
Período de realização: 13/03 a 31/12
*** 100% gratuito | Alinhado à BNCC ***
O que é pensamento computacional? Seu desenvolvimento exige o uso de computadores? E da internet? Ele se relaciona só com a Matemática? O que diz a BNCC?
Estas e outras perguntas guiam o curso de introdução sobre o pensamento computacional, conjunto de estratégias que prioriza a investigação, a aprendizagem criativa e a resolução de problemas. Navegue por artigos, vídeos e apresentações para se familiarizar com a temática de forma lúdica e "mão na massa".
>>> Para recomendar a colegas, clique nos ícones acima.
Objetivos
A partir do curso, espera-se que o educador:
- compreenda o conceito de pensamento computacional e seus quatro pilares;
- reconheça a importância do pensamento computacional na aprendizagem;
- entenda como aplicar a abordagem nas suas práticas pedagógicas e disponha de recursos para iniciar esse processo.
A partir da aplicação de aprendizagens construídas no curso pelo educador, espera-se que o estudante:
- compreenda os passos básicos para a resolução de um problema;
- adote uma postura investigativa e torne a resolução de problemas um hábito para a vida, permitindo-se explorar, descobrir, formular e produzir (independentemente da ferramenta aplicada).
Trajetória
1 Desafio dos pilares e Webinar
Você costuma fazer listas para ir ao supermercado? Que critérios utiliza para guardar suas roupas nas prateleiras ou seus arquivos no computador? Para começar o curso, divirta-se com o jogo Desafio dos pilares e procure identificar os elementos principais. Logo mais, assista ao webinar realizado especialmente para a formação e veja como esses elementos se relacionam com situações do dia a dia, como as descritas, constituindo o pensamento computacional.
2 Pensamento computacional precisa de computador?
No segundo tópico da formação, conheça mais sobre o significado do pensamento computacional. Será que ele depende do computador?
3 Aplicando ao dia a dia
Saiba quais são os quatro pilares do pensamento computacional, que praticamos a todo tempo, nos contextos mais variados.
4 Por que é importante?
Explore a riqueza de conexões propiciadas pela abordagem do pensamento computacional nas diferentes áreas do conhecimento.
5 Mão na massa
Agora, que tal experimentar? Conheça planos de aula para introduzir a lógica da programação e mobilizar o pensamento computacional dos seus alunos.
6 Quem ganha?
Produzir jogos é uma forma promissora de desenvolver o pensamento computacional. Ao criarmos jogos com os estudantes, todos ganhamos! Veja como dar os primeiros passos.
7 Para seguir aprendendo
Na etapa final do curso, trazemos indicações para você continuar aprendendo, inclusive com os desafios.
8 Atividade avaliativa do curso - questionário final
O percurso é concluído com uma avaliação objetiva.
Conheça as principais características:
Carga Horária:
10 horasÁreas do Conhecimento:
Transversal/ Projetos interdisciplinaresModalidade:
Autoformativo (sem mediação)Competências gerais da BNCC mobilizadas:
Pensamento científico, crítico e criativo Cultura DigitalRecomendação Etapa/Série:
Ensino fundamental (anos finais) Ensino fundamental (anos iniciais) Ensino médioCertificação:
Centro Universitário Braz Cubas
*** 100% gratuito | Alinhado à BNCC ***
O que é pensamento computacional? Seu desenvolvimento exige o uso de computadores? E da internet? Ele se relaciona só com a Matemática? O que diz a BNCC?
Estas e outras perguntas guiam o curso de introdução sobre o pensamento computacional, conjunto de estratégias que prioriza a investigação, a aprendizagem criativa e a resolução de problemas. Navegue por artigos, vídeos e apresentações para se familiarizar com a temática de forma lúdica e "mão na massa".
>>> Para recomendar a colegas, clique nos ícones acima.
Objetivos
A partir do curso, espera-se que o educador:
- compreenda o conceito de pensamento computacional e seus quatro pilares;
- reconheça a importância do pensamento computacional na aprendizagem;
- entenda como aplicar a abordagem nas suas práticas pedagógicas e disponha de recursos para iniciar esse processo.
A partir da aplicação de aprendizagens construídas no curso pelo educador, espera-se que o estudante:
- compreenda os passos básicos para a resolução de um problema;
- adote uma postura investigativa e torne a resolução de problemas um hábito para a vida, permitindo-se explorar, descobrir, formular e produzir (independentemente da ferramenta aplicada).
Trajetória
1 Desafio dos pilares e Webinar
Você costuma fazer listas para ir ao supermercado? Que critérios utiliza para guardar suas roupas nas prateleiras ou seus arquivos no computador? Para começar o curso, divirta-se com o jogo Desafio dos pilares e procure identificar os elementos principais. Logo mais, assista ao webinar realizado especialmente para a formação e veja como esses elementos se relacionam com situações do dia a dia, como as descritas, constituindo o pensamento computacional.
2 Pensamento computacional precisa de computador?
No segundo tópico da formação, conheça mais sobre o significado do pensamento computacional. Será que ele depende do computador?
3 Aplicando ao dia a dia
Saiba quais são os quatro pilares do pensamento computacional, que praticamos a todo tempo, nos contextos mais variados.
4 Por que é importante?
Explore a riqueza de conexões propiciadas pela abordagem do pensamento computacional nas diferentes áreas do conhecimento.
5 Mão na massa
Agora, que tal experimentar? Conheça planos de aula para introduzir a lógica da programação e mobilizar o pensamento computacional dos seus alunos.
6 Quem ganha?
Produzir jogos é uma forma promissora de desenvolver o pensamento computacional. Ao criarmos jogos com os estudantes, todos ganhamos! Veja como dar os primeiros passos.
7 Para seguir aprendendo
Na etapa final do curso, trazemos indicações para você continuar aprendendo, inclusive com os desafios.
8 Atividade avaliativa do curso - questionário final
O percurso é concluído com uma avaliação objetiva.
Conheça as principais características:
Carga Horária:
10 horasÁreas do Conhecimento:
Transversal/ Projetos interdisciplinaresModalidade:
Autoformativo (sem mediação)Competências gerais da BNCC mobilizadas:
Pensamento científico, crítico e criativo Cultura DigitalRecomendação Etapa/Série:
Ensino fundamental (anos finais) Ensino fundamental (anos iniciais) Ensino médioCertificação:
Centro Universitário Braz Cubas
Período de realização
13/03 a 31/12
Carga Horária
10h