Ouvir histórias lidas e contadas pelo professor representa um ganho para a aprendizagem leitora das crianças que estão em processo de alfabetização. A leitura amplia o repertório de palavras, favorece o contato com as mais variadas formas de discurso da nossa cultura, permite conhecer a língua em que se escreve e aproxima as crianças do mundo letrado.
O curso Leitura em voz alta pelo professor propõe o trabalho com textos narrativos, poéticos e informativos, dirigidos para crianças desde a mais tenra idade. Ele está dividido em duas fases. Na primeira delas, por meio da tematização de vídeos, transcrição de conversas literárias e embasamento teórico, pretende-se discutir as principais situações didáticas de leitura, promover reflexões acerca do fazer pedagógico e apoiar o trabalho de professores no ensino da leitura, da escrita e da oralidade. Na segunda fase, há o direcionamento para um olhar mais profundo sobre a prática de leitura em voz alta e seus tipos de intervenções a partir da abordagem do ensino híbrido.
Como esse curso inova
Objetivos
- Compreender a importância da leitura em voz alta feita pelo professor.
- Refletir sobre o papel da escola e do professor como mediadores na formação do leitor.
- Compreender e identificar o conceito de chave de apreciação, relacionando-o com a prática da leitura.
- Refletir sobre as ideias infantis acerca da leitura para uma melhor mediação pedagógica.
- Identificar os diversos critérios de seleção de textos, considerando os propósitos que se tem e a qualidade gráfica e linguística.
- Pensar sobre a organização do espaço e do tempo didático.
Competências pedagógicas
A partir do curso, espera-se que o educador:
- disponha de meios e estratégias para inserir as crianças em fase de alfabetização no universo de textos narrativos, poéticos e informativos;
- conheça e implemente as principais condições didáticas para a realização da leitura com os alunos;
- desenvolva conversas apreciativas como proposta de mediação literária;
- aprofunde o olhar para os tipos de intervenções a serem feitas nos diferentes momentos da leitura;
- realize uma escuta ativa dos alunos, promovendo interações de suas falas;
- mostre-se capaz de personalizar suas ações para aulas presenciais, híbridas ou remotas.
Competências esperadas nos alunos
A partir da aplicação de aprendizagens construídas no curso pelo educador, espera-se que o estudante:
- desenvolva a compreensão sobre a linguagem escrita e sobre como ela se diferencia da linguagem oral;
- construa significados sobre as histórias ouvidas, relacionando suas impressões pessoais com as de colegas e com o que os livros oferecem;
- amplie seu repertório linguístico;
- conheça as características de textos narrativos, poéticos e informativos.
Como a BNCC é abordada?
A proposta do curso relaciona-se à mobilização de diferentes habilidades da BNCC, do estabelecimento de expectativas em relação ao texto ouvido até a realização de inferências e sínteses, como exemplifica a habilidade EF15LP10: "escutar, com atenção, falas de professores e colegas, formulando perguntas pertinentes ao tema e solicitando esclarecimentos sempre que necessário".
De acordo com a forma como o professor encaminha e media a leitura em voz alta, as crianças podem, como propõe a habilidade EF15LP02, "estabelecer expectativas em relação ao texto [...], apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto [...] confirmando antecipações e inferências realizadas antes e durante a leitura de textos, checando a adequação das hipóteses realizadas".
Quando os professores promovem com sistematicidade a leitura em voz alta e atrelam essa prática a boas conversas literárias, os alunos podem:
- (EF02LP26) Ler e compreender, com certa autonomia, textos literários, de gêneros variados, desenvolvendo o gosto pela leitura;
- (EF35LP03) Identificar a ideia central do texto, demonstrando compreensão global.
E, para as crianças da Educação Infantil, tem-se como objetivo de aprendizagem e desenvolvimento:
- (EI03EF07) Levantar hipóteses sobre gêneros textuais veiculados em portadores conhecidos, recorrendo a estratégias de observação gráfica e/ou de leitura.
Na etapa do planejamento, os objetivos estão relacionados a identificar os diversos critérios de seleção de textos, considerando os propósitos que se tem e a qualidade gráfica e linguística, além de pensar sobre a organização do espaço e do tempo didático. Muito parecido é o que se espera das crianças, uma vez que elas também precisam selecionar o que vão ler. Segundo a BNCC, espera-se que as crianças possam:
- (EF12LP02) Buscar, selecionar e ler, com a mediação do professor, textos que circulam em meios impressos ou digitais, de acordo com as necessidades e interesses.
E, para as crianças da Educação Infantil, são estabelecidos os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento análogos de:
- (EI03EF03) Escolher e folhear livros, procurando orientar-se por temas e ilustrações, tentando identificar palavras conhecidas.
- (EI03EF07) Selecionar livros e textos de gêneros conhecidos para a leitura de um adulto e/ou para a sua própria leitura (partindo de seu repertório sobre esses textos, como a recuperação pela memória, pela leitura das ilustrações etc.).
Trajetória
Módulo Textos narrativos
O módulo dedica-se à leitura em voz alta feita pelo professor de textos narrativos. São analisados alguns gêneros narrativos, situações didáticas de leitura e inspirações para a prática pedagógica. Também é introduzido no módulo o conceito de chave de apreciação, conjunto de elementos que convidam à reflexão sobre pontos determinados da construção artística e literária.
Módulo Textos poéticos
O módulo tem como foco a leitura em voz alta feita pelo professor de textos poéticos. Os aspectos da oralidade e os recursos linguísticos são tematizados para apoiar a compreensão de características desse tipo de texto. Também são analisados os cuidados necessários para uma boa leitura em voz alta.
Módulo Textos informativos
A leitura de bons textos informativos favorece o conhecimento sobre o mundo, contribui para aguçar a criatividade e provoca o desejo de pesquisar e investigar. No módulo, examinam-se maneiras de incluir a leitura de textos informativos nas práticas pedagógicas. São abordados diferentes gêneros de função informativa para viabilizar novas aprendizagens e avanços no percurso leitor.
Os módulos Textos narrativos, Textos poéticos e Textos informativos estão organizados em etapas: sensibilização, introdução, processo, planejamento, inspirações para a prática e sistematização. A formação conta com um último módulo, complementar, em que são discutidas possibilidades de intervenções do professor durante a leitura em voz alta e alternativas de mediação de leitura na modalidade de ensino híbrido.
Atividade avaliativa do curso
Avaliação objetiva: para aprovação no curso, é necessário obter aproveitamento igual ou superior a 70% no questionário final.
Centro Universitário Braz Cubas
Ouvir histórias lidas e contadas pelo professor representa um ganho para a aprendizagem leitora das crianças que estão em processo de alfabetização. A leitura amplia o repertório de palavras, favorece o contato com as mais variadas formas de discurso da nossa cultura, permite conhecer a língua em que se escreve e aproxima as crianças do mundo letrado.
O curso Leitura em voz alta pelo professor propõe o trabalho com textos narrativos, poéticos e informativos, dirigidos para crianças desde a mais tenra idade. Ele está dividido em duas fases. Na primeira delas, por meio da tematização de vídeos, transcrição de conversas literárias e embasamento teórico, pretende-se discutir as principais situações didáticas de leitura, promover reflexões acerca do fazer pedagógico e apoiar o trabalho de professores no ensino da leitura, da escrita e da oralidade. Na segunda fase, há o direcionamento para um olhar mais profundo sobre a prática de leitura em voz alta e seus tipos de intervenções a partir da abordagem do ensino híbrido.
Como esse curso inova
Objetivos
- Compreender a importância da leitura em voz alta feita pelo professor.
- Refletir sobre o papel da escola e do professor como mediadores na formação do leitor.
- Compreender e identificar o conceito de chave de apreciação, relacionando-o com a prática da leitura.
- Refletir sobre as ideias infantis acerca da leitura para uma melhor mediação pedagógica.
- Identificar os diversos critérios de seleção de textos, considerando os propósitos que se tem e a qualidade gráfica e linguística.
- Pensar sobre a organização do espaço e do tempo didático.
Competências pedagógicas
A partir do curso, espera-se que o educador:
- disponha de meios e estratégias para inserir as crianças em fase de alfabetização no universo de textos narrativos, poéticos e informativos;
- conheça e implemente as principais condições didáticas para a realização da leitura com os alunos;
- desenvolva conversas apreciativas como proposta de mediação literária;
- aprofunde o olhar para os tipos de intervenções a serem feitas nos diferentes momentos da leitura;
- realize uma escuta ativa dos alunos, promovendo interações de suas falas;
- mostre-se capaz de personalizar suas ações para aulas presenciais, híbridas ou remotas.
Competências esperadas nos alunos
A partir da aplicação de aprendizagens construídas no curso pelo educador, espera-se que o estudante:
- desenvolva a compreensão sobre a linguagem escrita e sobre como ela se diferencia da linguagem oral;
- construa significados sobre as histórias ouvidas, relacionando suas impressões pessoais com as de colegas e com o que os livros oferecem;
- amplie seu repertório linguístico;
- conheça as características de textos narrativos, poéticos e informativos.
Como a BNCC é abordada?
A proposta do curso relaciona-se à mobilização de diferentes habilidades da BNCC, do estabelecimento de expectativas em relação ao texto ouvido até a realização de inferências e sínteses, como exemplifica a habilidade EF15LP10: "escutar, com atenção, falas de professores e colegas, formulando perguntas pertinentes ao tema e solicitando esclarecimentos sempre que necessário".
De acordo com a forma como o professor encaminha e media a leitura em voz alta, as crianças podem, como propõe a habilidade EF15LP02, "estabelecer expectativas em relação ao texto [...], apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto [...] confirmando antecipações e inferências realizadas antes e durante a leitura de textos, checando a adequação das hipóteses realizadas".
Quando os professores promovem com sistematicidade a leitura em voz alta e atrelam essa prática a boas conversas literárias, os alunos podem:
- (EF02LP26) Ler e compreender, com certa autonomia, textos literários, de gêneros variados, desenvolvendo o gosto pela leitura;
- (EF35LP03) Identificar a ideia central do texto, demonstrando compreensão global.
E, para as crianças da Educação Infantil, tem-se como objetivo de aprendizagem e desenvolvimento:
- (EI03EF07) Levantar hipóteses sobre gêneros textuais veiculados em portadores conhecidos, recorrendo a estratégias de observação gráfica e/ou de leitura.
Na etapa do planejamento, os objetivos estão relacionados a identificar os diversos critérios de seleção de textos, considerando os propósitos que se tem e a qualidade gráfica e linguística, além de pensar sobre a organização do espaço e do tempo didático. Muito parecido é o que se espera das crianças, uma vez que elas também precisam selecionar o que vão ler. Segundo a BNCC, espera-se que as crianças possam:
- (EF12LP02) Buscar, selecionar e ler, com a mediação do professor, textos que circulam em meios impressos ou digitais, de acordo com as necessidades e interesses.
E, para as crianças da Educação Infantil, são estabelecidos os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento análogos de:
- (EI03EF03) Escolher e folhear livros, procurando orientar-se por temas e ilustrações, tentando identificar palavras conhecidas.
- (EI03EF07) Selecionar livros e textos de gêneros conhecidos para a leitura de um adulto e/ou para a sua própria leitura (partindo de seu repertório sobre esses textos, como a recuperação pela memória, pela leitura das ilustrações etc.).
Trajetória
Módulo Textos narrativos
O módulo dedica-se à leitura em voz alta feita pelo professor de textos narrativos. São analisados alguns gêneros narrativos, situações didáticas de leitura e inspirações para a prática pedagógica. Também é introduzido no módulo o conceito de chave de apreciação, conjunto de elementos que convidam à reflexão sobre pontos determinados da construção artística e literária.
Módulo Textos poéticos
O módulo tem como foco a leitura em voz alta feita pelo professor de textos poéticos. Os aspectos da oralidade e os recursos linguísticos são tematizados para apoiar a compreensão de características desse tipo de texto. Também são analisados os cuidados necessários para uma boa leitura em voz alta.
Módulo Textos informativos
A leitura de bons textos informativos favorece o conhecimento sobre o mundo, contribui para aguçar a criatividade e provoca o desejo de pesquisar e investigar. No módulo, examinam-se maneiras de incluir a leitura de textos informativos nas práticas pedagógicas. São abordados diferentes gêneros de função informativa para viabilizar novas aprendizagens e avanços no percurso leitor.
Os módulos Textos narrativos, Textos poéticos e Textos informativos estão organizados em etapas: sensibilização, introdução, processo, planejamento, inspirações para a prática e sistematização. A formação conta com um último módulo, complementar, em que são discutidas possibilidades de intervenções do professor durante a leitura em voz alta e alternativas de mediação de leitura na modalidade de ensino híbrido.
Atividade avaliativa do curso
Avaliação objetiva: para aprovação no curso, é necessário obter aproveitamento igual ou superior a 70% no questionário final.
Centro Universitário Braz Cubas