Este curso tem como objetivo apoiar professores de Matemática dos anos finais do Ensino Fundamental a desenvolver competências digitais, integrando-as às práticas pedagógicas de maneira eficaz e inovadora. Com base nas diretrizes da BNCC e no referencial do CIEB, o curso oferece estratégias para ampliar o uso de tecnologias digitais no ensino de Matemática, promovendo o desenvolvimento do raciocínio lógico e da resolução de problemas.
Ao longo da formação, os docentes serão desafiados a planejar e implementar experiências de aprendizagem ativa, mediadas por tecnologia, que estimulem a participação dos estudantes e incentivem o desenvolvimento do pensamento crítico e criativo. O curso também explora o uso de ferramentas digitais, como o Desmos e o Geogebra, para enriquecer o ensino de conceitos matemáticos de forma interativa e personalizada.
Além disso, o curso incentiva a prática colaborativa entre os professores, oferecendo atividades que envolvem o compartilhamento de planejamentos entre pares e a avaliação crítica das práticas pedagógicas. Ao final, os professores aplicarão as estratégias em sala de aula e refletirão sobre os resultados, utilizando rubricas para avaliar o desempenho dos estudantes e aprimorar a prática docente.
Com uma carga horária de 20 horas, o curso é destinado a professores de Matemática do Ensino Fundamental Anos Finais e gestores escolares, promovendo uma formação continuada voltada para a inovação e o uso consciente das tecnologias digitais no ensino.
Este curso tem como objetivo apoiar professores de Matemática dos anos finais do Ensino Fundamental a desenvolver competências digitais, integrando-as às práticas pedagógicas de maneira eficaz e inovadora. Com base nas diretrizes da BNCC e no referencial do CIEB, o curso oferece estratégias para ampliar o uso de tecnologias digitais no ensino de Matemática, promovendo o desenvolvimento do raciocínio lógico e da resolução de problemas.
Ao longo da formação, os docentes serão desafiados a planejar e implementar experiências de aprendizagem ativa, mediadas por tecnologia, que estimulem a participação dos estudantes e incentivem o desenvolvimento do pensamento crítico e criativo. O curso também explora o uso de ferramentas digitais, como o Desmos e o Geogebra, para enriquecer o ensino de conceitos matemáticos de forma interativa e personalizada.
Além disso, o curso incentiva a prática colaborativa entre os professores, oferecendo atividades que envolvem o compartilhamento de planejamentos entre pares e a avaliação crítica das práticas pedagógicas. Ao final, os professores aplicarão as estratégias em sala de aula e refletirão sobre os resultados, utilizando rubricas para avaliar o desempenho dos estudantes e aprimorar a prática docente.
Com uma carga horária de 20 horas, o curso é destinado a professores de Matemática do Ensino Fundamental Anos Finais e gestores escolares, promovendo uma formação continuada voltada para a inovação e o uso consciente das tecnologias digitais no ensino.