Inspirações para mudanças
Como educadores, buscamos fazer o máximo para que os estudantes superem dificuldades, aprendam continuamente e invistam em seus projetos de vida. Batalhamos para que as aprendizagens tenham sentido em suas realidades e respondam aos problemas que vivenciam. Contudo, no esforço de “vencermos” grades curriculares, corremos o risco de perder esse foco primordial.
É papel do professor, sobretudo na sociedade contemporânea, que rompeu as fronteiras do acesso à informação, apoiar os estudantes no desenvolvimento de condições para aprender os mais variados conteúdos – não apenas tópicos específicos – e para buscar auxílio sempre que necessário. Cabe ao docente instrumentalizar seus alunos com estratégias para investigar, problematizar, comparar, levantar hipóteses e colocá-las em xeque, criar soluções para os desafios encontrados, compartilhar e comunicar descobertas.
Nos cursos do caminho Práticas, buscamos também inspirar, por meio de novas possibilidades pedagógicas, condições para o "aprender criticamente", que, conforme Paulo Freire, "implicam ou exigem a presença de educadores e educandos criadores, instigadores, inquietos, rigorosamente curiosos, humildes e persistentes" (2014, p. 26).
Veja alguns dos reflexos dos cursos do caminho Práticas sobre as comunidades escolares.
Autoestima no centro das mudanças de práticas>> Após a realização dos primeiros cursos na plataforma Escolas Conectadas, a profa. Elenice Costa (Goiânia/GO) trabalhou componentes curriculares e elementos transversais na busca por elevar a autoestima dos alunos. Autorretrato, investigação da história do nome, escrita espontânea e criativa para compartilhar as aprendizagens estiveram entre as ações da docente.
Disciplina feita por todos>> Desafiada a buscar novas formas para lidar com a questão da indisciplina, a profa. Sônia Porto (Guarapari/ES) encontrou na plataforma Escolas Conectadas inspirações para as mudanças. Hoje, seus alunos participam ativamente da elaboração das regras de convivência e das tomadas de decisões, tornando a aprendizagem uma responsabilidade de todos.
Referência:
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2014.
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