Autoformativo
Inteligência artificial: usos simples e criativos para transformar a aprendizagem (RS)
Autoformativo Botão de favoritar não marcado
Etiqueta CURSO 100% GRATUITO
Ícone BNCC ALINHADO À BNCC
Chapéu de formatura CERTIFICADO POR INSTITUIÇÃO RECONHECIDA PELO MEC

Este curso apresenta, por meio de dicas práticas e exemplos concretos, os fundamentos, as aplicações e os benefícios da Inteligência Artificial generativa na educação, que envolvem desde automatização de tarefas até a personalização das experiências de aprendizagem para atender demandas individuais dos alunos. Também serão aboradados os cuidados necessários para o uso seguro, criativo e construtivo da IA.

Parecria: Code.Org

Professores das etapas: Ensino fundamental (anos finais), Ensino fundamental (anos iniciais), Ensino médio

Unidade 1 - Conhecendo
Primeiro tópico aborda os fundamentos e o funcionamento da IA ​​e da IA ​​generativa, destacando suas aplicações na educação. Através de perguntas e respostas, exemplos práticos guiarão a compreensão das oportunidades que a IA oferece aos professores e alunos.

Unidade 2 - Produzindo
Neste tópico, serão exploradas aplicações práticas de IA generativa como "assistente de ensino", abordando desde o planejamento de aulas até tarefas administrativas, permitindo aos professores focar mais nas interações com os alunos e no aprendizado.

Unidade 3 - Produzindo com os estudantes
Serão discutidas formas de usar a IA generativa para apoiar os alunos em suas jornadas de aprendizagem, com orientações que promovem autoria e criatividade, simulando um papel de mentoria.

Unidade 3 - Refletindo sobre a prática
Este tópico trata dos cuidados no uso da IA ​​generativa, abordando confiabilidade, visão, autoria, privacidade e proteção de dados, além de estratégias para promover o uso ético, inclusivo e responsável da tecnologia.

Atividade Avaliativa: para aprovação no curso, é necessário obter aproveitamento igual ou superior a 70% no questionário avaliativo final.

Temas Contemporâneos Transversais
Este curso é certificado por:

Centro Universitário Braz Cubas

Venha conquistar sua certificação 100% gratuita!
Aluno em frente ao notebook estudando IA para oceanos – uma ferramenta desenvolvida pela Code.org. Ao seu redor, estão a professora e colegas.
Relógio
10 HORAS
As inscrições encerram em
DIAS
HORAS
MINUTOS
Etiqueta CURSO 100% GRATUITO
Ícone BNCC ALINHADO À BNCC
Chapéu de formatura CERTIFICADO POR INSTITUIÇÃO RECONHECIDA PELO MEC

Parecria: Code.Org

Unidade 1 - Conhecendo

Unidade 2 - Produzindo

Unidade 3 - Produzindo com os estudantes

Unidade 3 - Refletindo sobre a prática

Temas Contemporâneos Transversais
Este curso é certificado por:

Centro Universitário Braz Cubas

Venha conquistar sua certificação 100% gratuita!
Relógio
10 HORAS