
Período de realização: 06/01 a 31/12
*** 100% gratuito | Alinhado à BNCC ***
Por que precisamos falar sobre educação antirracista? O que é ambiência racial? Qual é o papel de professoras e professores para garantir a efetivação das Leis nº 10.639 e 11.645?
Aqui você tem a oportunidade de realizar um curso de introdução ao tema, navegando por grandes eixos e por planos de aula elaborados por docentes da educação básica. As propostas buscam materializar ações de combate ao racismo e de apoio à constituição sadia das identidades dos nossos estudantes.
>>> Para recomendar a colegas, clique nos ícones acima.
Objetivos
A partir do curso, espera-se que o professor:
- tenha condições de avaliar se a própria escola efetiva uma educação antirracista ou se aproxima de uma perspectiva etnocêntrica;
- implemente a Educação das Relações Étnico-Raciais – ERER em sua sala de aula;
- compreenda e aplique o conceito de ambiência racial para a diversidade;
- sensibilize o olhar para as situações de sala de aula em que o racismo se manifesta, propondo abordagens pedagógicas transformadoras com foco no combate à discriminação e no respeito às diferenças.
A partir da aplicação de aprendizagens construídas no curso pelo educador, espera-se que o estudante:
- aja com respeito e equidade;
- combata o racismo e qualquer tipo de manifestação preconceituosa;
- conscientize outros quanto à importância da completa eliminação das discriminações de raça.
Trajetória
1 Ponto de partida
Por que precisamos falar sobre educação antirracista? O que é ambiência racial? Qual é o papel de professoras e professores para garantir a efetivação das Leis nº 10.639 e 11.645? Aqui vamos discutir questões disparadoras para o seu percurso.
2 Webinar Educação Antirracista e live com Conceição Evaristo
Assista à live que lançou a publicação Escola para todos: promovendo uma educação antirracista, com a ilustre presença de Conceição Evaristo, e ao webinar especialmente preparado para este curso.
3 Conceitos básicos
Para dar sequência à discussão sobre Educação das Relações Étnico-Raciais - ERER, elucidaremos alguns conceitos que circundam a temática antirracista.
4 Planos de aula
Como podemos implementar a ERER em nossas salas de aula? Vamos compreender a potencialidade do plano de aula como uma estratégia de efetivação de uma educação plural.
5 Estética
A estética é de grande importância para pessoas afrodescendentes e indígenas na medida em que é pela estética que negros e indígenas são identificados e reafirmam sua identidade racial. Por isso, dedicamos esta seção à temática.
6 Identidade
A identidade é o conjunto das características que nos definem. O fortalecimento da identidade, o reconhecimento positivo da ancestralidade e a afirmação do próprio pertencimento racial podem e devem ser apoiados pela escola. Vamos analisar como?
7 Representatividade
A representatividade democratiza a valorização da história, da cultura e das contribuições das diferentes etnias. É, portanto, um dos pontos centrais a serem observados em práticas pedagógicas antirracistas. Conheceremos estratégias com esse enfoque.
8 Atividade avaliativa do curso - questionário final
O percurso é concluído com uma avaliação objetiva.
Conheça as principais características:
Carga Horária:
16 horasÁreas do Conhecimento:
Ensino Religioso Transversal/ Projetos interdisciplinaresModalidade:
Autoformativo (sem mediação)Competências gerais da BNCC mobilizadas:
Empatia e cooperação Autoconhecimento e autocuidado Responsabilidade e cidadaniaRecomendação Etapa/Série:
Educação infantil Ensino fundamental (anos finais) Ensino fundamental (anos iniciais) Ensino médioAutoria:
Profa. Dra. Fernanda Chagas Schneider e Profa. Dra. Carolina Chagas Schneider
Certificação:
Centro Universitário Ítalo Brasileiro
*** 100% gratuito | Alinhado à BNCC ***
Por que precisamos falar sobre educação antirracista? O que é ambiência racial? Qual é o papel de professoras e professores para garantir a efetivação das Leis nº 10.639 e 11.645?
Aqui você tem a oportunidade de realizar um curso de introdução ao tema, navegando por grandes eixos e por planos de aula elaborados por docentes da educação básica. As propostas buscam materializar ações de combate ao racismo e de apoio à constituição sadia das identidades dos nossos estudantes.
>>> Para recomendar a colegas, clique nos ícones acima.
Objetivos
A partir do curso, espera-se que o professor:
- tenha condições de avaliar se a própria escola efetiva uma educação antirracista ou se aproxima de uma perspectiva etnocêntrica;
- implemente a Educação das Relações Étnico-Raciais – ERER em sua sala de aula;
- compreenda e aplique o conceito de ambiência racial para a diversidade;
- sensibilize o olhar para as situações de sala de aula em que o racismo se manifesta, propondo abordagens pedagógicas transformadoras com foco no combate à discriminação e no respeito às diferenças.
A partir da aplicação de aprendizagens construídas no curso pelo educador, espera-se que o estudante:
- aja com respeito e equidade;
- combata o racismo e qualquer tipo de manifestação preconceituosa;
- conscientize outros quanto à importância da completa eliminação das discriminações de raça.
Trajetória
1 Ponto de partida
Por que precisamos falar sobre educação antirracista? O que é ambiência racial? Qual é o papel de professoras e professores para garantir a efetivação das Leis nº 10.639 e 11.645? Aqui vamos discutir questões disparadoras para o seu percurso.
2 Webinar Educação Antirracista e live com Conceição Evaristo
Assista à live que lançou a publicação Escola para todos: promovendo uma educação antirracista, com a ilustre presença de Conceição Evaristo, e ao webinar especialmente preparado para este curso.
3 Conceitos básicos
Para dar sequência à discussão sobre Educação das Relações Étnico-Raciais - ERER, elucidaremos alguns conceitos que circundam a temática antirracista.
4 Planos de aula
Como podemos implementar a ERER em nossas salas de aula? Vamos compreender a potencialidade do plano de aula como uma estratégia de efetivação de uma educação plural.
5 Estética
A estética é de grande importância para pessoas afrodescendentes e indígenas na medida em que é pela estética que negros e indígenas são identificados e reafirmam sua identidade racial. Por isso, dedicamos esta seção à temática.
6 Identidade
A identidade é o conjunto das características que nos definem. O fortalecimento da identidade, o reconhecimento positivo da ancestralidade e a afirmação do próprio pertencimento racial podem e devem ser apoiados pela escola. Vamos analisar como?
7 Representatividade
A representatividade democratiza a valorização da história, da cultura e das contribuições das diferentes etnias. É, portanto, um dos pontos centrais a serem observados em práticas pedagógicas antirracistas. Conheceremos estratégias com esse enfoque.
8 Atividade avaliativa do curso - questionário final
O percurso é concluído com uma avaliação objetiva.
Conheça as principais características:
Carga Horária:
16 horasÁreas do Conhecimento:
Ensino Religioso Transversal/ Projetos interdisciplinaresModalidade:
Autoformativo (sem mediação)Competências gerais da BNCC mobilizadas:
Empatia e cooperação Autoconhecimento e autocuidado Responsabilidade e cidadaniaRecomendação Etapa/Série:
Educação infantil Ensino fundamental (anos finais) Ensino fundamental (anos iniciais) Ensino médioAutoria:
Profa. Dra. Fernanda Chagas Schneider e Profa. Dra. Carolina Chagas Schneider
Certificação:
Centro Universitário Ítalo Brasileiro
Período de realização
06/01 a 31/12
Carga Horária
16h