Período de realização: 13/03 a 31/12
*** 100% gratuito | Alinhado à BNCC ***
O que é pensamento computacional? Seu desenvolvimento exige o uso de computadores? E da internet? Ele se relaciona só com a Matemática? O que diz a BNCC?
Estas e outras perguntas guiam a jornada prática e introdutória sobre o pensamento computacional, conjunto de estratégias que prioriza a investigação, a aprendizagem criativa e a resolução de problemas. Navegue por artigos, vídeos e apresentações para se familiarizar com a temática de forma lúdica e "mão na massa".
>>> Para recomendar a colegas, clique nos ícones acima.
Objetivos
A partir do curso, espera-se que o educador:
Competências esperadas nos alunos
A partir da aplicação de aprendizagens construídas no curso pelo educador, espera-se que o estudante:
Como a BNCC é abordada?
De acordo com a BNCC (Base Nacional Comum Curricular), o pensamento computacional “envolve as capacidades de compreender, analisar, definir, modelar, resolver, comparar e automatizar problemas e suas soluções, de forma metódica e sistemática, por meio do desenvolvimento de algoritmos” (BRASIL, 2018, p. 474). Abrange e solicita, portanto, processos de resolução de problemas, de investigação, de desenvolvimento e de modelagem. Conforme a BNCC, estas constituem “formas privilegiadas da atividade matemática, motivo pelo qual são, ao mesmo tempo, objeto e estratégia para a aprendizagem ao longo de todo o Ensino Fundamental” (BRASIL, 2018, p. 266). No Ensino Médio, busca-se consolidar os conhecimentos desenvolvidos na etapa anterior e ampliar o acervo de recursos dos estudantes para que resolvam problemas mais complexos e de maior exigência de abstração. O pensamento computacional, sem dúvida um alicerce do raciocínio matemático, compõe, no entanto, um conjunto de estratégias fundamentais para resolver problemas de todas as áreas do conhecimento, ao mobilizar habilidades como planejamento, organização lógica, criatividade e análise crítica.
Trajetória
1 Desafio dos pilares
Comece a jornada com um divertido jogo digital. Na sequência do percurso, você descobrirá como produzir o seu!
2 Pensamento computacional precisa de computador?
Acesse o segundo tópico da formação para encontrar a resposta.
3 Aplicando ao dia a dia
Saiba quais são os quatro pilares do pensamento computacional, que praticamos a todo tempo, nos contextos mais variados.
4 Por que é importante?
Explore a riqueza de conexões propiciadas pela abordagem do pensamento computacional nas diferentes áreas do conhecimento.
5 Mão na massa
Agora, que tal experimentar? Conheça planos de aula para introduzir a lógica da programação e mobilizar o pensamento computacional dos seus alunos.
6 Quem ganha?
Produzir jogos é uma forma promissora de desenvolver o pensamento computacional. Ao criarmos jogos com os estudantes, todos ganhamos! Veja como dar os primeiros passos.
7 Para seguir aprendendo
Na etapa final da jornada, trazemos indicações para você continuar aprendendo, inclusive com os desafios.
Receba o seu certificado
Na etapa final da jornada, trazemos indicações para você continuar aprendendo, inclusive com os desafios.
Atividade avaliativa do curso
Avaliação objetiva: para aprovação no curso, é necessário obter aproveitamento igual ou superior a 70% no questionário avaliativo final (instrumento único).
*** 100% gratuito | Alinhado à BNCC ***
O que é pensamento computacional? Seu desenvolvimento exige o uso de computadores? E da internet? Ele se relaciona só com a Matemática? O que diz a BNCC?
Estas e outras perguntas guiam a jornada prática e introdutória sobre o pensamento computacional, conjunto de estratégias que prioriza a investigação, a aprendizagem criativa e a resolução de problemas. Navegue por artigos, vídeos e apresentações para se familiarizar com a temática de forma lúdica e "mão na massa".
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Objetivos
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Competências esperadas nos alunos
A partir da aplicação de aprendizagens construídas no curso pelo educador, espera-se que o estudante:
Como a BNCC é abordada?
De acordo com a BNCC (Base Nacional Comum Curricular), o pensamento computacional “envolve as capacidades de compreender, analisar, definir, modelar, resolver, comparar e automatizar problemas e suas soluções, de forma metódica e sistemática, por meio do desenvolvimento de algoritmos” (BRASIL, 2018, p. 474). Abrange e solicita, portanto, processos de resolução de problemas, de investigação, de desenvolvimento e de modelagem. Conforme a BNCC, estas constituem “formas privilegiadas da atividade matemática, motivo pelo qual são, ao mesmo tempo, objeto e estratégia para a aprendizagem ao longo de todo o Ensino Fundamental” (BRASIL, 2018, p. 266). No Ensino Médio, busca-se consolidar os conhecimentos desenvolvidos na etapa anterior e ampliar o acervo de recursos dos estudantes para que resolvam problemas mais complexos e de maior exigência de abstração. O pensamento computacional, sem dúvida um alicerce do raciocínio matemático, compõe, no entanto, um conjunto de estratégias fundamentais para resolver problemas de todas as áreas do conhecimento, ao mobilizar habilidades como planejamento, organização lógica, criatividade e análise crítica.
Trajetória
1 Desafio dos pilares
Comece a jornada com um divertido jogo digital. Na sequência do percurso, você descobrirá como produzir o seu!
2 Pensamento computacional precisa de computador?
Acesse o segundo tópico da formação para encontrar a resposta.
3 Aplicando ao dia a dia
Saiba quais são os quatro pilares do pensamento computacional, que praticamos a todo tempo, nos contextos mais variados.
4 Por que é importante?
Explore a riqueza de conexões propiciadas pela abordagem do pensamento computacional nas diferentes áreas do conhecimento.
5 Mão na massa
Agora, que tal experimentar? Conheça planos de aula para introduzir a lógica da programação e mobilizar o pensamento computacional dos seus alunos.
6 Quem ganha?
Produzir jogos é uma forma promissora de desenvolver o pensamento computacional. Ao criarmos jogos com os estudantes, todos ganhamos! Veja como dar os primeiros passos.
7 Para seguir aprendendo
Na etapa final da jornada, trazemos indicações para você continuar aprendendo, inclusive com os desafios.
Receba o seu certificado
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Atividade avaliativa do curso
Avaliação objetiva: para aprovação no curso, é necessário obter aproveitamento igual ou superior a 70% no questionário avaliativo final (instrumento único).
Período de realização
13/03 a 31/12
Carga Horária
10h