Crianças sentadas em uma mesa interagindo com equipamentos e construindo um robô
Introdução ao Pensamento Computacional

Período de realização: 13/03 a 31/12

Introdução ao Pensamento Computacional
Indique este curso:

Período de realização: 13/03 a 31/12


*** 100% gratuito | Alinhado à BNCC ***

O que é pensamento computacional? Seu desenvolvimento exige o uso de computadores? E da internet? Ele se relaciona só com a Matemática? O que diz a BNCC?

Estas e outras perguntas guiam a jornada prática e introdutória sobre o pensamento computacional, conjunto de estratégias que prioriza a investigação, a aprendizagem criativa e a resolução de problemas. Navegue por artigos, vídeos e apresentações para se familiarizar com a temática de forma lúdica e "mão na massa".

>>> Para recomendar a colegas, clique nos ícones acima.

Como esse curso inova
Inova ao propor o pensamento computacional como alicerce da aprendizagem criativa: instrumentaliza o professor com estratégias para o encorajamento de uma postura investigativa e inventiva por parte dos estudantes.

Objetivos

A partir do curso, espera-se que o educador:

  • compreenda o conceito de pensamento computacional e seus quatro pilares;
  • reconheça a importância do pensamento computacional na aprendizagem;
  • entenda como aplicar a abordagem nas suas práticas pedagógicas e disponha de recursos para iniciar esse processo.

Competências esperadas nos alunos

A partir da aplicação de aprendizagens construídas no curso pelo educador, espera-se que o estudante:

  • compreenda os passos básicos para a resolução de um problema;
  • adote uma postura investigativa e torne a resolução de problemas um hábito para a vida, permitindo-se explorar, descobrir, formular e produzir (independentemente da ferramenta aplicada).

Como a BNCC é abordada?

De acordo com a BNCC (Base Nacional Comum Curricular), o pensamento computacional “envolve as capacidades de compreender, analisar, definir, modelar, resolver, comparar e automatizar problemas e suas soluções, de forma metódica e sistemática, por meio do desenvolvimento de algoritmos” (BRASIL, 2018, p. 474). Abrange e solicita, portanto, processos de resolução de problemas, de investigação, de desenvolvimento e de modelagem. Conforme a BNCC, estas constituem “formas privilegiadas da atividade matemática, motivo pelo qual são, ao mesmo tempo, objeto e estratégia para a aprendizagem ao longo de todo o Ensino Fundamental” (BRASIL, 2018, p. 266). No Ensino Médio, busca-se consolidar os conhecimentos desenvolvidos na etapa anterior e ampliar o acervo de recursos dos estudantes para que resolvam problemas mais complexos e de maior exigência de abstração. O pensamento computacional, sem dúvida um alicerce do raciocínio matemático, compõe, no entanto, um conjunto de estratégias fundamentais para resolver problemas de todas as áreas do conhecimento, ao mobilizar habilidades como planejamento, organização lógica, criatividade e análise crítica.


Trajetória

1 Desafio dos pilares
Comece a jornada com um divertido jogo digital. Na sequência do percurso, você descobrirá como produzir o seu!

2 Pensamento computacional precisa de computador?
Acesse o segundo tópico da formação para encontrar a resposta.

3 Aplicando ao dia a dia
Saiba quais são os quatro pilares do pensamento computacional, que praticamos a todo tempo, nos contextos mais variados.

4 Por que é importante?
Explore a riqueza de conexões propiciadas pela abordagem do pensamento computacional nas diferentes áreas do conhecimento.

5 Mão na massa
Agora, que tal experimentar? Conheça planos de aula para introduzir a lógica da programação e mobilizar o pensamento computacional dos seus alunos.

6 Quem ganha?
Produzir jogos é uma forma promissora de desenvolver o pensamento computacional. Ao criarmos jogos com os estudantes, todos ganhamos! Veja como dar os primeiros passos.

7 Para seguir aprendendo
Na etapa final da jornada, trazemos indicações para você continuar aprendendo, inclusive com os desafios.

Receba o seu certificado
Na etapa final da jornada, trazemos indicações para você continuar aprendendo, inclusive com os desafios.  

Atividade avaliativa do curso
Avaliação objetiva: para aprovação no curso, é necessário obter aproveitamento igual ou superior a 70% no questionário avaliativo final (instrumento único).

Conheça as principais características deste curso e encontre cursos semelhantes:
Curso Gratuito
Certificado Incluso
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O que é pensamento computacional? Seu desenvolvimento exige o uso de computadores? E da internet? Ele se relaciona só com a Matemática? O que diz a BNCC?

Estas e outras perguntas guiam a jornada prática e introdutória sobre o pensamento computacional, conjunto de estratégias que prioriza a investigação, a aprendizagem criativa e a resolução de problemas. Navegue por artigos, vídeos e apresentações para se familiarizar com a temática de forma lúdica e "mão na massa".

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Como esse curso inova
Inova ao propor o pensamento computacional como alicerce da aprendizagem criativa: instrumentaliza o professor com estratégias para o encorajamento de uma postura investigativa e inventiva por parte dos estudantes.

Objetivos

A partir do curso, espera-se que o educador:

  • compreenda o conceito de pensamento computacional e seus quatro pilares;
  • reconheça a importância do pensamento computacional na aprendizagem;
  • entenda como aplicar a abordagem nas suas práticas pedagógicas e disponha de recursos para iniciar esse processo.

Competências esperadas nos alunos

A partir da aplicação de aprendizagens construídas no curso pelo educador, espera-se que o estudante:

  • compreenda os passos básicos para a resolução de um problema;
  • adote uma postura investigativa e torne a resolução de problemas um hábito para a vida, permitindo-se explorar, descobrir, formular e produzir (independentemente da ferramenta aplicada).

Como a BNCC é abordada?

De acordo com a BNCC (Base Nacional Comum Curricular), o pensamento computacional “envolve as capacidades de compreender, analisar, definir, modelar, resolver, comparar e automatizar problemas e suas soluções, de forma metódica e sistemática, por meio do desenvolvimento de algoritmos” (BRASIL, 2018, p. 474). Abrange e solicita, portanto, processos de resolução de problemas, de investigação, de desenvolvimento e de modelagem. Conforme a BNCC, estas constituem “formas privilegiadas da atividade matemática, motivo pelo qual são, ao mesmo tempo, objeto e estratégia para a aprendizagem ao longo de todo o Ensino Fundamental” (BRASIL, 2018, p. 266). No Ensino Médio, busca-se consolidar os conhecimentos desenvolvidos na etapa anterior e ampliar o acervo de recursos dos estudantes para que resolvam problemas mais complexos e de maior exigência de abstração. O pensamento computacional, sem dúvida um alicerce do raciocínio matemático, compõe, no entanto, um conjunto de estratégias fundamentais para resolver problemas de todas as áreas do conhecimento, ao mobilizar habilidades como planejamento, organização lógica, criatividade e análise crítica.


Trajetória

1 Desafio dos pilares
Comece a jornada com um divertido jogo digital. Na sequência do percurso, você descobrirá como produzir o seu!

2 Pensamento computacional precisa de computador?
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3 Aplicando ao dia a dia
Saiba quais são os quatro pilares do pensamento computacional, que praticamos a todo tempo, nos contextos mais variados.

4 Por que é importante?
Explore a riqueza de conexões propiciadas pela abordagem do pensamento computacional nas diferentes áreas do conhecimento.

5 Mão na massa
Agora, que tal experimentar? Conheça planos de aula para introduzir a lógica da programação e mobilizar o pensamento computacional dos seus alunos.

6 Quem ganha?
Produzir jogos é uma forma promissora de desenvolver o pensamento computacional. Ao criarmos jogos com os estudantes, todos ganhamos! Veja como dar os primeiros passos.

7 Para seguir aprendendo
Na etapa final da jornada, trazemos indicações para você continuar aprendendo, inclusive com os desafios.

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Avaliação objetiva: para aprovação no curso, é necessário obter aproveitamento igual ou superior a 70% no questionário avaliativo final (instrumento único).

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Período de realização

13/03 a 31/12

Carga Horária

10h