*** 100% gratuito | Alinhado à BNCC ***
O século XXI já não comporta indivíduos com postura passiva, puros receptores de informações. O aprendizado ativo, que alça o estudante ao papel de protagonista e o encoraja a fazer escolhas, tornou-se uma necessidade real das escolas no mundo todo.
Nesta formação, apresentaremos o conceito de metodologias ativas e algumas das estratégias que compõem tal conjunto de caminhos metodológicos. Conheceremos recursos pedagógicos que podem potencializar seu trabalho, assim como a autoria e a autonomia dos estudantes.
Discutiremos maneiras de colocar a BNCC em prática, considerando, especialmente, competências digitais que integram o escopo formativo da educação básica brasileira e sua relação com o desenvolvimento de habilidades cognitivas e socioemocionais.
>>> Para recomendar a colegas, clique nos ícones acima.
Objetivos
A partir do curso, espera-se que o educador:
- compreenda o que são metodologias ativas e qual é o seu papel na educação básica;
- identifique como as metodologias ativas podem apoiar o desenvolvimento das competências e habilidades previstas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC);
- conheça caminhos para conectar o uso de metodologias ativas às tecnologias digitais, particularmente a partir da matriz proposta pelo CIEB (Centro de Inovação para a Educação Brasileira);
- construa um repertório de práticas de aprendizagem ativa e de letramento digital;
- sinta-se estimulado(a) a aplicar os conteúdos discutidos no curso em sua sala de aula, promovendo a aprendizagem ativa e desenvolvendo o letramento digital entre seus estudantes.
A partir da aplicação de aprendizagens construídas no curso pelo educador, espera-se que o estudante:
- desenvolva capacidade de utilizar tecnologias digitais de maneira autônoma, crítica, responsável e ética;
- invista na sua competência criativa e autoral, desenvolvendo produções de qualidade;
- exercite sua capacidade de seguir aperfeiçoando aprendizagens, de maneira protagonista e empática;
- mostre-se capaz de seguir aprendendo por meio da indagação, da curiosidade, da experimentação e produção de recursos;
- tenha autonomia para criar, abrindo oportunidade para si e para todos(as) à sua volta.
Unidades
Unidade 1: Introdução aos conceitos
A primeira unidade da formação apresenta a discussão sobre ensino híbrido e metodologias ativas. Aborda a inovação na educação e a forma como esses temas se relacionam com a BNCC. Por fim, introduz o conceito de aprendizagem visível, fundamental ao processo de centralidade no aprendiz.
Unidade 2: Estratégias para a promoção da aprendizagem ativa
A segunda unidade da formação descreve estratégias e caminhos, já conhecidos e experimentados, para desenvolver metodologias ativas na educação básica, incluindo Aprendizagem Baseada em Problemas, Aprendizagem Baseada em Projetos, Aprendizagem serviço-solidária, Educomunicação, Estudo de caso, Webquest, abordagem STEAM e Educação Maker. A unidade amplia o repertório do(a) professor(a) ao mesmo tempo em que o(a) inspira a adaptar as práticas analisadas para a sua sala de aula.
Alinhamento à BNCC
Já nas competências gerais da BNCC, a cultura digital é tematizada, em consonância com os direitos de aprendizagem e desenvolvimento de alunos e alunas, articulando-se na elaboração de conhecimentos, habilidades, atitudes e valores, conforme prevê a LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional).
A BNCC defende a escola como espaço formador e orientador para a cidadania consciente, crítica e participativa (BRASIL, 2018, p. 62). As atividades podem ser realizadas mediadas por diferentes linguagens: verbal, corporal, visual, sonora e, contemporaneamente, digital. Por meio dessas práticas, os estudantes podem interagir consigo e com seus pares, construindo-se, assim, como sujeitos sociais.
É fundamental que o(a) docente se autoavalie continuamente e busque transformar sua prática pedagógica em atual, ética, cooperativa e conectada, desenvolvendo fluência em novos letramentos. Deve lembrar-se sempre, também, de exercer e encorajar entre seus alunos o uso ético, competente e responsável das ferramentas digitais e tecnológicas, acreditando no protagonismo, na autonomia e na capacidade autoral dos estudantes.
Atividade avaliativa do curso
- Avaliação objetiva: para aprovação no curso, é necessário obter aproveitamento igual ou superior a 70% no questionário avaliativo final.
Centro Universitário Braz Cubas
*** 100% gratuito | Alinhado à BNCC ***
O século XXI já não comporta indivíduos com postura passiva, puros receptores de informações. O aprendizado ativo, que alça o estudante ao papel de protagonista e o encoraja a fazer escolhas, tornou-se uma necessidade real das escolas no mundo todo.
Nesta formação, apresentaremos o conceito de metodologias ativas e algumas das estratégias que compõem tal conjunto de caminhos metodológicos. Conheceremos recursos pedagógicos que podem potencializar seu trabalho, assim como a autoria e a autonomia dos estudantes.
Discutiremos maneiras de colocar a BNCC em prática, considerando, especialmente, competências digitais que integram o escopo formativo da educação básica brasileira e sua relação com o desenvolvimento de habilidades cognitivas e socioemocionais.
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Objetivos
A partir do curso, espera-se que o educador:
- compreenda o que são metodologias ativas e qual é o seu papel na educação básica;
- identifique como as metodologias ativas podem apoiar o desenvolvimento das competências e habilidades previstas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC);
- conheça caminhos para conectar o uso de metodologias ativas às tecnologias digitais, particularmente a partir da matriz proposta pelo CIEB (Centro de Inovação para a Educação Brasileira);
- construa um repertório de práticas de aprendizagem ativa e de letramento digital;
- sinta-se estimulado(a) a aplicar os conteúdos discutidos no curso em sua sala de aula, promovendo a aprendizagem ativa e desenvolvendo o letramento digital entre seus estudantes.
A partir da aplicação de aprendizagens construídas no curso pelo educador, espera-se que o estudante:
- desenvolva capacidade de utilizar tecnologias digitais de maneira autônoma, crítica, responsável e ética;
- invista na sua competência criativa e autoral, desenvolvendo produções de qualidade;
- exercite sua capacidade de seguir aperfeiçoando aprendizagens, de maneira protagonista e empática;
- mostre-se capaz de seguir aprendendo por meio da indagação, da curiosidade, da experimentação e produção de recursos;
- tenha autonomia para criar, abrindo oportunidade para si e para todos(as) à sua volta.
Unidades
Unidade 1: Introdução aos conceitos
A primeira unidade da formação apresenta a discussão sobre ensino híbrido e metodologias ativas. Aborda a inovação na educação e a forma como esses temas se relacionam com a BNCC. Por fim, introduz o conceito de aprendizagem visível, fundamental ao processo de centralidade no aprendiz.
Unidade 2: Estratégias para a promoção da aprendizagem ativa
A segunda unidade da formação descreve estratégias e caminhos, já conhecidos e experimentados, para desenvolver metodologias ativas na educação básica, incluindo Aprendizagem Baseada em Problemas, Aprendizagem Baseada em Projetos, Aprendizagem serviço-solidária, Educomunicação, Estudo de caso, Webquest, abordagem STEAM e Educação Maker. A unidade amplia o repertório do(a) professor(a) ao mesmo tempo em que o(a) inspira a adaptar as práticas analisadas para a sua sala de aula.
Alinhamento à BNCC
Já nas competências gerais da BNCC, a cultura digital é tematizada, em consonância com os direitos de aprendizagem e desenvolvimento de alunos e alunas, articulando-se na elaboração de conhecimentos, habilidades, atitudes e valores, conforme prevê a LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional).
A BNCC defende a escola como espaço formador e orientador para a cidadania consciente, crítica e participativa (BRASIL, 2018, p. 62). As atividades podem ser realizadas mediadas por diferentes linguagens: verbal, corporal, visual, sonora e, contemporaneamente, digital. Por meio dessas práticas, os estudantes podem interagir consigo e com seus pares, construindo-se, assim, como sujeitos sociais.
É fundamental que o(a) docente se autoavalie continuamente e busque transformar sua prática pedagógica em atual, ética, cooperativa e conectada, desenvolvendo fluência em novos letramentos. Deve lembrar-se sempre, também, de exercer e encorajar entre seus alunos o uso ético, competente e responsável das ferramentas digitais e tecnológicas, acreditando no protagonismo, na autonomia e na capacidade autoral dos estudantes.
Atividade avaliativa do curso
- Avaliação objetiva: para aprovação no curso, é necessário obter aproveitamento igual ou superior a 70% no questionário avaliativo final.
Centro Universitário Braz Cubas