Seis crianças abraçadas em círculo sorriem (câmera de baixo para cima).
Introdução à Educação Socioemocional

Período de realização: 08/01 a 31/12

Introdução à Educação Socioemocional
Seis crianças abraçadas em círculo sorriem (câmera de baixo para cima).
Indique este curso:

Período de realização: 08/01 a 31/12


*** 100% gratuito | Alinhado à BNCC ***

Convidamos você a explorar materiais e recursos que ilustram práticas de educação socioemocional. Navegue por artigos, pesquisas e vídeos com especialistas para mobilizar habilidades essenciais ao desenvolvimento integral de crianças e jovens.

Conteúdo programático

1 Webinar Educação socioemocional

Assista ao webinar e tenha a oportunidade de atualizar a sua metodologia para investir ainda mais em uma formação humana integral. Acompanhe uma introdução a ações pedagógicas que desenvolvem competências e habilidades sociais e emocionais dos estudantes.

2 Para você e seus alunos

Que tal uma ideia para realizar com as turmas? Conheça a sugestão de prática "O protagonista", construída para mediar o desenvolvimento da competência de trabalho em equipe. Ela faz parte do acervo de inspirações do curso Práticas reflexivas de Educação socioemocional, da plataforma Escolas Conectadas.

3 O trabalho socioemocional precisa começar já na construção do currículo

Neste artigo, as professoras María del Carmen Chude e Maria Teresa Nori apresentam os fundamentos do curso Currículo, saberes e competências socioemocionais, além de elementos capazes de transformar as relações escolares.

4 Competências socioemocionais: o que são e como podem contribuir para o desenvolvimento dos estudantes

Conheça o e-book produzido pela Fundação Telefônica Vivo, o qual aborda o conceito de competências socioemocionais, a maneira como se conectam com a Base Nacional Comum Curricular e dicas práticas para apoiar seu desenvolvimento.

5 Formando indivíduos: a educação socioemocional como alicerce para um futuro brilhante

A matéria analisa a importância do trabalho intencional com a aprendizagem socioemocional, destacando sua vinculação com os pilares da educação integral.

6 Aprendendo com as emoções  

Assista à live, que contou com a presença da psicóloga Caroline Parpinelli e a mediação de Ricardo Pfitscher, sobre saúde emocional e como aprender com as emoções. Foi realizada no lançamento da formação Inteligência emocional para professores: cuidando de quem transforma a educação.

7 Práticas de autocuidado e o trabalho interdisciplinar com competências socioemocionais

Conheça as histórias das professoras Amélia Silva e Daniela Amorim, que relatam como levaram para o dia a dia com os alunos conhecimentos construídos nas formações da experiência Bem-estar, acolhimento e desenvolvimento emocional, da plataforma Escolas Conectadas.

8 Avaliação

Atividade avaliativa do curso: questões objetivas e análise pessoal da trajetória.

 


Objetivos 

A partir do curso, espera-se que o educador:

  • conheça e vivencie práticas de apoio à educação socioemocional;
  • estabeleça conexões entre BNCC, orientações curriculares e abordagens da educação socioemocional;
  • inspire-se para a promoção de ações educativas com visão humanista, que incluam os aspectos cognitivos, socioemocionais e éticos nos processos de ensino e aprendizagem e na convivência escolar.

A partir da aplicação de aprendizagens construídas no curso pelo educador, espera-se que o estudante:

  • desenvolva habilidades sociais e de autorregulação emocional que lhe permitam dialogar com os outros, cooperar, relacionar-se produtivamente e ser solidário;
  • aprenda a conviver, valorizando a diversidade e percebendo as relações de interdependência para realizar projetos comuns, promovendo uma cultura de paz.

 

Como a BNCC é abordada?

A escola é um espaço muito rico para a aprendizagem das habilidades mais sutis, pois oferece inúmeras janelas de oportunidade para que os alunos exercitem suas relações e lidem com suas emoções. A Base Nacional Comum Curricular busca garantir as aprendizagens essenciais para o desenvolvimento integral do aluno ao longo da Educação Básica. A aprendizagem de competências socioemocionais faz parte das dez competências gerais que orientam as propostas curriculares da Educação Infantil ao Ensino Médio. A formação explicita tais conexões, fortalecendo a vinculação entre BNCC, currículo e abordagens da educação socioemocional na escola.

Conheça as principais características:
Carga Horária:
10 horas

Áreas do Conhecimento:
Transversal/ Projetos interdisciplinares

Modalidade:
Autoformativo (sem mediação)

Competências gerais da BNCC mobilizadas:
Empatia e cooperação Autoconhecimento e autocuidado Responsabilidade e cidadania

Recomendação Etapa/Série:
Educação infantil Ensino fundamental (anos finais) Ensino fundamental (anos iniciais) Ensino médio

Certificação:

Centro Universitário Braz Cubas

Curso Gratuito
Certificado Incluso
Indique este curso:

Período de realização: 08/01 a 31/12


*** 100% gratuito | Alinhado à BNCC ***

Convidamos você a explorar materiais e recursos que ilustram práticas de educação socioemocional. Navegue por artigos, pesquisas e vídeos com especialistas para mobilizar habilidades essenciais ao desenvolvimento integral de crianças e jovens.

Conteúdo programático

1 Webinar Educação socioemocional

Assista ao webinar e tenha a oportunidade de atualizar a sua metodologia para investir ainda mais em uma formação humana integral. Acompanhe uma introdução a ações pedagógicas que desenvolvem competências e habilidades sociais e emocionais dos estudantes.

2 Para você e seus alunos

Que tal uma ideia para realizar com as turmas? Conheça a sugestão de prática "O protagonista", construída para mediar o desenvolvimento da competência de trabalho em equipe. Ela faz parte do acervo de inspirações do curso Práticas reflexivas de Educação socioemocional, da plataforma Escolas Conectadas.

3 O trabalho socioemocional precisa começar já na construção do currículo

Neste artigo, as professoras María del Carmen Chude e Maria Teresa Nori apresentam os fundamentos do curso Currículo, saberes e competências socioemocionais, além de elementos capazes de transformar as relações escolares.

4 Competências socioemocionais: o que são e como podem contribuir para o desenvolvimento dos estudantes

Conheça o e-book produzido pela Fundação Telefônica Vivo, o qual aborda o conceito de competências socioemocionais, a maneira como se conectam com a Base Nacional Comum Curricular e dicas práticas para apoiar seu desenvolvimento.

5 Formando indivíduos: a educação socioemocional como alicerce para um futuro brilhante

A matéria analisa a importância do trabalho intencional com a aprendizagem socioemocional, destacando sua vinculação com os pilares da educação integral.

6 Aprendendo com as emoções  

Assista à live, que contou com a presença da psicóloga Caroline Parpinelli e a mediação de Ricardo Pfitscher, sobre saúde emocional e como aprender com as emoções. Foi realizada no lançamento da formação Inteligência emocional para professores: cuidando de quem transforma a educação.

7 Práticas de autocuidado e o trabalho interdisciplinar com competências socioemocionais

Conheça as histórias das professoras Amélia Silva e Daniela Amorim, que relatam como levaram para o dia a dia com os alunos conhecimentos construídos nas formações da experiência Bem-estar, acolhimento e desenvolvimento emocional, da plataforma Escolas Conectadas.

8 Avaliação

Atividade avaliativa do curso: questões objetivas e análise pessoal da trajetória.

 


Objetivos 

A partir do curso, espera-se que o educador:

  • conheça e vivencie práticas de apoio à educação socioemocional;
  • estabeleça conexões entre BNCC, orientações curriculares e abordagens da educação socioemocional;
  • inspire-se para a promoção de ações educativas com visão humanista, que incluam os aspectos cognitivos, socioemocionais e éticos nos processos de ensino e aprendizagem e na convivência escolar.

A partir da aplicação de aprendizagens construídas no curso pelo educador, espera-se que o estudante:

  • desenvolva habilidades sociais e de autorregulação emocional que lhe permitam dialogar com os outros, cooperar, relacionar-se produtivamente e ser solidário;
  • aprenda a conviver, valorizando a diversidade e percebendo as relações de interdependência para realizar projetos comuns, promovendo uma cultura de paz.

 

Como a BNCC é abordada?

A escola é um espaço muito rico para a aprendizagem das habilidades mais sutis, pois oferece inúmeras janelas de oportunidade para que os alunos exercitem suas relações e lidem com suas emoções. A Base Nacional Comum Curricular busca garantir as aprendizagens essenciais para o desenvolvimento integral do aluno ao longo da Educação Básica. A aprendizagem de competências socioemocionais faz parte das dez competências gerais que orientam as propostas curriculares da Educação Infantil ao Ensino Médio. A formação explicita tais conexões, fortalecendo a vinculação entre BNCC, currículo e abordagens da educação socioemocional na escola.

Conheça as principais características:
Carga Horária:
10 horas

Áreas do Conhecimento:
Transversal/ Projetos interdisciplinares

Modalidade:
Autoformativo (sem mediação)

Competências gerais da BNCC mobilizadas:
Empatia e cooperação Autoconhecimento e autocuidado Responsabilidade e cidadania

Recomendação Etapa/Série:
Educação infantil Ensino fundamental (anos finais) Ensino fundamental (anos iniciais) Ensino médio

Certificação:

Centro Universitário Braz Cubas

Introdução à Educação Socioemocional
Curso Gratuito
Certificado Incluso

Período de realização

08/01 a 31/12

Carga Horária

10h