Este curso tem como objetivo apoiar professores de Língua Portuguesa a desenvolver competências digitais, alinhadas às competências gerais da BNCC e ao referencial do CIEB. A formação visa ampliar o repertório dos educadores no uso de tecnologias digitais e metodologias inovadoras, proporcionando a integração de multiletramentos e tecnologias em suas práticas pedagógicas.
Ao longo do curso, os professores serão incentivados a refletir sobre o impacto das tecnologias digitais no ensino da Língua Portuguesa e a planejar aulas que utilizem essas ferramentas de forma crítica e eficaz. Serão explorados temas como cultura digital, leitura e escrita em ambientes digitais, gêneros textuais emergentes e o uso de inteligência artificial generativa no ensino.
Com uma abordagem prática, o curso oferece ferramentas para a personalização e diferenciação do ensino, com foco na criação de experiências de aprendizagem ativa e colaborativa. Os participantes poderão compartilhar suas práticas pedagógicas, avaliar planejamentos entre pares e aplicar os conhecimentos adquiridos em sala de aula, utilizando rubricas para avaliar o desempenho dos estudantes e refletir sobre suas próprias práticas.
A formação tem uma carga horária de 20 horas, sendo destinada a professores do Ensino Fundamental Anos Finais, gestores escolares e formadores de professores.
Este curso tem como objetivo apoiar professores de Língua Portuguesa a desenvolver competências digitais, alinhadas às competências gerais da BNCC e ao referencial do CIEB. A formação visa ampliar o repertório dos educadores no uso de tecnologias digitais e metodologias inovadoras, proporcionando a integração de multiletramentos e tecnologias em suas práticas pedagógicas.
Ao longo do curso, os professores serão incentivados a refletir sobre o impacto das tecnologias digitais no ensino da Língua Portuguesa e a planejar aulas que utilizem essas ferramentas de forma crítica e eficaz. Serão explorados temas como cultura digital, leitura e escrita em ambientes digitais, gêneros textuais emergentes e o uso de inteligência artificial generativa no ensino.
Com uma abordagem prática, o curso oferece ferramentas para a personalização e diferenciação do ensino, com foco na criação de experiências de aprendizagem ativa e colaborativa. Os participantes poderão compartilhar suas práticas pedagógicas, avaliar planejamentos entre pares e aplicar os conhecimentos adquiridos em sala de aula, utilizando rubricas para avaliar o desempenho dos estudantes e refletir sobre suas próprias práticas.
A formação tem uma carga horária de 20 horas, sendo destinada a professores do Ensino Fundamental Anos Finais, gestores escolares e formadores de professores.