Mudança de tempos e espaços para a inovação pedagógica

Caminhos para a Inovação:   Tempo e Espaço Práticas

A escola como a conhecemos apresenta uma estrutura de séculos. Carteiras enfileiradas (com alunos que não se olham), um quadro-negro, um professor à frente que explana, crianças e jovens que pouco são convidados a se manifestar, a sala de aula como reduto e horários compartimentados a partir do ensino por áreas são características muito presentes em diversos países, nas diferentes fases da vida acadêmica dos aprendizes.

Com que frequência paramos para nos perguntar:

  • Como esse modelo se estabeleceu?
  • A quem ele serve?
  • Será que de fato beneficia o desenvolvimento dos alunos?
  • Favorece o crescimento intelectual?
  • E como podemos mudar a realidade escolar começando pela nossa sala de aula?

Neste curso, faremos uma análise do modelo de escola tradicional para, então, colocarmos em prática ações e estratégias que permitam romper esse paradigma tão consolidado. Conheceremos, ainda, diversas experiências inspiradoras que nos ajudarão nesta importante missão como educadores.

7 de janeiro a 4 de fevereiro
Próximas turmas


Carga Horária: 15 horas

Modalidade: Mediado


Recomendação Ciclo/Série: Todos os ciclos e séries, de acordo com os objetivos pedagógicos definidos.

Autoria: Profa. Dra. Silvia de Oliveira Kist e Profa. Dra. Patrícia Behling Schäfer

Certificação: Universidade Estadual do Rio Grande do Sul



Como esse curso inova
Inova ao trazer conteúdos, referências e inspirações para subsidiar a mudança curricular e metodológica das práticas pedagógicas.

Competências gerais da BNCC mobilizadas nos alunos

Conhecimento
Pensamento científico, crítico e criativo
Comunicação
Argumentação
Empatia e cooperação