Crianças sentadas em uma mesa interagindo com equipamentos e construindo um robô
Introdução ao Pensamento Computacional [2023]

*** 100% gratuito | Alinhado à BNCC ***

O que é pensamento computacional? Seu desenvolvimento exige o uso de computadores? E da internet? Ele se relaciona só com a Matemática? O que diz a BNCC?​

Estas e outras perguntas guiam o curso de introdução sobre o pensamento computacional, conjunto de estratégias que prioriza a investigação, a aprendizagem criativa e a resolução de problemas. Navegue por artigos, vídeos e apresentações para se familiarizar com a temática de forma lúdica e "mão na massa".

>>> Para recomendar a colegas, clique nos ícones acima.

A partir do curso, espera-se que o educador:

• compreenda o conceito de pensamento computacional e seus quatro pilares;
  • reconheça a importância do pensamento computacional na aprendizagem;
  • entenda como aplicar a abordagem nas suas práticas pedagógicas e disponha de recursos para iniciar esse processo.

A partir da aplicação de aprendizagens construídas no curso pelo educador, espera-se que o estudante:

• compreenda os passos básicos para a resolução de um problema;
  • adote uma postura investigativa e torne a resolução de problemas um hábito para a vida, permitindo-se explorar, descobrir, formular e produzir (independentemente da ferramenta aplicada).

1 Desafio dos pilares e Webinar

Você costuma fazer listas para ir ao supermercado? Que critérios utiliza para guardar suas roupas nas prateleiras ou seus arquivos no computador? Para começar o curso, divirta-se com o jogo Desafio dos pilares e procure identificar os elementos principais. Logo mais, assista ao webinar realizado especialmente para a formação e veja como esses elementos se relacionam com situações do dia a dia, como as descritas, constituindo o pensamento computacional.

2 Pensamento computacional precisa de computador?

No segundo tópico da formação, conheça mais sobre o significado do pensamento computacional. Será que ele depende do computador?

3 Aplicando ao dia a dia

Saiba quais são os quatro pilares do pensamento computacional, que praticamos a todo tempo, nos contextos mais variados.

4 Por que é importante?

Explore a riqueza de conexões propiciadas pela abordagem do pensamento computacional nas diferentes áreas do conhecimento.

5 Mão na massa

Agora, que tal experimentar? Conheça planos de aula para introduzir a lógica da programação e mobilizar o pensamento computacional dos seus alunos.

6 Quem ganha?

Produzir jogos é uma forma promissora de desenvolver o pensamento computacional. Ao criarmos jogos com os estudantes, todos ganhamos! Veja como dar os primeiros passos.

7 Para seguir aprendendo

Na etapa final do curso, trazemos indicações para você continuar aprendendo, inclusive com os desafios.

8 Atividade avaliativa do curso - questionário final

O percurso é concluído com uma avaliação objetiva.

Áreas do Conhecimento:
Transversal/ Projetos interdisciplinares

Autoformativo (sem mediação)

Competências gerais da BNCC mobilizadas:
Pensamento científico, crítico e criativo Cultura Digital

Recomendação Etapa/Série:
Ensino fundamental (anos finais) Ensino fundamental (anos iniciais) Ensino médio

Centro Universitário Braz Cubas

*** 100% gratuito | Alinhado à BNCC ***

>>> Para recomendar a colegas, clique nos ícones acima.

A partir do curso, espera-se que o educador:

• compreenda o conceito de pensamento computacional e seus quatro pilares;
  • reconheça a importância do pensamento computacional na aprendizagem;

• compreenda os passos básicos para a resolução de um problema;

1 Desafio dos pilares e Webinar

2 Pensamento computacional precisa de computador?

3 Aplicando ao dia a dia

4 Por que é importante?

5 Mão na massa

6 Quem ganha?

7 Para seguir aprendendo

8 Atividade avaliativa do curso - questionário final

O percurso é concluído com uma avaliação objetiva.

Áreas do Conhecimento:
Transversal/ Projetos interdisciplinares

Autoformativo (sem mediação)

Competências gerais da BNCC mobilizadas:
Pensamento científico, crítico e criativo Cultura Digital

Recomendação Etapa/Série: