Jornada nos biomas: biodiversidade e conservação em forma de jogo

Caminhos para a Inovação:   Cultura Digital Currículo

Jogos são importantes ferramentas de aprendizagem para mobilizar a ação e a construção dos conhecimentos dos estudantes sobre assuntos diversos. Na área das Ciências Naturais, podem ser usados para instigar a curiosidade e apoiar a construção de conceitos a respeito de temas como a conservação da biodiversidade. O Brasil é o país que possui a maior biodiversidade do planeta, com mais de 20% do número total de espécies de animais e plantas da Terra. Sabemos que essa rica diversidade está ameaçada e que a transformação da sociedade é fundamental para a adoção de práticas sustentáveis (capazes de suprir as necessidades do presente sem comprometer as gerações futuras).

A proposta do curso é vivenciar uma estratégia ativa de aprendizagem sobre biodiversidade, conservação e sustentabilidade dos biomas brasileiros com suporte de um jogo digital. O jogo "Jornada Biomas" apresenta de maneira lúdica e interativa aspectos gerais, fauna, flora e ameaças à biodiversidade dos biomas Amazônia, Mata Atlântica, Cerrado, Caatinga, Pampa e Pantanal. Ele foi criado com a finalidade de valorizar os conhecimentos prévios dos estudantes, contribuir na construção de novas aprendizagens e sensibilizar para a preservação dos biomas. Enquanto exploram o jogo, aprendem e se divertem, os estudantes desenvolvem competências e habilidades previstas pela Base Nacional Comum Curricular.

Ative a notificação de inscrições para a próxima edição do curso no botão "Avise-me".
Próximas turmas
25 de outubro a 22 de novembro


Carga Horária: 20 horas

Áreas do Conhecimento: Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Transversal/ Projetos interdisciplinares

Modalidade: Mediado


Recomendação Ciclo/Série: Ensino fundamental (anos iniciais e finais) e ensino médio.

Autoria: Camilo Rebouças, Juçara Bordin e Patrícia Behling Schäfer

Certificação: Universidade Estadual do Rio Grande do Sul



Como esse curso inova
Inova ao integrar o conhecimento científico sobre biodiversidade, biomas brasileiros, conservação e sustentabilidade a novos hábitos e ao propor métodos ativos (especialmente com a utilização de um jogo digital) para a construção e a prática de conceitos fundamentais na área de Ciências da Natureza.

Competências gerais da BNCC mobilizadas nos alunos

Conhecimento
Pensamento científico, crítico e criativo
Comunicação
Autoconhecimento e autocuidado
Responsabilidade e cidadania