Período de realização: 30/01 a 13/03
*** 100% gratuito | Alinhado à BNCC ***
Contar histórias é uma atividade intrínseca da espécie humana, que a ajuda a perpetuar conhecimentos e experiências. Embora contar histórias seja algo natural, o uso da linguagem pode ser aprimorado para que interlocutores compartilhem mensagens de modo mais objetivo. Desde a invenção da imprensa até o uso da internet, as pessoas vêm mudando a forma de contar histórias, ainda que muitas das técnicas da construção do sentido permaneçam.
Em um período no qual alunos e professores tiveram que se reinventar, criando estratégias para lidar com o distanciamento físico, a autoria não poderia estar mais em voga. O curso explora uma de suas mais preciosas facetas: a construção narrativa. Aborda elementos como preservação da cultura oral, autoconhecimento e percepção de mundo, além de desenvolver habilidades linguísticas e digitais de maneira leve e divertida. Também contribui com a formação de um olhar múltiplo e crítico, necessário para que cada estudante cultive sonhos e atue nas transformações sociais.
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Este curso é uma parceria com o programa Pense Grande, iniciativa da Fundação Telefônica Vivo que tem como objetivo criar oportunidades de desenvolvimento para os estudantes e educadores de Ensino Médio nos temas de empreendedorismo social, tecnologias digitais e projeto de vida, alinhadas às competências gerais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
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>>> Para recomendar a colegas, clique nos ícones acima.
O curso supera as nossas expectativas porque traz recursos que contribuem significativamente para uma prática pedagógica inovadora, dinâmica e atrativa.
Waléria Maria Carvalho da Silva, PE.
Objetivos
O curso auxilia o professor a encorajar as juventudes a praticar a contação de histórias como um meio de preservação da cultura oral, do autoconhecimento, da percepção de mundo e do desenvolvimento de habilidades linguísticas e digitais. Também contribui com a formação de um olhar múltiplo, crítico e criativo, necessário para que cada estudante atue nas transformações sociais.
A partir do curso, espera-se que o educador:
A partir da aplicação de aprendizagens construídas no curso pelo educador, espera-se que o estudante:
Módulos
Módulo Introdutório
Boas-vindas – Apresentação do curso e de suas estratégias.
Além da história – links para matérias complementares que auxiliam os professores na ampliação de repertório sobre o tema.
Módulo 1: As partes da história – elementos narrativos
O Beabá – propicia ao professor uma reflexão sobre elementos essenciais à narrativa, como narrador, personagem, tempo, espaço e enredo. Nessa atividade são apontadas algumas ideias para fomentar a criatividade dos estudantes e experimentar as possibilidades que a contação de histórias na era digital anuncia.
Certo dia – é o primeiro exercício de criatividade desta jornada. Nessa atividade o professor vai utilizar os elementos do Beabá para criar uma narrativa colaborativa.
Módulo 2: O ponto de vista é a vista de um ponto – perspectivas
O outro lado da história – ao relatar um fato, criar uma ficção, tirar uma fotografia ou produzir uma história em quadrinhos, por exemplo, o autor assume uma perspectiva, um ponto de vista que imprime em suas criações. Esse olhar pode ser uma construção consciente ou mesmo passar despercebido; ainda assim, reflete o que a pessoa pensa e quem ela é. No módulo, se discutem perspectivas e olhares das narrativas digitais.
Olhe diferente o que você sempre viu – essa atividade instiga que o participante comece a olhar! É um exercício de observação e desconstrução, algo essencial para a formação de um olhar múltiplo, crítico e criativo.
Módulo 3: O meio é a mensagem – narrativas no ciberespaço
Tudo junto e misturado! – no módulo, são abordados alguns conceitos que permeiam a construção de narrativas no ciberespaço, como a cultura da convergência, a hipermídia e os multiletramentos.
Exercite a sua curadoria – o objetivo do tópico é promover a troca de conhecimentos e gerar uma "webteca", que consiste em um repositório virtual de recursos e ferramentas (no caso deste curso, focado no tema narrativas digitais).
Seu mundo, suas histórias – para concluir a trajetória, é proposto um clímax: cada participante é convidado a contar a sua versão da história!
Alinhamento à BNCC
No Ensino Médio, conforme a BNCC (Base Nacional Comum Curricular), o foco da área de Linguagens e suas Tecnologias está na ampliação da autonomia, do protagonismo e da autoria nas práticas de diferentes linguagens; na identificação e na crítica aos diferentes usos das linguagens, explicitando seu poder no estabelecimento de relações; na apreciação e na participação em diversas manifestações artísticas e culturais; e no uso criativo das diversas mídias. Este curso aprofunda os estudos das linguagens em consonância com a previsão para a área de acordo com a BNCC, que propõe que os estudantes “possam vivenciar experiências significativas com práticas de linguagem em diferentes mídias (impressa, digital, analógica), situadas em campos de atuação social diversos, vinculados com o enriquecimento cultural próprio, as práticas cidadãs, o trabalho e a continuação dos estudos” (BRASIL, 2018, p. 485). Para isso, são trabalhadas habilidades específicas de competências da área de Linguagens e suas Tecnologias, conforme observamos na sequência.
Atividade avaliativa
Avaliação objetiva: para aprovação no curso, é necessário obter aproveitamento igual ou superior a 70% no questionário final.
Centro Universitário Ítalo Brasileiro
*** 100% gratuito | Alinhado à BNCC ***
Contar histórias é uma atividade intrínseca da espécie humana, que a ajuda a perpetuar conhecimentos e experiências. Embora contar histórias seja algo natural, o uso da linguagem pode ser aprimorado para que interlocutores compartilhem mensagens de modo mais objetivo. Desde a invenção da imprensa até o uso da internet, as pessoas vêm mudando a forma de contar histórias, ainda que muitas das técnicas da construção do sentido permaneçam.
Em um período no qual alunos e professores tiveram que se reinventar, criando estratégias para lidar com o distanciamento físico, a autoria não poderia estar mais em voga. O curso explora uma de suas mais preciosas facetas: a construção narrativa. Aborda elementos como preservação da cultura oral, autoconhecimento e percepção de mundo, além de desenvolver habilidades linguísticas e digitais de maneira leve e divertida. Também contribui com a formação de um olhar múltiplo e crítico, necessário para que cada estudante cultive sonhos e atue nas transformações sociais.
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Este curso é uma parceria com o programa Pense Grande, iniciativa da Fundação Telefônica Vivo que tem como objetivo criar oportunidades de desenvolvimento para os estudantes e educadores de Ensino Médio nos temas de empreendedorismo social, tecnologias digitais e projeto de vida, alinhadas às competências gerais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
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O curso supera as nossas expectativas porque traz recursos que contribuem significativamente para uma prática pedagógica inovadora, dinâmica e atrativa.
Waléria Maria Carvalho da Silva, PE.
Objetivos
O curso auxilia o professor a encorajar as juventudes a praticar a contação de histórias como um meio de preservação da cultura oral, do autoconhecimento, da percepção de mundo e do desenvolvimento de habilidades linguísticas e digitais. Também contribui com a formação de um olhar múltiplo, crítico e criativo, necessário para que cada estudante atue nas transformações sociais.
A partir do curso, espera-se que o educador:
A partir da aplicação de aprendizagens construídas no curso pelo educador, espera-se que o estudante:
Módulos
Módulo Introdutório
Boas-vindas – Apresentação do curso e de suas estratégias.
Além da história – links para matérias complementares que auxiliam os professores na ampliação de repertório sobre o tema.
Módulo 1: As partes da história – elementos narrativos
O Beabá – propicia ao professor uma reflexão sobre elementos essenciais à narrativa, como narrador, personagem, tempo, espaço e enredo. Nessa atividade são apontadas algumas ideias para fomentar a criatividade dos estudantes e experimentar as possibilidades que a contação de histórias na era digital anuncia.
Certo dia – é o primeiro exercício de criatividade desta jornada. Nessa atividade o professor vai utilizar os elementos do Beabá para criar uma narrativa colaborativa.
Módulo 2: O ponto de vista é a vista de um ponto – perspectivas
O outro lado da história – ao relatar um fato, criar uma ficção, tirar uma fotografia ou produzir uma história em quadrinhos, por exemplo, o autor assume uma perspectiva, um ponto de vista que imprime em suas criações. Esse olhar pode ser uma construção consciente ou mesmo passar despercebido; ainda assim, reflete o que a pessoa pensa e quem ela é. No módulo, se discutem perspectivas e olhares das narrativas digitais.
Olhe diferente o que você sempre viu – essa atividade instiga que o participante comece a olhar! É um exercício de observação e desconstrução, algo essencial para a formação de um olhar múltiplo, crítico e criativo.
Módulo 3: O meio é a mensagem – narrativas no ciberespaço
Tudo junto e misturado! – no módulo, são abordados alguns conceitos que permeiam a construção de narrativas no ciberespaço, como a cultura da convergência, a hipermídia e os multiletramentos.
Exercite a sua curadoria – o objetivo do tópico é promover a troca de conhecimentos e gerar uma "webteca", que consiste em um repositório virtual de recursos e ferramentas (no caso deste curso, focado no tema narrativas digitais).
Seu mundo, suas histórias – para concluir a trajetória, é proposto um clímax: cada participante é convidado a contar a sua versão da história!
Alinhamento à BNCC
No Ensino Médio, conforme a BNCC (Base Nacional Comum Curricular), o foco da área de Linguagens e suas Tecnologias está na ampliação da autonomia, do protagonismo e da autoria nas práticas de diferentes linguagens; na identificação e na crítica aos diferentes usos das linguagens, explicitando seu poder no estabelecimento de relações; na apreciação e na participação em diversas manifestações artísticas e culturais; e no uso criativo das diversas mídias. Este curso aprofunda os estudos das linguagens em consonância com a previsão para a área de acordo com a BNCC, que propõe que os estudantes “possam vivenciar experiências significativas com práticas de linguagem em diferentes mídias (impressa, digital, analógica), situadas em campos de atuação social diversos, vinculados com o enriquecimento cultural próprio, as práticas cidadãs, o trabalho e a continuação dos estudos” (BRASIL, 2018, p. 485). Para isso, são trabalhadas habilidades específicas de competências da área de Linguagens e suas Tecnologias, conforme observamos na sequência.
Atividade avaliativa
Avaliação objetiva: para aprovação no curso, é necessário obter aproveitamento igual ou superior a 70% no questionário final.
Centro Universitário Ítalo Brasileiro
Período de realização
30/01 a 13/03
Carga Horária
30h