Este curso foi desenvolvido para apoiar professores de Língua Portuguesa do Ensino Médio a integrarem tecnologias digitais de forma crítica e eficaz em suas práticas pedagógicas. Com foco nas competências gerais da BNCC e no referencial do CIEB, a formação tem como objetivo ampliar o repertório docente no uso de multiletramentos e ferramentas digitais emergentes, como a inteligência artificial generativa (IA).
Ao longo do curso, os participantes serão guiados na exploração de metodologias ativas, como a sala de aula invertida, e no desenvolvimento de estratégias personalizadas de ensino utilizando IA. Os professores aprenderão a planejar experiências de aprendizagem ativa, que incentivem a autonomia dos estudantes e promovam o engajamento profundo com conteúdos digitais e multimodais.
Além disso, o curso estimula a prática colaborativa entre os educadores, com atividades que envolvem a avaliação entre pares e o uso de ferramentas digitais para o compartilhamento de planos de aula. O processo culmina na aplicação prática das estratégias planejadas, com reflexões sobre os resultados obtidos e o impacto na aprendizagem dos estudantes.
Com uma carga horária de 20 horas, o curso é voltado para professores de Língua Portuguesa do Ensino Médio, gestores escolares e formadores de professores, com ênfase na criação de um ambiente de ensino dinâmico, inclusivo e tecnologicamente atualizado.
Este curso foi desenvolvido para apoiar professores de Língua Portuguesa do Ensino Médio a integrarem tecnologias digitais de forma crítica e eficaz em suas práticas pedagógicas. Com foco nas competências gerais da BNCC e no referencial do CIEB, a formação tem como objetivo ampliar o repertório docente no uso de multiletramentos e ferramentas digitais emergentes, como a inteligência artificial generativa (IA).
Ao longo do curso, os participantes serão guiados na exploração de metodologias ativas, como a sala de aula invertida, e no desenvolvimento de estratégias personalizadas de ensino utilizando IA. Os professores aprenderão a planejar experiências de aprendizagem ativa, que incentivem a autonomia dos estudantes e promovam o engajamento profundo com conteúdos digitais e multimodais.
Além disso, o curso estimula a prática colaborativa entre os educadores, com atividades que envolvem a avaliação entre pares e o uso de ferramentas digitais para o compartilhamento de planos de aula. O processo culmina na aplicação prática das estratégias planejadas, com reflexões sobre os resultados obtidos e o impacto na aprendizagem dos estudantes.
Com uma carga horária de 20 horas, o curso é voltado para professores de Língua Portuguesa do Ensino Médio, gestores escolares e formadores de professores, com ênfase na criação de um ambiente de ensino dinâmico, inclusivo e tecnologicamente atualizado.