
Agosto: temas importantes do mês para trabalhar em sala de aula
Atualizado em 30.07.2025
Agosto é sempre assim: fim de férias e volta às aulas!
Para apoiar os educadores a recuperarem o ritmo pedagógico e tornarem o retorno escolar mais divertido e estimulante para os estudantes, separamos diversas datas importantes do calendário para serem trabalhadas durante o mês.
Confira a seguir a Agenda do Educador de agosto!
Dia Nacional do Documentário Brasileiro (07/08)
O Brasil tem um cenário fértil de produções cinematográficas – incluindo um filme recém-premiado pelo Oscar – e um histórico de documentários que podem ser inseridos em diversas disciplinas como uma ferramenta pedagógica.
A produção de vídeos e fotos é uma forma interessante de desenvolver habilidades como autoria, comunicação, síntese, colaboração, resolução de problemas e negociação de pontos de vista a partir da construção de narrativas. Aproveite a data e experimente com seus estudantes em sala de aula!
A “Imersão Ferramentas Digitais na Prática para Professores” apresenta ferramentas digitais promissoras – incluindo temas como fotografia e vídeo – para potencializar o trabalho do professor.
Dia Internacional dos Povos Indígenas (09/08)
Desde 1995, a data celebra a existência de todos os povos originários e busca conscientizar sobre a sua realidade, principalmente no que se refere às condições de vida e cultura, bem como a garantia dos direitos humanos.
E você, já pensou em como trabalhar essa efeméride em sala de aula? É importante frisar que representações estereotipadas devem ser evitadas, buscando apresentar os povos indígenas com respeito às suas origens e culturas. Para isso, vale explorar de tudo: jogos e brincadeiras de origem indígena, histórias e lendas, danças e músicas, palavras de origem indígena, e assim em diante!
Se você quiser se aprofundar nos fundamentos da educação antirracista, que envolve também a luta dos povos originários, a dica é o nosso curso gratuito “Introdução à educação antirracista”.
Dia do Estudante (11/08)
Uma data criada para reconhecer o papel dos estudantes não pode passar em branco nas escolas, certo?
Vale promover atividades em que os estudantes se sintam valorizados, buscando fortalecer o sentimento de pertencimento em relação ao espaço escolar. Concursos, gincanas e atividades que estimulem a troca de experiências são ótimas ideias para atingir esse objetivo. Atividades mão na massa, como produzir murais ou pintar paredes da escola, também são boas opções para realizar um processo de criação coletiva que envolva toda a comunidade escolar.
Quer saber mais sobre como estimular o protagonismo estudantil em suas aulas? Os seguintes cursos podem ajudar você: “Metodologias ativas: aprendizes protagonistas” e “Tecnologias para empoderar: digitalizar para incluir”.
Dia Nacional das Artes (12/08)
Celebrando a existência de manifestações como a música, o cinema, a literatura, o teatro, o circo, a pintura e a poesia, o Dia das Artes é uma boa oportunidade para trabalhar a expressão artística dentro da sala de aula.
Além de auxiliarem muito no processo de ensino-aprendizagem, as artes têm impacto direto no desenvolvimento integral dos estudantes, estimulando a evolução deles em aspectos intelectuais, sociais, emocionais, físicos, estéticos e, claro, criativos.
Que tal aguçar ainda mais a criatividade em suas aulas por meio do uso de tecnologias? Inscreva-se no curso gratuito “Tecnologias digitais na prática pedagógica para criar e compartilhar”!
Dia Nacional dos Direitos Humanos (12/08)
No Brasil, a data escolhida para relembrar a importância dos direitos humanos é uma homenagem à líder sindical Margarida Alves, uma das primeiras mulheres a exercerem a função no país. Ela exerceu importante papel na garantia dos direitos básicos durante a ditadura militar.
Os direitos humanos foram instituídos com a Declaração Universal dos Direitos Humanos, em 1948. Já em 1988, quando foi estabelecida a Constituição Federal, o Brasil passou a reconhecer a dignidade da pessoa humana e direitos como saúde, bem-estar e alimentação passaram a ser assegurados.
É importante que os direitos humanos sejam trazidos para o contexto da escola a partir da formação integral de crianças e jovens. Além disso, em uma realidade na qual os estudantes passam cada vez mais tempo conectados à internet, é importante reforçar a conexão entre direitos humanos e cidadania digital. O curso “Cidadania digital: educando para o uso consciente da internet” te ajuda nesse processo!
Dia da Informática (15/08)
Em 15 de agosto de 1946, foi apresentado o primeiro computador do mundo. Desde então, a tecnologia se desenvolveu exponencialmente e passou a fazer parte das nossas vidas.
É impossível falar sobre o Dia da Informática sem ressaltar a importância do desenvolvimento de competências digitais dos professores e estudantes, assim como no uso consciente, responsável e ético dos recursos tecnológicos. A série de cursos “Competências Digitais nas Áreas do Conhecimento da BNCC” ajuda educadores de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências Humanas e Ciências da Natureza a integrar ferramentas digitais à sua prática pedagógica de forma crítica e inovadora. As formações são direcionadas para os educadores dos Anos Iniciais e Finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio.
Dia Mundial da Fotografia (19/08)
Uma das invenções mais extraordinárias da história da humanidade, a fotografia revolucionou a sociedade a partir do século 19. Naquela época, porém, ter uma câmera fotográfica era raridade – ao contrário, hoje quase todo mundo carrega uma no bolso: o celular.
Aproveite essa data para propor atividades educativas com fotografias, que são uma ótima maneira de exercitar a criatividade e o senso crítico, buscando interpretar o mundo ao redor.
Dentro desse tema, uma boa fonte de inspiração é o projeto “Visões do Cotidiano”, criado pela professora de artes Marenice Costa após realizar um curso da plataforma Escolas Conectadas. A iniciativa propõe que os estudantes captem, através de fotografias feitas no celular, a realidade e os problemas sociais enfrentados pela comunidade. Leia a matéria completa aqui.
Dia do Folclore (22/08)
Seja por meio de personagens clássicos como saci-pererê, curupira, boto-cor-de-rosa, iara ou por celebrações populares, como o carnaval e a festa junina, o folclore é uma manifestação da cultura popular que caracteriza a identidade social do povo brasileiro. São tantas narrativas regionais, de norte a sul do país, que essa data remete a lembranças de histórias, tradições, mitos e lendas estudadas desde a educação infantil.
O Dia do Folclore pode ser comemorado de diversas formas, desde atividades como contação de histórias, teatro de fantoches e danças típicas a concurso de fantasias e até mesmo uma feira cultural.
Se a intenção for criar uma atividade digital, já pensou em convidar seus estudantes a produzirem jogos e animações com os diversos temas abarcados pelo folclore? Pois o curso “Olá mundo! Lógica de programação e autoria” ajudará você a atingir esse objetivo por meio da programação.
Dia da Infância (24/08)
Em 24 de agosto, é comemorado no Brasil o Dia da Infância. Contudo, desde 2023, agosto passou a ser considerado o Mês da Primeira Infância, ação que visa conscientizar a sociedade sobre a importância da atenção integral às gestantes, às crianças de até seis anos de idade e a suas famílias.
Nas escolas, essa data – e o mês como um todo – são excelentes oportunidades para desenvolver atividades que valorizem a infância. Organizar jogos e brincadeiras são boas ideias para movimentar o corpo, além de estimular a convivência entre as crianças.
Pensando na grandiosidade de um país como o Brasil, com o apoio do site Mapa do Brincar, separamos algumas brincadeiras regionais que podem ser trabalhadas na sala de aula.
- Região norte: buraco e helicóptero de folha
- Região nordeste: estátua e sete pecados
- Região centro-oeste: cachorro no osso e pato, pato, ganso
- Região sudeste: caracol e base 4
- Região sul: coelho sai da toca e conebol
Dia Internacional do Gamer (29/08)
Criado em 2008 por um grupo de revistas espanholas especializadas no tema, o Dia Internacional do Gamer celebra os adeptos de jogos digitais.
Linguagem muito apreciada pelos jovens, os jogos eletrônicos podem ser eficientes recursos pedagógicos, capazes de guiar um aprendizado mais interessante e significativo. Além de despertar o interesse dos jovens, os games são capazes de desenvolver habilidades cognitivas, de colaboração, estratégia e resolução de problemas.
Compartilhe conosco quais desses temas farão parte do seu planejamento e aproveite para compartilhar esse conteúdo com outros educadores.
Comentários - 13
31/07/23 20:35
05/08/23 16:41
Todas essas datas são importantes, mas não podemos esquecer do dia do estudante, nossa maior inspiração e um dos motivos pelos quais estamos aqui.😉
05/08/23 16:43
05/08/23 17:37
05/08/23 23:12
12/08/23 10:51
12/08/23 11:13
15/08/23 19:05
23/08/23 15:42
25/08/23 16:07
09/09/23 09:14
09/09/23 22:56
31/07/23 20:34