação, enriquecendo suas experiências, como em uma mentoria. Mas no que consiste esse apoio? Como construir esse tipo de instruções? Como orientar ações discentes que reúnam autoria e criatividade? É o que veremos no terceiro tópico da nossa formação.
4 Refletindo sobre a prática
No quarto tópico da formação, nos dedicaremos à reflexão sobre os cuidados necessários ao usarmos a IA generativa, seja pessoalmente, seja com os alunos. Falaremos sobre confiabilidade das informações, ficções de IA, viés algorítmico, autoria, privacidade e proteção de dados. Analisaremos também estratégias para lidarmos com esses desafios, promovendo aplicações éticas, inclusivas e responsáveis.
5 Avaliação
Atividade avaliativa do curso: questões objetivas e análise pessoal da trajetória.
Objetivos
A partir do curso, espera-se que o educador:
- compreenda os fundamentos e o funcionamento da inteligência artificial e da inteligência artificial generativa;
- consiga iniciar o uso da IA generativa em ações docentes cotidianas, como elaborar planos de aula, criar materiais, produzir avaliações e preparar comunicados;
- sinta-se capaz de construir instruções iniciais em ferramentas de IA que apoiem os alunos em seus percursos de aprendizagem;
- possa praticar e abordar com os estudantes condutas focadas na privacidade e na proteção de dados em ferramentas de IA generativa;
- possa praticar e abordar com os estudantes cuidados necessários no uso de ferramentas de IA generativa relacionados à autoria, à confiabilidade das informações, a ficções de IA e ao viés algorítmico.
A partir da aplicação de aprendizagens construídas no curso pelo educador, espera-se que o estudante:
- pratique os cuidados necessários no uso de ferramentas de IA generativa relacionados à privacidade, à proteção de dados, à autoria, à confiabilidade das informações e ao viés algorítmico;
- sinta-se mobilizado para construir conhecimentos e pensar criticamente a partir dos conteúdos gerados por IA;
- mantenha condutas éticas, criativas e responsáveis no uso da IA, com destaque para a equidade, a inclusão e o respeito a direitos e deveres.
Como a BNCC é abordada?
A apropriação digital crítica, criativa e cidadã é tematizada já nas competências gerais da educação básica. A quinta entre as dez competências, por exemplo, estabelece a necessidade de:
compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva (BRASIL, 2018, p. 09).
É papel do docente se questionar continuamente sobre como um mundo conectado transforma a relação do aluno com o conhecimento. A rápida evolução da IA, em especial das ferramentas de IA generativa, traz mais nuances a essa perspectiva, exigindo que a fluência em novos letramentos se desenvolva em consonância com condutas éticas, inclusivas, responsáveis e solidárias. São demandas igualmente enfatizadas nas competências definidas no complemento à BNCC – Computação na Educação Básica (BRASIL, 2022) para o Ensino Fundamental e para o Ensino Médio.
Centro Universitário Braz Cubas