Autoformativo
Introdução à cidadania digital: educando para o uso consciente da Internet
Autoformativo Botão de favoritar não marcado
Etiqueta CURSO 100% GRATUITO
Ícone BNCC ALINHADO À BNCC
Chapéu de formatura CERTIFICADO POR INSTITUIÇÃO RECONHECIDA PELO MEC

Como os professores podem incentivar entre os alunos o uso positivo, saudável e seguro da internet e das tecnologias? Este curso traz de forma prática a importância da cidadania digital e sua conexão com a BNCC, abordando temas como cyberbuling, combate à intolerância, direitos e deveres na internet, habilidades informacionais e contranarrativas.

Parceria: Safernet

Professores das etapas: Ensino fundamental (anos finais), Ensino fundamental (anos iniciais), Ensino médio

Unidade 1 - Cidadania digital
Como promover o uso saudável e respeitoso das redes, tanto no ambiente físico quanto digital, com exemplos e inspirações para uma convivência mais gentil.

Unidade 2 - Desenvolvimento de habilidades informacionais
Estratégias para ajudar estudantes a reconhecer o que sabem e o que precisam aprender sobre o mundo digital e a Internet.

Unidade 3 - Prevenção ao cyberbullying
Diferença entre cyberbullying e brincadeiras online, com ações práticas para prevenir e combater esse problema na escola.

Unidade 4 - Contranarrativas e criatividade
Como usar a criatividade dos estudantes para enfrentar discursos de ódio e preconceito por meio de histórias e produções em diversos formatos.

Unidade 5 - Direitos, deveres e a BNCC
Conectar segurança on-line, direitos e deveres com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) em diversas áreas e componentes pedagógicos.

Atividade Avaliativa: para aprovação no curso, é necessário obter aproveitamento igual ou superior a 70% no questionário avaliativo final.

Temas Contemporâneos Transversais
Venha conquistar sua certificação 100% gratuita!
Introdução à cidadania digital: educando para o uso consciente da Internet
Três alunos aparecem sentados em uma sala de aula manuseando tablets (duas meninas e um menino). Em primeiro plano, uma das meninas olha para seu tablet e sorri.
Carga horária
Relógio
10 HORAS
As inscrições encerram em
DIAS
HORAS
MINUTOS
Etiqueta CURSO 100% GRATUITO
Ícone BNCC ALINHADO À BNCC
Chapéu de formatura CERTIFICADO POR INSTITUIÇÃO RECONHECIDA PELO MEC

Parceria: Safernet

Unidade 1 - Cidadania digital

Unidade 2 - Desenvolvimento de habilidades informacionais

Unidade 3 - Prevenção ao cyberbullying

Unidade 4 - Contranarrativas e criatividade

Unidade 5 - Direitos, deveres e a BNCC

Temas Contemporâneos Transversais
Venha conquistar sua certificação 100% gratuita!
Carga horária
Relógio