Este curso tem como foco o desenvolvimento de competências digitais em professores da área de Ciências da Natureza, alinhando-se ao referencial do CIEB e às competências gerais da BNCC. A formação visa ampliar o repertório docente no uso de tecnologias digitais, proporcionando um espaço de aprendizagem continuada que capacita os educadores a incorporar essas ferramentas em suas práticas pedagógicas.
Durante o curso, os participantes terão a oportunidade de relacionar as competências digitais com as específicas da área de Ciências da Natureza, bem como aplicar metodologias ativas e tecnologias digitais nas suas estratégias de ensino. Através da análise de experiências práticas, os professores serão desafiados a criar e implementar aulas mediadas por tecnologia, com foco em aprendizagem ativa, personalização e diferenciação.
Com carga horária de 20 horas, distribuídas em atividades assíncronas e autoinstrucionais, o curso propõe um caminho inovador para a educação científica, incentivando o uso de simuladores, a criação de rubricas, a comunicação de resultados à comunidade escolar e a reflexão constante sobre a prática docente.
Público-alvo: professores dos anos finais do Ensino Fundamental, gestores escolares e formadores de professores.
Este curso tem como foco o desenvolvimento de competências digitais em professores da área de Ciências da Natureza, alinhando-se ao referencial do CIEB e às competências gerais da BNCC. A formação visa ampliar o repertório docente no uso de tecnologias digitais, proporcionando um espaço de aprendizagem continuada que capacita os educadores a incorporar essas ferramentas em suas práticas pedagógicas.
Durante o curso, os participantes terão a oportunidade de relacionar as competências digitais com as específicas da área de Ciências da Natureza, bem como aplicar metodologias ativas e tecnologias digitais nas suas estratégias de ensino. Através da análise de experiências práticas, os professores serão desafiados a criar e implementar aulas mediadas por tecnologia, com foco em aprendizagem ativa, personalização e diferenciação.
Com carga horária de 20 horas, distribuídas em atividades assíncronas e autoinstrucionais, o curso propõe um caminho inovador para a educação científica, incentivando o uso de simuladores, a criação de rubricas, a comunicação de resultados à comunidade escolar e a reflexão constante sobre a prática docente.
Público-alvo: professores dos anos finais do Ensino Fundamental, gestores escolares e formadores de professores.