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Introdução à cidadania digital: educando para o uso consciente da Internet
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Introdução à cidadania digital: educando para o uso consciente da Internet
Etiqueta CURSO 100% GRATUITO
Ícone BNCC ALINHADO À BNCC
Chapéu de formatura CERTIFICADO POR INSTITUIÇÃO RECONHECIDA PELO MEC

*** 100% gratuito | Alinhado à BNCC ***

O presente curso faz uma introdução de forma prática à formação Cidadania digital: educando para o uso consciente da Internet, fruto da parceria entre a Fundação Telefônica Vivo e a SaferNet Brasil, com 48 horas e disponível na plataforma Escolas Conectadas. Aqui, você encontrará exemplos de ações concretas que podem ser adotadas com seus alunos para que façam um uso positivo, saudável e seguro das redes digitais.

Abordamos temas como direitos e deveres na Internet, conexões com a BNCC, habilidades informacionais, Cyberbullying, contranarrativas e combate à intolerância. Buscamos, assim, fortalecer condutas conscientes, responsáveis e solidárias, inspirando a civilidade e a convivência gentil no mundo físico e no mundo virtual.

Vamos juntos(as)?

Professores das etapas: EFI, EFII, EM

Conteúdo programático

1 Cidadania digital que queremos na escola

Como promover entre os estudantes um uso positivo e saudável das redes? E como tornar todo processo de convivência, no mundo físico e no mundo digital, seguro, respeitoso e gentil? O tópico 1 apresenta o convite para uma jornada por exemplos e inspirações.

2 A Internet na vida dos estudantes: como desenvolver habilidades informacionais?

As pesquisas e a experiência cotidiana evidenciam a presença cada vez mais intensa da Internet na vida de crianças e jovens. O tópico 2 aborda estratégias para ajudá-los a identificar o que sabem e o que precisam aprender sobre o mundo digital.

3 Combatendo o cyberbullying

O que é cyberbullying? Como diferenciá-lo de "brincadeiras" on-line? Que ações você e sua escola podem desenvolver para prevenir e combater esse problema? O tópico 3 propõe alguns encaminhamentos.

4 Contranarrativas: criatividade para enfrentar discursos de ódio

O protagonismo dos estudantes pode se materializar em peças e histórias nos mais diversos formatos para combater o ódio, a intolerância e o preconceito. No tópico 4, são analisadas oportunidades com esse enfoque.

5 Direitos, deveres e conexões com a BNCC

No tópico 5, são discutidas possibilidades para conectar as ideias de direitos, deveres e segurança on-line com propostas pedagógicas diversas, percorrendo áreas e componentes curriculares.

6 Avaliação

Atividade avaliativa do curso: questões objetivas e análise pessoal da trajetória.

 


Objetivos

A partir do curso, espera-se que o educador:

  • empreenda ações preventivas e de enfrentamento às situações de desrespeito, discriminação e intimidação on-line;
  • disponha de recursos e inspirações para abordar, conforme a sua área de conhecimento e em projetos interdisciplinares, tópicos como cidadania, habilidades informacionais, segurança on-line, ética, respeito, responsabilidade e autonomia.

A partir da aplicação de aprendizagens construídas no curso pelo educador, espera-se que o estudante:

  • utilize a Internet com segurança, consciência e responsabilidade;
  • desenvolva habilidades informacionais;
  • saiba como se proteger e proteger outros nas redes;
  • zele por sua reputação digital.

 

Como a BNCC é abordada?

Desde a Educação Infantil, elementos referentes a respeito e cidadania podem ser localizados nas orientações curriculares, como traduz o objetivo de aprendizagem e desenvolvimento EI03EO07, ao destacar o “uso de estratégias pautadas no respeito mútuo para lidar com conflitos nas interações com crianças e adultos” (BRASIL, 2018, p. 46). Ainda que a transposição para o mundo digital aconteça mais tarde, a construção de princípios éticos a antecede.

As competências específicas de Linguagens para o Ensino Fundamental fortalecem as orientações das competências gerais com ênfase nas práticas de linguagem e em seus desdobramentos sobre a participação na vida social de maneira crítica, ética, responsável e inclusiva. A competência 6, de maneira especial, assume as tecnologias digitais de informação e comunicação como um meio privilegiado de perseguir esse propósito. As competências específicas de Língua Portuguesa reconhecem a importância da linguagem escrita como forma de interação nos diferentes campos de atuação e como instrumento de análise e posicionamento social. Também referem a mobilização de práticas da cultura digital para aprender, criar e refletir sobre o mundo, preservando e defendendo direitos humanos. Ao consultarmos as habilidades previstas no componente curricular para o Ensino Fundamental, o valor do trabalho com a temática da cidadania digital torna-se ainda mais evidente.

Na análise das competências específicas de Ciências Humanas para o Ensino Fundamental, temos novamente destaque para a compreensão e o respeito às diferenças como propulsores da promoção dos direitos humanos e do bem comum. As habilidades de Geografia abordam direitos, deveres e cidadania nos diferentes espaços de convívio, a partir da construção coletiva e da observação de regras, do reconhecimento e do acolhimento das diferenças nas comunidades, do conhecimento de funções e papéis de órgãos públicos e de demais canais de participação democrática, com foco na qualidade de vida. As habilidades do componente curricular de História reiteram a relevância do respeito a regras, a pactos coletivos, à diversidade e à pluralidade. Salientam como base para a compreensão da cidadania a identificação do papel desempenhado por diferentes sujeitos em diferentes espaços, a distinção entre público e privado, a identificação dos mecanismos de organização social, o combate a intolerâncias e preconceitos, de qualquer ordem, e o conhecimento de conquistas ligadas a direitos fundamentais – civis, políticos e sociais. Também no Ensino Religioso vemos a convivência com a diversidade, o reconhecimento e o cuidado de si e do outro, o combate à intolerância, à discriminação e à violência e o exercício da cultura de paz como pilares de sociedades democráticas e inclusivas.

No Ensino Médio, as competências específicas de Linguagens e suas tecnologias frisam, igualmente, o exercício do autoconhecimento, da empatia, do diálogo, da resolução de conflitos e da cooperação, combatendo preconceitos de qualquer natureza. Entre as habilidades esperadas dos estudantes, está a EM13LGG204: “dialogar e produzir entendimento mútuo, nas diversas linguagens (artísticas, corporais e verbais), com vistas ao interesse comum pautado em princípios e valores de equidade assentados na democracia e nos direitos humanos” (BRASIL, 2018, p. 492), que sintetiza objetivos de aprendizagem para a Educação Básica do ponto de vista ético, social e relacional. Também tem destaque a habilidade EM13LGG304, que assinala a ação de formular propostas, intervir e tomar decisões que levem em conta o bem comum e os direitos humanos. No âmbito digital, encontramos a exploração de tecnologias da informação e comunicação de modo ético, criativo, responsável e adequado a práticas de linguagem em diferentes contextos (EM13LGG701). 

Parte das habilidades de Língua Portuguesa para o Ensino Médio refere expressamente a análise de textos e documentos legais e normativos que envolvem a definição de direitos e deveres (como em EM13LP26) e a produção de campanhas, debates e textos reivindicatórios (como em EM13LP27). Também trata da análise de elementos relativos à confiabilidade das informações. No contexto da cultura digital, é trazida a necessidade de problematização de eventos bastante presentes nas redes, como a pós-verdade (prevalência de crenças e opiniões sobre fatos) e as fake news (notícias falsas). Tal necessidade é acompanhada da habilidade de “atuar de forma fundamentada, ética e crítica na produção e no compartilhamento de comentários, textos noticiosos e de opinião, memes, gifs, remixes variados etc. em redes sociais ou outros ambientes digitais” (BRASIL, 2018, p. 522).

As habilidades de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, de maneira semelhante, evidenciam a construção do conceito e a prática da cidadania. Análise dos fundamentos da ética, identificação e combate às causas de violências e de violação de direitos, análise dos princípios da declaração dos Direitos Humanos, com foco nas noções de justiça, igualdade e fraternidade, são elementos de destaque nas habilidades da área.

No complemento à BNCC – Computação na Educação Básica (BRASIL, 2022), o letramento digital e a convivência ética, responsável e solidária em ambientes on-line são igualmente enfatizados, em especial no eixo Cultura digital. Na etapa do Ensino Médio, os direitos e deveres no mundo on-line, assim como a participação social crítica, são elementos tematizados.

Temas Contemporâneos Transversais
Este curso é certificado por:
Centro Universitário Braz Cubas
Venha conquistar sua certificação 100% gratuita!
Introdução à cidadania digital: educando para o uso consciente da Internet
Três alunos aparecem sentados em uma sala de aula manuseando tablets (duas meninas e um menino). Em primeiro plano, uma das meninas olha para seu tablet e sorri.
Carga horária
Relógio
10 HORAS
As inscrições encerram em
6 1
DIAS
:
1 8
HORAS
:
5 3
MINUTOS
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Chapéu de formatura CERTIFICADO POR INSTITUIÇÃO RECONHECIDA PELO MEC

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O presente curso faz uma introdução de forma prática à formação Cidadania digital: educando para o uso consciente da Internet, fruto da parceria entre a Fundação Telefônica Vivo e a SaferNet Brasil, com 48 horas e disponível na plataforma Escolas Conectadas. Aqui, você encontrará exemplos de ações concretas que podem ser adotadas com seus alunos para que façam um uso positivo, saudável e seguro das redes digitais.

Abordamos temas como direitos e deveres na Internet, conexões com a BNCC, habilidades informacionais, Cyberbullying, contranarrativas e combate à intolerância. Buscamos, assim, fortalecer condutas conscientes, responsáveis e solidárias, inspirando a civilidade e a convivência gentil no mundo físico e no mundo virtual.

Vamos juntos(as)?

Professores das etapas: EFI, EFII, EM

Conteúdo programático

1 Cidadania digital que queremos na escola

Como promover entre os estudantes um uso positivo e saudável das redes? E como tornar todo processo de convivência, no mundo físico e no mundo digital, seguro, respeitoso e gentil? O tópico 1 apresenta o convite para uma jornada por exemplos e inspirações.

2 A Internet na vida dos estudantes: como desenvolver habilidades informacionais?

As pesquisas e a experiência cotidiana evidenciam a presença cada vez mais intensa da Internet na vida de crianças e jovens. O tópico 2 aborda estratégias para ajudá-los a identificar o que sabem e o que precisam aprender sobre o mundo digital.

3 Combatendo o cyberbullying

O que é cyberbullying? Como diferenciá-lo de "brincadeiras" on-line? Que ações você e sua escola podem desenvolver para prevenir e combater esse problema? O tópico 3 propõe alguns encaminhamentos.

4 Contranarrativas: criatividade para enfrentar discursos de ódio

O protagonismo dos estudantes pode se materializar em peças e histórias nos mais diversos formatos para combater o ódio, a intolerância e o preconceito. No tópico 4, são analisadas oportunidades com esse enfoque.

5 Direitos, deveres e conexões com a BNCC

No tópico 5, são discutidas possibilidades para conectar as ideias de direitos, deveres e segurança on-line com propostas pedagógicas diversas, percorrendo áreas e componentes curriculares.

6 Avaliação

Atividade avaliativa do curso: questões objetivas e análise pessoal da trajetória.

 


Objetivos

A partir do curso, espera-se que o educador:

  • empreenda ações preventivas e de enfrentamento às situações de desrespeito, discriminação e intimidação on-line;
  • disponha de recursos e inspirações para abordar, conforme a sua área de conhecimento e em projetos interdisciplinares, tópicos como cidadania, habilidades informacionais, segurança on-line, ética, respeito, responsabilidade e autonomia.

A partir da aplicação de aprendizagens construídas no curso pelo educador, espera-se que o estudante:

  • utilize a Internet com segurança, consciência e responsabilidade;
  • desenvolva habilidades informacionais;
  • saiba como se proteger e proteger outros nas redes;
  • zele por sua reputação digital.

 

Como a BNCC é abordada?

Desde a Educação Infantil, elementos referentes a respeito e cidadania podem ser localizados nas orientações curriculares, como traduz o objetivo de aprendizagem e desenvolvimento EI03EO07, ao destacar o “uso de estratégias pautadas no respeito mútuo para lidar com conflitos nas interações com crianças e adultos” (BRASIL, 2018, p. 46). Ainda que a transposição para o mundo digital aconteça mais tarde, a construção de princípios éticos a antecede.

As competências específicas de Linguagens para o Ensino Fundamental fortalecem as orientações das competências gerais com ênfase nas práticas de linguagem e em seus desdobramentos sobre a participação na vida social de maneira crítica, ética, responsável e inclusiva. A competência 6, de maneira especial, assume as tecnologias digitais de informação e comunicação como um meio privilegiado de perseguir esse propósito. As competências específicas de Língua Portuguesa reconhecem a importância da linguagem escrita como forma de interação nos diferentes campos de atuação e como instrumento de análise e posicionamento social. Também referem a mobilização de práticas da cultura digital para aprender, criar e refletir sobre o mundo, preservando e defendendo direitos humanos. Ao consultarmos as habilidades previstas no componente curricular para o Ensino Fundamental, o valor do trabalho com a temática da cidadania digital torna-se ainda mais evidente.

Na análise das competências específicas de Ciências Humanas para o Ensino Fundamental, temos novamente destaque para a compreensão e o respeito às diferenças como propulsores da promoção dos direitos humanos e do bem comum. As habilidades de Geografia abordam direitos, deveres e cidadania nos diferentes espaços de convívio, a partir da construção coletiva e da observação de regras, do reconhecimento e do acolhimento das diferenças nas comunidades, do conhecimento de funções e papéis de órgãos públicos e de demais canais de participação democrática, com foco na qualidade de vida. As habilidades do componente curricular de História reiteram a relevância do respeito a regras, a pactos coletivos, à diversidade e à pluralidade. Salientam como base para a compreensão da cidadania a identificação do papel desempenhado por diferentes sujeitos em diferentes espaços, a distinção entre público e privado, a identificação dos mecanismos de organização social, o combate a intolerâncias e preconceitos, de qualquer ordem, e o conhecimento de conquistas ligadas a direitos fundamentais – civis, políticos e sociais. Também no Ensino Religioso vemos a convivência com a diversidade, o reconhecimento e o cuidado de si e do outro, o combate à intolerância, à discriminação e à violência e o exercício da cultura de paz como pilares de sociedades democráticas e inclusivas.

No Ensino Médio, as competências específicas de Linguagens e suas tecnologias frisam, igualmente, o exercício do autoconhecimento, da empatia, do diálogo, da resolução de conflitos e da cooperação, combatendo preconceitos de qualquer natureza. Entre as habilidades esperadas dos estudantes, está a EM13LGG204: “dialogar e produzir entendimento mútuo, nas diversas linguagens (artísticas, corporais e verbais), com vistas ao interesse comum pautado em princípios e valores de equidade assentados na democracia e nos direitos humanos” (BRASIL, 2018, p. 492), que sintetiza objetivos de aprendizagem para a Educação Básica do ponto de vista ético, social e relacional. Também tem destaque a habilidade EM13LGG304, que assinala a ação de formular propostas, intervir e tomar decisões que levem em conta o bem comum e os direitos humanos. No âmbito digital, encontramos a exploração de tecnologias da informação e comunicação de modo ético, criativo, responsável e adequado a práticas de linguagem em diferentes contextos (EM13LGG701). 

Parte das habilidades de Língua Portuguesa para o Ensino Médio refere expressamente a análise de textos e documentos legais e normativos que envolvem a definição de direitos e deveres (como em EM13LP26) e a produção de campanhas, debates e textos reivindicatórios (como em EM13LP27). Também trata da análise de elementos relativos à confiabilidade das informações. No contexto da cultura digital, é trazida a necessidade de problematização de eventos bastante presentes nas redes, como a pós-verdade (prevalência de crenças e opiniões sobre fatos) e as fake news (notícias falsas). Tal necessidade é acompanhada da habilidade de “atuar de forma fundamentada, ética e crítica na produção e no compartilhamento de comentários, textos noticiosos e de opinião, memes, gifs, remixes variados etc. em redes sociais ou outros ambientes digitais” (BRASIL, 2018, p. 522).

As habilidades de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, de maneira semelhante, evidenciam a construção do conceito e a prática da cidadania. Análise dos fundamentos da ética, identificação e combate às causas de violências e de violação de direitos, análise dos princípios da declaração dos Direitos Humanos, com foco nas noções de justiça, igualdade e fraternidade, são elementos de destaque nas habilidades da área.

No complemento à BNCC – Computação na Educação Básica (BRASIL, 2022), o letramento digital e a convivência ética, responsável e solidária em ambientes on-line são igualmente enfatizados, em especial no eixo Cultura digital. Na etapa do Ensino Médio, os direitos e deveres no mundo on-line, assim como a participação social crítica, são elementos tematizados.

Temas Contemporâneos Transversais
Este curso é certificado por:
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Carga horária
Relógio
10 HORAS
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6 1
DIAS
:
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MINUTOS