Período de realização: 22/05 a 03/07
*** 100% gratuito | Alinhado à BNCC ***
O século XXI já não comporta indivíduos com postura passiva, puros receptores de informações. O aprendizado ativo, que alça o estudante ao papel de protagonista e o encoraja a fazer escolhas, tornou-se uma necessidade real das escolas no mundo todo.
Nesta formação, apresentaremos o conceito de metodologias ativas e algumas das estratégias que compõem tal conjunto de caminhos metodológicos. Conheceremos recursos pedagógicos que podem potencializar seu trabalho, assim como a autoria e a autonomia dos estudantes.
Discutiremos maneiras de colocar a BNCC em prática, considerando, especialmente, competências digitais que integram o escopo formativo da educação básica brasileira e sua relação com o desenvolvimento de habilidades cognitivas e socioemocionais.
>>> Para recomendar a colegas, clique nos ícones acima.
O curso é de extrema importância para os educadores, que não podem deixar de ver o quanto o perfil dos estudantes atuais está ligado à era tecnológica. São jovens que nasceram no contexto digital e, portanto, trazem em si uma característica marcante voltada para ações protagonistas. Compreender que as metodologias ativas são um meio de atingir os objetivos educacionais é fundamental. Nesse sentido, os módulos estudados promovem uma reflexão acerca da ação docente e trazem estratégias inovadoras para o planejamento das aulas.
Alessandra Cristiane Fernandes, SP
Objetivos
A partir do curso, espera-se que o educador:
A partir da aplicação de aprendizagens construídas no curso pelo educador, espera-se que o estudante:
Unidades
Unidade 1: Introdução aos conceitos
A primeira unidade da formação apresenta a discussão sobre ensino híbrido e metodologias ativas. Aborda a inovação na educação e a forma como esses temas se relacionam com a BNCC. Por fim, introduz o conceito de aprendizagem visível, fundamental ao processo de centralidade no aprendiz.
Unidade 2: Estratégias para a promoção da aprendizagem ativa
A segunda unidade da formação descreve estratégias e caminhos, já conhecidos e experimentados, para desenvolver metodologias ativas na educação básica, incluindo Aprendizagem Baseada em Problemas, Aprendizagem Baseada em Projetos, Aprendizagem serviço-solidária, Educomunicação, Estudo de caso, Webquest, abordagem STEAM e Educação Maker. A unidade amplia o repertório do(a) professor(a) ao mesmo tempo em que o(a) inspira a adaptar as práticas analisadas para a sua sala de aula.
Alinhamento à BNCC
Já nas competências gerais da BNCC, a cultura digital é tematizada, em consonância com os direitos de aprendizagem e desenvolvimento de alunos e alunas, articulando-se na elaboração de conhecimentos, habilidades, atitudes e valores, conforme prevê a LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional).
A BNCC defende a escola como espaço formador e orientador para a cidadania consciente, crítica e participativa (BRASIL, 2018, p. 62). As atividades podem ser realizadas mediadas por diferentes linguagens: verbal, corporal, visual, sonora e, contemporaneamente, digital. Por meio dessas práticas, os estudantes podem interagir consigo e com seus pares, construindo-se, assim, como sujeitos sociais.
É fundamental que o(a) docente se autoavalie continuamente e busque transformar sua prática pedagógica em atual, ética, cooperativa e conectada, desenvolvendo fluência em novos letramentos. Deve lembrar-se sempre, também, de exercer e encorajar entre seus alunos o uso ético, competente e responsável das ferramentas digitais e tecnológicas, acreditando no protagonismo, na autonomia e na capacidade autoral dos estudantes.
Atividade avaliativa do curso
Marcelo Ganzela Martins de Castro e Márcia Moreira Pereira
Centro Universitário Braz Cubas
*** 100% gratuito | Alinhado à BNCC ***
O século XXI já não comporta indivíduos com postura passiva, puros receptores de informações. O aprendizado ativo, que alça o estudante ao papel de protagonista e o encoraja a fazer escolhas, tornou-se uma necessidade real das escolas no mundo todo.
Nesta formação, apresentaremos o conceito de metodologias ativas e algumas das estratégias que compõem tal conjunto de caminhos metodológicos. Conheceremos recursos pedagógicos que podem potencializar seu trabalho, assim como a autoria e a autonomia dos estudantes.
Discutiremos maneiras de colocar a BNCC em prática, considerando, especialmente, competências digitais que integram o escopo formativo da educação básica brasileira e sua relação com o desenvolvimento de habilidades cognitivas e socioemocionais.
>>> Para recomendar a colegas, clique nos ícones acima.
O curso é de extrema importância para os educadores, que não podem deixar de ver o quanto o perfil dos estudantes atuais está ligado à era tecnológica. São jovens que nasceram no contexto digital e, portanto, trazem em si uma característica marcante voltada para ações protagonistas. Compreender que as metodologias ativas são um meio de atingir os objetivos educacionais é fundamental. Nesse sentido, os módulos estudados promovem uma reflexão acerca da ação docente e trazem estratégias inovadoras para o planejamento das aulas.
Alessandra Cristiane Fernandes, SP
Objetivos
A partir do curso, espera-se que o educador:
A partir da aplicação de aprendizagens construídas no curso pelo educador, espera-se que o estudante:
Unidades
Unidade 1: Introdução aos conceitos
A primeira unidade da formação apresenta a discussão sobre ensino híbrido e metodologias ativas. Aborda a inovação na educação e a forma como esses temas se relacionam com a BNCC. Por fim, introduz o conceito de aprendizagem visível, fundamental ao processo de centralidade no aprendiz.
Unidade 2: Estratégias para a promoção da aprendizagem ativa
A segunda unidade da formação descreve estratégias e caminhos, já conhecidos e experimentados, para desenvolver metodologias ativas na educação básica, incluindo Aprendizagem Baseada em Problemas, Aprendizagem Baseada em Projetos, Aprendizagem serviço-solidária, Educomunicação, Estudo de caso, Webquest, abordagem STEAM e Educação Maker. A unidade amplia o repertório do(a) professor(a) ao mesmo tempo em que o(a) inspira a adaptar as práticas analisadas para a sua sala de aula.
Alinhamento à BNCC
Já nas competências gerais da BNCC, a cultura digital é tematizada, em consonância com os direitos de aprendizagem e desenvolvimento de alunos e alunas, articulando-se na elaboração de conhecimentos, habilidades, atitudes e valores, conforme prevê a LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional).
A BNCC defende a escola como espaço formador e orientador para a cidadania consciente, crítica e participativa (BRASIL, 2018, p. 62). As atividades podem ser realizadas mediadas por diferentes linguagens: verbal, corporal, visual, sonora e, contemporaneamente, digital. Por meio dessas práticas, os estudantes podem interagir consigo e com seus pares, construindo-se, assim, como sujeitos sociais.
É fundamental que o(a) docente se autoavalie continuamente e busque transformar sua prática pedagógica em atual, ética, cooperativa e conectada, desenvolvendo fluência em novos letramentos. Deve lembrar-se sempre, também, de exercer e encorajar entre seus alunos o uso ético, competente e responsável das ferramentas digitais e tecnológicas, acreditando no protagonismo, na autonomia e na capacidade autoral dos estudantes.
Atividade avaliativa do curso
Marcelo Ganzela Martins de Castro e Márcia Moreira Pereira
Centro Universitário Braz Cubas
Período de realização
22/05 a 03/07
Carga Horária
20h