Este curso tem como objetivo apoiar professores de Ciências Humanas do Ensino Médio a desenvolver competências digitais, promovendo uma abordagem inovadora e alinhada às diretrizes da BNCC e ao referencial do CIEB. A formação busca ampliar o repertório de tecnologias digitais utilizadas no ensino de Ciências Humanas, com foco no desenvolvimento do pensamento crítico, da investigação e da compreensão contextualizada dos fenômenos sociais, políticos e econômicos.
Durante o curso, os professores terão a oportunidade de explorar metodologias ativas, como a sala de aula invertida e as WebQuests, aplicando-as de maneira interativa e colaborativa no planejamento de aulas. O curso incentiva a personalização e a diferenciação no ensino, abordando formas de adaptar as tecnologias às necessidades individuais dos alunos.
Além disso, a formação proporciona momentos de reflexão e compartilhamento de práticas pedagógicas entre pares, utilizando ferramentas digitais como Padlet e Genially. Os professores serão orientados a aplicar as estratégias planejadas em sala de aula e a avaliar os resultados, promovendo uma aprendizagem significativa e contextualizada.
Com uma carga horária de 20 horas, o curso é destinado a professores de Ciências Humanas do Ensino Médio e gestores escolares, promovendo uma formação continuada voltada para a inovação educacional e o uso eficaz das tecnologias digitais no ensino.
Este curso tem como objetivo apoiar professores de Ciências Humanas do Ensino Médio a desenvolver competências digitais, promovendo uma abordagem inovadora e alinhada às diretrizes da BNCC e ao referencial do CIEB. A formação busca ampliar o repertório de tecnologias digitais utilizadas no ensino de Ciências Humanas, com foco no desenvolvimento do pensamento crítico, da investigação e da compreensão contextualizada dos fenômenos sociais, políticos e econômicos.
Durante o curso, os professores terão a oportunidade de explorar metodologias ativas, como a sala de aula invertida e as WebQuests, aplicando-as de maneira interativa e colaborativa no planejamento de aulas. O curso incentiva a personalização e a diferenciação no ensino, abordando formas de adaptar as tecnologias às necessidades individuais dos alunos.
Além disso, a formação proporciona momentos de reflexão e compartilhamento de práticas pedagógicas entre pares, utilizando ferramentas digitais como Padlet e Genially. Os professores serão orientados a aplicar as estratégias planejadas em sala de aula e a avaliar os resultados, promovendo uma aprendizagem significativa e contextualizada.
Com uma carga horária de 20 horas, o curso é destinado a professores de Ciências Humanas do Ensino Médio e gestores escolares, promovendo uma formação continuada voltada para a inovação educacional e o uso eficaz das tecnologias digitais no ensino.