
Outubro: confira datas importantes para trabalhar em sala de aula durante o mês
As datas comemorativas apoiam os educadores a organizarem atividades pedagógicas que engajem os estudantes
Atualizado em 24/09/2025
Outubro promete ser um mês agitado em todas as escolas brasileiras: além do Dia das Crianças e Dia dos Professores, há várias outras datas comemorativas que podem ser trabalhadas dentro das salas de aula.
Confira a seguir uma lista com as principais datas comemorativas de outubro e já comece a planejar as suas atividades pedagógicas. Compartilhe essas ideias com seus colegas e apoie outros educadores a se prepararem ainda melhor para o próximo mês!
Dia da Natureza (04/10)
Refletir sobre as ações humanas em relação ao meio ambiente: essa é a principal meta do Dia da Natureza, que celebra o conjunto de elementos naturais que permite a existência da vida em todo o planeta. É a natureza que nos dá água, alimentos, matéria-prima para construir nossas casas e fabricar nossas roupas, é ela que garante nosso desenvolvimento econômico e social.
No entanto, mesmo sendo fundamental para a nossa sobrevivência, ela está extremamente ameaçada. Nesse cenário, é dever da escola sensibilizar os estudantes para os desafios da preservação da natureza, estimulando-os a tornarem-se defensores ativos do meio ambiente.
Atividades que envolvam limpeza de áreas verdes, plantação de mudas e hortas escolares, visita às áreas de conservação, reciclagem, economia circular e sustentabilidade podem ser o ponto de partida para estimular mudanças de comportamento.
Caso queira aprofundar ainda mais seus conhecimentos no tema, os cursos gratuitos “Elementar, meu caro! Dados: um universo em expansão” e “Tecnologias para empoderar: digitalizar para incluir” darão novas ideias para trabalhar questões ambientais dentro de sala de aula.
Dia das Crianças (12/10)
Desde 1924 – ou seja, há mais de 100 anos –, as crianças de todo o Brasil têm um dia para chamar de seu. Para além de celebrar as infâncias, a data também serve para reforçar o cumprimento do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que prevê os direitos dessa faixa etária.
Assim como a sociedade, a escola deve prezar pelos cuidados, respeito, bem-estar e direitos das crianças. São inúmeras possibilidades de ações e atividades para marcar o dia. Pode ser organizada uma sessão de cinema com os filmes preferidos da criançada; uma gincana lúdica e educativa; um piquenique em uma área aberta; uma feira de troca de brinquedos; uma roda de jogos de tabuleiro. Deixá-las brincar livremente também é sempre uma boa opção.
Aos educadores que queiram elevar o patamar, há diversos cursos gratuitos para que
professores conheçam estratégias e caminhos para aplicar metodologias ativas na educação básica, assim como incentivar o protagonismo dos estudantes. É o caso da formação “Metodologias ativas: aprendizes protagonistas”.
Dia do Professor (15/10)
E se há um dia para homenagear as crianças, claro que há também uma data para celebrar aqueles que educam: os professores e professoras. Segundo o Censo Escolar 2023, o país conta com nada menos do que 2,4 milhões de professores registrados e licenciados.
Para comemorar a existência e o trabalho árduo de todos os profissionais da educação, não há nada melhor do que reconhecer e valorizar sua importância. As escolas podem organizar espaços de homenagem e celebração dos educadores que envolvam estudantes, famílias e toda a comunidade escolar. É sempre importante enfatizar que, mais que apenas em uma data, os educadores devem ser respeitados e valorizados durante o ano inteiro.
A plataforma Escolas Conectadas aposta na formação continuada docente como forma de melhorar a educação brasileira. Para isso, disponibiliza cursos 100% gratuitos, on-line, autoformativos e com emissão de certificados. Confira!
Dia da Ciência e Tecnologia (16/10)
Festejar as grandes descobertas e invenções tecnológicas, mas também incentivar que a pesquisa científica não pare de avançar: esse é o objetivo do Dia da Ciência e Tecnologia. Para despertar o lado investigativo dos estudantes, os educadores podem utilizar estratégias que estimulem o interesse pela ciência e tecnologia, mostrando sua presença no dia a dia. Excursões a museus científicos, construção de maquetes e feiras de ciências são ótimas opções para estimulá-los a intervir cientificamente na sociedade.
O curso gratuito “Eureka! Investigar, descobrir, conectar, criar e refletir” busca apoiar nessa jornada científica, por meio de aliados como metodologias ativas, tecnologias digitais e abordagem STEAM (união das áreas de Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática).
Dia do Saci e Halloween (31/10)
Doces ou travessuras? Dia do Saci ou Halloween? Os dois! Ambas as comemorações acontecem no dia 31 de outubro. A tradição do Halloween tem origem na cultura celta, da Irlanda. Mas foi espalhada para todo o mundo pelos Estados Unidos, que popularizaram a festa marcada pela decoração sombria e pelas fantasias. Os estudantes adoram!
Aqui no Brasil, o Halloween vem ganhando força nos últimos anos. Porém, com o objetivo de remeter a data às tradições da cultura brasileira, em 2003 foi instituído o Dia do Saci, também como forma de que as escolas adotem o dia para celebrar as figuras do folclore nacional.
Tanto o Dia do Saci quanto o Halloween são celebrações em potencial para trabalhar atividades como jogos e brincadeiras em sala de aula – tanto desplugadas quanto plugadas. Para potencializar o aprendizado da sua turma com o uso estratégico da tecnologia, sugerimos a você, educador, a formação Olá, mundo! Lógica de programação e autoria e a série de cursos “Competências Digitais nas áreas do conhecimento da BNCC”.
Comentários - 4
07/10/22 03:14
10/10/22 20:02
30/09/25 12:24
06/10/22 19:05