Este curso tem como objetivo apoiar professores do Ensino Médio a desenvolverem competências digitais, alinhadas ao referencial do CIEB e às competências gerais da BNCC, especificamente nas áreas de Ciências da Natureza. A formação busca ampliar o repertório de tecnologias e metodologias digitais dos docentes, oferecendo uma experiência formativa voltada para a incorporação dessas ferramentas em suas práticas pedagógicas diárias.
Os participantes serão incentivados a refletir sobre a integração entre as competências digitais e as habilidades científicas, planejando e implementando aulas inovadoras baseadas em metodologias ativas e mediadas por tecnologias digitais, incluindo o uso de inteligência artificial generativa e a aprendizagem baseada em projetos (ABP). Ao longo da formação, os docentes também desenvolverão estratégias de personalização e diferenciação das aulas, visando o engajamento dos estudantes e a construção de um ambiente de aprendizagem ativo.
Com uma carga horária de 20 horas, o curso é autoinstrucional e assíncrono, voltado para professores de Ciências da Natureza do Ensino Médio, gestores escolares e formadores de professores. Ao final, os participantes terão condições de aplicar suas aprendizagens em sala de aula, compartilhando os resultados com a comunidade escolar e avaliando sua prática pedagógica.
Este curso tem como objetivo apoiar professores do Ensino Médio a desenvolverem competências digitais, alinhadas ao referencial do CIEB e às competências gerais da BNCC, especificamente nas áreas de Ciências da Natureza. A formação busca ampliar o repertório de tecnologias e metodologias digitais dos docentes, oferecendo uma experiência formativa voltada para a incorporação dessas ferramentas em suas práticas pedagógicas diárias.
Os participantes serão incentivados a refletir sobre a integração entre as competências digitais e as habilidades científicas, planejando e implementando aulas inovadoras baseadas em metodologias ativas e mediadas por tecnologias digitais, incluindo o uso de inteligência artificial generativa e a aprendizagem baseada em projetos (ABP). Ao longo da formação, os docentes também desenvolverão estratégias de personalização e diferenciação das aulas, visando o engajamento dos estudantes e a construção de um ambiente de aprendizagem ativo.
Com uma carga horária de 20 horas, o curso é autoinstrucional e assíncrono, voltado para professores de Ciências da Natureza do Ensino Médio, gestores escolares e formadores de professores. Ao final, os participantes terão condições de aplicar suas aprendizagens em sala de aula, compartilhando os resultados com a comunidade escolar e avaliando sua prática pedagógica.